sexta-feira, 3 de agosto de 2007

Contran torna obrigatório sistema antifurto

Brasil
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu como obrigatória a instalação de dispositivo antifurto nos veículos fabricados a partir de 01 de agosto de 2009. A Resolução 245, publicada nessa quarta-feira (01/08), refere-se aos veículos nacionais e estrangeiros, exceto para os de uso bélico.
De acordo com a norma o equipamento antifurto deverá possuir sistema que possibilite o bloqueio e rastreamento do veículo. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) terá 90 dias para definir as especificações do dispositivo antifurto e do sistema de rastreamento.
A Resolução torna obrigatória a instalação do dispositivo, no entanto, caberá ao proprietário do veículo decidir sobre a habilitação do equipamento junto aos prestadores de serviço de rastreamento e localização, definindo o tipo e a abrangência do mesmo.
A decisão do Contran segue o previsto na Lei Complementar 121, que criou o Sistema Nacional de Prevenção, Fiscalização e Repressão ao Furto e Roubo de Veículos e Cargas, e designou ao Conselho a atribuição de definir um sistema antifurto para veículos novos.

Contran estabelece documentos para autuados

Brasil/O Liberal
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabeleceu a uniformidade dos documentos necessários para que o motorista apresente a defesa da autuação por infração de trânsito e também para interpor recurso da penalidade aplicada de multa de trânsito.
Para Luiz Otávio Miranda, integrante do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), a medida facilita a tramitação dos processos nas Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (Jaris) e no Cetran.
O Cetran vai informar sobre as novas medidas aos integrantes das Juntas Administrativas nos municípios onde o Detran já concluiu o processo de municipalização do trânsito para que o novo procedimento seja adotado.
Pela nova resolução, os documentos para defesa da autuação serão agora: requerimento da defesa; cópia de notificação de autuação ou documento equivalente; cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou documento de identificação - quando pessoa jurídica; documento comprovando a representação; procuração, quando for o caso.
Para recurso da multa, os documentos exigidos são: requerimento do recurso; cópia de notificação da penalidade ou documento equivalente; cópia da Carteira Nacional de habilitação (CNH), ou documento de identificação; quando pessoa jurídica, documento comprovando a representação; e procuração, quando for o caso.
Outra novidade da resolução é que o infrator poderá acrescentar os documentos que julgar necessários para melhor compreensão ou comprovação de sua defesa ou de seu recurso

Repórter 70


Choro
Setores do PMDB até pouco tempo bem assentados no governo do Estado estão esperneando. Perdendo cada vez mais espaço, eles se dizem perseguidos pelo PT e articulam uma reunião da Executiva Estadual para discutir o caso.
Visão
Não é o que diz o líder do PT na Assembléia Legislativa, deputado Airton Faleiro. Mudanças como as que estão sendo operadas pela governadora Ana Júlia 'fazem parte do processo de gestão'.
Fico
Aliás, Aiton Faleiro deve mesmo permanecer na liderança do partido. As três pontas de interesse - ele, a governadora e o secretário Waldir Ganzer - já se alinharam: nem Ganzer deixa a Secretaria de Transportes, nem Faleiro desocupa a vaga na Assembléia.

O Liberal

Governo negocia nova prorrogação da CPMF

Brasil/Agência Estado
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começou a temporada de nomeações de políticos para cargos nas estatais do setor elétrico. As mexidas no tabuleiro de cargos fazem parte das negociações para prorrogar a manutenção de duas emendas constitucionais caras ao governo federal: a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), também conhecida como o 'imposto do cheque', e a Desvinculação das Receitas da União (DRU). Anteontem, o ex-prefeito do Rio de Janeiro Luiz Paulo Conde, que nunca atuou no ramo de energia, foi confirmado para a presidência da Furnas, por indicação do PMDB.
O ministro das Relações Institucionais, Walfrido dos Mares Guia, passou os últimos dias acertando cargos com líderes dos partidos da base aliada ao governo. Isso porque na semana que vem, será votada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara a proposta que prolonga a validade da CPMF e da DRU até 2011. Por serem emendas constitucionais, elas têm prazo da validade - vencem em dezembro, caso não sejam renovadas pelo Congresso até 30 de setembro.
Além de emplacar Conde em Furnas, o PMDB cobiça ainda outras estatais, como a Eletrobras, a Eletronorte e a Eletrosul. Junto de outros partidos, como PR, PP e PTB, os peemedebistas ameaçam dificultar a renovação da CPMF e da DRU caso não recebam altos cargos do governo federal. O PMDB chegou a cogitar também a autorização da divisão com estados e municípios da receita que o governo arrecada com as duas emendas

Trabalhadores rurais desocupam sede do Incra

Santarém
Famílias assentadas que estavam há 10 dias na sede da Superintendência Regional do Incra em Santarém, decidiram desocupar o órgão a partir de hoje, sexta-feira (3/08).
A decisão foi anunciada ontem, quando ocorreu uma reunião entre os trabalhadores rurais e o Superintendente Regional do órgão, Pedro Aquino.
Cerca de 150 trabalhadores rurais ocupavam o prédio do órgão.
Conforme o acordo firmado, foi criada uma comissão, formada por lideranças representativas dos assentamentos, para acompanhar as ações do Instituto.
O espaço desde ontem pela manhã já estava aberto aos servidores que desejavam trabalhar, mas as 150 pessoas, entre homens, mulheres e crianças continuavam a ocupar o prédio.
Com a desocupação, os portões da Superintendência do Incra em Santarém ficam abertos para a retomada gradual do atendimento ao público e o retorno ao trabalho por parte dos servidores que assim decidirem.
Enquanto isso, prossegue em Brasília (DF) a mesa de negociação visando o término da greve.

Cai helicóptero do Ibama

A aeronave intregrava uma operação do órgão de combate ao desmatamento na Amazônia.
Mato Grosso
Um helicóptero do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) caiu quarta-feira (01/08) à tarde entre as cidades de Barra do Garça e Araguaína, no Mato Grosso. A aeronave transportava uma equipe de fiscais do órgão a serviço de um missão do Plano de Prevenção e Combate ao Desmatamento na Amazônia.
O acidente foi confirmado ontem pelo Ibama.
O piloto, major Moretti e um funcionário do Ibama sofreram referimentos leves. O co-piloto, Marcelo Cardoso de Brito teve sua vértebras quebradas e foi transferido para o Hospital de Base de Brasília, mas não corre risco de morte.
Segundo o Ibama, o helicóptero teve perda total, e uma comissão do Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) já está no local investigando as causas do acidente.
Agência Amazônia

Alonso é mais rápido na 2ª sessão de treinos na Hungria

Agência Estado
O bicampeão Fernando Alonso, da McLaren, foi o mais rápido na segunda sessão de treinos livres para o GP da Hungria de Fórmula 1, com o tempo de 1min20s919.
Na primeira, ele havia terminado apenas com a quarta colocação.
Heikki Kövalainen, da Renault, surpreendeu e acabou em segundo lugar, seguido por Lewis Hamilton, da McLaren e Nico Rosberg, da Williams. Em quinto, esteve Nick Heidfeld, da BMW e em sexto, o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari.
O brasileiro Felipe Massa, também da Ferrari, ficou em sétimo, enquanto que Rubens Barrichello, da Honda, ficou em 18º lugar. O polonês Robert Kubica, da BMW, que havia conquistou o melhor tempo da manhã, decepcionou na segunda sessão e fechou com o décimo tempo.

Mais uma do Renan

Brasil/O Eco
Sem acordo
Enquanto a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, curte férias desde meados de julho, conforme publicação no Diário Oficial da União, o presidente do Senado, Renan Calheiros informa que não dá para votar o Projeto de Lei de Conversão 19 que cria o Instituto Chico Mendes de Conservação de Biodiversidade.
Em nota da Agência Senado, Calheiros disse que, embora seja prioridade votar a matéria, não há acordo entre os líderes da casa. Com isso, já se vão três meses que o novo órgão que cuida das unidades de conservação funciona sobre base legal frágil, a Medida Provisória 366.

Mototaxistas reclamam da demora na legalização

Santarém/Rádio e TV Guarany
A Secretaria Municipal de Transporte Público e Trânsito (SMT) encerrou no dia 26 de junho o processo de recadastramento dos candidatos ao serviço de mototáxi em Santarém, mas até o momento não foram autorizados a trabalharem.
Isso, segundo o presidente dos mototaxistas, Antônio Aguiar, revolta os cadastrados, mesmo porque o projeto aprovado na Câmara Municipal de Santarém prevê o preenchimento de 450 vagas, cinquenta a mais do que foi proposto pela prefeitura.
Segundo Antônio Aguiar, dos 218 permissionários no processo anterior que foi anulado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) apenas 184 se apresentaram para o recadastramento nesta nova etapa. Agora eles cobram do governo agilidade no processo de legalização. Caso contrário, prometem fazer manifestações.

Marina Mantega ataca novamente

A filha do Ministro da Fazenda Guido Mantega é a capa da revista VIP de agosto.
O subtítulo do ensaio é praticamente o de uma tese de doutorado:
"A sensualidade nada econômica da filha gata do Ministro".
As fotos são de Luis Crispino.
Veja outros dois posts sobre a moça aqui e aqui


Renan não vai posar para Playboy


A capa da Playboy de agosto é a ex-BBB Iris e tem entrevista de José Dirceu.
Em setembro, a capa será Mônica Velloso. Renan Calheiros foi procurado pela revista para dar a entrevista do mês. Ainda não decidiu, mas está sendo desaconselhado por amigos.
Numa demonstração de que o clima anda mais ameno no Senado, alguns senadores chegaram a sugerir a Renan que propusesse uma troca: ele para tirar a roupa e Mônica dando a entrevista.
O presidente do Senado, segundo esse relato, teria recusado por estar um pouco gordo.
Brincadeiras à parte, os aliados de Renan acham que, ao fim e ao cabo, a decisão da ex-namorada de posar na Playboy não será ruim para os rumos do processo a que responde o presidente do Senado. Para ele.
Caneta sem Fronteira

32 dias

Itaituba/Jota Parente
Hoje, completa 32 dias que Itaituba está sem promotor. Centenas de processos aguardam o parecer do Ministério Público para que possam ter andamento. A Procuradoria de Justiça só diz que não dispõe de pessoal para mandar para Itaituba e que está tentando resolver o problema entre os admitidos por concursso, há menos tempo.
Enquanto isso, muitos presos que já poderiam estar soltos aguardam uma solução. Além do mais, os apenados que teriam direito à saída por ocasição da festa de Sant'Ana, permaneceram na cadeia pública. Agora, quando se aproxima o Dia dos Pais, novamente os que teriam direito a passar a data com a família se preocupam com a possibilidade de não poderem sair, por causa da falta de um promotor que dê o parecer sobre cada um dos casos.
Ontem, o advogado Antônio Pereira Lima informou ao Jornal do Comércio, que uma promotora de Santarém virá passar 30 dias em Itaituba, tempo no qual tentará fazer o milagre de colocar o trabalho em dia. Mas, mesmo que ela consiga, quando for embora, voltará tudo como antes, caso não seja nomeado um promotor titular, pois alguns foram mandados para Itaituba vieram como substitutos e foram embora tão depressa quanto chegaram. Por causa da enorme insatisfação que há entre os presos, existe um clima nada bom, não sendo descartada a possibilidade de uma rebelião.

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Aflição, desespero e gritos. O fim.

Brasil/O Liberal
As conversas na cabine do vôo 3054 do Airbus da TAM, ontem reveladas em sessão da CPI do Apagão Aéreo, expõem os detalhes finais de uma tragédia agora mais dolorosa, por causa de sua densidade humana. São momentos finais em que se misturam primeiro a aflição, depois o desespero, a batida do avião e os gritos. 'Oh, meu Deus!' diz o piloto. 'Ah, não', diz alguém da torre de controle. 'Oh, meu Deus', 'ah, não', dizem desde 17 de julho passado os familiares das 199 vítimas fatais e um País ainda consternado.
AS CONVERSAS NOS MOMENTOS FINAIS DO VÔO 3054 do airbus DA TAM
Nos diálogos revelados ontem, durante sessão da CPI do Apagão Aéreo, Hot 1 e Hot 2 são os comandantes. Eles eram Henrique Stephanini Di Sacco, 53, e Kleyber Lima, 54, respectivamente.
Hot 1: Está OK? Tudo certo?

Hot 2 diz que está tudo OK na cabine e pergunta onde irão pousar.
Hot 1: Eu acabei de informar.

Hot 2: Eu não ouvi, desculpe, ela falando.

Hot 1: Mas ela ouviu. Congonhas.

Hot 2: É Congonhas? Que bom. Ela deve ter ouvido, obrigado.

Hot 1: Lembre-se que temos apenas um reverso.

Hot 2: Sim, nós só temos o esquerdo.

TAM 3054 reduz velocidade para aproximação e chama a torre.

Hot 1: Boa tarde.

Hot 2: Boa tarde

Hot 1: Torre de São Paulo, aqui é TAM 3054.

Torre: TAM 3054 reduza a velocidade mínima para aproximação. O vento é norte com 06 (nós).

Hot 1: Eu vou reportar quando estiver OK.

Torre: Autorizado.

(Ele voava a 6 mil pés. Os trens de pouso descem. Check list final. Uma verificação indica que a aeronave passa por Diadema.)

Piloto avisa cabine de comando de que estava pronto para pousar

Hot 1: Aterrissando sem azul. Pista de chegada à vista, pousando.

(Um dos comandantes pergunta à torre sobre a condição da chuva, da pista, se ela está escorregadia.)

Hot 1: TAM em aproximação final a duas milhas de distância. Poderia confirmar condições?

Torre: Está molhada e ainda escorregadia

Torre: Eu reportarei quando a 35 estiver liberada. 3054 na final. Torre responde que outra aeronave está começando a decolar.

Torre: TAM 3054. 35 à esquerda. Autorizado para pousar. A pista está molhada e escorregadia. O vento é 330 a 8 nós.

Hot 1: 330 a 8, é o vento.

Torre: Checado, 3054, 3054 Roger. O pouso está liberado. O pouso está liberado.

(Piloto automático desconectando. Som de três cliques indica a reversão do CAT 2 ou 3 para CAT 1, ou seja, para aproximação visual.)

Hot 1: Inibido a descida para mim. Tira o sinal.

Hot 2: Um ponto agora. Ok?

Hot 1: OK.

Torre: OK. Retardar, retardar. (Som do movimento do acelerador. Barulho do motor aumenta. Som de toque na pista.)

Hot 1: Reverso 1 apenas. Spoilers (o sistema de freios) nada.

Hot 2: Olhe isso! Desacelera! Desacelera!

Hot 1: Eu não consigo, eu não consigo. Oh, meu Deus! Oh, meu Deus!

Hot 2: Vai! Vai! Vira! Vira! Vira! (Som de batida. Pára som de batida.)

Torre: Ah, não. (Som de gritos. Voz feminina. Som de batida.)

Problemas técnicos retêm avião da TAM por quase 5 horas em Belém

Pará/O Liberal


Uma aeronave da empresa TAM apresentou problemas ontem, no Aeroporto Internacional de Belém. Os 141 passageiros esperaram durante mais de quatro horas para embarcar e seguir viagem. O vôo 3890 vinha de São Luís (MA) e tinha como destino a cidade de Santarém, no oeste do Pará, e Manaus (AM). A decolagem estava marcada para as 10h35 de ontem, mas só ocorreu por volta das 15h.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), que tem um posto dentro do Aeroporto Internacional, a aeronave - um Air Bus A320 - precisou passar por uma manutenção. O fiscal da Anac, Lázaro Monteiro, não soube precisar qual problema o avião apresentou, mas acredita que pode ter relação com a turbina. Segundo ele, os mecânicos que fizeram a manutenção ainda não tinham repassado as informações sobre o defeito, na tarde de ontem. O problema da aeronave teria sido detectado pelo próprio piloto, antes que os passageiros embarcassem. 'Ninguém tinha embarcado na aeronave quando o problema foi detectado', enfatizou o fiscal.
Por volta das 14h30 de ontem, os passageiros do vôo 3890 foram chamados para embarque. Segundo a Anac, a empresa TAM teria disponibilizado outra aeronave (também um Air Bus A320) para fazer a viagem de Belém para o oeste paraense e para o Estado do Amazonas. Esta informação foi confirmada ontem à noite pela assessoria de Imprensa da TAM, em São Paulo (SP).
A assessoria afirmou que no relatório constava apenas que o avião precisou passar por uma manutenção não programada, sem especificar o problema. 'Outro avião foi disponibilizado para fazer o trajeto e continuar o vôo 3890', informou a assessoria de Imprensa da companhia. Ainda segundo a TAM, a aeronave em questão já passou pela manutenção e ainda ontem voltou a operar.

Branco é preso acusado de realizar vários assaltos em Itaituba

Itaituba/Província do Tapajós

A PM prendeu o individuo Alessandro Pereira, conhecido pela alcunha de "Branco", cumprindo mandado de prisão expedido pelo Juiz titular da 3ª Vara Criminal da Comarca de Itaituba. "Branco" é acusado de realizar vários assaltos e furtos na cidade de Itaituba juntamente com seus comparsas.

Segundo levantamento feito na 19ª Seccional, somente no mês de Janeiro deste ano, vários BOs foram registrados comunicando assaltos, furtos e roubos na cidade de Itaituba. De quase todos que foram realizados na época, tanto vítimas, quanto acusados que foram presos, à época, disseram que "Branco" teria participado de alguns desses delitos.

Em seu depoimento ao Delegado Thiago Rabelo, Alessandro disse que estava viajando para a região de garimpo no município de Jacareacanga e chegou em Itaituba somente na segunda-feira, 30/7. E na manhã de ontem, quarta-feira, quando caminhava em via pública foi reconhecido pela Polícia, que o prendeu e conduziu até a 19ª Seccional de Polícia Civil.

O Delegado Thiago Rabelo, disse que "como existe um mandado de prisão preventiva, ele será encaminhado imediatamente para a Cadeia Pública Municipal e deverá ficar a disposição da Justiça".

Parque zoobotânico só a partir de setembro

Santarém

Zôofit, primeiro parque zoobotânico da Região Oeste do Pará, será implantado em Santarém e aberto para visitação a partir do dia 22 de setembro. De acordo com o gerente do zoológico, professor Sidcley Matos, são mais de 400 animais, divididos em 30 espécies, que vivem em uma área de floresta com 146 hectares, há 15 quilômetros do centro da cidade. Dentre as atrações estão gaviões-reais, macacos, cutias, araras e jabutis.
Para o professor Sidcley Matos, a iniciativa segue a tendência mundial, voltada para a educação ambiental. Segundo ele, alguns animais foram capturados para serem ajudados “e acabam se domesticando. O zoológico vai ser um local mais apropriado para morar com tratamentos biólogos e muito mais”.
O professor informou ainda que os animais consomem, diariamente, de 500 a 600 quilos de alimentos, sob a supervisão de 22 profissionais, entre tratadores, veterinários e biólogos. Ele explicou que estão sendo realizadas algumas obras que privilegiam a qualidade e a segurança dos animais com o objetivo de oferecer um tratamento mais adequado.
A área já possui licença de operação do IBAMA e um espaço será destinado ao órgão para triagem e reabilitação dos animais oriundos do resgate de residências e da biopirataria.

Trabalhadores rurais liberam entrada de servidores do Incra no prédio

Santarém

A decisão foi tomada numa reunião entre os trabalhadores rurais e o Superintendente do órgão, Pedro Aquino. Dez dias depois de invadir a sede do Incra em Santarém, os trabalhadores rurais decidiram liberar a entrada no prédio para os servidores que quiserem trabalhar.

“O espaço está aberto aos servidores que desejarem trabalhar”, disse Francisco das Chagas, representante dos trabalhadores rurais.

Mesmo com a decisão, as cento e cinqüenta pessoas, entre homens, mulheres e crianças, vão continuar ocupando o prédio até que haja um acordo com o governo.

Santarém ganha 4 novas juízas

A comarca de Santarém vai ganhar nos próximos dias 4 novas juízas. Todas, mais importantes, serão titulares.
Eis quem são elas:
* Alessandra Marques. Vai assumir a 2a. Vara Cível. Estava em Augusto Corrêa.
* Suayden Sampaio. Assumirá a 5a. Vara Cível. Vem de São Caetano de Odivelas.
* Giovana Oliveira. Ocupará a 6a. Vara Penal. Vem de Santarém Novo.
* Betânia Pessoa. Será titular da 8a. Vara Cível. Estava em Limoeiro de Ajuru. Já trabalhou em Santarém.
Jeso Carneiro

César Aguiar é a favor do serviço de mototaxi

Itaituba

O vereador César Aguiar comentou com o jornalista Jota Parente (Jornal do Comércio), que como relator da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara vai dar parecer favorável ao Projeto de Lei 040/2007, enviado pela Prefeitura, trantando da implantação do serviço de mototáxi em Itaituba.
"Vou confirmar minha posição no plenário, quando o projeto for colocado em votação pela mesa, votando a favor", disse o vereador.
Pelo clima que se observa, a aprovação do serviço de mototáxi é líquida e certa. Não há nenhum movimento contrário do Poder Executivo, que parece disposto a livrar-se dessa matéria e sendo assim, mesmo a contra gosto dos taxistas, o PL deverá ser aprovado folgadamente.

Equipe Kaluanã disputa 2ª Etapa do Brasil Wild de Corrida de Aventura

Pará

A equipe Kaluanã do extremo norte do país estará representando o Pará durante a 2ª etapa do Circuito Brasil Wild de Corrida de Aventura, que vai acontecer no próximo fim de semana (dias 04 e 05) na divisa dos estados de São Paulo e Paraná, nos municípios de Itararé, Jaguariaíva e Sengês. Uma região de Canyons que compõem o 8° maior do mundo, Mata Atlântica, Cerrado e uma das maiores áreas de reflorestamento do mundo.
A prova, de caráter expedicionário, terá entre 160 e 203 km. Serão de 90 a 134 de bike (3 pernas) e o restante dividido em 34 Km de trekking em 4 pernas e 35 Km de canoagem em 3 pernas, tornando a prova bastante dinâmica.

quarta-feira, 1 de agosto de 2007

Prefeito de Breves recorre da cassação

O Liberal
Luiz Furtado Rebelo e Idjalma Rodrigo Câmara Paes, respectivamente prefeito e vice do município de Breves, tiveram os seus mandatos e registros eleitorais cassados, ontem, por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará. Os dois foram considerados culpados pelo crime de abuso de poder econômico verificado em uma suposta distribuição de combustível para uma carreata a favor da candidatura deles, no mês de setembro de 2004. Rebelo e Paes têm três dias, contados a partir da publicação da decisão, para recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O advogado de Rebelo, Inocêncio Coelho, garante que isso será feito. Assim, prefeito e vice devem permanecer no cargo até que o recurso seja apreciado.
A cassação, que no julgamento teve quatro votos favoráveis e dois contrários, é resultado de recurso interposto pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e pela coligação 'Amor por Breves'. O advogado Inocêncio Coelho garante que vai recorrer da decisão, porque Rebelo e Paes nada têm a ver com a suposta distribuição de combustível. Segundo ele, os dois não participaram da ação nem como executores e nem como beneficiários. 'Na ocasião, foi o presidente do Partido Progressista que, visando facilitar a participação dos candidatos a vereador do partido dele em uma carreata que contaria com a presença do então governador, fez a doação de combustível para eles e para simpatizantes do partido. O prefeito, apesar de ser aliado político, não estava nem no local onde foi feita a distribuição, não determinou a mesma e não teve nenhum benefício com isso', argumenta.
Ainda de acordo com Coelho, o Tribunal 'deu muita ênfase' ao fato de que o combustível foi adquirido no Posto Progresso LTDA, cujo principal acionista é filho do prefeito. 'O que o tribunal esqueceu de verificar é que na cidade de Breves só existem quatro postos de gasolina, dos quais dois são pluviais. Ou seja, só sobrava o Progresso e o outro, que pertence à família do outro candidato à prefeitura. Até por exclusão, era natural que fosse escolhido esse posto', observa.

Diálogo na cabine mostra tentativa de desacelerar avião

Brasil

18h45
Cabine: Pista à vista
Cabine: Pergunte à torre sobre condições de chuva e se pista está escorregadia
Cabine: TAM em aproximação final
Torre: Está molhado e está escorregadio...
.... TAM 3054 autorizado para pousar, a pista está molhada
Cabine:- Tira
18h48
- Retardar
Som do movimento do acelerar
Som do aumento do barulho do motor
- Reverso número um apenas
- Spoiler nada
- Olhe isso
- Desacelera, desacelera
- Eu não consigo, eu não consigo
- Vai, vai
- Vira, vira
- Pára, pára
- Vira, vira
Som de barulhos de batida
- Ah, não (Voz masculina)
Pausa nos barulhos de batida, sons de gritos, sons de barulho de batida.

Peso da Lei

De Hamilton Gualberto:
Por ter sofrido assédio sexual praticado pelo gerente do Bradesco de Altamira, uma ex-empregada será indenizada por dano moral no valor de R$ 70 mil. A decisão é da Terceira Turma do TST, mantendo entendimento do TRT/8, que levou em consideração o caráter pedagógico da pena e o fato de tratar-se de empresa de grande porte econômico. O Banco argumentou que se tratava de simples gracejo, sem analogia com o assédio pretendido que implica em importunação séria, grave e ofensiva.
O Liberal

Assentados ameaçam ocupar outros prédios do governo

Santarém
Sem sucesso nas negociações com o comando de greve do Incra em Brasília, asssentados voltaram a paralisar o atendimento da Superintendência em Santarém. Uma nova reunião foi marcada para a próxima quinta-feira, se nada for definido, os manifestantes prometem ocupar outras sedes do governo.
Durante a audiênia os manifestantes demonstraram insatisfação com a demora no avanço das negociações. Um acordo foi feito entre os assentados e o comando de greve. De acordo com o superintendente do Incra em Santarém, Pedro Aquino, os grevistas pediram mais dois dias de prazo para negociar com Brasília e chegar a um acordo que beneficie os assentados e também os grevistas.
“O principal ponto da pauta que apresentaram ao Incra foi o retorno ao trabalho. Nós não temos como atender esse ponto da pauta em razão das negociações estarem sendo feitas em Brasília, pelo Ministério do Planejamento. Ontem não houve avanço nas negociações, como estava previsto. Somente cinco superintendências voltaram ao trabalho”.
Uma outra audiência está marcada para a próxima quinta-feira, 02, e deve resultar em um parecer definitivo que traga o fim da greve e solucione os problemas de atendimento aos assentados. Caso nada mude, Francisco das Chagas, coordenador dos assentados, garante que podem ocupar novos prédios do governo.
“Depois dessa nova reunião, se não tiver nenhuma resposta atendendo as nossas demandas, o que vai acontecer é que existem outras instâncias do governo que a gente pode ocupar”. Enquanto isso a ocupação do prédio continua e já apresenta aspectos de maus tratos, por estar sendo utilizado para atividades domésticas pelos assentados.

Empresas que construíram viaduto que desabou em Manaus estão irregular

Amazonas
Agência Amazônia

O Conselho Regional de Engenharia do Amazonas (Crea) confirmou que as três empresas subcontratadas para realizarem serviços na obra do viaduto, na bola do Coroado, em Manaus, estavam operando irregularmente no Estado. A obra estava sendo tocada pela construtora Camargo Corrêa, que atualmente está construindo uma mina de extração de bauxita para multinacional Alcoa no municí­pio de Juruti, a 150 km de Santarém.
Segundo informações do Crea, publicadas no jornal A CRÍTICA, as empresas Senso, CS ltda e Consarg, não teriam registrado no conselho, as Anotações de Responsabilidade Técnica (Arts). As três empresas são responsá­veis por parte da obra de construção do viaduto, na bola do Coroado, zona centro sul da capital.
No dia 14/07, uma das vigas levantadas desabou ferindo nove operá­rios que trabalhavam no local. As empresas já foram notificadas pelo Crea.
A Camargo Corrêa não quis falar sobre assunto. As empresas subcontratadas pela empreiteira já se pronunciaram sobre o caso e estariam tentando regularizar a situação para operarem regularmente no estado. A empresa Senso, porém, informou que possui todos os documentos necessá­rios para atuar no Estado.
Por enquanto, a obra permanece parada até que o laudo da perí­cia esteja concluí­do e aponte as causas do acidente.

CPI ouve hoje o áudio de caixa-preta

Agência Estado


A CPI do Apagão Aéreo decidiu ouvir hoje, em sessão secreta, o áudio da caixa-preta de voz que registrou os últimos diálogos dos pilotos do Airbus A320 da TAM. Os deputados prometeram divulgar o conteúdo das gravações, mas muitos parlamentares pediram que fossem mantidos sob sigilo os registros de desespero e pavor, em respeito às famílias dos 199 mortos. Às 14 horas de ontem, o assessor parlamentar da Aeronáutica, brigadeiro Átila Maia, entregou o conteúdo das caixas-pretas do Airbus 320 da TAM, sem esconder a contrariedade por repassar informações confidenciais aos deputados. 'Vocês vão receber um filme de terror. O que vão fazer com isso?', indagou o brigadeiro a um grupo de repórteres, ao deixar a sala da CPI.
O oficial explicou em seguida, porém, que não havia ouvido o diálogo entre os pilotos. Ele esclareceu que se referia à maioria das gravações em casos de acidentes trágicos como o do dia 17 de julho. Segundo o brigadeiro, muitas vezes os passageiros percebem a gravidade do problema e as caixas-pretas registram gritos de pavor, além da ansiedade dos pilotos nos momentos que antecedem a colisão. O oficial afirmou não ter dúvida de que desta vez não seria diferente: a caixa-preta da TAM com certeza, segundo ele, registraria o desespero dos pilotos ao perceberem que o acidente seria inevitável.

Previsão do Tempo

Santarém
Fontes do blog afirmam que é questão de tempo para Helenilson Pontes assinar a sua ficha de filiação no PMDB.
Para escreverem em pedra, HP, quase ex-PPS, será candidato a prefeito de Stm pelo PMDB.
E disseram mais: "Sábia decisão!"

Desinformados

Santarém

Acontece desde às 8:00hs, de hoje, uma blitz educativa na Avenida Barão do Rio Branco em frente a antiga Base Aérea. A blitz realizada pelos marronzinhos que conta com a presença do Secretário Municipal de Transporte Público e Trânsito (SMT), José Antônio Rocha, tem por escopo mostrar aos condutores de motocicletas os capacetes que deveriam ser utilizados a partir de segunda-feira (06).
Deveriam, pois tudo indica que a SMT não sabe que os motociclistas tem mais cinco meses para adaptar os capacetes as novas regras.
É que na sexta-feira (27), foi publicada uma decisão do Contran, no Diário Oficial da União, que prorrogou de 6 de agosto para 1º de janeiro de 2008, o prazo para a resolução entrar em vigor.
E na blitz tem até demonstração dos capacetes que podem ser utilizados.

Projeto procura alternativa de renda para comunidades de Oriximiná

Oriximiná
Ensinar as comunidades a trabalhar corretamente a terra, criando alternativas à simples retirada de produtos da natureza. É o que pretende o Projeto de Implantação de Sistemas Agro Florestais (SAF), desenvolvido junto a comunidades do município de Oriximiná, no oeste do Pará, com o patrocínio da Mineração Rio do Norte (MRN), empresa produtora de bauxita naquela região.
No último final de semana, 20 famílias das comunidades do Boa Nova e do lago Saracá foram certificadas em um curso de aproveitamento da mandioca, no qual aprenderam técnicas de plantio, produção de farinha e outros produtos. O curso foi realizado de 23 a 27 de julho.
Cleide Souza, uma das alunas do curso, diz que sabia fazer farinha, mas só de um jeito. “Agora a gente pode trabalhar melhor a mandioca e aumentar o plantio”, afirma.
A implantação dos Sistemas Agro Florestais faz parte de um acordo fechado entre a MRN e as comunidades do Boa Nova e Saracá durante o processo de licenciamento das minas de bauxita do Almeidas e Aviso. O projeto foi iniciado em 2004, com parceria do Instituto Nacional de Pesquisas Amazônicas (INPA), e desde o início deste ano vem sendo acompanhado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural - EMATER.
Para José Haroldo de Paula, assessor de Relações Comunitárias da MRN, o SAF representa mais uma alternativa de renda à comunidade, já que combina culturas de ciclo curto, médio e longo prazos. “Ou seja, além de melhorar a qualidade de vida da geração atual, garante o atendimento das necessidades das gerações futuras”, garante ele.
Ao lado das técnicas de plantio de espécies frutíferas como o mamão, a laranja e o abacate, além de espécies de madeira de lei como o cedro, pau’darco e andiroba, são ensinadas maneiras de aproveitar melhor a produção, com o olho no mercado. “As comunidades plantavam mandioca para a farinha, mas faziam um produto inferior. O curso melhora isso, ensina como plantar e trazer renda por meio da agricultura familiar. Agora eles podem colocar o preço na farinha, porque têm um produto melhor”, explica o instrutor Erivan Carvalho.
Trabalhar o lado social da comunidade é a outra face do projeto. A equipe de apoio é reforçada por uma assistente social, que trabalha técnicas de artesanato e culinária com as mulheres, além de temas como saúde e educação ambiental. Mas uma das iniciativas com maior aceitação foi a implantação de hortas comunitárias no quintal das escolas, com a participação dos alunos. Os vegetais colhidos na horta agora reforçam a merenda escolar e ensinam às crianças a importância de legumes e vegetais frescos na alimentação.
O curso de aproveitamento da mandioca é o segundo dos três que serão feitos este ano. “Até o fim do projeto em 2008 serão feitos mais três, totalizando seis cursos, além de duas excursões às comunidades para conhecimento de boas práticas”, informa Aluísio Santos, da EMATER.
Pará Negócios

TRE cassa os mandatos do prefeito e do vice de Breves

Pará
Os mandatos e os registros eleitorais do prefeito e do vice do município paraense de Breves, na ilha de Marajó, Luiz Furtado Rebelo e Idjalma Rodrigo Câmara Paes, foram cassados nesta terça-feira (31) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Por quatro votos a dois, eles foram considerados culpados por abuso de poder econômico, pela distribuição de combustível em troca da participação em carreata a favor da candidatura deles, em setembro de 2004.
A cassação é resultado de recurso interposto pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e pela coligação 'Amor por Breves'. Rebelo e Paes têm três dias, contados a partir da decisão, para recorrer ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Caso isso ocorra, eles permanecem no cargo até que o recurso seja apreciado.
Luiz Rebelo já havia tido os bens tornados indisponíves em dezembro de 2006, em outro processo, movido pelo Ministério Público Federal (MPF) no Pará. A medida também bloqueou os bens do filho dele, Luiz Furtado Rebelo Filho, e de sua empresa, a Posto Progresso LTDA.
O prefeito de Breves é acusado de desviar dois cheques no valor de R$ 260 mil do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Médio (Fundef) em favor do Posto Progresso LTDA, cujo principal acionista é seu filho.
Em sua defesa, o prefeito admitiu que fez o repasse das verbas do Fundef para o posto de gasolina, mas alegou que se tratava de pagamento de dívida que o município tinha contraído com a empresa em um momento de dificuldades financeiras.
O MPF pede que os Rebelo sejam condenados a devolver integralmente os danos causados ao erário, perda dos direitos políticos por dez anos e proibição de contratar com o poder público e de receber benefícios fiscais ou de crédito também por dez anos. O prefeito Rebelo pode ainda perder o mandato e ser condenado ao pagamento de uma multa civil igual a 100 vezes o valor da última remuneração como administrador de Breves.

terça-feira, 31 de julho de 2007

Nelson Piquet é vetado no trânsito de Brasília

Piquet e a esposa Viviane iniciaram ontem as aulas no Detran de Brasília
Na auto-escola
O ex-piloto brasileiro tricampeão mundial de Fórmula 1, Nelson Piquet, não obteve o mesmo desempenho fora das pistas de automobilismo e teve de voltar às aulas para recuperar a carteira de motorista, perdida devido ao acúmulo de 29 pontos e multas. A mulher do ex-piloto, Viviane, também estourou o limite de pontos e acompanha o marido na volta à auto-escola, ontem. Os dois farão oito dias de curso, revendo noções de direção defensiva, primeiros socorros, relações interpessoais e legislação de trânsito. No final do curso, Piquet e os colegas de classe terão que fazer uma prova com 40 questões. Para conseguir a carteira de motorista de volta é preciso acertar pelo menos 70% das perguntas.
Piquet disse que não vai ter nenhum privilégio, e que também tem de pagar pelos seus atos. "E não é nem o problema de alta velocidade, é multa em geral, parar em lugar que não pode, aeroporto, isso e aquilo, então eu acho que é válido", disse. Segundo a assessoria do Detran, o piloto se apresentou espontaneamente para dar entrada na nova habilitação. Portanto, ele não teve a carteira cassada, o que geralmente acontece com motoristas que são pegos em blitz e têm excesso de pontos. Piquet tem carteira de motorista categorias A (motos) e B (carros). Ele cometeu, segundo o site do Detran, infrações médias e graves, cujos preços variam de R$ 80 a R$ 191,53.

Lula não vai mais a Belém

Pará

O presidente Luis Inácio Lula da Silva não irá mais a Belém esta semana, como chegou a ser anunciado. Pela agenda prevista, ele estaria na capital paraense no dia 2 de agosto, para anunciar as obras do PAC - Saneamento e Urbanização. Mas segundo nota distribuída pela Agência Pará, o evento agora será realizado em Brasília, na sexta-feira (3), “em função de uma nova estratégia para anunciar as medidas do Programa”.

'Fumaça' de impressora é como a do cigarro

G1
A impressora do escritório pode ser tão prejudicial à saúde quanto a fumaça do cigarro, de acordo com uma pesquisa realizada por cientistas australianos. O estudo da Universidade de Tecnologia de Queensland indica que 30% das impressoras a laser emitem no ar partículas que representam riscos.
Essas partículas ultrafinas são capazes de penetrar no pulmão e causar problemas a longo prazo, como acontece no caso dos fumantes passivos. Segundo o estudo, os efeitos variam de acordo com a composição da partícula: elas vão de irritação respiratória a doenças mais severas, como problemas cardiovasculares.
“As partículas liberadas pelas impressoras são tão pequenas quanto as da fumaça do cigarro. Quando se infiltram nos pulmões, causam os mesmos tipos de danos”, afirmou a professora Lidia Morawska, responsável pelo estudo, segundo a publicação australiana “News.com.au”.
Das 62 impressoras testadas, 17 foram classificadas como “grandes emissoras de partículas”. Os testes indicaram que a quantidade de partículas espalhadas pelo ar aumenta cinco vezes durante as horas de trabalho, devido ao uso de impressoras.
Segundo Morawska, o nível mais alto de emissão acontece quando o cartucho é novo e quando as imagens requerem maior quantidade de toner. Por isso, ela aconselha o uso das máquinas em locais bem ventilados, para que as partículas possam se dispersar.
De acordo com a pesquisa, publicada no “Environmental Science and Technology”, da Sociedade Americana de Química, as descobertas indicam a necessidade de os governos limitarem a emissão de partículas das impressoras. “Os governos controlam a emissão de fábricas e carros. Por que não fazer o mesmo com essas máquinas?”, questionou a pesquisadora

Terminal fluvial provisório é alvo de reclamações

As reclamações acontecem desde que o porto fluvial, para embarque e desembarque de cargas e passageiros, foi improvisado em frente à Praça Tiradentes. O acesso às balsas, através de pontes, não oferece segurança aos usuários, no qual já foram registrados vários acidentes.
Carregadores e passageiros aguardam por uma solução definitiva para o terminal. Segundo o governo municipal recursos já foram anunciados para a construção do terminal fluvial definitivo, disponibilizados através de empréstimo bancário lançados no mês de fevereiro. Obra que faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal.
A expectativa é que, ainda este ano, as obras do novo terminal em Santarém possam ser iniciadas.

Quase R$ 160 mil são injetados em Itaituba

Itaituba
Através de uma parceria entre o Banco do Cidadão e a Prefeitura de Itaituba o prefeito Roselito Soares entregou 87 novos créditos oriundos da parceria.
Estes créditos significam 174 novos postos de trabalhos, atendendo 522 pessoas e movimentando o valor de R$ 157.918,92, fazendo uma média de R$ 1.815,00 por entidade ou pessoa beneficiada.
As entidades beneficiadas com estes créditos são: Associação dos Maranhenses, Associação Comunitária dos Feirantes e Pequenos Produtores de Itaituba, Grupo de Apoio a Mulher Itaitubense, Associação dos Barraqueiros de Paraná Miry, Associação dos Moradores e Produtores de Pimental, Associação dos Catraieiros de Itaituba e Associação do Bairro Bom Remédio.
As atividades financiadas vão desde gêneros alimentícios, a produção de canoas.
O Prefeito Roselito Soares em pronunciamento sobre o assunto afirmou que muitos outros créditos ainda virão para a população de Itaituba e que não medirá esforços para que outras novas pessoas tenham acesso a esses créditos, gerando assim, cada vez mais, emprego e renda, culminando na melhoria da qualidade de suas vidas.

A deriva

Mais uma vez o Grupo Rede Celpa deixa a desejar.

Hoje por volta das 06:50 da manhã faltou energia em Santarém sendo restabelecida somente a pouco às 08:12, e nenhum aviso ou explicação foi dado.

segunda-feira, 30 de julho de 2007

Edílson Cardoso é processado por promoção pessoal

Porto de Moz
A prática é comum em alguns pequenos municípios do Estado. Principalmente naqueles em que o Poder Judiciário e os órgãos fiscalizadores da União são mais ausentes.
Mas em Porto de Moz, o Ministério Público não fechou os olhos e por meio do Promotor de Justiça Márcio Leal Dias, ingressou com ação civil pública contra a prefeitura do município com objetivo de retirar dos prédios públicos, embarcações, veículos, documentos, uniformes, impressos, programas, obras, serviços e campanhas do município de Porto de Moz, nomes, símbolos ou imagens do prefeito, vice-prefeito, secretários municipais, servidores públicos e demais autoridades.
Segundo as provas levantadas pelo promotor, a publicidade estava sendo utilizada para promoção pessoal do prefeito Edílson Cardoso de Lima e Rosibergue Torres Campos.

Ocupação do prédio do Incra por trabalhadores completa 8 dias

Santarém
A sede do Incra é ocupada há 8 dias por trabalhadores rurais que reivindicam a retomada dos projetos de assentamentos parados desde o início da greve.
O prédio virou um acampamento para os trabalhadores rurais. Nos corredores colchões e redes armadas. Roupas estendidas e até uma cozinha improvisada já fazem parte do cenário interno do prédio.
Segundo um dos líderes do movimento rural Francisco das Chagas Dias, uma reunião está marcada para acontecer amanhã para tratar a respeito das reivindicações da classe trabalhadora.
Eles reivindicam um maior número de assentamentos e condições de infra-estrutura para os que já estão planejados. A construção de escolas, abertura de estradas, apoio financeiro e segurança são itens da pauta dos trabalhadores.
“Se terça-feira não tiver nenhuma posição nós vamos interditar os outros trabalhos internos que são realizados”.
O principal protesto é contra prejuízos no atendimento ao publico que já dura mais de 60 dias. O movimento está mobilizando mais pessoas para participarem dos protestos. No Incra em Santarém apenas a direção e os departamentos Administrativos e Jurídicos funcionam.

Artesãos divulgam seus trabalhos em feira de artesanato

Artesãos santarenos expõem seus trabalhos na 1ª Feira do Artesanato realizada em Santarém no último final de semana. O evento divulgou o trabalho de artistas da terra.
Artes das mais diversas estavam expostas na feira. Do origami aos cenários que imitam a cidade de Santarém encantaram quem visitou a 1ª Feira de Artesanato. A cultura santarena foi destacada nos trabalhos de Roque Lopes, artesão santareno. Ele usou a criatividade para transformar matéria-prima retirada da natureza em arte. “É a primeira feira que está acontecendo depois de muito tempo de luta. Está sendo um fato histórico”, disse o artesão.
Assim como Roque, outros artesãos apresentaram seus trabalhos. Silene Matos apresentou seus trabalhos pela primeira vez em uma feira de artesanato. Seu trabalho de origami, arte japonesa, chamou a atenção dos visitantes. “A gente está começando agora e a espero que de certo. A feira agora vai acontecer aos sábados e domingos, no fim de cada mês. Estamos otimistas, pois nós precisamos de um local pra vender os nossos trabalhos”.A feira nasce com o objetivo de se tornar permanente e se dedicar a divulgar a arte santarena

Exame aponta maiores empresas regionais

A Braskem, Moto Honda e Tim Nordeste foram apontadas como as três maiores empresas do Norte-Nordeste do país, respectivamente, na edição 2007 do anuário Melhores e Maiores da revista Exame.
A avaliação levou em conta o faturamento obtido com as vendas em 2006. A primeira do ranking, a Braskem, tem sede em Camaçari, Bahia, opera com 3.293 funcionários e faturou US$ 6,816 bilhões em 2006. Já a Moto Honda, de Manaus, Amazonas, conta com 8.460 colaboradores e faturou US$ 3,010 bilhões, no ano passado. Na terceira posição na lista de Melhores e Maiores, a Tim Nordeste, de Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco, teve faturamento de US$ 1,920 bilhões em 2006.
O anuário Melhores e Maiores chega às bancas dia 9 de agosto.

Lavador pega moto de cliente e bate ciclista

Itaituba
O cidadão Jailson Galvão Batista, 23 anos , lavador de veículo, residente na Vila Caçula, nº 328, se envolveu em acidente na Avenida São José, próximo ao porto da balsa, em Itaituba.

Um cidadão ainda não identificado, por volta de 6:00h da manhã deste sábado, deixou sua motocicleta marca/modelo Yamaha XTZ, 125, preta, placa, JUB-1215, em um posto de lavagem da cidade para que Jailson Galvão Batista, lavasse e depois de limpa o mesmo pegaria sua moto.

O lavador pegou a motocicleta e saiu pelas ruas da cidade e segundo testemunhas ele pilotava a motocicleta em alta velocidade e ainda levava como carona o nacional José Hamilton Silva , morador no Distrito de Miritituba.

Os dois se chocaram com uma bicicleta adaptada para venda de lanche, pilotada pelo senhor, Valdenor Alves da Silva, aparentando 48 anos, residente na Avenida Antonio de Pádua Gomes, Nº 733, Bairro Bela Vista. Segundo relato do CB/PM José da Conceição Araújo, o condutor da motocicleta trafegava pela Avenida São José em alta velocidade e acabou colidindo com a bicicleta de lanche.

No choque, os três foram lesionados, Jailson Galvão teve sua perna esquerda fraturada, (fratura exposta), o carona, José Hamilton da Silva, teve o queixo machucado, quase não podendo falar; e Valdenor Alves da Silva, teve apenas escoriações pelo corpo. Os três foram socorridos pela Polícia Militar e encaminhados para o Hospital Municipal. Dada a gravidade da fratura, o condutor da motocicleta foi encaminhado para Santarém.

Tragédia Anunciada

Deu no 5ª Emenda:
Do Estadão.
A história é a de uma reunião de emergência ocorrida em 28 de dezembro. Motivada pela série de incidentes com aviões no maior aeroporto brasileiro, ao longo do ano, dela participaram representantes do Cenipa, Anac, Infraero e ainda das companhias aéreas. O militar relatou ter dito então: “Tudo leva a crer que teremos um acidente em Congonhas.”
Leia o atestado de sem vergonhice do governo aqui

Fiscalização federal da OAB

Santarém/Jeso Carneiro
O advogado Rodolfo Hans Geller foi nomeado, semana passada pelo presidente do Conselho Federal da OAB, Cezar Brito, membro da Comissão de Ensino Jurídico da entidade. A comissão é presidida pelo conselheiro federal Adilson Gurgel, do Rio Grande do Norte.
Geller antecedeu a advogada Ana Calderaro no comando da OAB/Santarém.
Atualmente, é conselheiro federal suplente da OAB/Pará.
A Comissão de Ensino Jurídico é que fiscaliza, avalia e orienta os cursos de Direito em todo o país.

Da grossa

Acabou a pouco a chuva que este blogueirro sentiu na pele sua torrencidade de quase 30 minutos alagando alguns pontos antigos da cidade como o mercadinho da Prainha e a Tv. 15 de novembro, no centro.

Vivo compra Amazônia Celular

Brasil/Jeso Carneiro
A Vivo teria pago R$ 3,5 bilhões pela compra da Telemig Celular e Amazônia Celular. Não há, no entanto, confirmação oficial do negócio.
A vantagem para a Vivo será ganhar fôlego no Amazonas, Pará, Maranhão, Roraima e Amapá, somando 4,8 milhões de clientes à sua base de 30,24 milhões.
A TIM é a segunda colocada no país em termos de usuários, com 27,5 milhões.
[Clique aqui], para ler mais

domingo, 29 de julho de 2007

Novas bases do Ibama serão implantadas

Santarém
Santarém é uma das principais rotas de comércio de animais silvestres, exploração e transporte ilegal de madeira, além de apresentar grandes índices de desmatamento. Esse ano o Ibama já prendeu mais de 2 mil metros cúbicos de madeira e realizou outras fiscalizações em diversas áreas de atuação.
As vistorias nas empresas madeireiras realizadas pela divisão de controle e fiscalização da gerencia do órgão em Santarém faz parte do plano de prevenção e combate ao desmatamento da Amazônia. Todas as empresas fiscalizadas até agora apresentam irregularidades.
De acordo com o gerente do Ibama, Daniel Cohenca, algumas empresas em Santarém apresentaram ao órgão licença de operação vencida e protocolo de pedido de renovação fora do prazo legal. “Em uma serraria nós encontramos 6.800 metros³ a mais do que eles poderiam ter legalizado. Madeiras que com certeza saíram de lugares não autorizados e sem os dados corretos para preservação ambiental e sustentabilidade do setor florestal”.
As fiscalizações serão intensificadas em toda região com a instalação de novas bases operativas ao longo das rodovias BR-163 e Transamazônica com foco nos desmatamentos. Essas bases também atuarão na prevenção de crimes ambientais.