sábado, 14 de julho de 2007

Sobrevivente está em Itaituba desde ontem

A única sobrevivente do acidente aéreo envolvendo o avião que era pilotado por Eduardinho, Ednara Silva Gomes Barbalho, moradora da comunidade Creporizão, disse a uma fonte do blog do Dayan, que o avião nem chegou a decolar. "Na tentativa de levantar voou, o avião ao taxiar deslizou na pista e bateu em uma árvore, ocasionado à explosão do avião", disse Ednara Barabalho.

sexta-feira, 13 de julho de 2007

Avião explode e mata 3 três pessoas

Um avião do tipo Bonanza, de prefixo PT-JUH, explodiu quando levantava vôo no garimpo de Porto Seguro, na região de Jacareacanga.
O piloto e outros três passageiros iam de Porto Seguro para o garimpo de Cripurizão.
Entre os passageiros estava uma senhora com a filha e um menino de 8 anos. Não se tem conhecimento ainda do nome dos passageiros.
Segundo informações apenas uma passageira sobreviveu. Suspeita-se que seja a filha da senhora. O piloto Cmt. Eduardo Azevedo Filho, filho do ex-prefeito de Jacareacanga, Eduardo Azevedo, morreu na hora.
É o terceiro acidente aéreo da semana no Oeste do Pará. Os outros dois aconteceram em Novo Progresso e Placas.
O avião de Edu explodiu no ar minutos depois de decolar.
Os corpos ficaram todos carbonizados.

Selo comemorativo registra 25 anos do Tribunal de Contas dos Municípios

Pará
O presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Ronaldo Passarinho, e o diretor regional adjunto da Empresa Brasileira de Correios e Telegrafos no Pará (EBCT-PA), José Antônio Menezes Vieira, lançaram oficialmente, ontem de manhã, o selo personalizado alusivo aos 25 anos do TCM, que transcorrerão em 1º de março de 2008.
A estampilha postal - ilustrada com a logomarca do TCM com dizeres: '25 anos (1983-2008). Uma História de Controle e Parceria' - passou a fazer parte, desde ontem, do acervo iconográfico, bibliográfico e histórico dos Correios e já está sendo utilizada em todas as correspondências do Tribunal.
O Liberal

Associação Comercial de Santarém defende a criação de novos estados

A Associação Comercial e Empresarial de Santarém (Aces) declarou ontem, por meio de nota oficial, que tem um posicionamento diferente da Associação Comercial do Pará (ACP) sobre a divisão territorial do Estado.
A classe empresarial de Santarém e da região Oeste do Estado, segundo a Aces, defende a criação do Estado do Tapajós e avalia que a criação de novos Estados não prejudica o Pará, já que é uma 'excelente estratégia de fortalecimento político, econômico e social de toda a região Amazônica'.
O Liberal

Policiamento comunitário

Foto: DSVasques
Iniciou às 09:00hs no bairro do Mapiri o paradão da Polícia Militar.
É o primeiro grande trabalho sob o comando do Coronel Osmar Costa Júnior.
Segundo Costa Júnior "os órgãos de segurança pública devem se juntar aos comunitários nas ações preventivas não-policiais".

Avião bate em caminhão na Transamazônica

Foto: Edson Azevedo
Placas
Um incidente com um avião bimotor foi registrado na cidade de Placas, ontem por volta do meio dia. O bimotor de prefixo PT-DRM, da empresa Fretáxi foi chamado para transferir Alcides de Matos, vítima de um acidente de trabalho na terça-feira da cidade de Placas para Santarém.
O piloto do bimotor, Cmt. Arnaldo Olímpio Canavarro, errou a pista e pousou na Transamazônica. O avião de pequeno porte colidiu com um caminhão carregado de toras de madeiras, que estava estacionado. A batida danificou a asa direita do bimotor.
Segundo o assessor de comunicação da prefeitura de Placas, Edson Azevedo, não houve feridos, apenas danos materiais. Alcides de Matos já está em Santarém e está recebendo atendimento no Pronto Socorro Municipal.

Feriado ou Facultativo?

Pará
Hoje é ponto facultativo nos órgãos estaduais: Fórum, Delegacia (somente plantão), Setor de Identificação, Núcleo de Justiça, e outros.
Será facultativo no Estado do Pará nos dias 13 (hoje), 20 e 27 de julho.
A portaria, segundo a governadora Ana Júlia Carepa (PT), é uma forma de fazer com que os servidores do Estado (coitadinhos) tenham mais tempo para passar com suas esposas, maridos, filhos que estão de férias escolares, a sogra que vem visitar, etc.

quinta-feira, 12 de julho de 2007

Garimpeiro

Na coluna Repórter 70 (O Liberal), hoje:
Estatuto
A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados aprovou ontem o projeto de lei que cria o Estatuto do Garimpeiro, após onze anos de tramitação. A garimpagem emprega cerca de 350 mil pessoas com carteira assinada, enquanto cerca de 1,5 milhão estão na ilegalidade. Antes de ir a plenário, a matéria passará pelas comissões de Minas e Energia e de Constituição e Justiça. O relator na Comissão de Trabalho foi o deputado Paulo Rocha (PT-PA).

Dia 14 no Entretantos Bar

A dupla vem direto do Mato Grosso para realizar 3 shows em Santarém, mas na verdade Denilson e Rafael são paraenses.

A dupla é agênciada pelo amigo Denival Bitencourt da Sucesso Consultoria.

Contato: (65) 8402-8830

A corrupção no Brasil

O nível de corrupção no Brasil é o pior em dez anos, segundo relatório anual de governança produzido pelo Banco Mundial (Bird) e divulgado ontem. De acordo com o levantamento, o país está em nível inferior ao que se encontrava quando a entidade começou a fazer esse estudo, em 1996.
As melhoras observadas entre 1998 e 2000 (segundo mandato de FHC) e 2002 e 2003 (eleição e primeiro ano de mandato de Lula) foram anuladas pelos resultados dos últimos três anos.
O estudo é feito pelo Instituto do Banco Mundial e classifica 212 países e territórios de acordo com o desempenho em seis itens.
E o blogueiro Ronaldo Brasiliense pergunta: alguém está surpreso?

Surpresa!?

Eis os aprovados no concurso público para provimento de vagas no Centro de Perícias Científicas "Renato Chaves" por classificação.
Em Santarém nenhum dos atuais servidores contrados foi aprovado. Somente um teve bom rendimento na prova ficando em 33º posição:
Assitente Administrativo (12 vagas):
ADRIANA CRISTINA LOPES RÊGO
JOAQUIM JANDER CANTO DO AMARAL
DEBORA MARIA BARROS LOPES
MARA LUIZA DO ROSÁRIO GALÚCIO
FLAVIO MAURICIO FERREIRA MELO
RISONETE SOUSA DA MOTA
SONIA VALERIA PINHEIRO GUIMARAES
BIBIANE GHIOTTI MARCHIORO
POLIANA VIEIRA DA SILVA
CIENE CALANDRINI NEVES DE AZEVEDO
FABRICIO PALHETA COSTA
SIMONE FERREIRA DE LIMA
Motorista (06 vagas):
ANTONIO FERREIRA RUFINO
HERBERT DE LIMA SALES
DAVI SILVA DE OLIVEIRA
NYRLANDES XAVIER
JOENDEL NEVES NUNES
IDUVANY CORREA BERNARDES
Auxiliar Operacional (05 vagas):
ORLEANS SILVA CARVALHO
PAULO SÉRGIO LIZARDO DE SOUZA
PÂMELA DE ANDRADE AZEVEDO
MAYKON VANDRESON OLIVEIRA DOS REIS
JONATHAS LEMOS SANTOS

quarta-feira, 11 de julho de 2007

PM de Santarém recebe lancha para patrulhamento naval

Foto: DSVasques
O comando da Policia Militar de Santarém recebeu na última quinta-feira (5) do governo do estado uma Lancha de Ação Rá­pida (LAR). A embarcação foi entregue pelo comandante da PM no estado, coronel Luiz Cláudio Ruffeil Rodrigues, ao tenente coronel Osmar Vieira da Costa Jú­nior, que responde pelo Comando do Policiamento Regional I (CPR I). A lancha será empregada no patrulhamento fluvial na região do Mé­dio e Baixo Amazonas e, em aproximadamente trinta dias, que é o tempo em que termina o treinamento para operacionalização, ela estará em pleno funcionamento nas águas doces do Tapajós e barrentas do Amazonas.

Segundo o cel. Luiz Cláudio Ruffeil a LAR, batizada de tenente PM Peterson, vai trabalhar principalmente na repressão trafico de drogas por embarcações e ao contrabando de mercadorias. 'É mais um serviço que o governo do Estado está trazendo para Santarém. Essa Lancha de Ação Rá­pida vai possibilitar a ação da Polí­cia Militar nos rios. Faremos fiscalização e repressão a qualquer tipo de infração que seja cometida utilizando embarcações principalmente o trá­fico de drogas', disse o coronel, frisando que a LAR trabalhará não só na fiscalização através do patrulhamento como também na abordagem e revista de embarcações que por ventura possa vir a levantar qualquer tipo de suspeita.

A embarcação é construí­da com chapa de alumí­nio, tem 7,6 metros de cumprimento, capacidade má­xima de transporte para doze pessoas, com potência de 230HPs, equipada com painel de comando e controle do motor, sirene policial, holofote de busca com alcance de 500 metros, duas chaves de ignição, GPS, bússola magné­tica e outros acessó­rios complementares. Ruffeil trouxe ainda na bagagem de visita a Santarém o helicóptero Gavião 01 do Grupamento Aé­reo (GRAER) da PM. O Gavião 01, modelo Esquilo, aeronave ágil, foi brilhantemente apresentado solo e juntamente com a LAR. Durante a solenidade de entrega, pé­talas de rosa foram jogadas sobre a lancha e o Gavião 01. De acordo com o comandante Ruffeil, o Gavião 01 foi trazido somente para 'encher os olhos dos santarenos', mas não veio para ficar. 'Já existe todo um planejamento feito. Nós instalaremos três bases do Grupamento Aé­reo em todo o Estado: Santarém, Marabá e Belém'. Em Marabá, a base do GRAER já foi instalada e está dependendo somente do helicóptero ser repassado, onde já existe o compromisso de que tão logo encerre os jogos do Pan uma das aeronaves irá para Marabá e a outra virá para Santarém. 'Em futuro bem pró­ximo será instalada uma base do GRAER em Santarém', concluiu.
Agência Amazônia

Congresso da Paz reúne 65 mil pessoas em Santarém

A 13ª edição do Congresso da Paz reuniu cerca de 65 mil pessoas no está­dio Barbalhão, em Santarém, durante os três dias do evento, segundo a Polí­cia Militar. Uma carreata pelas ruas da cidade, realizada no dia 5, marcou o iniciou do evento que é aberto a todas as religiões.
Este ano marcaram presença no Congresso da Paz os Pastores Abe Huber, de Fortaleza, e Hernane Santos, de Curitiba, que foi o preletor principal. Para animar os participantes, a Igreja da Paz trouxe os cantores Carlos Rilmar, de Fortaleza e David Quinlan, de Minas Gerais.
Agência Amazônia

Mais de 250 taxistas interditaram avenida durante protesto

A informação sobre a provável invasão dos prédios da Coordenadoria Municipal de Trânsito de Itaituba (Comtri) e da Diretran chegaram nas residências dos itaitubenses em primeira mão pelo apresentador Rozza Paranatinga, âncora do Jornal Eldorado, na sexta-feira (06), quando na ocasião, Paranatinga, informou que o sindicato dos taxistas de Itaituba estava se organizando para um manifesto.
O objetivo é pressionar a Comtri a coibir o transporte alternativo por parte dos mototaxistas, que tomou as ruas da cidade e estão trabalhando tranqüilamente apesar de não estarem devidamente legalizados em Itaituba, o que estaria prejudicando a classe dos taxistas, que querem providências urgentes dos órgãos de trânsito, no sentido de coibir o transporte público de passageiros por motos.
Por volta das 10:00h, de ontem, centenas de taxistas interditaram a Avenida Marechal Rondon, uma das mais movimentadas do município e ocuparam o prédio da Comtri. Com a presença maciça dos taxistas a interdição deu na rotatória, na confluência de outras vias bastante movimentadas, como a Avenida Belém e a Rodovia Transamazônica.
A prefeita em exercício Antonieta Lima se reuniu com as categorias, houve muita discussão, mas ficou decidido que tão logo o prefeito Roselito Soares chegue de viagem o projeto será encaminhado à Câmara dos Vereadores para ser votado. Antônio Araújo, presidente do Sindicato dos Taxistas de Itaituba, disse que o titular da Comtri “está empurrando com a barriga”. No fim da tarde a PM conseguiu desocupar a sede da Comtri.

terça-feira, 10 de julho de 2007

Alter do Chão se prepara para o Festival Borari 2007

A Vila Balneária de Alter do Chão se prepara para mais uma edição do Festival Borari, uma atração a mais na programação de Férias.

O cacique Rosivaldo Maduro conhece bem as tradições do povo Borari. Nos tempos modernos a riqueza cultural repassada a cada geração ganha mais divulgação durante o festival. "Hoje está se tentando resgatar um pouco da origem Borari, da nossa cultura indígena".

O festival começou a ser realizado na década de 90 e a cada edição atrai mais visitantes a vila de Alter do Chão.

A festividade retrata a origem dos índios Borari, os primeiros habitantes da vila.

O ritual, as danças e os alimentos típicos despertam a atenção dos atuais moradores envolvidos na preparação da festa.

Este ano o festival acontece de 13 a 15 de julho.

De acordo com a presidente do Conselho Comunitário, Darcilei Viana, esse ano as pessoas que forem a vila poderão conhecer ainda mais a cultura do povo Borari. “A gente tem trabalhado com atividades culturais dos povos indígenas daqui de Alter do Chão, os Borari. Esse ano a gente pretende trazer os povos pra participar dos rituais. Pra que todos conheçam a nossa cultura”.

Esse ano outros povos indígenas irão participar do festival. Outra novidade é a parte esportiva da festa. O povo Borari vai ter um novo desafio. As competições vão resgatar os antigos rituais indígenas, como a competição de remo. A premiação vai acontecer na praça da Vila.

Cissa Loyola


Prefeito de Jacareacanga vai processar sindicalista

O prefeito do município de Jacareacanga, Carlos Veiga, vai processar por calúnia e difamação Isaque Dias, coordenador regional do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Pará (Sintepp) de Itaituba. Segundo o prefeito, o sindicalista visitou o município do sudoeste paraense, a pedido de vereadores da bancada de oposição ao seu governo, e em seguida fez declarações caluniosas e difamatórias sobre o seu governo na imprensa da região.
Carlos Veiga afirma que o objetivo do sindicalista foi de prejudicá-lo politicamente, pois, segundo ele, as informações repassadas por Isaque à imprensa são infundadas. As principais acusações pairam sobre o gerenciamento dos recursos do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica). “Ele diz que Jacareacanga e Itaituba recebem quase o mesmo valor do Fundeb, mas esse fundo varia de acordo com o número de alunos da cidade. Nós que possuímos uma população de 30 mil habitantes temos 5 mil alunos. Itaituba tem uma população de 150 mil habitantes. Como poder ser o mesmo valor?”, questiona o prefeito, acrescentando que houve má fé na divulgação das informações erradas.
Agência Amazônia

Pancadaria

Fontes do blog acabaram de informar que em Itaituba está a maior pancadaria entre taxistas e motocondutores ilegais nas ruas da cidade.

A polícia, neste momento, está tentando controlar a situação na Avenida Nova de Santana, mas a coisa está feia!

R$3 milhões serão investidos na reforma do Hospital Municipal

Santarém
O Hospital Municipal vai ser reformado para dar sustentabilidade ao funcionamento do Hospital Regional do Oeste do Pará. Cerca de 3 milhões de reais serão investidos nas novas dependências do Municipal.
De acordo com a prefeita Maria do Carmo, os recursos vão ser disponibilizados pelo governo do estado. O valor será aplicado na reforma do hospital municipal, que vai ser adequado para dar melhores condições de funcionamento ao Hospital Regional. “Vamos ampliar a reforma a urgência e emergência. Contratar novos médicos. Melhorar os equipamentos e aumentar o número de leitos na Unidade de Terapia Intensiva, hoje nós temos sete leitos, e com a reforma teremos dez”.

Premiação

Foto: Ronaldo Ferreira
Duas atletas que fazem parte do Programa Bolsa Atleta, da Prefeitura de Santarém, tiveram destaque em competições de natação estadual.
Ellem dos Santos Leal (foto), 15 anos, foi a 1ª colocada nos 100 metros livres e 2º lugar no revezamento. Gisele Vieira Marinho, 12 anos, levou o 3º lugar nos 50 metros livres e o 2º lugar no revezamento. Elas competiram em categorias diferentes em Belém.
Divisão de Comunicação - PMS

Agentes ambientais voluntários serão capacitados

Nos dias 19 e 20 de julho, técnicos do Instituto Sócio Ambiental de Santarém (ISAM) irão ministrar no auditório do CIAM, uma capacitação aos agentes ambientais envolvidos no programa de arborização “Santarém Verde”, coordenado pela Prefeitura.
Desde seu lançamento, em março deste ano, o Programa já contemplou 16 bairros do município, em 26 ações realizadas. Segundo dados fornecidos pelo ISAM, já foram plantadas 1.020 mudas de árvores e doadas 1.300.
A segunda etapa do plantio deve ser realizada nos meses de novembro e dezembro de 2007.

Celpa muda de endereço

A Celpa inaugura quinta-feira (12) oficialmente a sua nova agência de Atendimento ao Cliente, em Santarém. Em um espaço amplo, mais confortável e com acesso a vários bairros da cidade, a agência está localizada no térreo do Shopping Amazônia Boullevard, na Avenida Mendonça Furtado, 2946, bairro de Fátima.
A agência atende o município de Santarém, as vilas de Mojuí dos Campos, Ponta de Pedras e Alter do Chão.
O atendimento continua funcionando de 08h às 15h, e os números telefônicos mudaram para (93) 3522 7772 e 3522- 7880.
As solicitações dos serviços da Celpa também continuam sendo atendidos, gratuitamente, através 0800 96 01 96 e pela internet: www.celpa.com.br
No site da Celpa é possível executar serviços como Consulta a Débito, Impressão de 2ª Via de Conta e Pagamento de Contas.
Celpa

2º Lote de Restituição está liberado

Desde ontem está disponível a consulta no site da Receita Federal do Brasil (www.receita.fazenda.gov.br) dos contribuintes que receberão suas restituições do Imposto de Renda no 2º Lote.
Estas restituições serão creditadas em conta na próxima segunda-feira, dia 16/07.
Na jurisdição da DRF Santarém, neste 2º lote são 1.345 restituições, num valor total de R$ 1.952.300,50, significando um valor médio a restituir de R$ 1.451,52.
Com este segundo lote, totalizaram 2.295 restituições.
Estão aguardando os próximos 5 lotes de restituição 12.052 restituições num valor total de R$ 9.770.174,17.

Taxistas fazem manifesto em Itaituba

Cerca de 250 taxistas de Itaituba iniciaram uma manifestação na manhã desta terça-feira, 10, com o objetivo de pressionar os órgãos de trânsito a coibir o transporte alternativo (mototaxi clandestino) que nos últimos dias infestaram as ruas da cidade, prejudicando o comércio dos taxistas que alegam que pagam impostos e estão devidamente legalizados.

Desde o início de 2006, o executivo municipal vem adiando a regulamentação do transporte alternativo na cidade, com isso dificultando a vida de ambas as categorias. A princípio taxistas e mototaxistas se enfrentaram nas ruas na tentativa de cada um defender o seu espaço, contundo optaram por decidir através dos poderes constituídos.

No entanto, com o crescimento do número de mototaxistas, os taxistas se irritaram e passaram a cobrar da Coordenadoria Municipal de Trânsito, pois a categoria mototaxi não está legalizada.
Provínvia do Tapajós

Ufa!

Depois de quatro dias sem conseguir postar, hoje minha briga com o blog acabou e volto a postar normalmente.