Santarém
Duas cidades paraenses foram escolhidas pelo Ministério do Turismo (MTur) para integrar um conjunto de 65 destinos turísticos que serão estruturados para alcançar o padrão de qualidade internacional. Esta ação faz parte do macroprograma de Regionalização do Turismo “Roteiros do Brasil”, executado pelo Ministério do Turismo, através do Plano Nacional de Turismo 2007-2010.
A seleção de Belém e Santarém como destinos indutores refletirá diretamente nos roteiros turísticos “Amazônia Quilombola”, composto por Belém, Acará e Ponta de Pedras; “Amazônia do Marajó”, que inclui Belém, Salvaterra e Soure; e “Tapajós: Amazônia, Selva e História”, formado por Santarém e Belterra.
Esses roteiros, por sua vez, estão localizados dentro dos pólos Belém, Marajó e Tapajós. Os destinos indutores têm a responsabilidade de propagar o desenvolvimento nos roteiros turísticos e regiões por quais perpassam, multiplicando as experiências para aproximadamente 200 regiões turísticas do país. Os destinos selecionados foram identificados a partir de suas capacidades de induzir o desenvolvimento e crescimento regional, preparando 87 roteiros turísticos para a obtenção do padrão de qualidade internacional, apresentados durante o Salão de Turismo - Roteiros do Brasil 2006.
A presidente da Paratur, Ann Pontes, ressaltou que, com o apoio do MTur, a Companhia fortalece não só o mercado internacional, mas também o nacional. “Nós vamos montar uma parceria direta não apenas com o Ministério do Turismo, mas também procurando envolver todos os órgãos e secretarias estaduais, para que consigamos fazer com que Belém e Santarém possam ser cidades de referência no mercado internacional e que o Estado, através da Paratur, possa cuidar dos seus roteiros nacionais”, explica.
“Já que o Estado vai receber um aporte por parte do governo federal para essas duas cidades, contemplando três roteiros, poderemos canalizar os nossos recursos do Estado, para fortificar e estruturar os roteiros nacionais, beneficiando os pólos Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu”, afirma Ann Pontes.
De acordo com o titular da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Wady Kayath, é uma grande oportunidade para o avanço de projetos. “Teremos mais recursos para uma série de projetos que a Belemtur pretende implementar de infraestrutura e receptivo ao turista”, explica. “Temos o Portal da Amazônia, que já recebe investimentos do Ministério, mas além dele temos outros projetos de caráter específico como a revitalização do Mercado de São Brás, do Solar da Beira, das praças de Belém, entre outros”, conclui.
O secretário municipal de Turismo de Santarém, Evandro Éleres, comentou a importância da escolha para o município e o caráter turístico do pólo Tapajós. “É com muita satisfação que recebemos essa notícia, porque o que é bom para Santarém, Óbidos, Monte Alegre ou Oriximiná é bom para o pólo Tapajós”, afirmou.
Agência Pará
Nenhum comentário:
Postar um comentário