sexta-feira, 29 de junho de 2007

Corpo é encontrado em terreno da base aérea

Santarém
Um homem foi encontrado morto em um matagal próximo a área da base aérea de Santarém, a suspeita é que se trate de homicídio.
Moradores do bairro Aeroporto Velho encontraram o corpo de um homem já em estado de decomposição em um matagal da área da base aérea da cidade ontem à tarde. A presença de urubus sobrevoando o matagal chamou a atenção dos moradores. A Policia Civil e Militar foi acionada até o local do crime, que ficou lacrada até a chegada dos peritos do IML (Instituto Médico Legal).
Segundo o Sub-comandante da Polícia Militar, Major Carlos Risuenho, o cadáver apresentava já está no quarto dia de decomposição. O homem ainda não foi identificado e o caso já está sendo investigado pelo delegado de homicídios da Polícia Civil, Delegado Silvio Birro. “A princípio nós vamos investigar através de inquérito policial pra saber quem é a vítima. Vamos investigar qual o crime que ocorreu aqui”.
Segundo o delegado de homicídios eles ainda investigarão se o crime aconteceu no local onde o corpo foi encontrado ou se o corpo foi deixado lá. A polícia ainda não descarta a possibilidade de que a morte tenha acontecido naturalmente. “Vamos investigar o que aconteceu aqui, se ele foi morto ou apenas ‘desovado’ no matagal ou se ele morreu por alguma outra causa”.
De acordo com os moradores das proximidades do local onde o corpo foi encontrado, o matagal oferece perigo a quem passa por ali, roubos são constantes. Segundo o morador Edivanei Edelmiro, o local é usado de refúgio para a bandidos. “Aqui acumula bandidos, cheira-cola, maconheiro. Todo que é de mal existe aí no mato”.
Segundo Edivanei Edelmiro esse não é o primeiro cadáver encontrado no matagal. “Não é o primeiro cadáver que encontram aqui. No ano passado um senhor cometeu suicídio aqui, ele se enforcou”.
Márcia Reis

Ainda há tempo


Prazo para sacar PIS/Pasep termina hoje
Brasil
Termina hoje, sexta-feira (29), o prazo para sacar o dinheiro do PIS (Programa de Integração Social) e do Pasep (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público). Segundo o Ministério do Trabalho, cerca de 600 mil trabalhadores que têm direito ao abono salarial ainda não sacaram os recursos. Para saber se você tem direito ao dinheiro é preciso procurar uma agência da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil.

Kombi capota com 17 passageiros

No blog do Jota Parente (Jornal do Comércio):
Uma Kombi que transportava 17 passageiros capotou, ontem, depois de deixar o Km 70, em direção a Itaituba. Duas pessoas ficaram gravemente feridas e as outras tiveram ferimentos e lesões de pequena e média gravidade. Os passageiros vinham em um ônibus que teve problemas técnicos em Rurópolis City, onde passaram para a Kombi para concluir a viagem.

Estado regionalizado

As digitais do deputado Carlos Martins (PT) estão presentes na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2008, aprovada na última segunda, 25, na Alepa (Assembléia Legislativa do Pará).
Duas emendas de autoria do parlamentar santareno foram incluídas no texto final da matéria. As duas com um só propósito: regionalizar o governo estadual.
Jeso Carneiro

Mirante vai ter bondinho

É um bondinho ("funiculaire", em francês) parecido como esse da foto que será colocado ao lado da escadaria de acesso do Mirante do Tapajós, para transporte das pessoas. O bondinho vai ajudar principalmente os deficientes físicos que não puderem encarar os 61 degraus. O engenheiro Carlos Eduardo Mendonça, titular da Saneng, quem revelou ao blogueiro Jeso, empresa responsável pela obra. A previsão é que em dezembro o bondinho entre em operação.

Von não se conforma com cancelamento de licitação da BR-163

O deputado estadual Alexandre Von (PSDB), bastante revoltado com o descaso do governo federal com o estado do Pará, apresentou requerimento na Assembléia Legislativa do Estado, na sessão ordinária de ontem, dia 28, solicitando informações do Tribunal de Contas da União, acerca de obras inacabadas no Pará, bem como em relação ao cancelamento da licitação de serviços de manutenção da BR-163 (Santarém/Cuiabá).
Segundo Von, a imprensa está noticiando que, por decisão do Tribunal de Contas da União (TCU), fica o Departamento Nacional de Infra-estrutura em Transportes (DNIT), órgão federal ligado ao Ministério dos Transportes, proibido de contratar qualquer empresa para os serviços de conservação da BR-163, por tempo indeterminado, bem como fica cancelada a licitação pública para os serviços de recuperação desta rodovia.
O Estado do Pará é o terceiro colocado no número de obras inacabadas, com recursos oriundos do Tesouro Nacional, atrás apenas de Minas Gerais e Goiás. Segundo o TCU, das 26 obras inacabadas, 14 deveriam ter sido executadas pelo Estado e pelos municípios e as 12 restantes são de responsabilidade do governo federal. O Estado já recebeu aporte de recursos no valor de R$ 462,5 milhões para a realização dessas obras. Pelo Relatório do TCU, a maioria das obras iniciadas e não concluídas no Pará são na área de transportes, cujos recursos são liberados através do DNIT.
Como o assunto é de relevante interesse da população do Estado, maior prejudicada pelo não funcionamento das obras e também pelo volume de recursos despendidos, que poderiam estar tendo uma destinação muito mais produtiva para o povo paraense, Alexandre Von disse que "a Assembléia Legislativa não pode deixar de analisar, com todo o rigor que o caso exige, os processos relativos a essas obras inacabadas, na busca de uma solução para as mesmas e, se for o caso, da punição dos responsáveis pelas irregularidades apontadas".
Diante do descaso, o Deputado pediu que a Assembléia Legislativa solicite ao TCU, cópia do Relatório Técnico do levantamento realizado, através do qual foram apuradas as informações divulgadas na imprensa, relativas às obras paralisadas no Estado do Pará. Também solicitou o envio da representação que resultou na suspensão da licitação da BR-163, formulada pela Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União, bem como da decisão do referido TCU, proibindo que o DNIT contrate empre-sas para os serviços de conservação da Rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163), por tempo indeterminado, e cancelando a licitação pública relacionada à mesma.
O Impacto

O Direito de Ir e Vir

*Dayan Serique
Vivemos em um país democrático, talvez a maior democracia do mundo, por isso tantas vezes, confundida com algazarra e anarquia. Todos temos o direito de protestar e de manifestar o nosso descontentamento com as coisas que julgamos erradas. Mas não podemos esquecer que para cada direito que temos um dever também nos é imposto.
O meu direito termina quando começa o de outra pessoa. Esta afirmação reflete o princípio da democracia, que se comparada a uma via, percebemos que ela deve ser de duas mãos, uma de ida e uma de vinda, ou seja, o meu direito e o direito das outras pessoas.
Aqui em Itaituba, percebo que estamos atrasados no tempo e espaço quanto à legitimidade do mais básico direito da Constituição brasileira que dita a liberdade de ir e vir. No episódio da obstrução da estrada do 53º BIS, o que ficou nítido, foi que tudo aquilo não passou de uma ação orquestrada, com o fim único de tirar dividendo político da situação. Tanto é, que tudo aconteceu na frente da casa da filha de um pretenso candidato a prefeito. Será coincidência isso? Ou será algo para ajudar o pai na política? Porque será então que as famílias humildes que moram na periferia e que também sofrem com a poeira, não agem dessa forma?
Infelizmente sabemos que 60% das ruas de Itaituba não têm asfalto, e tanto as mansões como os barracos e casebres não estão imunes da poeira, isso não é apenas naquele trecho que foi interditado, mas como a motivação era política, eles optaram em armar um circo, para dar seu showzinho.
Se o episódio de fechar a rua já não fosse suficiente, as pessoas envolvidas no imbróglio, de forma leviana e rasteira, usaram palavras ofensivas contra a pessoa do comandante do 53º BIS Dovanil Ferraz. Homem este, que neste período que estar aqui em Itaituba, já tem em sua bagagem, uma série de serviços à população, que vão desde eventos culturais a bloquetamento de avenidas.
Protestar, reivindicar, lutar por seus direitos é exercitar sua cidadania, mas usar de galhofa, desrespeito para com as outras pessoas que utilizam as vias públicas e para com as autoridades constituídas, ultrapassam todos os limites da coerência e do bom senso.
O processo eleitoral irá acontecer daqui a um ano e não há necessidade de se fazer espetáculos graciosos neste momento, não podemos permitir que jogos políticos e mesquinhos estejam acima dos interesses coletivos e da harmonia estabelecida em Itaituba.
*é Pedagogo e pós-graduado em Administração Educacional

quinta-feira, 28 de junho de 2007

Invasão de terra vira negócio lucrativo em Itaituba

O crescimento desordenado e a concentração populacional nos espaços urbanos trouxeram como conseqüência para Itaituba, a questão da moradia. A ocupação desordenada se faz presente nas áreas de domí­nio pú­blico e que deveriam ser de livre acesso como, por exemplo, as calçadas das escolas Fernando Guilhon e Gonzaga Barros que foram loteadas com barracos improvisados sem mí­nimas condições de higiene, se transformando em área de risco para a saú­de. O comércio ambulante também toma espaço pú­blico.

A calçada da escola Alice Carneiro foi tomada por ambulantes, ficando apenas um espaço exí­guo para a entrada dos estudantes naquele estabelecimento de ensino. Depois de tomados os espaços pú­blicos de livre acesso, surgiram os sem casa pró­pria que promoveram diversas ocupações em áreas particulares e pú­blicas.

Usados como massa de manobra para encobrir interesses polí­ticos sob a máscara de invasão, pessoas de baixa renda estão sendo incentivadas a ocupar áreas de terra de domí­nio pú­blico e particular. Nesses grupos existem pessoas de má fé agindo como 'corretores' de terrenos invadidos, tornando a invasão um bom negócio.

O lema é 'ocupar e vender'. São corretores de imó­veis sendo seguidos por pessoas ingê­nuas e carentes, que realmente precisam da tão sonhada casa pró­pria. A última invasão foi na Fazenda Modelo, numa área de terra pró­xima as margens do igarapé Piracanã.

Preocupado com essa questão, o prefeito Roselito Soares está viabilizando o projeto habitação em Itaituba. Uma parceria firmada entre a Prefeitura e Caixa Econô­mica Federal que vai garantir a construção de 2 mil casas populares e prevê edificações, dotadas de sala, quarto, cozinha e banheiro. Cada casa está orçada no valor de R$ 11 mil reais.

Numa reunião realizada dia 8 de março deste ano com participação de Orestes Domingos, gerente da agência da Caixa Econô­mica Federal em Itaituba, Otá­vio Simões engenheiro responsá­vel e o prefeito Roselito Soares, ficou definida a primeira etapa desse projeto municipal de habitação em suas particularidades técnicas. Na primeira fase desse projeto habitacional, inicialmente serão construí­das trezentas casas populares.

O prefeito Roselito Soares considera este benefí­cio, uma grande conquista para a comunidade itaitubense, principalmente para aquelas famí­lias que realmente precisam da casa pró­pria. Para isto, a Secretaria Municipal de Trabalho e Promoção Social já iniciou in loco o cadastramento das famí­lias necessitadas que irão ser contempladas com o benefí­cio.
Agência Amazônia
O Liberal

Setran inicia a pavimentação da Santarém/Curuá-Una

A Secretaria Estadual de Transportes (Setran) iniciou na segunda-feira (25) as obras de pavimentação da Santarém/Curuá-Una. A rodovia, de cerca de 70 quilômetros, terá pista de 9 metros mais acostamento lateral de 3 metros de cada lado para a segurança dos ciclistas e pedestres já que boa parte do trecho é tomada por pequenas vilas.
Waldir Ganzer deixou claro que dessa vez a obra é pra valer. Ele pediu parceria da população e a criação de comissões de acompanhamento das obras. “O cidadão que reside no local tem muitas informações que podem auxiliar os engenheiros no decorrer das obras”, enfatizou o secretário. A pavimentação da Santarém/Curuá-Una vai beneficiar milhares de famílias que moram na região produzindo soja, milho, arroz, verduras e hortaliças, gado e o setor madeireiro.
Agência Pará

Vice

Na Coluna Bacana, de Marcelo Marques (Diário do Pará):

Podem anotar. O filho do deputado Antônio Rocha será o vice-prefeito de Maria nas próximas eleições municipais de Santarém.

quarta-feira, 27 de junho de 2007

México vence o Brasil de Dunga

Brasil
No início de uma nova era, a seleção brasileira foi derrotada por um velho carrasco. Nesta quarta-feira, em Puerto Ordaz, o time perdeu por 2 a 0 para o México na primeira partida de um torneio oficial, a Copa América, sob o comando de Dunga. Desde agosto de 1999, o Brasil só venceu os mexicanos uma vez em sete confrontos (quatro derrotas e dois empates).
Os gols da equipe treinada pelo ex-atacante Hugo Sánchez foram de Castillo e Morales, ainda no primeiro tempo. No segundo, o time de Dunga cresceu, Robinho subiu de produção e chegou a acertar o travessão, mas não conseguiu passar pelo goleiro Ochoa, que fez grandes defesas. Após esta primeira rodada, o México divide a liderança do Grupo B com três pontos ao lado do Chile, que bateu o Equador por 3 a 2, de virada.
O próximo jogo do Brasil é contra os chilenos, domingo, em Maturín, às 17h05m (de Brasília). A última vez que a seleção brasileira venceu o México foi na Copa América de 2004, por 4 a 0, e o time comandado por Carlos Alberto Parreira acabou campeão.
Globo Esporte

PM flagra golpe em telefone público

Santarém
Policiais Militares do 3º Batalhão da PM prenderam na tarde de segunda-feira (25) um homem tentando retirar cartões telefônicos clandestinamente de um telefone público no município de Santarém, região Oeste do Estado. Com César Botelho de Queiroz, 30 anos, foram apreendidos uma chave usada para violar os “orelhões” e vários cartões telefônicos. O golpista foi flagrado no final da tarde pelos PMs da radiopatrulha 190. De acordo com os policiais que realizaram a prisão, o acusado com uma chave abria o telefone e retirava a quantidade de cartões que estava retida dentro do aparelho. Para conseguir isso, ele tirava uma peça chamada de leitura, sem ela o cartão passava direto para dentro do aparelho. O golpista e os materiais apreendidos foram encaminhados a Seccional de Policia.

Expedição atesta: Amazonas é o maior rio do mundo

Maior e mais caudaloso rio nasce em região de deserto, a 5.000 m de altitude

Pesquisadores brasileiros e peruanos fizeram a primeira expedição científica conjunta e comprovaram que o Rio Amazonas é o mais extenso do mundo e nasce no sul do Peru, e não no norte, como informa a literatura atual.
O maior e mais caudaloso rio do mundo surge numa das regiões mais secas, no encontro dos desertos de Nasca e do Atacama, na Cordilheira dos Andes, a mais de 5 mil metros de altitude. "Que é o rio mais caudaloso, com vazão 60 vezes maior que a do Nilo, já se sabia. Agora comprovou-se que também é o maior. Vamos corrigir mapas e prestar essa informação corretamente à sociedade", disse Guido Gelli, diretor de Geociências do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).
Ele deve organizar um seminário internacional para apresentar à comunidade científica o resultado da expedição.
Ainda não foi possível estabelecer a nova extensão do rio. A estimativa é de que ultrapasse os 6.850 km – o Nilo tem 6.670. Os pesquisadores ainda têm dúvidas se o rio nasce num afloramento rochoso ao sopé do Monte Mismi ou em Apacheta, distantes cerca de 10 quilômetros entre si.
A expedição foi formada por pesquisadores do IBGE, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, da Agência Nacional de Águas, e do Instituto Nacional Geográfico do Peru (IGN), que fizeram marcações por GPS e medições da vazão das águas entre 25 de maio e 2 de junho.
O trabalho foi possível graças ao empenho do casal de documentaristas Paula Saldanha e Roberto Werneck, os primeiros brasileiros a chegarem à nascente, em 1994.
As imagens da primeira expedição científica sul-americana serão apresentadas no dia 30 (TV Cultura).
Agência Estado

terça-feira, 26 de junho de 2007

Por um triz

Se dependesse do esforço da governadora Ana Júlia Carepa (PT) ou da presidente da Paratur, Ann Pontes, Santarém não estaria hoje incluída entre as 63 cidades brasileiras do roteiro turístico do Ministério do Turismo.
É o que foi revelado ao blog do Jeso Carneiro, ontem à noite, por uma graúda fonte governista.
Disse que não fosse a rápida intervenção da prefeita Maria do Carmo (PT) no caso, o município teria o mesmo destino do Marajó - que ficou fora do roteiro.

Novos hidrantes são instalados em Santarém

Santarém
Santarém ganhou 10 novos postos de abastecimento para as viaturas do Corpo de Bombeiros. Bombas da COSANPA que ficam em pontos estratégicos da cidade facilitarão o trabalho da corporação. O único hidrante que tinha na cidade estava instalado na Praça Barão de Santarém. Agora serão 10 novos pontos de abastecimentos em toda a cidade.
O trabalho só foi possível depois que algumas bombas da COSANPA foram adaptadas. Segundo o capitão dos bombeiros em Santarém, Ney Tito, graves ocorrências poderiam ter sido controladas com maior agilidade se a estrutura atual já estivesse disponível. “Esse método é muito mais eficaz”. Os pontos de abastecimento ficarão localizados nos bairros da Prainha, Livramento, Nova República, Mapiri, Maracanã, Amparo, Conquista, Praça Tiradentes e Viaduto.
Desde o último dia 24, o Corpo de Bombeiros está realizando em Santarém a Semana de Prevenção Contra Incêndios. A programação conclui dia 2 de junho, no quartel do Corpo de Bombeiros com cerimônia civil-militar e entrega de medalhas e certificados “Amigo do Bombeiro”, para entidades e pessoas ligadas a corporação.
Cassiélle Rangel

Policiais de Santarém são punidos

Três policiais civis lotados em Santarém, sendo dois escrivães e um delegado, foram punidos pela Coordenadoria da Polícia Civil no Pará.
O delegado Paulo Maurício Lima Silva recebeu punição de 4 dias de suspensão de suas atividades em decorrência de ter deixado de conclui no prazo legal diversos inquéritos policiais, além de irregularidades cometidas por duas prisões em flagrantes no ano de 2005.
A punição dos escrivães Hitamar Santos e José Bentes de Carvalho foi por transgressão disciplinar (negligência). O primeiro recebeu 3 dias de suspensão, enquanto que o segundo, 1 dia.

Falta de professores na UFPA prejudica alunos

Santarém

O problema assusta principalmente os calouros de Direito, que temem não concluírem seus cursos no prazo previsto e a qualidade ser afetada

Hoje é possível dizer que o serviço público federal em Santarém sofre de uma síndrome cancerígena, especialmente no âmbito educacional. O principal sintoma desta síndrome é a falta de professores. Uma comissão de alunos da Universidade Federal do Pará procurou o Jornal de Santarém e Baixo Amazonas (JSBA) para fazer a denúncia. Hoje o problema atinge principalmente os calouros, que ingressam na Instituição ávidos por conhecimentos.

Os estudantes contam que ao entrarem na faculdade, depois do acachapante estresse do vestibular, acreditam que terão muitas matérias e assuntos com que se ocupar e, principalmente, professores para ministrarem as aulas, mas não tarda e recebem um verdadeiro “balde de água fria”.
Na turma de Direito 2006, o problema é mais grave e alarmante, assumindo a dimensão de uma crise: “Temos normalmente cinco disciplinas a cada semestre, mas neste segundo bloco a nossa turma não aceitou ter um único professor, de poucos conhecimentos jurídicos, para ministrar duas disciplinas ao mesmo tempo: Introdução ao Estudo do Direito II e História do Direito. Foi aí que resolvemos em conjunto com a turma de Direito 2007, protocolar abaixo-assinado, pedindo a substituição imediata do professor, que só foi exonerado porque contra ele já corria outro abaixo-assinado, da turma de Direito 2003”, diz um estudante que completa: “Mas a Coordenação do Curso de Direito até agora não conseguiu substituir este professor”.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

Empresário morre em acidente trágico

Santarém
Competição de motocross realizada ontem, domingo (24), provocou a morte de um dos participantes, Jânio Almeida. O acidente foi ocasionado por um cabo de aço que vedava à saída de uma das trilhas escolhidas por uma comissão responsável pela da competição.
A vítima, era empresário no setor de vendas de veículos, não estava inscrito na competição e participava apenas por gostar do esporte. Segundo a comissão organizadora todos os inscritos receberam a planilha com o percurso e obstáculos da prova, inclusive sobre a presença do cabo de aço, que provocou a morte do empresário.
Esse era o 3º Enduro Motocross Felipe Betendorf organizado pelo Motoclub Amazônia em comemoração ao aniversário da cidade de Santarém, 22 de junho. A prova iniciou na Avenida Magalhães Barata seguiu pelo bairro da Conquista e passou por um ramal particular, que dá acesso a Rodovia Everaldo Martins. O cabo de aço, que servia para impedir a entrada e saída de pessoas estranhas, estava na saída desse ramal e segundo outros competidores da prova, Jânio não teria visto o cabo, o que acabou ocasionando o acidente.
Jânio era o último da prova e o acidente só foi percebido por uma pessoa que passava na estrada e avisou a outros competidores. “Na competição ele vinha atrasado, depois de mim. Me assustei com uma senhora me chamando dizendo que ele tinha caído. Ele já estava praticamente morto quando eu cheguei”, informou o competidor Edy Medeiros.
O esporte já é praticado há muito tempo em Santarém e segundo a comissão responsável, praticado com muita responsabilidade. “Já haviam acontecido vários acidentes aqui, e não tem nenhum competidor que não conheça esse obstáculo. Mas infelizmente houve essa fatalidade”, lamentou o Comissário Regional da Federação Paraense de Motocross, Robson Nogueira.
Jânio Almeida, um amante do esporte, deixou dois filhos, sua esposa e muitos amigos.

Ministério do Turismo aponta Santarém como um dos melhores destinos

Santarém
Duas cidades paraenses foram escolhidas pelo Ministério do Turismo (MTur) para integrar um conjunto de 65 destinos turísticos que serão estruturados para alcançar o padrão de qualidade internacional. Esta ação faz parte do macroprograma de Regionalização do Turismo “Roteiros do Brasil”, executado pelo Ministério do Turismo, através do Plano Nacional de Turismo 2007-2010.
A seleção de Belém e Santarém como destinos indutores refletirá diretamente nos roteiros turísticos “Amazônia Quilombola”, composto por Belém, Acará e Ponta de Pedras; “Amazônia do Marajó”, que inclui Belém, Salvaterra e Soure; e “Tapajós: Amazônia, Selva e História”, formado por Santarém e Belterra.
Esses roteiros, por sua vez, estão localizados dentro dos pólos Belém, Marajó e Tapajós. Os destinos indutores têm a responsabilidade de propagar o desenvolvimento nos roteiros turísticos e regiões por quais perpassam, multiplicando as experiências para aproximadamente 200 regiões turísticas do país. Os destinos selecionados foram identificados a partir de suas capacidades de induzir o desenvolvimento e crescimento regional, preparando 87 roteiros turísticos para a obtenção do padrão de qualidade internacional, apresentados durante o Salão de Turismo - Roteiros do Brasil 2006.
A presidente da Paratur, Ann Pontes, ressaltou que, com o apoio do MTur, a Companhia fortalece não só o mercado internacional, mas também o nacional. “Nós vamos montar uma parceria direta não apenas com o Ministério do Turismo, mas também procurando envolver todos os órgãos e secretarias estaduais, para que consigamos fazer com que Belém e Santarém possam ser cidades de referência no mercado internacional e que o Estado, através da Paratur, possa cuidar dos seus roteiros nacionais”, explica.
“Já que o Estado vai receber um aporte por parte do governo federal para essas duas cidades, contemplando três roteiros, poderemos canalizar os nossos recursos do Estado, para fortificar e estruturar os roteiros nacionais, beneficiando os pólos Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu”, afirma Ann Pontes.
De acordo com o titular da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Wady Kayath, é uma grande oportunidade para o avanço de projetos. “Teremos mais recursos para uma série de projetos que a Belemtur pretende implementar de infraestrutura e receptivo ao turista”, explica. “Temos o Portal da Amazônia, que já recebe investimentos do Ministério, mas além dele temos outros projetos de caráter específico como a revitalização do Mercado de São Brás, do Solar da Beira, das praças de Belém, entre outros”, conclui.
O secretário municipal de Turismo de Santarém, Evandro Éleres, comentou a importância da escolha para o município e o caráter turístico do pólo Tapajós. “É com muita satisfação que recebemos essa notícia, porque o que é bom para Santarém, Óbidos, Monte Alegre ou Oriximiná é bom para o pólo Tapajós”, afirmou.
Agência Pará

Reflexão: Não espere

"Não espere um sorriso, para ser gentil.

Não espere ser amado, para amar.

Não espere ficar sozinho, para reconhecer o amor de quem está ao seu lado.

Não espere ficar de luto, para reconhecer quem é importante para você.

Não espere o melhor emprego, para começar a trabalhar.

Não espere a queda, para lembrar-se de conselhos.

Não espere a enfermidade, para saber quão frágil é a vida.

Não espere ter dinheiro aos montes, para então contribuir.

Não espere por pessoas perfeitas, para então se apaixonar.

Não espere a mágoa, para pedir perdão.

Não espere a separação, para buscar a reconciliação.

Não espere elogios, para acreditar em si mesmo.

Não espere a dor, para acreditar na oração.

Seja sempre você, autêntico e sincero".

Parlamentares latino-americanos se unem pela infância

Parlamentares e Ongs discutem o papel do Parlamento na defesa dos direitos infanto-juvenis
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar Nacional em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente e a Save the Children Suécia realizam nos dias 25 e 26 de junho o I Encontro Latino-americano de Parlamentares da Infância.
O evento será realizado na sala de reuniões da Comissão, em Brasília, e reunirá parlamentares, assessores e representantes da sociedade civil do Brasil, Argentina, Chile, Costa Rica, Uruguai, Paraguai e Venezuela. "O objetivo do encontro é promover uma integração dos parlamentos do Mercosul e criar uma agenda dos direitos do público infanto-juvenil de acordo com a Convenção dos Direitos da Criação da OEA, de 1989", diz a deputada Maria do Rosário (PT-RS).
Pelo menos dez organizações brasileiras participarão do encontro, entre elas o Fórum Nacional DCA, além de representantes do Unicef, Unesco, OIT e da Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e do Adolescente da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.
O encontro deverá contar com 50 participantes e deveestimular um intercâmbio sobre o papel do Parlamento na implementação dos direitos da criança e do adolescente nas esferas regional, nacional e internacional, além de fortalecer o diálogo entre os parlamentares e organizações da sociedade civil da América Latina, identificando estratégias conjuntas que possam ser implementadas em cada país e na região.
"Esse evento inédito será, sem dúvida, uma importante oportunidade para que os legisladores e as organizações da sociedade civil da região troquem experiências e informações sobre as ações que vêm sendo implementadas em prol das crianças e dos adolescentes e possam, cada vez mais, trabalhar em conjunto nas questões comuns a todos os países. A idéia é lançar, nesse encontro, as bases para a criação de uma rede latino-americana de parlamentares pela infância", explica a senador Patrícia Saboya (PSB-CE).
O evento também contará com painéis sobre "Abuso sexual infantil e exploração sexual comercial infantil na América Latina e Caribe", "Violência Doméstica - O desafio da proibição dos castigos físicos para crianças", "Justiça Juvenil/Maioridade Penal", "Recomendações do Comitê dos Direitos da Criança e do Adolescente da ONU - o que se espera dos parlamentares?" e "Os parlamentares no Niñosur, uma nova iniciativa regional".
Maxpress