quarta-feira, 24 de outubro de 2007

FIT apresenta resultados das oficinas culturais

A população santarena e, em especial, os freqüentadores da orla, terão neste sábado (27) uma atração a mais. A noite de sábado na orla não será apenas de caminhada e namoro, mais também de momentos culturais oferecidos pelas Faculdades Integradas do Tapajós como mostra de resultados das oficinas de danças folclóricas do Projeto Raízes Caboclas que objetiva resgatar e divulgar as mais importantes manifestações populares tradicionais e as expressões de identidade da cultura regional, em especial a música e as danças de origem afro-indígena.
O Projeto Raízes caboclas, que foi iniciado no ano passado, está tendo continuidade neste ano com a oferta de três oficinas: confecção de instrumentos, percussão regional e danças folclóricas tradicionais ministradas por arte educadores de Belém e os resultados são surpreendentes e precisam ser apresentados a comunidade local.
Segundo a professora Terezinha Amorim, coordenadora do Núcleo Cultural da FIT, “a sociedade só valoriza aquilo que conhece e esta apresentação na orla é o momento do conhecimento da nossa cultura e das nossas tradições. Então esperamos que o público prestigie e vivencie momentos de lazer e de aprendizado cultural”.
Entre as danças que serão apresentadas pelos participantes do projeto estão o Lundum; a Marujada; as Pretinhas D’Angola e o Siriá que serão acompanhados por percussionistas treinados nas proprias oficinas do projeto com os instrumentos confeccionados por eles.
As apresentações acontecerão a partir das 20hs, na praça da orla em frente ao Complexo Arquitetônico de N.S. da Conceição.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Incra atende 600 pessoas em mutirão de documentação

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) atendeu cerca de 600 pessoas no último mutirão de documentação de trabalhadores e trabalhadoras rurais. Foram beneficiadas, na última sexta-feira (19), 10 comunidades de várzea de Santarém (PA). Atuaram como parceiros do mutirão, órgãos das esferas municipal, estadual e federal, além do Poder Judiciário e dos movimentos sociais, a exemplo da Colônia de Pescadores Z-20.
As famílias foram cadastradas para a posterior emissão de documentos, como a carteira de identidade, o CPF, a carteira de trabalho e o registro de nascimento. Para tanto, o Incra articulou a participação da Polícia Civil, dos Correios, do Cartório do 3º Ofício de Santarém e da Delegacia Regional do Trabalho (DRT).
As populações ribeirinhas também tiveram acesso a palestras, dentre as quais, da Receita Federal, com foco na educação fiscal; e da Defensoria Pública do Estado, com a abordagem dos direitos e deveres dos cidadãos.
O mutirão da documentação é uma ação articulada do Incra que faz parte do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural. Apesar de ser direcionado à mulher, o programa não faz distinção de sexo para a documentação. Homens e mulheres são beneficiados nesta política de inclusão social.
Balanço parcial
Em três mutirões de documentação, foram atendidas cerca de 1.150 pessoas, distribuídas em 28 comunidades de várzea de Santarém. Desde a implantação do programa no Oeste do Pará, em junho deste ano, a abrangência tem aumentando a cada edição. Se na primeira foram beneficiadas 115 pessoas, na segunda, 435, e na última, 600.
Assessoria de Comunicação

Cacau orgânico

A produção de cacau orgânico na região da Transamazônica cresce a cada dia, incentivada por associações e cooperativas, com apoio das ONG’s Fundação Viver, Produzir e Preservar (FVPP) e DED, da Alemanha. O cacau orgânico não usa agrotóxico e tem cerca de 30% mais valor que o tipo comum. O próximo passo do programa é certificar, com selo, propriedades que produzem esse tipo de cacau.
'Repórter Diário' do Pará

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Caso Stang

Clodoaldo testemunha e diz que Rayfran efetuou disparo contra a freira americana. Sentença sai ainda hoje.

Ladrão honesto

Um homem que assaltou um posto de combustíveis em Itaituba, sábado (13/10), procurou o empresário Wilmar Freire, quinta-feria (18), proprietário, para olhem-só, devolver o dinheiro do assalto.
Como ele já tinha gastado algum entregou pouco mais de R$200, comprometendo-se a devolver o restante, cerca de R$250, hoje.
Wilmar Freire, foi convidado para prestar depoimento sobre o ocorrido, mas, disse que não iria porque está decepcionado com a Polícia Civil da ciade que não conseguiu botar a mão nos ladrões.

Lista dos aprovados no Exame da OAB/Subseção Santarém

Aline Mara Batista Paulino

Aline Pinheiro Neves Navarro

Aucilene Alvarenga de Souza

Carim Jorge Melem Neto

Eliziane Lima Alves

Erick Rommel Gomes Cota

Erika Naiana Daquino Pires

Francinaldo Figueira Bentes

Hygo Rodrigues Menezes

Joelma Pontes Lobato

Judith Costa Vieira

Levinelson Nascimento da Costa

Luiz Ernesto Souza Leal

Marcelo Guimaraes Martins

Marcia Rochelli Santos de Sousa

Maryangela Lima Pessoa

Mauro Vitor Silva Pedroso

Nivea da Conceicao Castro Vieira

Olivaldo Lisboa de Brito Junior

Paulo Roberto Silva Costa

Rilva Cibele Farias Lira

Rogerio Correa Borges

Rose Kelly da Silva Lobo

Sostenes Camilo Magalhaes Costa

Thalita Melo de Farias

Wlandre Gomes Leal

Entre os aprovados teve um um único candidato com 10 na prova subjetiva do exame.

Rogerio Correa Borges

Há três anos não se repetia o feito.

Pará é alvo da insegurança com invasões de terras

"Não é preciso que mais irmãs Dorothys sejam assassinadas para que a imprensa nacional venha dizer da ausência do Estado. Ela não se dá apenas na área da segurança pública. Ela se dá também nas questões fundiária, agrária, da saúde, da educação, do transporte e das vias do escoamento da produção ou de chegada de bens para fortalecer aquelas comunidades que se integram na Amazônia com o objetivo de produzir."
Do deputado federal Giovanni Queiroz (PDT-PA) em discurso na Tribuna da Câmara dos Deputados em que solicitou à Justiça e autoridades responsáveis pela Segurança Pública no Estado do Pará rigor contra a atuação de quadrilhas organizadas, especializadas em invasão de terras.
Queiroz disse ainda que "temos visto diariamente pelo rádio, pelos jornais e pela televisão a criminalidade no Brasil. Todos nós. As revistas semanais também fazem essa abordagem. Parece que a situação vem num crescente. Nos grandes centros já se trava uma verdadeira guerrilha urbana. O Estado brasileiro já se sente intimidado, e até vencido, em algumas situações", destacou.