quarta-feira, 22 de julho de 2009

MPE propõe cassação de Roselito Soares

Blog do Piteira
O Ministério Público Eleitoral emitiu, hoje, parecer no processo que analisa o Recurso Eleitoral Nº 4507, de iniciativa da Coligação Majoritária Frente de Trabalho, que lançou Valmir Climaco à Prefeitura de Itaituba. O recurso se deu contra decisão do juiz eleitoral de Itaituba que julgou improcedente ação de investigação criminal contra o candidato Roselito Soares, acusado de distribuir cestas básicas durante a campanha eleitoral do ano passado.


O parecer do MPE é de acatamento ao recurso eleitoral apresentado pelo PMDB e demais partidos autores da ação, propondo a cassação do diploma de Roselito Soares e aplicação de multa.

Leia mais aqui.

Polícia deve indiciar três pessoas por naufrágio de barco no AM

G1

A Polícia Civil do Amazonas deve indiciar três pessoas envolvidas no acidente com uma embarcação, ocorrido na tarde desta terça-feira (21), em Manaus. Uma criança e uma mulher morreram no acidente. O proprietário do barco, de 30 anos, o comandante, de 34 anos, e o responsável pela troca do leme, ainda não foi localizado, podem responder pelo crime de atentado qualificado contra a segurança no transporte marítimo.

O laudo do Instituto de Criminalística (IC) vai ficar pronto em 30 dias. Dois guindastes serão usados para desvirar o barco que tombou em Manaus.

Segundo a assessoria do Corpo de Bombeiros, a medida é necessária para procurar corpos de vítimas que podem ter ficado presos na embarcação.

O acidente

A Capitania dos Portos informou que 185 pessoas estavam a bordo da embarcação no momento do acidente.

Dona Ivete viajava pela primeira vez de barco. Depois de dez anos, ela pretendia reencontrar a filha, mas a visita foi adiada. "Só lembro dos gritos, muitos gritos."

Foto: Bruno Kelly/A Crítica/AE

Barco com 185 a bordo tomba no Rio Negro (Foto: Bruno Kelly/A Crítica/AE )

O barco saiu do porto na região central de Manaus com destino a Santarém, no Pará. Minutos depois de deixar o porto, apresentou problemas mecânicos e seguiu para uma área na Zona Sul de Manaus.

Barco percebeu problema mecânico após sair de Manaus com destino a Santarém (Arte G1)

A embarcação foi erguida para reparos com todos os passageiros a bordo e tombou. Muitos passageiros caíram na água. Foram encontrados os corpos de uma menina de 10 anos e de uma mulher de 71 anos, que estava no banheiro.

Cerca de 60 homens do Corpo de Bombeiros trabalham na área. “Estamos aguardando um guindaste para desvirar o barco para verificarmos se há algum corpo preso”, afirmou o Coronel Antonio Dias, que está no comando da operação dos bombeiros.

terça-feira, 21 de julho de 2009

Menina morre em naufrágio ocorrido em Manaus

Blog do Jeso

O Corpo de Bombeiros acaba de confirmar a morte de uma menina, com idade entre 10 e 13 anos, por afogamento. Ela estava na Embarcação Carolina do Norte, que foi a pique esta tarde (21), no Porto da Catraia, no bairro Educandos (zona Sul).

A relação de passageiros apresentada à Capitania dos Portos foi de 185 pessoas. O barco tinha como destino a cidade paraense de Santarém.

De acordo com o tenente Justamante, a corporação continua vasculhando o barco, que está a vista, tombado no Porto do Rio Negro. A maioria dos passageiros conseguiu sair antes do naufrágio e foi resgatado por outras embarcações que passavam pelo local.

- Até o momento, nossas informações dão conta que a embarcação encostou para manutenção e tombou. O real motivo ainda será investigado pela Capitania dos Portos. Vamos ficar até terminar a missão, ou seja, quando o barco estiver içado e fora da água, afirmou Justamante.

Barco com destino a Santarém naufraga em Manaus


A embarcação Karolina do Norte saiu do Porto de Manaus às 12h desta terça-feira (21) com destino a Santarém e após 15 minutos navegando pelo Rio Negro apresentou problemas no leme. Sem direção, precisou ser rebocada por outro barco e retornou ao Porto.

Quando chegou à margem, uma espécie de macaco hidráulico foi usado para suspender a embarcação na tentativa de detectar o problema. Nesse momento todos os passageiros procuraram proteção somente em um lado da embarcação e o peso fez com que o barco virasse e todos caíssem na água.

Segundo o coronel Carlos Bacelar Martins Costa, subcomandante do Corpo de Bombeiros no Amazonas, a maior parte dos ocupantes foi salva por pessoas próximas ao porto.

O coronel informou que mergulhadores e equipes de resgate ainda vasculham as águas em busca de outros passageiros.

Como parte da mercadoria transportada caiu e algumas pessoas viajavam em cabines fechadas, os chamados camarotes, existe a hipótese de que alguns ocupantes ainda estejam no rio.

Segundo a rede CBN, até o momento cinco mortes já foram confirmadas. No entanto o Corpo de Bombeiros do Amazonas informou que apenas uma criaça morreu no acidente.

A embarcação estava regular.

Notapajós com informações da Folha Online e da CBN
Imagem: Bruno kelly/A Crítica/AE

Barco com 185 a bordo tomba no Rio Negro

G1

Um barco com 185 passageiros a bordo tombou no Rio Negro, na tarde desta terça-feira (21), próximo a Manaus.

De acordo com a Capitania dos Portos, a embarcação partiu de Manaus com destino a Santarém, no Pará, mas pouco depois apresentou problemas mecânicos. A tripulação resolveu retornar para o porto para tentar resolver o problema.

No momento em que o barco era puxado para o estaleiro, por meio de rampas de madeira, a embarcação tombou. Muitos passageiros caíram na água. Segundo a Capitania dos Portos, o procedimento é padrão, mas não deve ser realizado com passageiros a bordo.

A Capitania dos Portos diz que não há informações sobre desaparecidos ou mortos. Porém, segundo o Corpo de Bombeiros, uma criança morreu no acidente e uma pessoa está desaparecida.

Em Santarém avião da Gol é retido por suspeita de gripe suína

Blog do Estado
Avião da Gol que chegou de Manaus está retido no aeroporto de Santarém.
Dois passageiros estão sendo examinados com sintomas de gripe suína.
Há intensa movimentação de ambulâncias na pista.

Barco com destino a Santarém naufraga no Rio Amazonas

Folha On Line
Uma embarcação naufragou na tarde desta terça-feira em um igarapé (canal natural) de Manaus (AM) com 185 pessoas a bordo.


Segundo o coronel Carlos Bacelar Martins Costa, subcomandante do Corpo de Bombeiros no Amazonas, a embarcação Carolina do Norte tinha como destino Santarém (PA), e o leme quebrou ainda quando saía do porto.

A maior parte dos ocupantes --Costa não sabe precisar quantos-- foi salva por pessoas que estavam próximas do porto.

O coronel informou que mergulhadores e equipes de resgate vasculham as águas em busca de ocupantes da embarcação. Como parte da mercadoria que a embarcação transportava caiu e alguns passageiros viajam em cabines fechadas e deitados em redes, existe a hipótese de que pessoas ainda estejam no rio.

Os bombeiros não souberam precisar se a embarcação estava regular. A Capitania dos Portos informou que ainda não tinha informações se ela estava ou não regularizada.

Karolina do Norte vira em Manaus

A embarcação santarena Navio Motor Karolina do Norte virou no início da tarde desta terça-feira (21/07) na capital amazonense com aproximadamente 185 pessoas entre passageiros e tripulantes.
De acordo com informações preliminares, ainda não confirmadas, devido ao forte sol, a maioria dos passageiros passaram para apenas um lado da embarcação, fazendo com que a embarcação viesse a pique ainda nas proximidades do porto de Manaus/AM, quando a mesma saía com destino à Santarém/PA.
Mais informações serão postadas durante o dia.