sexta-feira, 11 de maio de 2007

Assine Já


Darte Vasques
8114-3670
Repórter

Polícia Civil intensifica combate à falsificação e venda de produtos piratas

Depois da operação relâmpago que resultou na apreensão de centenas de CD's e DVD's piratas e na prisão de cinco pessoas pela Polícia Civil, o combate à venda de produtos audiovisuais pirateados no centro de Santarém deverá ser intensificado.
A prisão dos cinco vendedores, que aconteceu no último sábado (05) chamou a atenção dos policiais civis que pretendem dar continuidade à operação dentro da campanha nacional de combate a pirataria. “Aqueles que tentarem burlar a lei praticando esse crime de pirataria irão ter muitos problemas junto à Justiça”, disse o delegado de polícia civil, Paulo Maurício Silva.
De acordo com o delegado que supervisionou o caso, a força policial é de fundamental importância para o combate à comercialização e a fabricação de produtos pirateados. A venda de CD's e DVD's falsificados além de invadir o comércio está tomando o lugar e desvalorizando as mercadorias originais gerando prejuízos a muitos empresários. “Está sendo uma concorrência desleal. Muitas vezes quando um filme novo chaga na nossa loja o cliente já assistiu”, declarou o empresário Lindon Jonhson.
A pirataria existe há anos e foi evoluindo através dos tempos, antes o falsificador alugava o CD em uma locadora de vídeos, produzia cópias e fazia a comercialização do produto ilegalmente. Mas agora ficou ainda mais fácil. Uma realidade que desanima os empresários. Conforme o Código Penal 184, parágrafo 2°, o intuito de lucro direto ou indireto, através daquele que distribuir e expor a venda, alugar ou adquirir cópia de obra sem a expressa autorização dos titulares estará praticando violação aos direitos do autor e a pena vai de dois a quatro anos.
Por Gleissiane Beckhauser

Altamira: liminar obriga prefeitura a ajudar ribeirinhos

Em liminar concedida ontem, 10, o juiz federal Herculano Martins Nacif, da Subseção de Altamira, determinou que no máximo em dez dias, a partir da intimação, a Prefeitura de Altamira preste serviços emergenciais de saúde à população ribeirinha que habita às margens do Xingu, Riozinho do Anfrisio, Iriri e Curuá.

O magistrado indica na decisão que, em vez de gastar com propaganda para atender a objetivos diversos daqueles determinados pela Constituição, deve o governo municipal aplicar o dinheiro para garantir saúde a pessoas carentes.

A decisão judicial determina ainda que os governos federal e do Estado, conjunta ou separadamente, adotem no mesmo no mesmo prazo os meios necessários para auxiliar o município de Altamira a prestar os serviços emergenciais.

O magistrado também proibiu a veiculação de propaganda sobre a realização de obras públicas, a menos que tenha o caráter educativo. Do contrário, os recursos que seriam destinados a esse tipo de propaganda deverão ser “empregados, mediante realocação orçamentária, aos serviços de saúde.”

[Clique aqui], para ler mais.

Fonte: Justiça Federal/PA

Receita libera consulta a lote residual do IR

A Receita Federal libera hoje a partir das 8 horas, consulta ao 4º lote residual do Imposto de Renda Pessoa Física 2006 (ano-base 2005). Serão liberadas 163.315 declarações, das quais mais de 54 mil têm restituição a receber.
Ao todo, a Receita vai restituir R$ 75.669.652,70. Outras 63 mil declarações liberadas terão imposto a pagar. As demais estão quites com o leão.
O dinheiro da restituição estará disponível para saque a partir do dia 15, com correção de 13,99%, referentes à variação da taxa Selic acumulada desde maio de 2006, mais 1% relativo a maio deste ano.
Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, ou ligar para 0300-789-0300.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Declarações do Imposto de Renda aumentam 10% em 2007

Terminado o prazo para a entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física 2007 (IRPF 2007), às 20h da segunda-feira (30/04), a Delegacia da Receita Federal em Santarém afirmou ter recebido 40.071 (quarenta mil e setenta e uma) declarações de contribuintes. A DRF em Santarém superou a meta de 38.000 (trinta e oito mil) declarações do IRPF 2007, para a sua jurisdição. Foram recepcionadas no meio eletrônico 40.071 declarações, com crescimento de 10,79%, na jurisdição da Delegacia que é composta por mais de vinte municípios.
Conforme informações da Receita Federal, observa-se que em crescimento individual, o maior incremento relativo percentual ocorreu no município de Juruti onde houve um aumento de 46,15%. Em termos absolutos, o maior crescimento foi em Santarém, cujos contribuintes entregaram 15.574 (quinze mil, quinhentos e setenta e quatro), declarações este ano, superando em 1725 (um mil, setecentos e vinte e cinco) o número de 2006, quando foram recepcionadas em Santarém 14.029 (quatroze mil e vinte e nove) declarações.

Gunther Rudzit fala sobre o impasse da venda de refinarias na Bolívia

A proposta de venda das refinarias da Petrobras na Bolívia, em Cochabamba e em Santa Cruz de la Sierra, foi discutida durante reunião, ontem (9), em La Paz. A Petrobras decidiu deixar a atividade de refino de petróleo naquele país, depois de Evo Morales ter assinado, no domingo (6), um decreto que deu à estatal boliviana Yacimientos Petrolíferos Fiscales Bolivianos (YPFB) o monopólio da exportação e comercialização de petróleo bruto reconstituído e de gasolina branca.
O documento também estabeleceu preços abaixo do valor no mercado internacional para a comercialização dos produtos. "Está chegando a hora da verdade para o governo Lula. Com as iniciativas do governo boliviano frente à Petrobras, o governo brasileiro terá de tomar medidas para retalhar a Bolívia. Apesar das afirmações de que, por enquanto, as negociações são entre governo boliviano e Petrobras, o Palácio do Planalto terá de tomar medidas mais duras, mesmo a contragosto do Itamaraty, já que Evo Morales dá sinais de que não recuará de suas políticas, que têm características muito próximas das implementadas por Hugo Chaves na Venezuela", diz Gunther Rudzit, doutor em Ciência Política e especialista em Segurança Internacional.

Sociedade from Adil Colares


Festejando Aniversário
A elegante e admirada professora Dr.ª Maria Irene Escher, gente bacana que faz a sociedade local, esteve em dia de aniversário, quando completou 50 anos de feliz existência. A data, comemorada no dia 5/05, tendo como palco a Boite Ancora do Iate Clube de Santarém, recebeu décor em flores naturais – helicônias e alpínias – arrematadas com folhagens de palmeiras que davam ao ambiente o toque tropical, num trabalho de bom gosto de Vanice Seger. A festa tinha como tema ‘O Havaí’. O buffet composto de várias tábuas de frios, regado a uma variedade de drinques e cerveja. Para esse evento, estiveram na city: Marleninha Escher from Brasília com o namorado André Lopes, os irmãos Felipe e Luiza Escher Furtado from Belém e Vanice Seger from Santa Rosa/RS. Tudo perfeito, com as atenções da aniversariante e da família Escher, que recebia com categoria os convidados. Parabéns!
Pesar
As nossas condolências a família Soares Pereira, pela perda da senhora Vera Soares Pereira, ocorrido no dia 06/05, em sua residência. Seu corpo foi velado na Igreja de São Sebastião. No dia 07, foi celebrada a missa de corpo presente, seguida de sepultamento no Cemitério de Nossa Senhora dos Mártires. Descanse em paz sua alma!
II Encontro
Depois do sucesso do I Encontro dos Alunos da Turma de 1974, do Colégio Dom Amando, a turma volta para a organização do II Encontro, com data e mês ainda não escolhido. O grandioso evento será realizado em 2008. A comissão é composta de Maria Iolanda Cardoso, Lucia Melo, Nilson Vieira, Jorge Cavalero (em Belém) e o colunista.
Domingo Especial
O Amazon Park Hotel oferece uma programação especial para o dia 13, Dia das Mães. O café da manhã regional como é de costume, neste domingo será especial com a presença da cantora Jana Figarella. E será servido das 06 às 10:30hs. A partir das 12hs será servido almoço a la carte, especial para as mães até às 15hs, no Restaurante Tupaiu, com som ambiente e sorteio de brindes.
Noticiando
O povo católico brasileiro está voltado para a visita do Papa Bento XVI, que está no Brasil. /// A economista Maria Iolanda Cardoso esteve em dia de aniversário, comemorando a data entre familiares e amigos mais chegados, em sua residência. Parabéns! /// Em cada 10 colunáveis, 9 preferem os trabalhos de Alex Hair Designer, com o Salão Maná de Beleza situado na João Otaviano, altos da operadora Tim.

quarta-feira, 9 de maio de 2007

Planejamento Participativo é tratado com a participação do Governo

Prioridades a serem incluídas no orçamento do Estado para 2008 e o Plano Plurianual, que vai definir metas para os quatro anos de governo, foram apresentados e discutidos em uma plenária realizada pelo governo do Pará, na sede do Iate Clube. A governadora Ana Júlia Carepa chegou à sede do Iate Clube uma hora depois do planejado por causa do atraso no vôo. Mas a programação seguiu de acordo com o roteiro.
O objetivo da plenária é levar aos municípios o planejamento preparado para os quatro anos de governo e as prioridades traçadas de acordo com as possibilidades do estado. Mais de duas mil e quinhentas pessoas lotaram as dependências do Iate Clube, com o interesse por tomar conhecimento das metas do governo, que envolvem o plano de aceleração do crescimento, do Governo Federal, e a elaboração do Plano Plurianual, que vai eleger uma série de prioridades para os quatro anos de gestão. São compromissos assumidos pela governadora ainda no período de campanha. Foram priorizadas as ações de governo nas áreas da assistência social, saúde, saneamento, educação e infra-estrutura. Mas o que foi apresentado foi apenas um pré-projeto, porque o planejamento oficial, segundo a equipe de governo, precisa ser feito com o aval dos municípios, que estão tendo espaço para apresentar sua relação de prioridades. Pelo menos 14 prefeitos da região estiveram presentes, e aproveitaram a ocasião para apresentar à governadora suas principais carências.
As reivindicações dos prefeitos estão baseadas nas condições dos municípios. As ações emergenciais, na relação, solicitam obras nas rodovias estaduais, que não apresentam as condições ideais de trafegabilidade; a transposição do linhão de Tucuruí para a margem esquerda do rio Amazonas; parceria com o estado para a construção de novas escolas e postos de saúde; recuperação do sistema de saúde pública, que está defasado; a imediata inauguração do hospital regional do oeste; e, por último, a recuperação do patrimônio da Companhia de Saneamento do Pará, a Cosanpa, que, segundo os prefeitos, está em débito com as populações.

Vão de bicicleta!

Estudantes da Escola Técnica de Produção de Itaituba (ETPI), conseguiram uma audiência com o secretário de Estado de Educação, professor Mário Cardoso. Eles foram cheios de esperança, mas saíram decepcionados.
Os estudantes pediram ao secretário um transporte da cidade para a ETPI, que fica sete quilômetros distante da cidade. Mário Cardoso fez uma sugestão inusitada: disse que os estudantes deveriam pedir que a Prefeitura de Itaituba lhes desse uma bicicleta para cada um deles, que usariam até o final do curso, devolvendo o veículo quando o curso terminasse.
Os jovens não gostaram nem um pouquinho da proposta do secretário. Uma estudante mais resolvida sugeriu que o secretário percorresse o trecho que vai da Reicon até a Escola de Produção, que dá mais de dez quilômetros, para que visse o que é bom pra tosse.

terça-feira, 8 de maio de 2007

Suave Veneno

A governadora do Estado Ana Júlia esteve em Itaituba nesta sexta-feira. Foi à primeira visita depois de eleita. A população esperava por anúncios de obras e serviços para a esta região, mas ficou só na expectativa.#### O Prefeito Municipal Roselito Soares, não perdeu oportunidade e solicitou de público a governadora Ana Júlia, a conclusão das obras iniciadas em parceria com o governo do Estado. Ela por sua vez não disse nada a respeito.###Durante os dias que antecedem a vinda da governadora, as entidades de classe e dirigentes de órgãos públicos se reuniram para estabelecer prioridades na pauta de reivindicações apresentada à governadora Ana Júlia.#### A família do ex-prefeito Wirland Freire terá que devolver aos cofres públicos municipais o valor de R$ 546.428,06, em virtude da não aprovação das contas de 2001 do Fundo Municipal de Itaituba junto ao TCM (Tribunal de Contas dos Municípios). #### No último final de semana ocorreu um encontro político importante para o processo eleitoral de 2008. Na mesma foto, políticos de peso. Botelho, Valmir, Dirceu e Peninha. O motivo do encontro foi o aniversário do pai de Valmir, mas cá pra nós, foi muito mais que isso. ###Os resultados do estudo da BR-163 sustentável serão apresentados a Itaituba hoje, dia 10 em Novo Progresso e 11 em Castelos dos Sonhos. #### Itaituba está praticamente há dois meses sem promotor em sua comarca. Mesmo com o emprenho da Subseção da OAB de Itaituba, na pessoa do advogado Jairo Araújo, nada há de concreto e de imediato para a resolução do problema. O problema repercutiu na última sessão da Câmara Municipal. #### A sub-sede do SINTEPP de Itaituba escolheu no último dia 30 os seus representantes. Antonia Sueli e Isaac Dias comandarão o SINTEPP nos próximos três anos. Mas a briga já começou desde cedo. Quando do pronunciamento das entidades na vinda da governadora, Antonia Sueli queria falar favoravelmente ao governo estadual, já Isaac Dias e Ana Paula preferiam um discurso mais duro, de reivindicações, o que gerou um bafafá entre eles. Antonia Sueli, como é de praxe, agrediu verbalmente e ameaçou a atual coordenadora do SINTEPP Ana Paula, que registrou ocorrência na polícia. Antonia Sueli, ficou de comparecer a delegacia nesta quarta-feira para esclarecimentos.#### A I Corrida do Trabalhador realizada pela Administração Roselito Soares, entrou para a história de Itaituba. Muito bem organizada pelos seus idealizadores, o evento conseguiu chamar a atenção de toda a população de Itaituba. Rui Miranda, grande idealizador da corrida está de Parabéns pelo sucesso do vento. Bem como, o comandante do 53º Bis Dovanil Ferraz pela logística dada à corrida.#### A Próxima semana passa ser decisiva quanto à questão da perda de mandatos dos vereadores que mudaram de partidos. Aqui no Pará, dois vereadores do município de Santo Antonio do Tauá perderam seus mandatos, saíram do PSDB e mudaram para o PMDB. Este caso é o primeiro do Pará e o segundo do Brasil. Aqui a degola começa na próxima terça-feira. Sueli Aguiar, Abileno, Valdo Gaspar e Brás já se preparam para assumir as vagas dos infiéis.#### Em enquete feita no blog Farol do Tapajós, pela primeira vez os que são contra o serviço de moto-táxi passam a frente. Dos 180 votos computados até a data de hoje, 95 votos (52,78%) são contra e 83 votos (46,11%) são favoráveis e 2 votos (1,11%) não tem opinião formada sobre o assunto. Devido à demora quanto à decisão do funcionamento ou não deste tipo de serviço, a população começa a refletir e perceber que nem sempre o mais barato é o melhor ou o mais seguro.#### Notícias de Itaituba e região você encontra aqui. www.dayanserique.blogspot.com. Blog Farol do Tapajós: Luz sobre os fatos.... até a próxima!!!

Sem Sinal


segunda-feira, 7 de maio de 2007

"Futuro presidente do PMDB local"

Helenilson recebeu convite de Jader para ingressar no PMDB
Há vários meses, o deputado federal Jader Barbalho e o advogado Helenilson Pontes estiveram conversando em sigilo sobre a possibilidade de Helenilson ingressar no PMDB e ficar à disposição do partido para disputar a Prefeitura de Santarém.
Após várias reuniões, finalmente Jader Barbalho confirmou que Helenilson Pontes em breve vai se filiar no PMDB para se tornar o provável candidato à Prefeitura de Santarém, sem o PT.
Santarém
Procurado por nossa reportagem, Helenilson Pontes confirmou a conversa, mas se reservou em afirmar a possibilidade de ingressar no PMDB. Fontes peemedebistas afirmam, no entanto, que o PMDB vai ter candidato próprio e Helenilson possui muita chance de representar o partido, abandonando a coligação com PT, pois Jader Barbalho não está satisfeito com o Partido dos Trabalhadores em Santarém, que deu apenas uma Secretaria sem expressão ao PMDB levando em consideração o prestígio que o partido possui na região.
A conversa foi no gabinete de Jader Barbalho, em Brasília. O Deputado deve convocar uma reunião com Antonio Rocha para informar o ingresso de Helenilson Pontes no PMDB e depois traçar a meta para divulgar seu nome como futuro candidato do partido. Para isso, Jader já pensa em indicar Helenilson Pontes para assumir uma Secretaria a nível Estadual para que seu nome seja amplamente divulgado.
Jader Barbalho pensa disputar o Senado na próxima eleição com apoio da governadora Ana Júlia. O racha vai ser apenas a nível de Santarém, pois o PMDB não está satisfeito com a fatia que sobrou e vai partir para disputar a Prefeitura.
Helenilson Pontes tem recebido vários convites de legendas para disputar o próximo pleito. O prestígio alcançado deve-se à sua campanha na eleição para Deputado Federal.
Iniciante na cena política santarena, Helenilson alcançou condição de líder do PPS, principalmente depois da saída de Luis Alberto. O convite de Jader Barbalho para disputar a Prefeitura na próxima eleição, veio no momento em que o nome do advogado começa a ser especulado como possível vice-candidato numa chapa virtual com o ex-prefeito Lira Maia.
Mas segundo uma fonte do blog Helenilson Cunha Pontes será o próximo presidente do PMDB local e certamente futuro prefeito, claro, com o quase ex-PPS coligado.
com informações de O Impacto

Alfabetização digital é realidade em Trairão

A nova ferramenta para a Inclusão Digital no município de Trairão é a alfabetização digital, que dá oportunidade aos adolescentes, jovens e adultos, de participarem de um curso básico em informática.

O projeto lançado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Educação, tem o objetivo primeiramente de levar os alunos a conhecer o mundo da informática. O curso iniciou dia 23/4 e vai até 11/5; e tem a duração de três semanas.

Segundo Eliane Feline, Secretária de Educação do município, a proposta do curso surgiu da grande necessidade de capacitação dos alunos na área de informática. Do outro lado, a Secretaria dispõe de um laboratório de Informática com 30 microcomputadores, conseguidos através do Projeto Alvorada, "e os alunos não estavam aproveitando tudo isso".

Numa parceira entre o Fundo Nacional de Desenvolvimento do Estudante, SENAI e a Prefeitura Municipal de Trairão, tem sido possível desenvolver o projeto Alfabetização Digital, que visa a integração entre alunos e comunidade, ou seja, pais e filhos, bem como a comunidade, sentam juntos para manusear o computador.

Os computadores foram instalados na Escola Estadual Everaldo Martins e 120 alunos na faixa etária de 14 à 70 anos estão participando do curso; nos períodos da manhã, tarde e noite.

Cerca de 90% dos alunos que participam do curso, nunca haviam manuseado o teclado de um computador, muitos estavam felizes em estar frente a frente ao equipamento. Um aluno de 70 anos, que vem com o neto para participar do curso diz que "é um privilégio, nós só temos que a agradecer a prefeitura municipal por nos dar essa oportunidade". O professor Michael, instrutor do curso, disse que apesar de uma experiência totalmente nova para os alunos, eles estão conseguindo mostrar grande habilidade no computador. Ele acrescentou que o aluno de 70 anos tem grande facilidade no aprendizado.

Para Cremilda Godoy, 21 anos, que não conhecia o computador, "está sendo maravilhoso conhecer e aprender a trabalhar com o computador". "E além de conhecer e aprender a lidar com o computador acho que o curso vai me ajudar muito no futuro".

Último adeus: Enéas tem velório simples e discreto

Menos de 100 pessoas vão se despedir do fundador do Prona


Agência Estado
Um velório simples e discreto, que não reuniu mais de 100 pessoas, familiares, amigos e correligionários se despediram ontem do deputado federal Enéas Carneiro (PR-SP) no Rio, onde ele morreu no domingo aos 68 anos. O corpo de Enéas foi velado durante toda a manhã no Memorial do Carmo, no Caju (zona portuária), por onde passaram alguns deputados como Jair Bolsonaro (PP-RJ), Valdemar Costa Neto (PR-SP), Jorge Bittar (PT-SP) e o ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo (PCdoB-SP). No início da tarde, o corpo foi cremado.
'O deputado Enéas expressava um pensamento relacionado com a defesa do País, a preocupação com a soberania e o desenvolvimento do Brasil. Embora muitas de suas teses fossem polêmicas, sempre as defendia com um profundo espírito público e patriótico', elogiou Aldo. Para Bittar, Enéas soube demonstrar sua inteligência e honrar as votações expressivas que o levaram à Câmara com uma atuação combativa. 'Perde-se um parlamentar muito representativo', lamentou.
O líder do Partido da República (PR) na Câmara, Luciano Castro (PR-RR), prometeu que a legenda continuará defendendo as idéias de Enéas. 'Ele foi um nacionalista convicto', definiu. Parlamentares do PR pretendem homenagear Enéas hoje numa marcha em Brasília contra o aborto, cuja legalização ele se opunha radicalmente.
O deputado estadual Edino Fonseca (PR-RJ) admitiu que o dono do bordão 'meu nome é Enéas' foi muitas vezes mal compreendido e citou a defesa da bomba atômica brasileira. 'Ele não queria que usássemos a bomba, mas mostrar que um país só é respeitado pela força que tem', defendeu.
Muito emocionada, a ex-deputada estadual Havanir Nimtz disse que apesar de ter trocado o antigo Prona pelo PSDB, Enéas foi seu mentor político. 'Ele seria um grande presidente', afirmou, lembrando que o deputado concorreu três vezes à Presidência.
Para o irmão mais velho de Enéas, Eustáquio José Carneiro, de 77 anos, o deputado ainda não se considerava realizado na política. 'Eu não queria que ele entrasse para a política. Pela personalidade que tinha, achava que ele não se daria bem. Era radical. Quando pensava uma coisa, ia até o fim. Fui vencido e ele foi o meu orgulho', contou.
Suplente obteve o equivalente a 1% da votação alcançada pelo titular
A vaga deixada pelo deputado Enéas Carneiro (PR-SP), morto ontem, será ocupada pela suplente Luciana de Almeida Costa (PR-SP). Formada em odontologia, 33 anos, Luciana teve 3.980 votos, número equivalente a 1% da votação de Enéas (386.905 votos) e a 0,019% dos votos válidos para deputado federal em São Paulo. Os dois deputados foram eleitos pelo Prona, partido fundado por Enéas em 1989, e que fez a fusão com o PL em 2006, resultando no Partido da República (PR).
Prona e PR não atingiram a chamada cláusula de barreira nas eleições e fizeram a fusão para continuar tendo a direito a tempo de TV e recursos maiores do fundo partidário. Luciana era assessora de Enéas, contratada pelo gabinete do deputado como secretária parlamentar.
Dados da prestação de contas de campanha eleitoral dos deputados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que tanto Enéas quanto Luciana foram os únicos doadores de suas campanhas. Enéas declarou à Justiça Eleitoral que gastou R$ 6.047,07 em sua campanha e Luciana Costa declarou a receita de R$ 2.106,00 em sua campanha.
MILITAR
O deputado federal Jair Bolsonaro (PP-RJ) disse ontem que se identificava com o deputado Enéas Carneiro pelo fato de também ser militar. Enéas morreu ontem à tarde, no Rio, vítima de leucemia. Bolsonaro admitiu que diversas vezes pensou em se filiar ao Prona, partido fundado por Enéas. 'Ele (Enéas) foi um homem que em momento algum cedeu às pressões. Era uma pessoa firme', afirmou o deputado.

Terceiro Mundo

Deu na 40ª edição do Jornal do Comércio em Itaituba City.



O vereador César Aguiar pegou pesado. Quando lhe deram o microfone disse que Itaituba vive no Terceiro Mundo em relação às regiões melhor assistidas do Estado do Pará. Falou que o maior empregador do município é o INSS, seguido da Prefeitura. Também lembrou que Itaituba não tem um metro de rodovia estadual. César foi conciso e objetivo em suas palavras, evitando sofismas que foram usados por outros oradores, que perderam oportunidade de ir direto ao assunto.

Energia e Água em Itaituba

Com a vinda da Governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa, à Itaituba com o escopo de levantar dados e problemáticas vivenciados pela mesoregião Sudoeste do Pará, mais precisamente a microregião de Itaituba, que compreende os municípios de Itaituba, Jacareacanga, Trairão, Novo Progresso, Aveiro e Rurópolis, a sociedade civil organizada se movimentou e entregou várias reivindicações a serem estudadas e tão logo respondidas com ações pelo governo estadual.

Quero aqui, evidenciar dois problemas crônicos de Itaituba, a questão da tarifa de energia elétrica e o abastecimento precário e/ou quase inexistente para a grande população de Itaituba.

Sou conhecedor das medidas já tomadas pela atual governadora Ana Júlia quanto à questão da redução do ICMS para os consumidores de até 100 Kw de energia mensal. No entanto, existem por menores que dificultam os itaitubenses se beneficiarem dessa oportunidade e que os têm feito penar por muito e muitos anos, esperando alguém que possa corrigir essas distorções e que resolva de vez por todas estes problemas crônicos de Itaituba.

Assim sendo, começo afirmando que Itaituba é uma cidade linda e fantástica por seus atrativos naturais e culturais. É um lugar único, um lugar mágico e encantador, devido os paradoxos que possui. Porém, vou me ater às questões da energia elétrica e da questão da qualidade da água que se consome em Itaituba.

Mesmo sendo Itaituba uma cidade com 150 anos, tendo como paisagem natural o lindo rio Tapajós, o abastecimento de água nos domicílios, por intermédio da COSANPA, é ínfimo, ou seja, é quase zero, pois a rede de abastecimento que existe atende apenas poucas ruas do centro comercial e o processo de expansão é lento, lento e lento... E como uma grande ciranda, a roda gira começando por não se ter água da COSANPA. Assim sendo, a população tem que fazer uso de poços artesianos ou poços rudimentares, cercados por manilhas e com profundidade de 15 a 30 metros sendo a água puxada por bombas, o que faz a energia aumentar e deixa o usuário fora do grupo beneficiado pela tarifa social, por possuir “bomba d´agua”.

Por ser esse fato peculiar à Itaituba, se faz mister uma nova interpretação e uma nova ação das autoridades junto a Rede Celpa em Itaituba, pois, conhecedora da realidade local, precisaria atenuar os critérios e enquadrar pessoas com baixo poder aquisitivo, mesmo os possuidores de bombas d´água, pois neste caso não é artigo de luxo, mas da mais pura necessidade.

Outro ponto importante também nesta ciranda é referente ao uso de poços rudimentares para o consumo de água, visto que muitos deles são construídos próximos de fossas do vizinho da esquerda ou da direita, pois não há um controle e ordenamento na construção de fossas X poços, fazendo com que a população tome “fezes feito água”, trazendo enormes prejuízos à saúde da população.

Pode até parecer exagero, mas é uma realidade que já vem de muito tempo e que só terá sua resolução no dia em que o abastecimento de água potável por parte da COSANPA chegue a todos os lares itaitubenses.

Como se pode ver tudo está relacionado, energia (tarifa social), água (saúde pública), inércia da população (direitos cerceados), lentidão das autoridades para equação destes problemas.

Esperamos estar colaborando com essas informações junto ao novo governo do Pará, para que, de posse dessas informações, tão logo possamos perceber a mudança da qualidade de vida da população itaitubense e acreditar que, para nós, dias melhores virão.


Dayan Serique é Pedagogo e pós-graduado em Administração Educacional