segunda-feira, 25 de junho de 2007

Ministério do Turismo aponta Santarém como um dos melhores destinos

Santarém
Duas cidades paraenses foram escolhidas pelo Ministério do Turismo (MTur) para integrar um conjunto de 65 destinos turísticos que serão estruturados para alcançar o padrão de qualidade internacional. Esta ação faz parte do macroprograma de Regionalização do Turismo “Roteiros do Brasil”, executado pelo Ministério do Turismo, através do Plano Nacional de Turismo 2007-2010.
A seleção de Belém e Santarém como destinos indutores refletirá diretamente nos roteiros turísticos “Amazônia Quilombola”, composto por Belém, Acará e Ponta de Pedras; “Amazônia do Marajó”, que inclui Belém, Salvaterra e Soure; e “Tapajós: Amazônia, Selva e História”, formado por Santarém e Belterra.
Esses roteiros, por sua vez, estão localizados dentro dos pólos Belém, Marajó e Tapajós. Os destinos indutores têm a responsabilidade de propagar o desenvolvimento nos roteiros turísticos e regiões por quais perpassam, multiplicando as experiências para aproximadamente 200 regiões turísticas do país. Os destinos selecionados foram identificados a partir de suas capacidades de induzir o desenvolvimento e crescimento regional, preparando 87 roteiros turísticos para a obtenção do padrão de qualidade internacional, apresentados durante o Salão de Turismo - Roteiros do Brasil 2006.
A presidente da Paratur, Ann Pontes, ressaltou que, com o apoio do MTur, a Companhia fortalece não só o mercado internacional, mas também o nacional. “Nós vamos montar uma parceria direta não apenas com o Ministério do Turismo, mas também procurando envolver todos os órgãos e secretarias estaduais, para que consigamos fazer com que Belém e Santarém possam ser cidades de referência no mercado internacional e que o Estado, através da Paratur, possa cuidar dos seus roteiros nacionais”, explica.
“Já que o Estado vai receber um aporte por parte do governo federal para essas duas cidades, contemplando três roteiros, poderemos canalizar os nossos recursos do Estado, para fortificar e estruturar os roteiros nacionais, beneficiando os pólos Amazônia Atlântica, Araguaia Tocantins e Xingu”, afirma Ann Pontes.
De acordo com o titular da Coordenadoria Municipal de Turismo (Belemtur), Wady Kayath, é uma grande oportunidade para o avanço de projetos. “Teremos mais recursos para uma série de projetos que a Belemtur pretende implementar de infraestrutura e receptivo ao turista”, explica. “Temos o Portal da Amazônia, que já recebe investimentos do Ministério, mas além dele temos outros projetos de caráter específico como a revitalização do Mercado de São Brás, do Solar da Beira, das praças de Belém, entre outros”, conclui.
O secretário municipal de Turismo de Santarém, Evandro Éleres, comentou a importância da escolha para o município e o caráter turístico do pólo Tapajós. “É com muita satisfação que recebemos essa notícia, porque o que é bom para Santarém, Óbidos, Monte Alegre ou Oriximiná é bom para o pólo Tapajós”, afirmou.
Agência Pará

Nenhum comentário: