sexta-feira, 7 de dezembro de 2007

Marinheiro está sendo ouvido

Foto DSVasques
O Marinheiro (foto) que não teve seu nome divulgado até o momento é o suspeito de ser a "mula" que estava transportando a mala vermelha com entorpecente no navio. Ele etá sendo ouvido nesse momento na Delegacia da Polícia Federal de Santarém pela belissíma delegada Alessandra Borba.

PF e PM apreendem uma mala com maconha

A Polícia Militar (PM) em ação conjunta com a Polícia Federal (PF) apreenderam a pouco uma mala com maconha. A droga vinha no Navio Santarém que chegava de Belém. Quando a embarcação encostou no porto os 170 passageiros foram todos revistados em vão. O suspeito é um marinheiro que foi levado a delegacia da PF.

R$56 milhões

Valor que o Ibama multou a Vale por não haver comunicado a autarquia imediatamente sobre o grande vazamento de óleo nas águas da Reserva Biológica do Rio Trombetas, em Oriximiná, no dia 28 do mês passado, como previsto na Lei 9.966, de 2000 (art. 22 e 25), e no art. 47 do Decreto 4.136, de 2002.
O óleo se espalhou, formando uma mancha flutuante que atingiu seis quilômetros de extensão, além de depositar-se nos barrancos e vegetação de um trecho do rio.

quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

PF caça 79 em Alagoas

Uma quadrilha que fraudava restituições do Imposto de Renda é o alvo da Operação Taturana, da Polícia Federal, deflagrada na manhã desta quinta-feira em Alagoas. A PF cumpre 79 mandados de prisão e de busca e apreensão em vários municípios de Alagoas para tentar desmantelar a ação dos suspeitos, que, em cinco anos, teriam surrupiado cerca de R$ 200 milhões. A operação envolve 370 policiais, e investiga a participação de deputados e ex-deputados da Assembléia Legislativa, suspeitos de envolvimento nas fraudes. A PF apurou que uma organização criminosa vinha agindo na assembléia, desviando recursos por meio da contratação de funcionários fantasmas. A PF investiga ainda fraudes na restituição do imposto de renda dos servidores, com informações falsas em declarações.
Até o momento a PF e os sites de noticias de Alagoas informam a prisão dos seguintes acusados:
- Deputado estadual Antônio Albuquerque, presidente da Assembléia Legislativa de Alagoas. A PF encontrou armas em seu gabinete quando cumnpria mandado de busca a apreensão.
- Deputado estadual Cícero Ferro.
- Manoel Gomes de Barros, ex-governador de Alagoas.- Fábio Jatobá, prefeito de Roteiro.
- Celso Luís, ex-presidente da Assembléia Legislativa de Alagoas
- Gilberto Gonçalves, ex-deputado estadual
- Coronel Assírio, ex-chefe de gabinete militar da Assembléia Legislativa e atual diretor adjunto do Detran de Alagoas.
- Hermes Tojal, policial militar.
- Marcelo Santos, "Marcelo Cabeção", empresário preso em São Paulo
- Daniela Moreira Silva Dórea, assessora do presidente da Assembléia, Antonio Albuquerque.
- Nilton Pradines.
- Rosa Cristina Vasconcelos de Lira
- Victor Nunes
- Taciana Ferro
- André de Siqueira Barros
- Sirlane de Siqueira Barros
- Cristiano de Siqueira Barros

Mais de 50

Número de facadas que o servidor público, Enaldo Marques de Castro, vigia da Escola Diocesana São Francisco, morto ontem brutalmente e que será enterrado logo mais às 15hs, levou.

Luto oficial

A direção da Escola São Francisco decretou luto oficial por três dias pela morte do vigia.
As aulas devem retornar apenas na próxima segunda-feira.

Escola promove campanha para doação de roupas

A Escola Terezinha de Jesus Rodrigues está realizando mediante ao terceiro ano de efetivação do Projeto “Solidariedade é o nosso compromisso”, que tem como propósito a arrecadação de roupas, sapatos e brinquedos usados e novos, para doação em um bairro carente de Santarém, mais uma campanha até o dia 10 de dezembro. A professora Pierlísia Moreira Pereira, vice-diretora do educandário está empolgada com aumento de doações e conseqüente adesão de pessoas a cada ano.

Segundo Pierlísia Moreira, no primeiro ano do projeto o bairro da Área Verde foi beneficiado com a arrecadação de onze caixas entre roupas, sapatos e brinquedos. Na segunda edição vinte caixas foram distribuídas aos moradores do bairro de Santo André e a edição deste ano do projeto irá beneficiar o bairro da Vitória Régia. “A associação de moradores ficou muito lisonjeada com a escolha do bairro para fazermos à doação”, disse.

A professora avisa que um dia antes da distribuição um carro de som estará passando pelas ruas do bairro convidando a todos para participarem do ato de caridade e informando o local. A meta é que pelos menos trinta caixas sejam arrecadadas pelos alunos, professores, servidores e colaboradores da escola. A proposta é oferecer alegria para as famílias carentes durante as festividades natalinas. A Escola Terezinha de Jesus Rodrigues conta com a parceria da Secretaria Municipal de Educação (Semed), Serviço Social do Comércio (Sesc), Secretaria de Turismo (Semtur) e Global Gráfica.

De acordo ainda com a vice-diretora, todas as pessoas de qualquer bairro estão convidadas a fazerem doações. “Quem tiver grandes doações para realizarem podem entrar em contato através dos telefones 3522-7882 (diretoria da escola) e 9122-4714 (Pierlísia Moreira), que nós enquanto responsáveis do projeto vamos até o endereço do doador para buscarmos as roupas, sapatos e brinquedos usados e novos”, completa Pierlísia.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

Alba Rosa é reeleita diretora da APAE

Em assembléia realizada ontem (04), na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), na Tv. 24 de Outubro, bairro do Salé, pais e funcionários da entidade escolheram pela permanência da atual diretora, Alba Rosa, a frente da diretoria por mais um ano. A presidente da APAE, Francimary Silva, a instituição continuará em boas mãos por mais um mandato.
Durante a assembléia, Alba Rosa, diretora reeleita, fez uma avaliação dos trabalhos realizados durante o ano de 2007, destacando a realização da Campanha "APAEenergia" e a conclusão do calendário letivo.

Delegado de Oriximiná é afastado das investigações

O delegado Jardel Castro Guimarães foi designado para investigar o assassinato do ambulante Afonso Sávio Vinente de Souza em Oriximiná, morto com requintes de crueldade e tortura. Informações dão conta que essa mudança se deve ao delegado titular daquele município, Genivaldo Carneiro, também estar sendo investigado pelo crime.

Vigia é encontrado morto dentro da sala de aula

Local onde o Enaldo Marques de Castro dormia ficou intacto. Nada foi roubado
Amanheceu morto o vigia da Escola Diocesana São Francisco, na Avenida Mendonça Furtado esquina com Tv. Dom Amando. Segundo a vice-diretora do educandário, o corpo foi encontrado na troca de turno dos vigias da noite para manhã em uma sala de aula.

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Belém sedia o 1º Encontro de Governadores da Frente Norte do Mercosul

Agência Pará
O 1º Encontro de Governadores da Frente Norte do Mercosul, que começa hoje (04), em Belém, terá a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Encontro é uma promoção do governo do Estado do Pará, via Coordenadoria de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (CIDS) e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O encontro será no Hangar – Centro de Convenções & Feiras da Amazônia e vai até quinta-feira (06).
O principal objetivo do evento é acelerar a integração e a cooperação entre as doze nações sul-americanas participantes. O foco especial é com os países amazônicos. Três eixos temáticos nortearão as discussões dos participantes:
- Desenvolvimento regional sustentável;
- Cooperação técnico–científica, cultural e universitária; e
- Políticas sociais amazônicas.
Cerca de 15 instituições supranacionais e 50 representações estrangeiras, entre governos estaduais, federais, organizações não-governamentais e instituições de pesquisa, estarão em Belém para discutir o processo de integração e cooperação na América do Sul. O evento da capital paraense será o segundo encontro de Governadores do Mercosul. O primeiro ocorreu na província de Tucumán, Argentina, nos dias 18 e 19 de maio deste ano, e envolveu principalmente as províncias do noroeste argentino e os Estados do nordeste brasileiro. "O evento de Belém representa, na prática, o primeiro passo para a participação efetiva dos governos estaduais dos países amazônicos no processo de integração regional”, observou Nazaré Imbiriba, Secretária de Cooperação Internacional do Governo do Pará.
Duas reuniões preparatórias ao Encontro foram realizadas em agosto - uma em Belém, no dia 10, e outra em Manaus, no dia 28 - com representantes dos governos estaduais da Amazônia brasileira e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Após cada Estado considerar suas principais demandas, foram definidos os temas para as discussões no Encontro.
Programação
Nos dias 4 e 5, terça e quarta-feira, grupos de trabalho (GTs) compostos por organismos internacionais, Ongs, empresas públicas, instituições de pesquisa e governos estaduais e federais, serão formados para definir propostas de cooperação e integração em cada um dos temas. No terceiro e último dia, 6, com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, os governadores estaduais dos países amazônicos debaterão as propostas para os três temas. As propostas serão reunidas por uma relatoria em uma agenda de cooperação, a Agenda do Pará.

19 dias

Tempo que o titular da Vara de Meio Ambiente do Ministério Público Estadual (MPE) em Santarém, Daniel Menezes Barros, está ausente da cidade por motivos de trabalho em Itaituba.
Na ausência, ninguém pode responder pelos processos, e enquanto isso, assuntos importantes como a recomendação que o MPE fez a Prefeitura para esta apresentar plano de ação que mude o lixão do Aterro de Perema e recupere a área, que teve seu prazo encerrado em 18 de novembro, ficam de lado.

Almir... Coitadinho ou não?

Conheci o ex-governador Almir Gabriel, durante a campanha eleitoral de 2004, em Itaituba.

Foi um governador que ajudou sobremaneira o município de Jacareacanga liberando verbas para construção de um excelente hospital, mais verbas para a saúde e educação daquele longínquo município. Além de outras verbas para saneamento básico, segurança e iluminação pública.

Na revista Veja, da semana passada uma pequena nota dava conta de sua situação atual: perdeu a eleição governamental para seu pior inimigo (PT), perdeu o comando e os aliados do PSDB local, separou-se da mulher, vendeu o apartamento e teve filho envolvido em operações criminosas e fraudulentas.

Será que ainda vem um coice?


Jubal Cabral

PRF divulga locais das provas em Stm

Jornal de Santarém
Cerca de vinte e dois mil candidatos estão inscritos para o concurso público da Polícia Rodoviária Federal no Estado. Faltando menos de uma semana para o concurso para provimento de vagas no cargo de Policial Rodoviário Federal, a Coordenação Geral de Recursos Humanos da Polícia Rodoviária confirmou que haverá prova em Santarém e diferente das outras cidades, em virtude do vestibular da Universidade Estadual do Pará (Uepa), as provas serão aplicadas no período da tarde para não haver conflito nos horários.

Na cidade, as provas que serão realizadas no domingo (9) de dezembro, vinha gerando diversos inconvenientes já que os candidatos precisariam se deslocar para a capital do Estado para participar do concurso. Mas com a divulgação do Edital nº 5/2007 - PRF, de 28 de novembro de 2007, está efetivamente confirmado que três escolas foram escolhidas para a realização das provas na cidade. São elas: Escola Estadual E. F. M. Othmar, na Travessa Professor José Agostinho, s/n, bairro do Santíssimo; Escola Estadual E. M. Felisbelo Jaguar Sussuarana, localizado na Rua Silverio Siroteau, s/n, bairro da Aldeia e na Escola E. E. F. Ezeriel Monico de Matos, na Avenida São Sebastião, nº 810, bairo de Santa Clara.
As provas objetivas e de redação ocorrerão no dia 09 de dezembro, e terão início às 11hs, horário local, com término às 16hs30min. O candidato deverá comparecer ao local designado para prestar as provas com antecedência de sessenta minutos do horário previsto para o fechamento dos portões de acesso ao local de prova, ou seja, às 10hs, munido de caneta esferográfica de tinta indelével preta ou azul e de documento oficial e original de identidade, contendo fotografia e assinatura.

Como capturar porcos selvagens?

Havia um professor de química em um grande colégio com alunos de intercâmbio em sua turma. Um dia, enquanto a turma estava no laboratório, o professor notou um jovem do intercâmbio que continuamente coçava as costas e se esticava como se elas doessem. O professor perguntou ao jovem qual era o problema. O aluno respondeu que tinha uma bala alojada nas costas, pois tinha sido alvejado enquanto lutava contra os comunistas de seu país nativo que estavam tentando derrubar seu governo e instalar um novo regime, um "outro mundo possível".
No meio da sua história ele olhou para o professor e fez uma estranha pergunta: "O senhor sabe como se capturam porcos selvagens?" O professor achou que se tratava de uma piada e esperava uma resposta engraçada. O jovem disse que não era piada.
"Você captura porcos selvagens encontrando um lugar adequado na floresta e colocando algum milho no chão. Os porcos vêm todos os dias comer o milho gratuito. Quando eles se acostumam a vir todos os dias, você coloca uma cerca, mas só em um lado do lugar em que eles se acostumaram a vir. Quando eles se acostumam com a cerca, eles voltam a comer o milho e você coloca um outro lado da cerca. Mais uma vez eles se acostumam e voltam a comer. Você continua desse jeito até colocar os quatro lados da cerca em volta deles com uma porta no último lado.
"Os porcos que já se acostumaram ao milho fácil e às cercas, começam a vir sozinhos pela entrada. Você então fecha a porteira e captura o grupo todo. Assim, em um segundo, os porcos perdem sua liberdade. Eles ficam correndo e dando voltas dentro da cerca, mas já foram pegos. Logo, voltam a comer o milho fácil e gratuito. Eles ficaram tão acostumados a ele que esqueceram como caçar na floresta por si próprios, e por isso aceitam a servidão." O jovem então disse ao professor que era exatamente isso que ele via acontecer neste país.

O governo ficava empurrando-os para o comunismo e o socialismo e espalhando o milho gratuito na forma de programas de auxílio de renda, bolsas isso e aquilo, impostos variados, estatutos de "proteção", cotas para estes e aqueles, subsídio para todo tipo de coisa, pagamentos para não plantar, programas de "bem-estar social", medicina e medicamentos "gratuitos", sempre e sempre novas leis, etc, tudo ao custo da perda contínua das liberdades, migalha a migalha.
Devemos sempre lembrar que "Não existe esse negócio de almoço grátis" e também que "não é possível alguém prestar um serviço mais barato do que seria se você mesmo o fizesse". Finalmente, se você percebe que toda essa maravilhosa "ajuda" governamental é um problema que se opõe ao futuro da democracia em nosso país, você vai mandar esta mensagem para seus amigos. Mas se você acha que políticos e ongueiros pedem mais poder para as classes deles tirarem liberdades e dinheiro dos outros para beneficiar *você* ou "os pobres" então você provavelmente vai deletá-la, mas que Deus o ajude quando trancarem a porteira.
por Francisco Fernandes

MPF estuda novas medidas para situação do Incra de Santarém

Movimentos sociais enviaram manifesto ao órgão, após reintegração de servidores afastados
O Ministério Público Federal no Pará deve adotar novas medidas contra o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no oeste do Estado, Pedro Aquino, e outros quatro servidores afastados por envolvimento no escândalo dos “assentamentos de papel”. Uma decisão judicial recente, que reintegrou todos aos seus cargos, causou revolta em movimentos sociais.
A Frente de Defesa da Amazônia e outras 13 entidades enviaram um manifesto ao MPF em que pedem o afastamento definitivo dos acusados e “a nomeação de uma coordenação isenta e responsável para o Incra”. O documento também foi encaminhado à Presidência da República, ao presidente do Incra e ao Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Os servidores foram reintegrados por ordem do juiz federal Ney Bello, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, em Brasília, que concedeu efeito suspensivo a um recurso dos acusados. Além de Pedro Aquino de Santana, superintendente da autarquia em Santarém, foram afastados e depois reintegrados Sílvio Carneiro de Carvalho, superintendente-adjunto; Bruno Lourenço Kempner, executor de Altamira; Luiz Edmundo Leite Magalhães, chefe da Divisão de Desenvolvimento; e Dilton Rego Tapajós, chefe da Procuradoria Jurídica.
O afastamento deles, em outubro passado, foi uma medida de cautela solicitada pelo MPF, para garantir a continuidade das investigações. As apurações vão definir quem foram os responsáveis pela criação de 107 assentamentos com irregularidades graves entre 2005 e 2007, na região oeste do Pará.
MPF

Corpos aparecem no Tapajós

Os corpos de Arnaldo Bentes Farias, de 62 anos, e Francinaldo Ferreira Farias, de apenas seis anos, apareceram no final da tarde ontem nas proximidades da comunidade Solimões. Pai e filho, haviam saído no sábado em uma bajara da comunidade Pedra Branca em frente a vila de Alter-do-Chão para pescar, quando já no meiodo rio, numa manobra errada Arnaldo perdeu o controle da pequena embarcação que veio ao fundo do rio num local onde a média da profundidade é de 20 metros.

Cachorro velho

Uma velha senhora foi para um safári na África e levou seu velho cachorro com ela. Um dia, caçando borboletas, o velho cachorro, de repente, deu-se conta de que estava perdido. Vagando a esmo, procurando o caminho de volta, o velho cachorro percebe que um jovem leopardo o viu e caminha em sua direção, com intenção de conseguir um bom almoço.
O cachorro velho pensa: - "Oh, oh! Estou mesmo enrascado! Olhou à volta e viu ossos espalhados no chão por perto. Em vez de apavorar-se mais ainda, o velho cachorro ajeita-se junto ao osso mais próximo, e começa a roê-lo, dando as costas ao predador.
Quando o leopardo estava a ponto de dar o bote, o velho cachorro exclama bem alto : -Cara, este leopardo estava delicioso! Será que há outros por aí?
Ouvindo isso, o jovem leopardo, com um arrepio de terror, suspende seu ataque, já quase começado, e se esgueira na direção das árvores.
-Caramba! pensa o leopardo, essa foi por pouco! O velho cachorro quase me pega!
Um macaco, numa árvore ali perto, viu toda a cena e logo imaginou como fazer bom uso do que viu. Negociaria com o predador seu conhecimento de que o cachorro não havia comido leopardo algum, por proteção para si mesmo. E assim foi, rápido, em direção ao leopardo.
Mas o velho cachorro o vê correndo na direção do predador em grande velocidade, e pensa: -Aí tem coisa!
O macaco logo alcança o felino, cochicha-lhe o que interessa e faz um acordo com o leopardo. O jovem leopardo fica furioso por ter sido feito de bobo, e diz: -"Aí, macaco! Suba nas minhas costas para você ver o que vai acontecre com aquele cachorro abusado!"
Agora, o velho cachorro vê um leopardo furioso, vindo em sua direção, com um macaco nas costas, e pensa: -E agora, o que é que eu posso fazer? Mas, em vez de correr ( sabe que suas pernas doídas não o levariam longe...), o cachorro senta, mais uma vez dando costas aos agressores, e fazendo de conta que ainda não os viu, e quando estavam perto o bastante para ouvi-lo, o velho cão diz: -"Cadê o safado daquele macaco? Estou com fome! Eu o mandei buscar outro leopardo para mim!"
Moral da história: não mexa com cachorro velho... idade e habilidade se sobrepõem à juventude e intriga. Sabedoria só vem com idade e experiência.
e-mail enviado por: Daniel Godinho

segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

60.000

Santarém
Estimativa do número de pessoas que participaram de sábado para domingo da "Caminhada de Fé com Maria", evento religioso que se repete há 13 anos, idealizado pelo padre Auricélio Paulino, atualmente residindo em Roma. Foram 37 quilômetros de pé. A caminhada este ano teve saída do distrito de Mojuí dos Campos, no planalto, e terminou ontem de manhã na Praça Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade. Os fiés tiveram toda assistência durante todo o percurso, sendo acompanhados pelo Corpo de Bombeiros, ambulância, inclusive ônibus para quem não suportasse o cansaço.