Brasil/O Liberal
As conversas na cabine do vôo 3054 do Airbus da TAM, ontem reveladas em sessão da CPI do Apagão Aéreo, expõem os detalhes finais de uma tragédia agora mais dolorosa, por causa de sua densidade humana. São momentos finais em que se misturam primeiro a aflição, depois o desespero, a batida do avião e os gritos. 'Oh, meu Deus!' diz o piloto. 'Ah, não', diz alguém da torre de controle. 'Oh, meu Deus', 'ah, não', dizem desde 17 de julho passado os familiares das 199 vítimas fatais e um País ainda consternado.
AS CONVERSAS NOS MOMENTOS FINAIS DO VÔO 3054 do airbus DA TAM
Nos diálogos revelados ontem, durante sessão da CPI do Apagão Aéreo, Hot 1 e Hot 2 são os comandantes. Eles eram Henrique Stephanini Di Sacco, 53, e Kleyber Lima, 54, respectivamente.
Hot 1: Está OK? Tudo certo?
Hot 2 diz que está tudo OK na cabine e pergunta onde irão pousar.
Hot 1: Eu acabei de informar.
Hot 2: Eu não ouvi, desculpe, ela falando.
Hot 1: Mas ela ouviu. Congonhas.
Hot 2: É Congonhas? Que bom. Ela deve ter ouvido, obrigado.
Hot 1: Lembre-se que temos apenas um reverso.
Hot 2: Sim, nós só temos o esquerdo.
TAM 3054 reduz velocidade para aproximação e chama a torre.
Hot 1: Boa tarde.
Hot 2: Boa tarde
Hot 1: Torre de São Paulo, aqui é TAM 3054.
Torre: TAM 3054 reduza a velocidade mínima para aproximação. O vento é norte com 06 (nós).
Hot 1: Eu vou reportar quando estiver OK.
Torre: Autorizado.
(Ele voava a 6 mil pés. Os trens de pouso descem. Check list final. Uma verificação indica que a aeronave passa por Diadema.)
Piloto avisa cabine de comando de que estava pronto para pousar
Hot 1: Aterrissando sem azul. Pista de chegada à vista, pousando.
(Um dos comandantes pergunta à torre sobre a condição da chuva, da pista, se ela está escorregadia.)
Hot 1: TAM em aproximação final a duas milhas de distância. Poderia confirmar condições?
Torre: Está molhada e ainda escorregadia
Torre: Eu reportarei quando a 35 estiver liberada. 3054 na final. Torre responde que outra aeronave está começando a decolar.
Torre: TAM 3054. 35 à esquerda. Autorizado para pousar. A pista está molhada e escorregadia. O vento é 330 a 8 nós.
Hot 1: 330 a 8, é o vento.
Torre: Checado, 3054, 3054 Roger. O pouso está liberado. O pouso está liberado.
(Piloto automático desconectando. Som de três cliques indica a reversão do CAT 2 ou 3 para CAT 1, ou seja, para aproximação visual.)
Hot 1: Inibido a descida para mim. Tira o sinal.
Hot 2: Um ponto agora. Ok?
Hot 1: OK.
Torre: OK. Retardar, retardar. (Som do movimento do acelerador. Barulho do motor aumenta. Som de toque na pista.)
Hot 1: Reverso 1 apenas. Spoilers (o sistema de freios) nada.
Hot 2: Olhe isso! Desacelera! Desacelera!
Hot 1: Eu não consigo, eu não consigo. Oh, meu Deus! Oh, meu Deus!
Hot 2: Vai! Vai! Vira! Vira! Vira! (Som de batida. Pára som de batida.)
Torre: Ah, não. (Som de gritos. Voz feminina. Som de batida.)