quinta-feira, 13 de março de 2008

Aviador, pecuarista e político


Delano Riker Teles de Menezes, nasceu em 14 de outubro de 1946, na cidade de Manaus no Amazonas, de onde saiu aos 6 anos de idade para morar no Ituquí, região de várzea de Santarém. Aos dez anos de idade passou a viver na área urbana da cidade, para estudar, primeiramente no colégio Batista e depois na Escola Comercial Rodrigues dos Santos, como era conhecido na época, e onde terminou o 2º grau. É casado há 37 anos com Dona Helena Silva Teles de Menezes, com quem tem 4 filhos: Rose May, Irapuan, Maysa e Delano Júnior. Tem ainda uma neta de 7 anos chamada Izabela.
Delano Riker fez curso no Aeroclube do Pará, em Belém, onde se formou em 1967. Foi assim que ele começou a atuar, primeiramente como co-piloto e logo passou a ser comandante de aeronaves comerciais. Atuando na área, passou a ser também empresário do setor, adquirindo aeronaves e tendo como sócio seu irmão Darlan Riker que é até hoje piloto aviador. Apaixonado pelo campo e obtendo sucesso nos negócios, ele passou a investir, com muita competência, em propriedades que possui na zona rural, onde plantava grãos e criava diversos tipos de animais. Por sua grande capacidade e por ter se tornado um dos nomes de relevância no setor rural, ficou por três mandatos consecutivos à frente do Sindicato Rural de Santarém (SIRSAN). Deixou o cargo para exercer a função de Vereador, na legislatura compreendida entre os anos de 2000 a 2004.
Em 2005, eleito vice-prefeito de Santarém, na chapa da então prefeita Maria do Carmo, esteve até o ano passado à frente da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SEMAB), onde contribuiu grandemente para o desenvolvimento da zona rural da cidade. Atualmente, exercia apenas o cargo de vice-prefeito, mas sua preocupação com o bem-estar do homem do campo e da população santarena em geral, não ficou de lado, e continuou fazendo suas constantes visitas ao interior do município e aos bairros periféricos de Santarém, buscando alavancar a agricultura familiar e melhorar, assim, a vida das famílias e do produtor rural.


Nenhum comentário: