sexta-feira, 4 de abril de 2008

2ª Parte da lista de empresas embargadas pelo Ibama

Abaixo a 2ª parte da lista disponibilizada com as 21 áreas embargadas pelo Ibama por causa da realização de ações ilegais, como o desmatamento não-autorizado na Amazônia agora em Santarém.

ABDIAS DE SOUSA ALVES

ADENIZIO BASTOS DE MENDONÇA

ALDEVINO NEUMANN

ALONCIO PINHEIRO

ANA LUCIA SELESKI

ANTONIO CELSO SGANZERLA

ANTONIO FELISMINO DA SILVA

ANTONIO PEREIRA

ARTUR PEREIRA DE LIMA

CIRNEI LIRA DE OLIVEIRA

EDMILSON SOUSA DA SILVA

EDSON DONIZETE DOS SANTOS

EVANDRO EREDIA

GERALDO TEIXEIRA DE FREITAS

GERMANO REIS DO VALE

JOSÉ ANTONIO BATISTA DA SILVA

JOSÉ EVALDO ALMADA DE SOUSA

JOSÉ EVALDO ALMADA DE SOUSA

JOVENIL RODRIGUES DE SOUSA

PEDRO PERREIRA NOLETO

VILMAR CERON

Divulgada lista de empresas embargadas

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) disponibilizou na quarta-feira (2/04) uma lista com todas as áreas embargadas pelo órgão por causa da realização de ações ilegais, como o desmatamento não-autorizado na Amazônia.
O ato cumpre o decreto assinado pelo presidente Lula, que previa uma série de medidas para combater o desmate e punir responsáveis, inclusive com o embargo econômico de áreas desmatadas ilegalmente.
As áreas foram embargadas em operações do Ibama dentro do Plano Nacional de Prevenção e Combate ao Desmatamento da Amazônia (PPCDAM) e fiscalizações em outras regiões do país realizadas desde janeiro de 2007.
Os proprietários dessas áreas não podem fazer financiamentos, ficam impossibilitados de vender sua produção e, inclusive, de negociar suas terras. Os dados mais recentes do Sistema de Detecção em Tempo Real (Deter), divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) apontaram avanço do desmatamento na Amazônia em fevereiro.
Como são muitos nomes que constam na lista, o blog vai disponibilizar gradativamente por municípios os nomes desses proprietários:
Itaituba
ANSELMO FASBINDER

FRANCISCO SOLANO SANTOS PIMENTEL

JOAQUIM NUNES VILAS BOAS

JOSÉ CARLOS RAMIRES

JOSÉ DANTAS DE LIRA

JOSÉ ESTEVOS DE MATOS

JOSE RIBEIRO DA SILVA

LIDIOMAR FERREIRA DA SILVA

MANOEL CORDOVIL DINIZ

MARIA FEITOZA

SEBASTIÃO DELATORE

SILVIO PEREIRA DE JESUS

WILSON DE SOUZA OLÍMPIO

Prefeitura recolhe 1,5 toneladas de lixo do Rio Tapajós

Em função das chuvas que caíram no início da semana, a lancha de coleta de lixo a serviço da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura não executou a atividade na última segunda-feira.

O acúmulo de trabalho significou também acúmulo de lixo na margem do Rio Tapajós em frente à cidade. Por conta disso foram retiradas hoje, do trecho entre o Centro Cultural João Fona e o Mercadão 2000, mais de uma tonelada e meia de lixo, materiais, em sua maioria, de plástico que levam anos para se decompor e acabam poluindo o Rio.

O lixo coletado pelos agentes é depositado Blockquotenos contêineres alocados na extensão da orla para que posteriormente seja encaminhado ao Aterro Sanitário de Perema.

O trabalho é contínuo e vem sendo realizado pela Seminf desde o início da cheia do rio.

Asxom/PMS

Tucuruí verteu ontem quase da metade da água

Agência Estado
O reservatório de Tucuruí, no Pará, verteu ontem 12.387 metros cúbicos de água por segundo, conforme dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), o que corresponde a quase metade da água que está chegando à hidrelétrica, que somou 27.925 metros cúbicos por segundo.
O volume vertido, ou seja, a água liberada pela hidrelétrica sem passar pelas turbinas e sem gerar energia elétrica, supera o volume registrado pela hidrelétrica de Itaipu, a maior usina do mundo, e que responde por cerca de 20% de toda a energia elétrica consumida no Brasil. Ontem, ainda segundo o ONS, o volume de água que chegou em Itaipu somou 10.293 metros cúbicos por segundo, com a liberação de 11.061 metros cúbicos por segundo. A diferença resulta de água que estava armazenada previamente no reservatório.
O desperdício da água em Tucuruí "sempre ocorre" nessa época do ano, já que o reservatório não tem como armazenar o volume de água que chega à usina, segundo um técnico do setor. "A diferença este ano é que está ocorrendo mais tarde, já que houve atraso no início das chuvas. Mas infelizmente isso vai se repetir enquanto não forem construídos novos reservatórios na região, que possam regularizar o fluxo de água, como ocorre nas bacias da região Sudeste", explicou um técnico do setor.
O reservatório de Tucuruí já está em 94,55% da capacidade máxima de armazenamento, mesmo com o ONS tentando aproveitar o maior volume de água, fazendo transferências maciças de energia elétrica para outras regiões, especialmente o Nordeste. Ontem, por exemplo, foram transferidos o equivalente a 3.408 megawatts (MW) médios, dos quais 2.573 MW médios para o Nordeste e 835 MW médios para o Sudeste. "Se fosse possível aproveitar melhor essa água, poderíamos reduzir a geração das térmicas", lamentou o técnico.

Visitas ilustres à Almir Gabriel

Ontem à tarde, o ex-governador Simão Jatene (PSDB) esteve visitando o amigo do peito e também ex-governador do Pará pelo mesmo partido, Almir Gabriel, no Instituto do Coração InCor) em São Paulo. Jatene não foi só, estava acompanahdo do Senador Flexa Ribeiro.
Mesmo com estado considerado estável pelos médicos, Almir Gabriel, continua internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do InCor. De acordo com o último boletim médico, divulgado ainda na quarta-feira (2), não houve mudança no quadro. Ele encontra-se em observação.
Almir Gabriel foi internado no último domingo (30/3), com dores no peito e suspeita de síndrome coronária aguda, mas de acordo com a assessoria de imprensa do Instituto do Coração, não precisou passar por nenhum procedimento cirúrgico. Logo após ser medicado foi transferido para a UTI do hospital, onde está acordado.
Por enquanto não há previsão de alta para Almir José de Oliveira Gabriel, de 75 anos, que é médico e membro-fundador do PSDB. Recentemente ele mudou-se definitivamente para São Paulo. Almir foi governador do Estado por dois mandatos consecutivos, de 1995 a 1999 e de 1999 a 2003, além de ter exercido outros cargos púbicos, como Senador e Prefeito.
A síndrome coronariana aguda é um termo amplo usado para descrever um grupo de diagnósticos clínicos causados pelo estreitamento das artérias coronárias e abrange qualquer grupo de sintomas clínicos compatíveis com isquemia miocárdica aguda, causada pelo desequilíbrio entre o suprimento e a demanda de oxigênio no miocárdio, que resulta da doença arterial coronariana.

Júri absolve Negão por maioria de votos

Jota Ninos
Por maioria de votos dos sete membros do Conselho de Sentença, o réu Clodoaldo Sousa dos Santos foi absolvido hoje pela manhã da acusação de ter tentado assassinar Robson Ricardo Dezincourt Diniz em 28 de maio de.2000, após uma discussão em frente à antiga Danceteria Lambassery, no bairro do Diamantino.

A promotora de justiça Érika Menezes de Oliveira ao se pronunciar perante os jurados, disse que não estava convencida pelas provas nos autos de que o réu teria praticado tal crime e pediu que absolvessem o réu por legítima defesa, mesma tese defendida pela defesa patrocinada pelo defensor público Cláudio Araújo Furtado, auxiliado pelo advogado Celso Luís Furtado.
A presidência do júri esteve a cargo do juiz titular da 6ª Vara, Dr. Alessandro Ozanan. O réu recebeu Alvará de Soltura, devendo ser liberado ainda hoje pela Superintendência (Susipe), após as formalidades legais, já que “Negão” só respondia preso por este processo. A sessão terminou às 14h00min.

I Salão do Livro

A Prefeitura de Santarém, através da Coordenadoria Municipal de Cultura e da Secretaria de Turismo e Integração Regional (SEMTUR), está empenhada na elaboração da programação do I Salão do Livro, que acontece, em parceira do Governo do Estado, no período de 23 a 27 de abril, na Praça Barão de Santarém (São Sebastião).
Em relação à proposta inicial de programação, houve uma pequena alteração.
Ariano Suassuna e Içami Tiba vão seapresentar na "Casa de Cultura", e Nelson Motta no Anfiteatro Joaquim Toscano (Museu João Fona).
Ascom/SEMTUR

quinta-feira, 3 de abril de 2008

Katiane Lima sai do Hospital Regional

No inicio de fevereiro deste ano ela entrou, mas saiu quase sem que ninguém soubesse.

Nem bem esquentou a cadeira de assessora de comunicação do Hospital Regional Público do Oeste, a jornalista Katiane Lima, não mais responde pelo cargo.

Inteligente, saiu do barco afundando enquanto dava para ela nadar.

Katiane deixou a função esta semana.

PSDB realizará Seminário em Santarém

O Partido da Social Democracia (PSDB), vai realizar na próxima sexta-feira (11), na Fun House. O evento se iniciará a partir das 8:00hs.
Vários políticos filiados ao partidos de renome nacional estarão presentes, entre eles, já confirmaram presença no Seminário o ex-governador do Estado do Pará Simão Jatene, o presidente nacional do Partido, Senador Sérgio Guerra, os senadores Arthur Virgílio e Flexa Ribeiro, além de deputados estaduais e federais que dividem a legenda.
Prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, lideranças municipais da região Oeste, representantes políticos de aproximadamente 18 municípios também confirmaram presença.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Localizado corpo arrastado pela correnteza

Darte Vasques
Agência Amazônia

O corpo do soldado identificado pelo nome de guerra Abreu foi localizado na tarde de segunda-feira passada. O militar do 53º Batalhão de Infantaria de Selva estava desaparecido desde o último sábado, quando levantou-se a suspeita dele ter se afogado quando tentava atravessar a via conhecida por 'Estrada do BIS', que dá acesso ao quartel do batalhão do Exército, em Itaituba, região Oeste do Estado.

A estrada é a principal via de acesso entre o bairro do Bom Jardim e a cidade. Contudo, em dias de fortes chuvas, o igarapé do Bom Jardim, afluente do Rio Tapajós, costuma transbordar e encobrir boa parte da pista, impossibilitando o acesso das pessoas ao bairro onde vivem vários empresários em mansões luxuosas. Os moradores do Bom Jardim e dezenas de militares que estavam de plantão no quartel durante o final da semana ficaram isolados pelas águas das chuvas que caíram no último final de semana.

Abreu foi visto pela última vez por volta das 23h30 de sábado. O militar teria tentado atravessar as águas do igarapé e possivelmente foi arrastado pela correnteza. Ainda no sábado, horas antes de ter sido dada a falta do militar, um oficial também do 53º BIS tentou atravessar a pista alagada, caiu em um dos pontos críticos da estrada, mas teve mais sorte, conseguindo escapar. A moto dele foi levada pelas águas.

Equipes do Corpo de Bombeiros e dos militares do próprio 53º BIS passaram o domingo e a manhã de segunda no local para tentar localizar e resgatar o corpo do soldado. Ainda na tarde de domingo, uma motocicleta foi localizada no leito da pista, reforçando a hipótese de afogamento. O Corpo de Bombeiros retomou as buscas na manhã de segunda. A Prefeitura Municipal de Itaituba disponibilizou duas lanchas motorizadas para os moradores que precisam se deslocar para suas residências.

O corpo do militar Abreu foi localizado anteontem à tarde. De acordo com informações, os mergulhadores encontraram o corpo do militar preso em um dos bueiros da pista.

Indios de Volta ao Dsei em Itaituba

Walter Tertulino, em seu blog, destaca que lideranças Munduruku voltam a Itaituba pra investirem firmemente mais uma vez contra a direção do Distrito Sanitário Indígena (DSEI)mas precisamente contra o comando do PMDB que está dando as cartas dentro da Saúde Indígena.
Segundo Carlos Akay um dos mais respeitados lideres jovens dos Munduruku, a vinda de algumas lideranças é também atendendo um convite do Presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, que veio verificar in-loco os reclames de indígenas enfermos na Casa do Índio que estariam passando fome dentro da própria CASAI: -nós viemos aqui resolver a situação de escassez de alimentos na CASAI, pois os velhos e crianças doentes estão passando fome citou exemplo, que para 65 indígenas internados a refeição é três frangos e cinco quilos de carne.
Disse que já esperava essa situação devido a ingerência política no Distrito, e que com a indicação de Ângela Régis a coisa piorou muito. Falou ainda que os Munduruku reuniram-se em assembléia na Aldeia Carapanatuba em Fevereiro e ficou decidido pela substituição de Ângela, mas nada foi feito até o momento; acrescentou o líder que os índios se sentem abandonados até pela Funai, que nada faz para ajudá-los na luta contra os maus políticos, e em encontro com o Administrador Regional esse disse-lhe que estaria pedindo exoneração de seu cargo, mas, disse Carlos Akay, Sinto que ele vai pedir pra deixar a Administração porque quer ser candidato novamente em Jacareacanga. Ainda ao final de sua declaração o indígena concluiu: A coisa ta feia mesmo, aqui e em Jacareacanga onde os índios também estão passando fome na CASAI.
by Farol do Tapajós

terça-feira, 1 de abril de 2008

Almir Gabriel segue internado em UTI

O médico e ex-governador do Pará por dois mandatos, Almir Gabriel, continua internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Coração em São Paulo.
Ele deu entrada na UTI na noite de domingo (30/03), sentindo dores no peito e está com suspeita de síndrome coronária aguda.
Segundo informações da assessoria de imprensa do Hospital do Coração, o estado clínico do político é estável, mas não há previsão de alta.

'Pixica' pede para sair da Cosanpa

O advogado Luiz Alberto Figueira, popularmente conhecido como "Pixixa", que havia assumido recentemente a direção local da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) em Santarém, entregou no domingo (30/03) sua carta de demissão a direção regional da Cosanpa e a direção do PMDB, partido qual é filiado.
Obdiência a legislação eleitoral e a falta de autonomia da empresa em Santarém para resolver pequenos problemas foram os fatores decisivos para essa decisão. "Imagina os grandes problemas. Tudo tem que ser por Belém", justificou Luiz Alberto, lembrando que está a disposição do partido nas próximas eleições.
O cargo de diretor local da Cosanpa ficou vago.

Leonam assume quinta

Já é nesta quinta-feira (03/04), a posse do novo desembargador, Dr. Leonam Cruz, que acontecerá no salão nobre do prédio do Tribunal de Justiça do Estado do Pará - TJE, antigo Colégio Lauro Sodré.

Projeto Floresta em Pé

R$ 3,8 milhões
Valor que o governo da França pretende investir na região Oeste através do Projeto Floresta em Pé.
“O projeto é financiado principalmente pelo (FFEM) Fundo Francês para o Meio Ambiente Mundial. Dentre suas vertentes uma delas é promover o manejo florestal sustentável de uso múltiplo no âmbito de uma parceria de empresas e comunidades na região de Santarém”, disse o pesquisador francês do Centro de Cooperação Internacional em Pesquisa Agronômica para o Desenvolvimento (CIRAD), Plínio Sist, ao blog quando do seminário de lançamento do projeto no auditório do Barão Center Hotel, na sexta-feira (28/03).

Não mudou nada

O blog do Dayan Serique que adotou o título Farol do Tapajós como dominio não mudou nada.
Pegou muita gente com o post abaixo:
Itaituba terá candidato único a prefeito em 2008!!!
Roselito Soares, Afábio Borges, Valmir Climaco, Dudimar Paxiúba, Edir Pires e outros pré-candidatos a prefeito de Itaituba, em um churrasco bastante animado e recheado de elogios e rasgação de seda entre eles, decidiram, por unanimidade, abrir mão de suas candidaturas em prol de um só nome. Este nome teria necessariamente que representar, ao mesmo tempo, a unidade da classe política de Itaituba, o clamor da população, grande prestígio político junto ao Governo Estadual e Federal e detentor de excepcional conhecimento de administração pública.
Após longas análises de nomes, surgiu o nome da pessoa ideal para administrar Itaituba, pois todos o viram como a pessoa que atende os pré-requisitos estabelecidos por eles. Eis que, em uma só voz, saiu o nome de “Chapelão” como candidato único de Itaituba, numa frente política suprapartidária jamais antes imaginada.
Muitos podem estar incrédulos a essa notícia, outros morrendo de rir, mas o blog não poderia deixar passar em branco o dia 1º de abril...
Dia da Mentira!!!! kkkkkkk

segunda-feira, 31 de março de 2008

Inverno rigoroso deixa estradas vicinais intrafegáveis

Darte Vasques
Agência Amazônia
O inverno rigoroso da região amazônica trás consigo várias dificuldades que vão se apresentando constantemente, principalmente no que tange a infra-estrutura de estradas e rodovias. As rodovias federais chegam a ficar intrafegáveis. Mas não é só quem precisa trafegar pelas BR-163 (Santarém-Cuiabá), ou pela BR-230 (Transamazônica), que sofre e tem prejuízos.

As estradas vicinais, da região de Santarém, são outro exemplo de desafio e persistência para quem precisa utilizá-las. Os produtos expostos à venda no Mercado Municipal de Santarém vêm, quase que em sua totalidade, de produtores que vivem em comunidades espalhadas pelos arredores da cidade. Esses produtores que diariamente trazem seus produtos mais variados como frutas e verduras, são os responsáveis pela chegada dos alimentos em nossas mesas.

Segundo Luís Araújo de Oliveira, que trabalha com a venda de abacaxis trazidos da comunidade de Fortaleza do Puraqué, próximo as margens do Rio Mojú, aproximadamente 79 quilômetros da cidade, seus produtos dificilmente chegam estragados. “A estrada até Vista Alegre do Mojú está razoável. Agora de Vista Alegre do Mojú até o Arú, que é o restante do caminho, a estrada está em péssimas condições”, reclama o produtor.

Luís Oliveira ressalta que devido às dificuldades que um proprietário de ônibus tem enfrentado nas estradas, o veículo fica parado temporariamente. “Nós estamos sem ônibus. O proprietário retirou o transporte porque a estrada não oferece mais condições de tráfego. Está péssimo mesmo. A estrada ficou interditada por alguns dias, mas ainda está passando carro porque os madeireiros sempre dão uma ‘arrumadinha’”, explica.