sexta-feira, 28 de março de 2008

Prefeita de Santarém decreta estado de emergência

O município de Santarém, no Oeste do Estado, por meio de sua prefeita Maria do Carmo (PT), decretou ontem estado de emergência em função das fortes chuvas e temporais que atingem a cidade desde o início do ano. O decreto foi assinado na tarde de ontem, após o sinal verde das Defesas Civis do Estado e do município. Acompanhadas do comandante da Capitania dos Portos, representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Exército, as duas entidades se reuníram com a prefeita do município Maria do Carmo Martins para traçar o plano e a logística que serão desenvolvidos no sentido de recuperar trechos arrasados pelas chuvas, evitar acidentes graves e socorrer famílias que estão em situação de risco.
Com o decreto, que também mobiliza a Defesa Civil do Município e autoriza convocação de voluntários, se houver necessidade, a Prefeitura pode pleitear ajuda financeira junto ao Governo do Estado para obras emergenciais. 'Serão trabalhos paliativos para amenizar os problemas, evitando que eles se agravem. Enquanto isso, apresentaremos projetos e orçamentos para o Governo Federal, a fim de resolvermos definitivamente os problemas', destacou a Prefeita, acrescentando que na próxima semana deverá viajar para Brasília em busca de recursos.
O estado de emergência vale para toda a área urbana da cidade, com a possibilidade de ser estendido à zona rural e a região de rios, devido à grande cheia que está atingindo as comunidades ribeirinhas. Por enquanto, o estado de calamidade não está sendo cogitado pela prefeita, que espera que a situação se amenize.

quinta-feira, 27 de março de 2008

Moraes Almeida ganha sub prefeitura

De acordo com o blog do Dayan Serique, na manhã de terça-feira, os moradores do Distrito de Moraes Almeida participaram da festa de posse do empresário Manoel Cavalcante no cargo de sub prefeito do local.

A cerimônia de posse foi comandada pelo prefeito de Itaituba, Roselito Soares (PR), que tem dado atenção as comunidades da zona rural, e com a designação de sub prefeitos favorece um acesso mais rápido dos comunitários as ações da administração municipal em setores como a saúde, educação e infra estrutura.

Roselito reafirmou o apoio as ações das sub prefeituras, declarando que esta descentralização administrativa visa agilizar as ações dz administração municipal para beneficiar as populações que moram distante da sede do município.

Maria vai decretar estado de emergência ainda hoje

A prefeita Maria do Carmo está reunida neste momento, com secretários, membros da Coordenadoria Municipal e Estadual de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Exército, Aeronáutica, entre outros, para analisarem em conjunto a necessidade de se decretar estado de emergência, face ao agravo dos temporais que vem caindo sobre Santarém.
Caso a prefeita decrete estado de emergência, a União e o Estado podem intervirem na cidade, com recursos humanos e financeiros, inclusive cobrindo os custos produzidos com a mobilização para sanar os problemas.
O relatório que sugere a decretação de emergência já foi aprovado, só está faltando definir se será em toda a cidade ou em apenas alguns bairros, como o Jardim Santarém, um dos mais prejudicados.

40 mil toneladas

Produção de cacau no Pará no ano de 2007.
Para 2008, a expectativa é de que sejam poduzidas 45 mil toneladas.
A região da Transamazônica é a maior produtora.

domingo, 23 de março de 2008

Miguel Neto é o assunto da semana

As notas "Neto saiu atirando I, II e III", publicadas no Informe JC da Edição nº 60 do Jornal do Comércio, que circula em Itaituba, repercutiram e muito.
Nas notas o jornalista Jota Parente, quem assina a coluna, afirma ter tido acesso a documentos comprometedores em mãos contra a titular da SEMDAS, Margarete Soares.
Mas o Coordenador de Comunicação, Dayan Serique afirma que o Assistente Social Miguel Neto concedeu entrevistas a todos os meios de comunicação de Itaituba e desmentiu categoricamente as notas publicadas no Jornal do Comércio e comentadas pelo apresentador Rozza Paranatinga, que teria se excedido nos o que pode lhe custar um processo.
Miguel Neto teria dito que não passou nenhuma informação para o Jornal do Comércio e afirmou que nem conhece o Jornalista que publicou tais comentários, mas disse que ele é o técnico responsável pelas ações da SEMDAS e que os valores apresentados nas planilhas não são necessariamente os valores que serão executados, pois as planilhas em que constam esses valores são parte da primeira fase do planejamento da Secretaria, desmentindo todas as especulações que tinham sido feitas pelos sensacionalistas de plantão.
Miguel Neto desafiou qualquer pessoa que prove que outra administração tenha feito mais pela área social que a Administração do Prefeito Roselito Soares, e citou dados que mostram que na atual gestão os avanços sociais são significativos e tem refletido diretamente na qualidade de vida dos itaitubenses.

Itaituba perde maior mineradora

DECADÊNCIA

Com queda da produção de ouro, economia entra em queda e aeroporto perde status

A cidade de Itaituba, a 950 quilômetros de Belém, no oeste do Pará, aos poucos vai se transformando na terra do “já teve”. No início do ano, o aeroporto de Itaituba - que na década de 80, no auge da produção aurífera do município, chegou a ser o segundo mais movimentado do país, em número de pousos e decolagens (atrás apenas de Guarulhos (SP), perdeu a condição de aeroporto, passando a ser simples pista de pouso, como as que existem nos grotões amazônicos. Agora o município perde uma de suas maiores empresas de mineração. Desde maio passado, a Serabi, maior mineradora em operação, em Itaituba, decidiu levar o seu escritório central para Fortaleza (CE), deixando em Itaituba uma representação e a estrutura de exploração e de pré-beneficiamento do ouro, depois mandado principalmente para o exterior.

A Infraereo (Empresa Brasileira de Infra-estrutura Aeroportuária) - empresa que administra os aeroportos brasileiros - chegou à conclusão de que o aeroporto de Itaituba não se justificava mais em operação e retirou de lá todos os equipamentos e pessoal empregado na manutenção da estrutura aeroportuária, fechando dezenas de postos de trabalho. Nenhuma voz se levantou no Congresso nacional para defender a permanência do aeroporto nas suas antigas condições, já que era uma das alternativas para os vôos com destino a Manaus (AM).

Com relação à Serabi, que produziu 1,1 tonelada de ouro em 2006 e 888 quilos no ano passado, apenas os vereadores de Itaituba, liderados por César Aguiar, manifestaram-se de forma enfática, puxando uma sessão especial na Câmara, em novembro passado, para discutir o assunto. Mas nem os parlamentares eleitos pelo oeste do Pará, como os deputados federais Zé Geraldo (PT), Joaquim Lira Maia (DEM) e os deputados estaduais Airton Faleiro (PT), Carlos Martins (PT), Josefina Carmo (PMDB), Júnior Ferrari (PTB) e José Megale (PSDB), por exemplo, levaram o caso para apreciação mais ampla em suas bancadas. Tampouco o Executivo paraense procurou evitar a consumação da mudança feita a passos de cágado, para minimizar o impacto e despistar a operação. No auge da produção de ouro, os garimpos do Tapajós produziam 14 toneladas de ouro por ano, em média. Só perdiam para Serra Pelada que teve uma vida útil efêmera. Hoje, o Tapajós produz, em média, 1,5 tonelada de ouro. Os altos investimentos necessários para a exploração manual e o rigor cada vez maior da legislação ambiental, praticamente inviabilizaram esse tipo de mineração. Atualmente, o Pará produz apenas 4,41 toneladas de ouro.

Antônio José Soares

Diário do Pará