sábado, 15 de março de 2008

Temporal causa transtornos a santarenos

Foto: Darte Vasques
Mercadorias danificadas pelo temporal foram colocadas na promoção
O segundo temporal que desabou nessa semana em Santarém, região Oeste do Pará, assustou os moradores e deixou rastros de fúria.
Ontem, uma chuva torrencial com ventos com média de 50 km/h, segundo a Infraero, que iniciou pouco mais das 21hs, parecia não ter fim.
Durante o temporal, muitas pessoas ficaram ilhadas em casa, no trabalho e universidades. Os estudantes não conseguiam nem mesmo sair das dependências das instituições de ensino para chegarem na parada de ônibus e optaram em ficar dentro das salas de aula, muitas sem energia.
Queda de árvores, muros e outdoors, além da interrupção no fornecimento de energia por queda de raios e alagamentos de ruas foram alguns dos rastros deixados.
Algumas ruas ficaram completamente alagadas, como a Lameira Bittencourt no Centro Comercial, que ficou quase 1 metro de baixo d'água, inundando lojas e até arrastando carros que estavam estacionados.
Só na loja Magazine Vitória, mais de 1000 pares de calçados foram danificados com a água da chuva. Na Infant Baby (foto) o prejuízo já passa dos R$ 5 mil reais. "Ainda nem cheguei no depósito", disse Francisco Eudes, proprietário ao blog.
Durante a madrugada os termômetros chegaram a registrar 20º C, o que é considerado muito frio para esta região.

sexta-feira, 14 de março de 2008

Comissão aprova ampliação de licença-maternidade

A Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara dos Deputados aprovou por unanimidade na última quarta-feira o projeto de lei nº 2513/2007, que prevê a ampliação de quatro para seis meses da licença-maternidade.

Para virar lei o projeto ainda terá de passar pelas comissões de Seguridade Social e Família, Finanças e Tributação e Constituição e Justiça.

Pelo projeto, a empresa que aderir ao Programa Empresa Cidadã terá direito a deduzir no cálculo do Imposto de Renda o valor integral da remuneração que a mãe receberá nos 60 dias de prorrogação da licença

quinta-feira, 13 de março de 2008

Morte no Ituqui leva réus a julgamento

Um julgamento de dois réus e 11 testemunhas acontece nesta sexta-feira, 14/03, no plenário do Tribunal do Júri da 6ª Vara Penal, sob a presidência do juiz Alessandro Ozanan. No banco dos réus, os agricultores Marcílio Siqueira dos Santos e Gilvane Neris dos Santos, acusados de matar a pauladas, o também agricultor Cleiton Guimarães da Silva, há três anos.
Segundo a denúncia do Ministério Público, os dois réus queriam se vingar da vítima por uma antiga desavença e a convidaram para beber cachaça. No meio do caminho na comunidade, o trucidaram a pauladas.
O crime foi tipificado no artigo 121, § 2º, incisos I e IV do Código Penal Brasileiro (Homicídio Qualificado por motivo torpe e que tornou impossível a defesa da vítima) cuja pena pode ficar entre 12 e 30 anos de reclusão.
A defesa neste caso estará a cargo dos Defensores Públicos Adleer Calderaro Sirotheau e Danylo Pompeu Colares e a acusação será patrocinada pela 4ª Promotoria de Justiça Criminal.
Caso todas as testemunhas compareçam, já se prevê que este júri deverá varar a madrugada de sábado.
Ascom 6ª Vara Penal

Senador pede extinção do exame da OAB

Educação
Agência Senado
Durante audiência pública realizada nesta quinta-feira (13) na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), o senador Wellington Salgado (PMDB-MG) defendeu a extinção do exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que classificou de discriminatório. Ele lembrou que o Ministério da Educação é o responsável pela habilitação de cursos e faculdades e observou que, se há desqualificação das instituições de ensino no país, é dever do ministério não permitir o funcionamento desses estabelecimentos.
Para Wellington Salgado, o exame seleciona e discrimina. Como profissional da área de educação, ressaltou que uma prova pode ser elaborada com o objetivo de aprovar ou de reprovar, bem como de favorecer determinados segmentos. O senador contou, por exemplo, que a prova da OAB no estado de Goiás é elaborada por um ex-reitor. Numa situação como essa, afirmou o senador, a prova pode ter sido feita visando beneficiar os estudantes da universidade em que trabalhou.
Com opinião contrária, o senador Valter Pereira (PMDB-MS) defendeu a manutenção do exame. Para ele, a prova preserva os interesses do cidadão, que busca os profissionais no mercado confiando em que terá suas demandas solucionadas. O senador informou que outras categorias profissionais já pensam em adotar exames similares para qualificar os recém-formados, como a dos médicos e a dos engenheiros.
O ministro da Educação, Fernando Haddad, foi convidado para o debate, mas não compareceu e nem enviou representante.
Clique aqui para ler mais.

Aviador, pecuarista e político


Delano Riker Teles de Menezes, nasceu em 14 de outubro de 1946, na cidade de Manaus no Amazonas, de onde saiu aos 6 anos de idade para morar no Ituquí, região de várzea de Santarém. Aos dez anos de idade passou a viver na área urbana da cidade, para estudar, primeiramente no colégio Batista e depois na Escola Comercial Rodrigues dos Santos, como era conhecido na época, e onde terminou o 2º grau. É casado há 37 anos com Dona Helena Silva Teles de Menezes, com quem tem 4 filhos: Rose May, Irapuan, Maysa e Delano Júnior. Tem ainda uma neta de 7 anos chamada Izabela.
Delano Riker fez curso no Aeroclube do Pará, em Belém, onde se formou em 1967. Foi assim que ele começou a atuar, primeiramente como co-piloto e logo passou a ser comandante de aeronaves comerciais. Atuando na área, passou a ser também empresário do setor, adquirindo aeronaves e tendo como sócio seu irmão Darlan Riker que é até hoje piloto aviador. Apaixonado pelo campo e obtendo sucesso nos negócios, ele passou a investir, com muita competência, em propriedades que possui na zona rural, onde plantava grãos e criava diversos tipos de animais. Por sua grande capacidade e por ter se tornado um dos nomes de relevância no setor rural, ficou por três mandatos consecutivos à frente do Sindicato Rural de Santarém (SIRSAN). Deixou o cargo para exercer a função de Vereador, na legislatura compreendida entre os anos de 2000 a 2004.
Em 2005, eleito vice-prefeito de Santarém, na chapa da então prefeita Maria do Carmo, esteve até o ano passado à frente da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAB), onde contribuiu grandemente para o desenvolvimento da zona rural da cidade. Atualmente, exercia apenas o cargo de vice-prefeito, mas sua preocupação com o bem-estar do homem do campo e da população santarena em geral, não ficou de lado, e continuou fazendo suas constantes visitas ao interior do município e aos bairros periféricos de Santarém, buscando alavancar a agricultura familiar e melhorar, assim, a vida das famílias e do produtor rural.


Tristeza

O filho Aripuan Teles de Menezes, sofre a perca súbita do pai ao lado da esposa Márcia.

Santarém chora a morte de Delano Riker

Foto: Darte Vasques
O corpo de Delano Riker (PDT) foi levado para a Câmara dos Vereadores na viatura do Corpo de Bombeiros
Delano Riker, de 60 anos, vice-prefeito de Santarém, no baixo Amazonas, faleceu na manhã desta quinta-feira (13). O vice prefeito foi vítima de um enfarte. O velório será na Câmara dos Vereadores da cidade.

Ao caminhar na orla da cidade, junto com seu filho, Delano sentiu-se mal. Ele ainda chegou a ser levado ao Hospital Municipal de Santarém, mas não resistiu e morreu a caminho do hospital.O corpo será liberado por volta das 11 horas e deve seguir para a Câmara de Vereadores, onde será velado. Antes do enterro, que deve ser no cemitério central do município, o corpo ainda passará pela Igreja Batista, que o vice prefeito costumava frequentar.

A prefeita Maria do Carmo decretará amanhã três dias de luto, onde os órgãos públicos municipais não funcionarão por três dias.

quarta-feira, 12 de março de 2008

Tony Fábio continuam envolto a denúncias

O Liberal
O prefeito do município de Novo Progresso, Tony Fábio Rodrigues (PT), está sendo acusado por moradores da comunidade de Riozinho das Arraias, localizada à margens da BR-163, a 80 quilômetros da sede do município, de ter serrado dezenas de castanheiras, árvore símbolo do Estado, para transformá-las em toras de madeira.
De acordo com o morador Jelci Pani, que reside há 27 anos em Novo Progresso, e é classificador de madeira, as castanheiras são serradas na comunidade Riozinho das Arraias e durante à noite é transportada para o local onde a prefeitura, em parceira com a Caixa Econômica Federal, está construindo casas populares. Jelci, afirma ainda que o Tony Fábio mandou serrar castanheira rosa e, para esconder a espécie, mandou passar óleo queimado na árvore.

Que pescar que nada!

by Cláudio Humberto
A justiça federal da Flórida, nos Estado Unidos, analisa denúncia contra um grupo de americanos de uma entidade maçônica do Texas, por prostituição, pedofilia e tráfico de drogas no Brasil, através da agência local Wet-A-line Tours.
A jornalista americana Sandy Frost mostra em seu blog o processo, que envolve pescarias na Amazônia com meninas de 13, 14 anos em Autazes (AM), entre elas, indiazinhas.
As menores testemunharam contra os americanos, assim como guias da região e policiais federais. Há oito anos o grupo pesca na Amazônia.
A denúncia teria partido de uma agência rival, que os acusados processam. Um ex-juiz do Supremo americano está envolvido. Segundo a acusação, há fitas e fotos de sexo nos barcos com as meninas brasileiras, que foram ouvidas pela Polícia Federal. As garotas, muito pobres, eram recrutadas para "serviços gerais" e recebiam cerca de R$20 por noite. Uma delas teria engravidado.

Médico infarta devido calote

O médico endocrinologista, Manuel Alvarenga, chefe de clinica do Hospital Regional Público do Oeste do Pará está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal. Manuel Alvarenga sofreu um infarto segunda-feira devido ao estresse do calote que passa a unidade de saúde.
4 meses os médicos do "Gigante Adormecido" não recebem seus salários.
Segundo a médica Livea Corrêa, o médico deve ser transferido amanhã para Belém.

Chuiquinho da UMES assume vaga

Neste momento o 3º suplente de vereador pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), Francisco Souza, filiado ao partido desde 2000, o "Chiquinho da UMES", está assumindo na Câmara dos Vereadores de Santarém, a cadeira que vagou com a cassação por infedelidade partidária do volúvel vereador Luiz Alberto (PP), ex-PSDB, PPS e PMDB.

terça-feira, 11 de março de 2008

Motoqueiro bate em Hillux parada

Motociclista recebendo os primeiro socorros ainda na canaleta

Um acidente ocorrido às 16hs, de hoje (11/03), no cruzamento das Avenidas Marechal Rondon com Barão do Rio Branco chamou a atenção de quem passava pelo local.

É que o condutor da motocicleta de placa IKT-7465, Canoas/RS, foi parar na canaleta por onde passa as águas da chuva e esgoto próximo ao Centro de Testagem Anônima (CTA).

Segundo o advogado Odilson Matos Guimarães, que conduzia a caminhonete de placas KLE-8852, Santarém/PA, ele vinha pela Avenida Marechal Rondon, sentido Tv. Moraes Sarmento, quando foi surpreendido por Natanael Oliveira Encarnação que dirigia a motocicleta, quando estava parado no cruzamento.
Natanael Oliveira foi encaminhado ao Pronto Socorro Municipal pelo Corpo de Bombeiros.

Estudantes realizam protesto

A União dos Estudantes de Ensino Superior de Santarém (UES) realizou uma passeata na manhã de hoje, contra o aumento da passagem de ônibus de R$ 1,30, para R$ 1,50, concedido pela prefeita de Santarém, Maria do Carmo (PT).

Para eles, o congelamento da meia passagem estudantil é apenas uma manobra política. “Congelamento é ilusão. Esse aumento vem após a eleição”, disse Erick Braga, presidente da UES.

Os manifestantes que reivindicaram de forma pacifica com cartazes, faixas e gritando palavras de ordem, percorreram as principais ruas do Centro rumo Ministério Público Estadual (MPE).

O policiamento foi reforçado no prédio do MPE e o acesso ficou restrito a uma comissão de 8 representantes da classe estudantil e associações que foram recebidos pelo promotor Paulo Roberto.

O promotor Paulo Roberto marcou uma audiência para a próxima sexta-feira (14), entre os representantes e o promotor responsável Túlio Novaes.

Efeito imprensa

Fotos: Darte Vasques/Jornal de Santarém
Mal a matéria da BR-163 (Santarém-Cuiabá) foram publicadas e já fizeram efeito.

Militares do 8º BEC estão louquinhos para conversar a portas fechadas com este blogueiro.

E olha que nem foi publicada esta foto acima, dos quase 2 km de atoleiro.



segunda-feira, 10 de março de 2008

Eleições 2012

O editor-chefe vai muito além das Eleições 2008 para o titular da cadeira do Palácio Jarbas Passarinho em Santarém.
Enquanto muitos estão fazendo seus bolões entre a atual prefeita Maria do Carmo (PT) não desocupar a cadeira e se o deputado federal Lira Maia (DEMO) não estará com seus direitos políticos suspensos para disputá-la, Alailson Muniz, já adianta o segredo da sucessão.
Em 2012 o Partido dos Trabalhadores aposta no deputado estadual Carlos Martins (PT) para substituir a irmã Maria do Carmo, no cargo.

Decepção

É a palavra que para o bloqueiro do Agonia ou Êxtase define a III Conferência Municipal de Meio Ambiente, realizada em Itaituba, Oeste do Estado, além de por em cheque a participação do governo municipal no desenvolvimento do eixo temático da mesma: as mudanças climáticas.
Com a palavra à Coordenadoria de Comunição Social da Prefeitura de Itaituba.