sexta-feira, 22 de junho de 2007

Mundo: Holocausto pode ter sido “vingança"

Hitler teria contraído doença de uma prostituta judia, motivando-o a iniciar a perseguição
Uma teoria apresentada em um congresso de psiquiatras na Escócia sustenta que Adolf Hitler pode ter se tornado um homem violento após ser contaminado pela sífilis transmitida por uma prostituta judia. A possibilidade foi apontada pelo psiquiatra Bassem Habeeb, em um artigo acadêmico.
Segundo Habeeb, a doença teria sido transmitida a Hitler depois que ele manteve relações sexuais com uma prostituta judia, em 1908. À época uma doença incurável, a enfermidade pode levar à loucura, mudanças bruscas de humor e paranóia. “Se a vida de Hitler for analisada pelas lentes de um diagnóstico de sífilis, uma pista leva a outra, até emergir um padrão de infecção progressiva de uma doença que pode ter definido Hitler desde sua juventude”.
Habeeb acrescentou que existem “amplas evidências” de que o líder nazista, que procurou eliminar os judeus através do Holocausto, era portador de sífilis. Anotações do diário do médico de Hitler, Theo Morrell, indicaram que o paciente sofria de crises gástricas (de estômago), lesões de pele, mal de Parkinson e mudanças bruscas de humor - sintomas de sífilis, observou o Dr. Habeeb.
Ele disse que Hitler tinha ainda “sintomas de comportamento criminoso, paranóia e mania de grandeza”, que poderiam ser interpretados como indicadores de neurossífilis, ou seja, da doença em seu estado avançado. Em seu livro, “Mein Kampf” (Minha Luta), Hitler dedica uma dezena de páginas à sífilis, afirmando que a eliminação da “doença de judeus” deveria ser “uma tarefa de toda a nação alemã”.
Historiadores e médicos já haviam apontado a possibilidade de que o líder alemão tivesse sífilis. Mas, segundo Habeeb, ninguém tinha ainda percorrido os sintomas até encontrar uma ligação entre o estágio avançado da doença e os traços da personalidade de Hitler que acabaram influindo no desenvolvimento do Holocausto.


(BBC Brasil)

Democratas apóia Helenilson para integrar CNJ

Brasília
O Democratas (DEM) oficializou o nome do paraense Helenilson Cunha Pontes para concorrer à vaga da Câmara dos Deputados no Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que exerce o controle externo do Poder Judiciário. Nascido em Santarém, Helenilson Pontes é um dos maiores especialistas em tributação do país. Atualmente é advogado, professor da Universidade de São Paulo e articulista do Jornal O LIBERAL.
O partido acolheu a sugestão do deputado Lira Maia (DEM-PA), que definiu o jurista como o mais preparado para o cargo. Conforme o parlamentar, as possibilidades de a Câmara escolher Helenilson são grandes. 'É uma disputa que não há unanimidade partidária, e ele está tendo votos em quase todos os partidos. Além do DEM, o PPS, o PCdoB, PP, PSB e parte do PSDB já fecharam questão em torno do nome dele', ressaltou.
Os concorrentes para a vaga da Câmara são apresentados pelos líderes partidários, e a votação em plenário ocorre de forma secreta, em turno único, com eleição por maioria simples. A votação do representante para o CNJ, que ocorreria juntamente com a escolha do representante para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) nesta semana, foi suspensa pela Mesa Diretora da Casa. Entre os três nomes escritos para o CNPM, um deles já era membro do Ministério Público e, por ser um órgão de controle externo, o Supremo Tribunal Federal (STF) impediu, através de liminar, a votação. Por analogia, o presidente da Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), decidiu também suspender a votação para o CNJ. A suspensão permanecerá até a decisão final do Supremo sobre o mérito da matéria.
O Conselho Nacional de Justiça e o Conselho Nacional do Ministério Público foram criados com a reforma do Judiciário e instalados em junho de 2005. O CNJ é composto por 15 conselheiros, e o CNMP, por 14. O mandato dos integrantes de ambos os conselhos é de dois anos. Os membros devem ter mais de 35 e menos de 66 anos de idade. De acordo com a Emenda Constitucional 45/04, cabe à Câmara indicar um integrante para cada conselho. Os nomes escolhidos são submetidos ao Senado. Se forem rejeitados, a Câmara tem um prazo de 15 dias para indicar novos nomes.
O Liberal

Dom Capistrano na Itália

Bispos e cardeais franciscanos de todo o mundo encerram ontem, na cidade de Assis (Itália), um encontro realizado pela primeira vez em 800 anos.
O bispo de Itaituba, dom Capistrano Francisco, marcou presença no evento.
Blog do Jeso

Ibama no Pará tem superintendente substituto

A Superintendência do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), no Estado do Pará, informou, que desde a quarta-feira (20) tem como Superintendente Substituto, o Procurador Federal Aníbal Pessoa Picanço, conforme nomeação no Diário Oficial da União, e que por isto, o Procurador passa a responder pelas atribuições da Superintendência no estado do Pará. De acordo com o Instituto pelas gerências de Santarém, Marabá e Altamira, respondem respectivamente os Analistas Ambientais Daniel Cohenca, Antônio Augusto Ferreira e Roberto Scarpari.
Fonte: Portal ORM

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Motorista de caminhão desaparece durante viagem a Santarém

Santarém
Polícia investiga o desaparecimento de um motorista. O homem que conduzia um caminhão sumiu durante a viagem de Santana do Tapará a Santarém. O caminhão embarcou na comunidade de Santana do Tapará para uma viagem de duas horas e meia, até Santarém. As informações, que ainda são poucas, dão conta de que havia um ajudante acompanhando o motorista do veículo.
A polícia conseguiu localizar o homem que informou ao titular da delegacia de homicídios que, após o embarque, o motorista ficou esperando a saída da balsa. Ele atou uma rede em um ponto isolado da embarcação e dormiu. Quando a balsa chegou a Santarém, o caminhão ficou abandonado, o que chamou a atenção dos responsáveis pela balsa. O fato foi comunicado ao plantão de polícia, que providenciou buscas em conjunto com o corpo de bombeiros.
Segundo o delegado de homicídios, Sílvio Birro, a falta do motorista foi dada quando por ocasião do desembarque os tripulantes foram fazer a contagem dos passageiros e a cobrança pela travessia. O caminhão de Placa JLH – 2826 se encontra no pátio da Seccional onde foi periciado.
A polícia fez uma rápida vistoria no interior do veículo e encontrou mercadorias e cerca de R$ 1.800,00 em espécie. A única informação pessoal sobre o motorista é que ele é comerciante. Por enquanto, são consideradas algumas hipóteses, mas, de acordo com a polícia, nada ficou confirmado. Como informou Sílvio Birro. “Existe várias hipóteses, de que ele poderia ter sido empurrado ou ainda de não ter embarcado. Nós vamos apurar através de inquérito policial o desaparecimento dessa pessoa. Foi solicitado o apoio do Corpo de Bombeiros para a realização de algumas buscas no local. A Capitania dos Portos também já foi acionada.”
Mauro Torres

Servidores do Incra fazem passeata pela cidade

Servidores do Incra em Santarém fazem neste momento um manifesto contra o descaso do governo federal com o órgão. Vestidos com coletes pretos e com faixas eles tentam chamar a atenção da sociedade santarena. Neste momento caminham pela Avenida Tapajós.
Greve
A greve dos servidores do Incra foi deflagrada a nível nacional em 21 de maio. Os servidores alegam que não receberam nenhuma resposta concreta as suas reivindicações e acreditam que o atual governo federal parece adotar com o funcionalismo público a mesma postura dos governos anteriores: desqualificação e arrocho salarial.
Segundo Cândido Cunha, do comando de greve, a paralisação está se alongando. “Eles (governo federal) se recusam a negociar conosco, inclusive já anunciou o corte do ponto”.
Ainda de acordo com ele, os servidores estão com os salários cortados.
Para os servidores a perspectiva de mais de 10 anos sem novas injeções de recursos significará um longo período de perdas salariais e paralisação no processo de preenchimento das vagas ociosas.

Irmão são presos sob suspeita de tráfico

Dois irmãos foram presos na madrugada desta quarta-feira em Santarém acusados de tráfico. Há algumas semanas a policia vinha investigando Maria Iêda dos Santos Vidal, de 41 anos, e Evandro dos Santos Vidal, de 36. Eles foram autuados em flagrante sob suspeita da prática de tráfico de drogas.

Os acusados foram presos no Bairro do Santarenzinho, em uma boca de fumo que estava sendo monitorada há algumas semanas pela Policia Civil. Com eles foram encontradas sete petecas de pasta à base de cocaína, uma delas com cinco gramas, além de 220 gramas de maconha.
Os irmãos foram encaminhados para o Centro de Triagem de Santarém anexo a Seccional da Policia Civil.

Tremor de terra atinge Tucuruí

Na Folha Online, hoje:
Um tremor de terra atingiu na noite desta quarta-feira, 20, a cidade de Tucuruí (350 km de Belém), no sudeste do Pará.
Por volta das 22h40 de ontem, um barulho semelhante ao de um trovão foi ouvido e, em seguida, foi sentido um leve tremor de terra em vários pontos da cidade, que durou cerca de 10 segundos.
De acordo com a polícia militar, o tremor teria sido um pouco mais forte na Vila Permanente, que fica próxima a uma barragem da Eletronorte, cerca de 7 km distante do centro da cidade. Na região, várias pessoas foram para a frente das casas assustadas com o tremor.
Não há informações de feridos.

Só faltam 990

Itaitubense de 13 anos, Romário marcou mais um gol pelo Vasco.
O atacante, que joga pelo time mirim e ganhou o nome do craque dos 1.000 gols por causa da admiração do seu pai pelo Baixinho, balançou a rede na goleada sobre o Olaria por 6 a 0, pelo Campeonato Carioca da categoria.
É o décimo gol do atacante em apenas quatro jogos com a camisa cruzmaltina.
[Clique aqui], para ler mais.
Jeso Carneiro

Maria rumo à reeleição

Deu no Blog do Alailson

Confirmado. Maria do Carmo será a candidata do PT nas eleições para prefeitura de Santarém.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Escândalos de corrupção no Brasil

De Geisel a Lula


No governo Ernesto Geisel (1974-1979): 10 escândalos

João Figueiredo (1979-1985): 11

José Sarney (1985-1990), o recorde negativo: 6 escândalos


No governo Fernando Collor (1990-1992), as coisas começam a esquentar: 19 escândalos



Governo Itamar Franco (1992-1994), para quem sente saudades dele, comparece com 31 escândalos

Governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), 44

Lula (desde 2003), recordista absoluto: 101 escândalos ainda não incluindo a Operação Xeque-Mate.

Fonte: Wikipédia

Guedes assume NEAD

O ex-secretário de Planejamento do governo do Pará, Carlos Guedes, é o novo coordenador nacional do Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural (NEAD), do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
O NEAD é um projeto de cooperação técnica entre o MDA e o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) que promove estudos e pesquisas com a intenção de avaliar e aperfeiçoar políticas públicas voltadas à reforma agrária, agricultura familiar, e desenvolvimento rural sustentável.
5ª Emenda

IBGE cumprirá prazos do Censo no Pará

As características geográficas do Pará estão dificultando um pouco a realização da Contagem Populacional e do Censo Agropecuário pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Apesar disso, o diretor regional do Instituto, Antônio Biffi, diz que o Estado cumprirá o prazo previsto para o encerramento da coleta, que é o dia 31 de julho. 'Em 31 de agosto deveremos divulgar o resultado da Contagem Populacional e, a partir de outubro, começaremos a apresentar as primeiras informações do Censo Agropecuário', afirma. Até o momento, os 2,5 mil recenseadores que trabalham no Pará concluíram 25% do universo da Contagem, estimada em 4,2 milhões de pessoas. Com relação ao Censo Agropecuário, o número de propriedades rurais já visitadas chega a 42 mil, de um total estimado em 260 mil estabelecimentos.
Algumas regiões do Estado, explica o diretor do IBGE, apresentam atraso maior na coleta de informações, como as das áreas de influência das rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá. Nesses dois locais, o trabalho dos recenseadores só começou no final de maio, com o início do período de estiagem. Em outros pontos do Estado, no entanto, a coleta corre em ritmo acelerado para aproveitar condições climáticas favoráveis ou evitar distorções.
Um exemplo do primeiro caso é a região dos rios Xingu e Iriri, onde a coleta teve que ser acelerada para evitar que a seca interfira no acesso dos recenseadores aos municípios, onde só se chega por via fluvial. Nas cidades balneárias, o IBGE corre para encerrar a coleta antes do início de julho, para evitar que a afluência de veranistas dê um resultado falso à contagem nos municípios.
A Contagem Populacional vem sendo realizada pelo IBGE em todas as cidades brasileiras com menos de 170 mil habitantes. No Pará, dos 143 municípios, apenas Belém, Ananindeua, Marabá e Santarém estão fora da pesquisa. Apesar das dificuldades, os Censos 2007 ganharam um importante aliado, que está ajudando a reduzir sensivelmente as dificuldades logísticas na Região Norte. É o Personal Digital Assistant (PDA), um computador de mão que substituiu o questionário de papel. O PDA, explica Biffi, é equipado com um receptor GPS que permite ao recenseador localizar-se na região de trabalho e captar as coordenadas geográficas de estabelecimentos e domicílios rurais. 'O banco de dados que estamos formando oferecerá números gerais que poderão ser usados para a definição de políticas fundiárias pelo Estado, por exemplo, mas não apontarão problemas isolados de um estabelecimento rural', explica o diretor regional do Instituto.
O Liberal

Seminário discute sobre situação de estradas e vicinais da região

Aconteceu ontem um seminário com gestores dos vinte e seis municípios do Oeste do Estado para discutir sobre a situação das estradas e vicinais da região. O objetivo do encontro é discutir melhorias nas estradas do Oeste do Pará, as formas de aperfeiçoamento das técnicas de qualidade para obras públicas no Estado, além das demandas e prioridades das vicinais dos projetos de assentamento e seus acessos às rodovias estaduais e federais.
Gilmar Pastana, titular regional da SETRAN (Secretaria Executiva de Transporte) falou que a parceria feita com o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), o Estado e a prefeitura facilitarão as discussões sobre as estradas. “A gente entende que essa é uma fórmula positiva de dar resposta as demandas que nós temos aqui, sobretudo em relação às estradas, como a Santarém - Curuá-Una. Segundo o titular da SETRAN, o secretário estadual está aqui juntamente com uma equipe técnica de Belém para acompanhar o "desenrolar do início das obras".
As estratégias para o desenvolvimento da infra-estrutura do Oeste do Pará foram apresentadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, o INCRA. Pedro Aquino, superintendente do instituto, garante que estão disponibilizando o orçamento do órgão para fazer um debate juntamente com o governo do Estado e a Secretaria Executiva de Transporte e as prefeituras. “Vamos estar fazendo um debate pra vermos como vamos agir de forma conjunta”. O seminário é resultado de discussões entre os representantes de diversos órgãos, lideranças comunitárias e entidades ligadas ao setor de transporte.
No Tapajós

terça-feira, 19 de junho de 2007

MDA/PA firma convênio para assistência técnica que pode chegar a R$ 10 milhões

A Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) assinou, nesta segunda-feira (18), um convênio no valor de R$ 4,8 milhões com a Secretaria de Estado de Agricultura do Pará (Sagri). Os recursos serão destinados ao Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural Pública do Estado do Pará (Progater). A previsão é de que até o final de 2007, sejam repassados ao programa R$ 10 milhões. A reunião aconteceu no gabinete da governadora do Estado, Ana Júlia Carepa.
O encontro contou com a presença do secretário de Agricultura Familiar do MDA, Adoniram Peraci, do secretário de Agricultura do Pará, Cássio Pereira, do delegado federal do MDA no Pará, José Abucater, do Superintendente da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) na região, Arapiraca da Silva, de representantes de movimentos sociais e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O evento foi precedido de uma audiência com a governadora, na qual se discutiu a importância do Progater para o Estado.
O delegado federal do MDA/PA, José Abucater, destacou que o programa vai aumentar a qualidade dos serviços de assistência técnica e extensão rural para os agricultores não assentados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), como quilombolas, indígenas e ribeirinhos. “Esses treinamentos vão auxiliar na melhoria da produção agrícola. Isso certamente se refletirá nas vendas. Outro benefício é que esses agricultores passarão a ter acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”, explicou.
Assessoria de Comunicação MDA

Festival de Barreiras foi um sucesso

O Festival de Barreiras foi um sucesso de espetáculo e público. A Participação da Prefeitura de Itaituba, da Companhia Amazônia Viva, dos moradores, da Imprensa e da população que foi até o Festival é sinal de que quanto mais parcerias se fizerem, melhor será para Barreiras e para o próprio Festival, que devido ao seu desempenho deste ano, ganhou o status de evento regional, visto que, pessoas de outras cidades estavam prestigiando o evento.
Tanto o Espetáculo organizado pela Companhia Amazônia Viva, que preparou a apresentação dos Peixes Aracu e Piau, quanto à infra-estrutura cedida pelo Prefeito Roselito Soares para conclusão do barracão comunitário, onde ocorreu a festa dançante, bem como em proporcionar segurança e saúde através de equipe de saúde e dos agentes de trânsito, assim como garantir a presença do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, foram ações altamente positivas e não houve nenhum incidente registrado no evento.
O III Festival de Barreiras encantou a todos que tiveram a oportunidade de assistir ao espetáculo proporcionado pelos Peixes Aracu e Piau. Criatividade e dedicação foram as marcas do festival, pois percebia-se nos semblantes dos integrantes que cantavam as músicas de seus peixes a alegria e a empolgação de estarem lá, proporcionando tal show.
Alguns pontos, porém, precisam ser reconsiderados, pois a organização subestimou o evento, era esperado em torno de 4 mil pessoas e segundo projeção da polícia militar a população presente superou os 7 mil , ocasionando a falta de alimentos para muitos visitantes. Este fato, porém não tira o brilho do Festival de Barreiras, pois acreditamos na capacidade de interação das entidades que ajudam a comunidade a realizar o festival e que juntos saberão conduzi-lo a níveis cada vez mais altos.
Dayan Serique

AMB debate o futuro da saúde do Brasil em Belém

Em 21 de junho, a cidade de Belém/Pará, recebe importantes lideranças médicas para debater o atual quadro da saúde e da medicina do País. O objetivo é apontar propostas de mudanças que possam viabilizar urgentemente uma melhor resolutividade para o sistema e uma assistência de mais qualidade aos cidadãos.

Toda a Diretoria da Associação Médica Brasileira (AMB) estará reunida, das 8h às 18h, no Hilton Belém Hotel. Na agenda de discussões, temas extremamente relevantes, como contingenciamento de recursos para a saúde, formação médica, abertura indiscriminada de faculdades de medicina, revalidação de diplomas de formados em Cuba e outros países, relação das empresas de planos de saúde com pacientes, médicos e demais prestadores de serviços, valorização do trabalho e regulamentação da profissão do médico.

O presidente da Associação Médica Brasileira, José Luiz Gomes do Amaral, conduzirá os trabalhos, que ainda contemplarão debates sobre a implantação/consolidação da Classificação Brasileira Hierarquizada de Procedimentos Médicos no sistema suplementar de saúde e a atuação das entidades na área parlamentar, com vistas a sensibilizar deputados e senadores a aprovar projetos benéficos ao correto exercício da medicina e a um atendimento de excelência aos cidadãos.

Encontro deliberativo AMB
21 de junho de 2007, das 8h às 18h
Hilton Belém Hotel
Avenida Presidente Vargas, 882 - Centro
Belém - PA
Telefone - (91) 4006-7000

domingo, 17 de junho de 2007

Comércio fechas as portas em Itaituba

Empresários e comerciantes fecharam as portas de seus estabelecimentos comerciais por uma hora, hoje nesta sexta feira pela manhã em protesto as ações da Secretaria Estadual da Fazenda - SEFA em Itaituba. O protesto contou com a participação de comerciários e populares que se concentraram em frente ao Fórum e em seguida marcharam até a sede da SEFA em Itaituba.
A origem do protesto se deu em função da exigência da aquisição de uma máquina que emite cupom fiscal, tendo um custo de R$ 7.000,00 (sete mil reais) o que é bastante questionado pelos comerciantes que alegam não ter condições de adquirir de imediato tal equipamento em virtude do preço e do custo de manutenção do referido equipamento e por isso pedem um novo prazo para se adequar a esta exigência.
Uma equipa da SEFA está no município, juntamente com integrantes do PROCON, fazendo contato com entidades e ministrando palestras para estudantes sobre os direitos do consumidor. O rigor com relação à aquisição da máquina será mantido, reiteram os representantes da SEFA, acrescentando que os comerciantes não podem alegar desconhecimento de uma lei existente há mais de dez anos.
Alguns empresários dizem que não se negam em pagar seus impostos, no entanto, questionam que o Estado só se faz presente na hora de cobrar e de arrecadar, mas não se vê o Estado presente na melhoria da cidade, como é o caso das ações que dependem do Governo do Estado demoram a ser concluídas, como é o caso da orla e do descaso com a segurança pública, onde vai ser realizado o concurso público e não estão reservadas vagas para Itaituba.
Dayan Serique