sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

7º Agrupamento do Corpo de Bombeiros poderá ser no Centro da Cidade

Mais uma vez o projeto original da construção de uma sede definitiva para o corpo de bombeiros de Itaituba recebe modificação. A principio o local escolhido foi o prédio da antiga delegacia de policia civil de Itaituba, na rodovia Transamazônica km 1; depois da reunião realizada nesta quinta-feira, 01/02, entre o comandante do Corpo de Bombeiros do Estado e o Prefeito Municipal, ficou acertado que o local mais adequado poderia ser a sede da 12ª Unidade Regional de Educação, URE - antiga Escola Estadual Gaspar Viana, na avenida Dr. Hugo de Mendonça, Centro.
Devido a localização e as dependências já adequadas para o bom funcionamento da unidade do Corpo de Bombeiros em Itaituba, o comandante da corporação, que veio especialmente para firmar convênio-parceria com a prefeitura, disse que o novo local permite redução dos gastos e o espaço, por ser privilegiado receberá apenas algumas modificações para se adequar ao comando local do Corpo de bombeiros. O investimento anterior seria de cerca de 300 mil reais, metade deste recurso poderá vir da própria instituição.
Paulo Gerson, comandante do corpo de bombeiros no estado acrescentou que acredita que em três meses o corpo de bombeiros será instalado definitivamente em Itaituba, e estará em condições de oferecer um atendimento rápido para a população. Ele anunciou também que no mês de março, estará em Itaituba um grupo de mais 30 bombeiros que irão integrar o efetivo do sétimo grupamento de Itaituba. A prioridade se deve ao fato de que a cidade de Itaituba, além de ser uma cidade de pólo, é considerada de médio porte e, portanto, propensa à fatalidades que exigem a presença de um contingente a altura das necessidades do município.

Adolescente encontra cheques assinados na rua e devolve à dona

Ao se deparar, no meio da rua, com dois cheques assinados, cada um no valor de R$ 642,20, no dia 8 de janeiro, Tiago de Abreu, 17 anos, poderia ter a cobiça despertada. No mesmo dia, sem sequer calcular que a soma deles significava sete vezes o que ganha por mês, devolveu os cheques, em Santa Rosa, no noroeste do Estado.

Tiago é um dos 53 meninos de baixa renda selecionados pelo município para atuarem no estacionamento rotativo nas ruas centrais. A função que desempenha é a de jovem aprendiz orientador, pela qual recebe uma bolsa de meio salário-mínimo. No turno inverso ao da escola, os meninos cobram dos motoristas pelo tempo em que deixarem seus carros estacionados. Na terça-feira, Tiago esteve rodeado de autoridades, na prefeitura. Sua honestidade mereceu uma solenidade em sua homenagem.

- Fui cobrar um veículo e vi, no meio da rua, as duas folhas de cheque juntas. Olhei o nome e fui atrás da dona. Perguntei por ela num prédio em frente e ninguém conhecia. Fiquei quieto e guardei. Só pensei, bá, vou ter que achar logo essa pessoa, deve estar maluca atrás dos cheques - lembrou o garoto.

Ele mora com a mãe, que é faxineira, e duas irmãs pequenas. Com a bolsa, ajuda na alimentação da família. Assim que terminou seu turno no estacionamento, foi até o local onde trabalha e entregou os cheques para seu coordenador. No mesmo dia, as folhas foram devolvidas para a dona, a contabilista Ana Luiza Mattiazzi, que nem chegou a cancelá-las.

Além de estarem assinados, os cheques não eram nominais. Eles foram perdidos por um fornecedor de material de construção que Ana havia pago. Quando soube do extravio e tentou sustar os cheques, foi informada pelo banco que eles já tinham sido encontrados e seriam deixados na Polícia Civil. - Não esperava que fosse mais recuperar. Se tivesse caído em mãos erradas, era só descontar. Um cheque sem estar nominal, preenchido e assinado é praticamente dinheiro. Foi muito honesta a atitude dele - comenta Ana. Fora as brincadeiras que ouve dos amigos mais chegados, Tiago tem recebido elogios nas ruas e ficou famoso. Do prefeito Alcides Vicini (PP) e do secretário de Trânsito do município, Antônio Valmor Góes, ganhou um aparelho de rádio AM/FM.

Iniciam trabalhos para construção do parque botânico de Santarém



A prefeitura começou o trabalho de levantamento de área para o início das obras de construção do parque municipal. A área, que pertencia à aeronáutica, foi devolvida ao município. O terreno ocupa um espaço importante pela localização. São quase vinte hectares ociosos, provocando transtornos para os moradores dos arredores. A idéia da prefeitura foi lançada em gabinete, ainda no ano passado, e mantida em sigilo. Hoje, foi justificada a preocupação com o acelerado trabalho de pavimentação da Bartolomeu de Gusmão, onde também será construída uma calçada para passeio, circulando toda a área, com três metros de largura. O parque municipal é um projeto que tem várias funções, e atende à necessidade dos moradores no lazer, na segurança e nas atividades físicas.
A prefeitura garante os investimentos e a implementação da obra, que já está com recursos disponíveis. O trabalho de topografia é apenas parte do processo, que envolve toda uma equipe de técnicos, que ainda deverá fazer um levantamento detalhado das condições do solo, para identificar os tipos de vegetação mais adequados para comporem a paisagem do ambiente. Ainda não existem previsões em relação à conclusão das obras, já que, por enquanto, ainda estão sendo realizados os primeiros levantamentos.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Foto do dia: À prova de balas

Vereador Manoel Diniz (PMDB) exibindo colete na tribuna da Câmara.

Tempo de Tromba

Uma tromba d'água sobre o Rio Tapajós, foi avistada no horizonte desde o calçadão da orla de Santarém há poucos minutos. A tromba d'água não provocou preocupação a ninguém na manhã desta quinta-feira, que estavam dispararando flash para imortalizar o momento da ocorrência do fenômeno.
O episódio não provocou efeitos na cidade. A imagem de um cone em movimento no horizonte apareceu no ínicio da manhã, depois que nuvens escuras surgiram sobre o rio, precedidas por um vento de baixa intensidade e chuva fraca.
A velocidade dos ventos da tromba d'água, que podem chegar a 100 km por hora, "suga" a água do rio e provoca o efeito visual verificado nesta quinta em Santarém. Como a precipitação se formou acima do rio e não chegou a atingir terra firme, é considerada uma tromba d'água. Se tivesse atingido a cidade, seria considerado um tornado.

Ex-comandante dos bombeiros em Santarém é denunciado

O promotor de Justiça Militar Armando Brasil apresentou denúncia, ontem, contra o ex-comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel Raimundo Nonato da Costa, e contra o capitão Paulo Roberto da Cruz, comandante da corporação em Santarém.
Eles são acusados de prevaricação, desvio de verbas públicas e fraude em licitação. Todos os atos irregulares do coronel Nonato foram cometidos entre 2003 e 2004, segundo a denúncia.
Nessa época ele substituiu no comando dos Bombeiros o coronel Orlando Frade, afastado logo no início do governo Jatene também em função de denúncias do MP.

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Apagão em Itaituba


O município de Itaituba ficou sem energia elétrica durante 7 horas e 33 minutos. Eram 9h52 desta manhã quando a energia foi embora.


Inicialmente informou-se que o problema seria na subestação local. Mas, começou a demorar a ser restabelecido o sistema e a pressão sobre o escritório da Rede Celpa foi bastante forte, o que forçou a gerência a colocar um carro de som na rua, comunicando que estava vindo uma equipe de Santarém para ajudar a resolver o problema, que se localizava em algum ponto do trecho da Rodovia Transamazônia, entre Miritituba e Rorópolis.


Às 17 horas e 25 minutos a energia foi restabelecida, para alívio de uma cidade que tinha ouvido as mais variadas informações sobre o problema. Vaticinou-se a volta para as 4 horas da manhã de terça-feira, para dentro de três e até de cinco dias. Felizmente voltou bem antes.


Foi uma correria só de quem ainda tinha seu grupo gerador, que mesmo cheio de teias de aranha passou a ser visto com solução para enfrentar a noite. Os donos de oficinas não tiveram tempo, de tantos chamados que receberam. Jessé Silva disse que recebeu alguns chamados e encontrou motores sem nenhum chance de funcionar imediatamente.


Hoje foi um dia atípico no comércio de Itaituba. Vendeu-se muito pouco. Na parte da tarde, apesar do dia ter sido bastante ventilado, proprietários e funcionários de lojas foram para frente das mesmas, pois os clientes eram poucos e o calor bastante forte.


Itaituba, que sofreu com o racionamento durante tantos anos, até a chegada do Linhão de Tucuruí, lembrou dos velhos e nada agradáveis tempos. Nada saudosos por causa da frequente falta de energia; saudosos por causa do dinheiro fácil que se ganhava.

Prefeitura de Santarém divulga edital de concurso em abril

Esse foi um dos compromissos assumidos pelo secretário de planejamento do município de Santarém, Everaldo Martins Filho, em reunião realizada sexta-feira, 26, com os membros do Sindicato dos Profissionais da Educação do Município (Sinprosan). Eles cobraram da Prefeitura a realização imediata de concurso público e a definição do Plano de Cargos e Salários dos profissionais. Segundo Ruimar Picanço, vice-presidente do Sinprosan, Everaldo Martins se comprometeu não apenas com a realização do concurso para o setor da educação, mas outros setores da administração municipal. Ele disse ainda que a proposta da Prefeitura agradou a categoria que suspendeu a possibilidade de greve já no início do ano letivo. Desta forma, ficou assegurado que o edital para o concurso público da Prefeitura de Santarém será publicado dentro de 90 dias, ou seja, até o dia 26 de abril. Se o prazo realmente for cumprido pela Prefeitura as provas do concurso público deverão acontecer no mês de junho. Com relação ao Plano de Cargos e Salários, Ruimar disse que a Prefeitura garantiu que os salários serão compatíveis com as necessidades dos professores, se não forem, a classe garante que haverá paralisação.

Funtelpa susta pagamentos de convênio à TV Liberal

Atendendo à recomendação da Procuradoria Geral do Governo do Estado, a Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa) decidiu suspender imediatamente os pagamentos referentes ao convênio firmado entre a Fundação e a TV Liberal, que permite a utilização dos 78 canais que a emissora oficial tem instalados por todo o interior do Estado. No parecer, assinado pelo procurador geral, Ibrahim José das Mercês Rocha, é declarada a nulidade do convênio. Ainda nesta segunda-feira (29), a Procuradoria vai encaminhar à presidente da Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa), jornalista Regina Lima, ofício recomendando a abertura de um processo administrativo para respaldar a nulidade do convênio e se apurar possíveis responsabilidades, e se adotar medidas judiciais ou extrajudiciais cabíveis, se o convênio for declarado nocivo ao erário público ao final do procedimento administrativo.

Quanto à transmissão televisiva, o procurador do Estado recomenda em seu parecer que a Funtelpa deve “diligenciar para que seja levada à população a informação televisiva, cuidando para que os municípios atendidos tenham programação jornalística e educativa, encetando esforços para o cumprimento de suas finalidades institucionais. Caso isso não possa ser feito a contento pelos meios próprios hoje disponíveis, deve providenciar a abertura de licitação para contratar terceiro que o faça”. A presidente da Funtelpa disse que caberá à TV Liberal a decisão de continuar ou não retransmitindo a Rede Globo nos municípios onde utiliza os canais da TV Cultura. Mas a decisão de suspensão dos pagamentos à geradora da Rede Globo é irrevogável. Ela ressaltou que, caso a TV Liberal sinta-se prejudicada com a decisão deve recorrer à justiça.
O parecer da Procuradoria foi divulgado em coletiva à imprensa

Regina Lima informou que ao tomar posse na direção da Funtelpa, assim que soube, no dia 2 de janeiro, da publicação no Diário Oficial do Estado de termo aditivo prorrogando o contrato com a TV Liberal por mais 12 meses, recorreu à assessoria jurídica do órgão para tomar conhecimento da situação. Antes de qualquer decisão, solicitou parecer da Procuradoria Geral do Estado. “Quero deixar claro que a nossa decisão será sempre respaldada à luz da legalidade. Não faremos nada que possa ferir a lei, e o nosso principal objetivo é o interesse público”, ressaltou. A Funtelpa agora tem de 30 a 90 dias para instaurar e concluir o processo administrativo, no qual serão detalhados os aspectos técnicos, operacionais e financeiros do convênio.

Para Charles Alcântara o convênio "fere princípios da administração pública, transparência, publicidade e legalidade"

Para o chefe da Casa Civil do governo do Estado, Charles Alcântara, está claro que o convênio, “fere os princípios da administração pública, da transparência, publicidade e legalidade”. Ele resumiu que o convênio, na verdade “um contrato disfarçado”, foi uma forma de burlar a lei de licitações. Mensalmente, a Funtelpa paga às ORM pela utilização dos canais R$ 461 mil, os quais agora serão suspensos, como afirmou a presidente da Fundação. O valor é superior à folha de pagamento do órgão, disse Regina Lima, que não descartou a possibilidade de ex-gestores serem chamados a dar explicações sobre a assinatura do convênio, firmado em 1997 e assinado pelo então presidente da Funtelpa, Francisco César.
A presidente da Funtelpa acrescentou que a TV Liberal, como parte interessada, também será chamada, “e a gente terá que encontrar uma solução que não seja prejudicial à sociedade. A minha preocupação principal é esta”. No entendimento da Procuradoria do Estado, “sendo um contrato, e não um convênio, deveria ser precedido de licitação ou, como a lei determina, os elementos que autorizassem a dispensa de licitação, mas tudo como está definido na lei de licitações. Então, não foram cumpridos requisitos da lei de licitações, porque utilizou-se “entre aspas” da figura do convênio, mas isso é um contrato, um contrato disfarçado de convênio. Não há dúvida”. O contrato prevê a utilização de 78 canais de transmissão de propriedade do governo do Estado para transmissão da programação da Rede Globo de Televisão. Desses, estão sendo utilizados pela TV Liberal 61 canais, outros dez canais da TV Cultura estão desativados, já que a geradora (TV Liberal) tem canal próprio em dez municípios. Os demais canais da Cultura são utilizados pela TV Tapajós e pela Globo Rio, informou José Neto, diretor técnico da Funtelpa.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Dias de Maria!!!

José MARIA Tapajós, MARIA do Carmo e Dr. Sílvio César MARIA
Depois do político (PT municipal, estadual e federal), Santarém assiste a um outro alinhamento, o republicano. Segundo Jeso Carneiro, por conta de uma força cósmica inexplicável, os três poderes da República em Santarém têm à frente, hoje, pessoas que carregam Maria no nome. No Executivo, está lá, desde janeiro de 2005, a prefeita MARIA do Carmo. O juiz Dr. Sílvio César MARIA foi conduzido há pouco tempo ao comando do Judiciário. O Legislativo tem à frente José MARIA Tapajós, recém-eleito, à unanimidade, presidente da Câmara Municipal. É o poder mariano.