quinta-feira, 25 de janeiro de 2007

Frase do Dia

"A raiz do subdesenvolvimento não está na escassez dos recursos materiais,
mas na estreiteza das mentalidades"
(Alex Fiuza - reitor da UFPA).

Reunião ampliada analisará demandas de mototaxistas

O chefe da Casa Civil, Charles Alcântara, volta a conversar com mototaxistas, na próxima sexta-feira (26), pela parte da manhã. A reunião contará com a participação de representantes de diversos órgãos do Estado. Nesta quarta-feira (24), no Palácio dos Despachos, Alcântara recebeu as reivindicações da categoria, que pedia uma audiência com a governadora Ana Júlia Carepa para tratar da regularização dos serviços de mototáxi.
Este foi o segundo encontro entre os mototaxistas e representantes do governo. De acordo com Alcântara, em apenas 24 dias de mandato algumas medidas foram tomadas com o objetivo de beneficiar a categoria. Uma delas foi a passagem sem veto do projeto que tramita na Assembléia Legislativa que trata da regularização dos serviços de mototaxista. A outra, foi uma audiência marcada por intermédio da governadora com o novo diretor do Detran.
Durante a audiência, Alcântara fez questão de ressaltar que entre as demandas apresentadas, algumas dizem respeito à prefeitura e até comprometeu-se a, se for o caso, reunir-se com o prefeito de Belém, Duciomar Costa.
Na reunião desta quarta-feira, estiveram presentes representantes de mototaxistas de Castanhal, Marabá, Tomé-Açu, Abaetetuba, Moju, Acará, entre outros municípios do Estado. “Queremos das autoridades uma alternativa para que possamos prestar um serviço de qualidade para as pessoas. Hoje qualquer pessoa pinta uma camisa, pilota uma moto e se diz mototaxistas. Isso faz com que haja uma desorganização nos serviços. Não queremos isso”, desabafou José Ronaldo Silva de Nazaré, presidente do Sindicato dos Mototaxistas, motociclistas e motoboys de Benevides.
Depois de apresentar os pedidos da categoria, o presidente da Associação de mototaxistas de Marabá, Raimundo Nonato, aceitou o convite de Charles Alcântara para uma reunião que será realizada próxima sexta-feira (26). O chefe da Casa Militar Coronel Coelho também participou da reunião.
O presidente da Associação de Mototaxistas de Marabá, Raimundo Nonato ficou satisfeito com o resultado da audiência. “Esta é a melhor proposta que recebemos nos últimos dois anos”, disse referindo-se à reunião que irá juntar na mesma mesa de negociação representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Secretaria de Segurança Pública; Comando da Polícia Militar; Casa Militar e Secretaria de Governo (Segov). “Tomamos essa decisão porque as reivindicações apresentadas aqui não se referem apenas às questões de regularização dos serviços, são mais amplas. Por isso, acredito que devemos envolver nessas negociações com os diversos setores envolvidos”, afirmou Charles Alcântara.
A luta de mototaxistas que já atuam como alternativa de transporte de duas rodas em grandes e pequenas cidades é hoje uma realidade em pelo menos 16 Estados da federação. Segundo dados do Detran, todos os dias são transportadas no Brasil quatro milhões de pessoas por dia em motos de aluguel. Só no Pará são 240 mil por dia. Em folder distribuído pela Comissão estadual dos trabalhadores autônomos dos mototaxistas do Estado do Pará, "A organização, através de treinamento e padronização, é a solução para o profissionalismo e a credibilidade".

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Fim de semana agitado para Odair Correa em visita a Itaituba

O Governador em Exercício Odair da Silva Correa, chegou com sua comitiva em Itaituba na manhã do sábado (20) e logo em seguida concedeu entrevista coletiva a imprensa local. Durante a coletiva, o governador em Exercício destacou a importância de vir a Itaituba à convite da AMOT (Associação dos Mineradores do Tapajós) no intuito de se inteirar dos problemas e necessidades das populações da região. Segundo Odair Correa “O estado precisa está próximo do povo, principalmente de Itaituba e região, haja vista que esta região estava abandonada a tanto tempo pelo governo passado.”


O vice-governador garantiu que vai continuar se empenhando para garantir os recursos necessários para a melhoria das estradas e vicinais, principalmente as rodovias PA's. “O Pará tem 980 km de rodovias PA's e somente o trecho entre Santarém e Alter do Chão é asfaltado. Isso não pode continuar assim. É preciso olhar com carinho para as reais necessidades da nossa gente”.


De acordo com o vice-governador, “ainda nessa semana, nós voltaremos na região oeste do Estado, juntamente com o secretário de Transportes, Valdir Ganzer, com quem deve conhecer e fazer um levantamento das rodovias PA's dos municípios da Calha Norte, Estrada que dá acesso ao município de Belterra; a rodovia Transgarimpeira, a principal via de acesso aos garimpos do vale do Tapajós. Ele acrescentou ainda, que quer conhecer as condições das estradas vicinais, a fim de que posteriormente o estado possa investir na recuperação da maioria delas. “O importante é melhorar as condições de trafegabilidade das estradas do estado, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das populações da região”.


O primeiro compromisso oficial do governador em exercício em Itaituba, foi reunir-se com empresários de vários setores na sede do SIPRI (Sindicato dos Produtores Rurais de Itaituba), aonde ouviu várias reivindicações dos produtores da região. Representantes do setor mineral, agropecuário, e agronegócio, fizeram um apelo ao governador em exercício, que o mesmo se empenhe para trazer ao município de Itaituba e região, o crescimento e desenvolvimento sustentável, porque até agora, “todos os setores estão massacrados pelo abandono do governo do estado e pelas medidas do governo federal”.


O empresário Valmir Climaco sugeriu ao vice-governador, que o mesmo venha a região, e entre num carro juntamente com os empresários do setor madeireiro e agropecuário, para conhecer a situação das rodovias e vicinais. Para Valmir Climaco, “o governo precisa tomar medidas emergenciais a fim de acudir o povo da região”. Pois, segundo ele, o governo do PSDB quase nada investiu nesta região. “Esse povo está abandonado e precisa ser socorrido imediatamente”, disse Valmir.


Já o geólogo Sérgio Aquino, diretor presidente da empresa SERABI Mineração, destacou a importância da estadualização da Rodovia Transgarimpeira, acrescentando que a empresa SERABI Mineração está investindo na região para gerar emprego e renda, no entanto, falta a contrapartida do Estado, do município, para melhorar as condições de vida da população. Ele disse que os governos do Estado e Federal precisam trazer para a região, os órgãos que tratam do meio ambiente, como a SECTAM, (Secretaria Especial de Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente); que hoje tem a responsabilidade de viabilizar o trabalho das empresas mineradoras, madeireiras, e outros setores ligados ao meio ambiente.


Do outro lado, Sergio Aquino disse que a presença do vice-governador na região, é importante, “porque o governo demonstra que está profundamente interessado nos problemas e necessidades da região”.


Ivo Lubrina, presidente da AMOT, agradeceu ao vice-governador, por ter atendido o convite da entidade para conhecer de perto os problemas da região. E reiterou o apelo de todos que lhe antecederam, destacando que a classe garimpeira, maior fonte de economia do município, “precisa de um governo do estado mais presente na região”. Para Ivo Lubrina, “o governo precisa dá mais atenção aos garimpeiros do Vale do Tapajós” e concluiu dizendo que acredita que a presença de Odair Correa na equipe de governo de Ana Júlia, “a nossa região será contemplada”.


O governador em exercício esteve nas comunidades de Campo Verde, no entroncamento da BR-230 com a BR-163, Jardim do Ouro e Moraes de Almeida. Na Comunidade Campo Verde, presenciou situações alarmantes, como o caso da Escola Engenheiro Francisco Barros, que atende a mais de 700 alunos, tem apenas quatro salas e vive o dilema de conviver com uma cozinha improvisada, sala de aula que deveria acomodar alunos está sendo usada como deposito, outra sala serve como cozinha, pois a escola foi construída no inicio da década de 1980 e até o momento não foi adequada para a grande quantidade de alunos. E o que é pior, os professores vivem sob tensão, porque à um buraco aberto a mais de oito meses, que seria para construir uma fossa; oferecendo risco as crianças que constantemente transitam e brincam próximo ao local, porque não há espaço e nem local adequado para o lazer.


Segundo informações, no sábado à noite alguns membros da comitiva juntamente com o governador em exercício Odair Correa resolveram sair na noite itaitubense para se distrair um pouco depois de um dia cheio de compromissos oficiais e se dirigiram com apenas um segurança a Associação Atlética Cearense de Itaituba, onde estava sendo promovido um show tendo a presença de diversas pessoas da sociedade itaitubense no local dentre eles oficiais e segundo testemunhas até um juiz de direito se encontrava no local. Mas com menos de meia hora de show foi preciso interromper a apresentação, pois alguns jovens empresários que se encontravam no recinto se desentenderam iniciando uma verdadeira pancadaria. “Logo foi possível observar as cadeiras voando no ginásio do clube”, disse uma testemunha. Confusão esta que só se cerceou quando se aproximou da mesa em que se encontrava a comitiva do governador em exercício, que como já havia relatado, estava com apenas um segurança, segurança este que realizou um disparo com sua arma de fogo para dispersar a briga, havendo êxito na ação.


Já no domingo pela manhã o Odair Correa se reuniu com os moradores das comunidades de Moraes de Almeida e Jardim do Ouro. Os comunitários entregaram pedido solicitando a construção de uma escola para atender os alunos do ensino médio em Moraes de Almeida. Junto com o pedido os comunitários entregaram um abaixo assinado com mais de 700 assinaturas, solicitando a imediata construção da referida escola.


De acordo com representantes das comunidades, Jardim do Ouro e Moraes de Almeida, seus filhos precisam sair de casa, estudar na sede do município à 300 km de Moraes de Almeida, ou ir para a cidade mais próxima, que é Novo progresso à 100 km da Comunidade.


Os moradores solicitaram ainda, a implantação de uma agência bancária e agência dos correios, “pois aqui na região residem mais de 20 mil habitantes e não há uma agência bancária ou dos correios”. “Quem quiser trocar um cheque, ou pagar uma conta de energia ou duplicata tem que ir à Novo Progresso; e para fazer isso, normalmente a pessoa precisa de um dia e meio; ou então precisa pagar 5% do valor da divida para atravessadores”.


O governador em exercício teve a oportunidade de viajar 30 km pela Rodovia Transgarimpeira e prometeu que vai lutar para aquela rodovia seja estadualizada ou federalizada, a fim de que seja recuperada num curto espaço de tempo. Para ele que esteve pela primeira na região garimpeira, “precisamos trazer o governo mais próximo do povo daqui. Precisamos trazer os órgãos como: SECTAM, CPRM... Precisamos atender as demandas sociais dessa região”. Odair Correa concluiu dizendo que vai tomar as providências para estadualizar a Rodovia Transgarimpeira.

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Tribunal acerta três cipoalenses


Jerônimo Pinto, Paulo Roberto Matos e Erasmo Maia, ex-integrantes do primeiro escalão da República do Cipoal, como o governo Lira Maia (1997-2004) ficou conhecido, foram penalizados pelo TCM (Tribunal de Contas dos Municípios). Em julgamento recente, a Corte reprovou as contas dos três por irregularidades de diversos calibres. Além disso, eles terão que pagar multa que variam de R$ 2 a R$ 12 mil reais. A decisão cabe recurso.

O relator do processo que analisou as contas dos titulares da Seminf (Secretaria de Infra-Estrutura) em 1999 (Jerônimo Pinto e Paulo Roberto) foi o auditor Sérgio Dantas. Ele entendeu, e foi amparado pelo voto dos demais integrantes do tribunal, que Jerônimo cometeu irregularidades com relação ao contrato com a empreiteira Tapajós e mais: contratou empresa com ramo de atividade diferente do objeto contratado. Por isso, foi multado em mais de R$ 12 mil.

Paulo Roberto, que comandou a Seminf de agosto a dezembro de 1999, violou dispositivos da lei federal 8.666/93, na execução de processos licitatórios, e por isso foi multado em R$ 10 mil. Cópia dos autos dos processos contra os dois ex-secretários municipais foram remetidas pelo TCM ao Ministério Público Estadual, para enquadramento penal deles.

Responsabilidade fiscal - As contas reprovadas de Erasmo Maia, hoje vereador, são as de 2003. À época, ele estava à frente da Semad (Secretaria de Administração). O que pesou na decisão do TCM foi o fato do cipoalense não recolher a parte patronal do INSS referente ao valor de R$ 307.699,37.

Sobrinho do ex-prefeito Lira Maia, Erasmo também foi penalizado com multa de R$ 2 mil, pelo descumprimento do artigo 50 da LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal). A decisão foi à unanimidade. Cabe recurso.

Benigno Reges também alvejado

Benigno Reges, ex-prefeito de Itaituba, vai ter que se coçar e devolver aos cofres públicos daquele município mais de R$ 340 mil.
A decisão foi tomada pelo plenário do TCM (Tribunal de Contas dos Municípios). Cabe recurso.
A dinheirama a ser desembolsada é relativa a irregularidades, de diversos calibres, detectadas por auditores do tribunal nas contas de 2003, sob responsabilidade do médico, na época chefe do Executivo municipal itaitubense.
Benigno é figura conhecida nos tribunais de contas - Municipal, do Estado e União. Suas despesas públicas, grande parte delas contaminadas, sempre encontraram dificuldades de ganhar o selo de aprovadas nessas cortes.
Por causa disso, ele chegou a ganhar o status de inelegível nas eleições que tentou participar nos últimos anos.

Pará ganha verbas e obras do PAC


As regiões Norte e Nordeste serão as mais contempladas com recursos para os projetos de infra-estrutura previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O anúncio foi feito ontem pela ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, que fez questão de registrar a comemoração da governadora Ana Júlia (PT) com a conquista de recursos importantes para a execução de grandes obras no Estado do Pará como a construção das eclusas da hidrelétrica de Tucuruí; a ampliação do Porto da Vila do Conde, em Barcarena; a construção de terminais hidroviários na Amazônia, entre eles o de Santarém; a construção da hidrelétrica de Belo Monte, em Altamira; a pavimentação da BR-163 (Cuiabá-Santarém), no trecho que de 1.024 quilômetros que vai de Guarantã do Norte (MT), passando por Ruropólis até Santarém, incluindo o acesso a Miritituba (BR-230), em Itaituba, além do asfaltamento da BR-230 (Transamazônica), desde Marabá , passando por Altamira, Medicilândia, até Rurópolis.Segundo Dilma, está previsto um investimento de R$ 50,9 bilhões para a região Norte no período entre 2007 e 2010 para investimentos em infra-estrutura. Para a governadora Ana Júlia a realização das obras é de grande relevância para o Brasil. “Como sempre dissemos que a região Amazônica é a solução para esse país, fica claro que o Pará receba tantos recursos e tenha destaque nesse plano”, afirmou a governadora. Outra preocupação de Ana Júlia é com os cuidados com o meio ambiente e os impactos sociais das obras na região para que “a população desfrute dos impactos positivos”. Segundo a governadora um dos grandes méritos do PAC é a diminuição das desigualdades regionais. “O presidente Lula está de parabéns pela implantação de projetos estratégicos que diminuem as desigualdades e com foco no crescimento sustentável e atenção as questões ambientais e sociais”, afirmou. A ministra Dilma salientou que o PAC é um projeto, sobretudo, do interesse dos governadores. “Considero que a questão da infra-estrutura vai ter um foco muito importante, que é o fato de todos esses projetos estarem distribuídos regionalmente. Pela primeira vez traz uma consideração a respeito da localização regional dos investimentos”, afirmou.
Lula anuncia R$ 503,9 bi para tocar programa
O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que prevê investimentos de R$ 503,9 bilhões para “romper barreiras e superar limites” do crescimento econômico foi anunciado ontem pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Depois de três meses de discussão, o governo lança as bases do programa de governo do segundo mandato de Lula, mas dependerá do apoio dos governadores, do Congresso e do interesse do setor privado para destravar a economia e garantir a meta de crescimento de 5%. As ações do governo para destravar a economia estão resumidas em sete medidas provisórias, dois projetos de lei complementar, dois projetos de lei, sete decretos. O “coração” do PAC é o programa de investimentos na área de infra-estrutura, que de tão amplo será acompanhado por um comitê gestor formado pelos ministros da Casa Civil, Dilma Roussef, do Planejamento, Paulo Bernardo, e da Fazenda, Guido Mantega.Apesar dos esforços de Dilma para mostrar que todos os Estados serão contemplados com obras definidas no PAC, os governadores foram reticentes no apoio à proposta. Eles questionaram, principalmente, o fato de não terem sido consultados sobre as prioridades definidas pelo Planalto. O total dos investimentos soma R$ 503,9 bilhões, entre recursos públicos e privados. Mas ontem, na solenidade, a ministra Dilma não soube precisar a linha divisória entre participação pública e privada. O fato concreto é que desse total, R$ 67,8 bilhões virão do Orçamento da União e R$ 436,1 bilhões das empresas estatais e do setor privado. Em comparação ao que já estava previsto, porém, o PAC significou a adição este ano de apenas R$ 11,5 bilhões de recursos orçamentários novos.

PPI - Basicamente, o acréscimo corresponde ao Projeto Piloto de Investimentos (PPI), uma lista de obras prioritárias cujos recursos não podem ser bloqueados pelo Tesouro e cujo valor pode ser descontado da meta de resultado das contas públicas. A meta do resultado primário (que não considera gastos com juros) é de 4,25% do Produto Interno Bruto (PIB) mas, disse Mantega, ela poderá cair para até 3,75% do PIB. A diferença corresponde ao valor total do PPI.

Trabalhos começam em fevereiro

O Ministério dos Transportes deve iniciar em fevereiro as obras nas rodovias Transamazônica (BR-230) e Cuiabá-Santarém (BR-163). A notícia foi dada pelo próprio ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, à governadora Ana Júlia Carepa, em audiência ontem à noite. Segundo Passos, o ministério já tem pronto um cronograma de obras, a ser executado no período de chuvas e durante o verão paraense. As obras já atendem ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciando ontem pelo presidente Lula.Durante as chuvas, segundo o ministro, serão realizadas obras de arte, como a construção e recuperação de pontes. No verão, estão previstas as obras de pavimentação. Entre as obras programadas, o ministro relacionou o início da pavimentação de trechos entre Altamira e Medicilândia e entre Santarém e Rurópolis. “Este ano não vai ocorrer o que aconteceu no ano passado, quando as obras tiveram que ser interrompidas por falta de recursos”, garantiu o ministro. “Estamos com todo esquema montado para não interromper as obras”.A governadora soube também que as principais obras serão tocadas com recursos do Governo Federal. “O Governo do Pará é parceiro desses projetos e vamos aplicar os nossos recursos em obras complementares, como a construção de estradas vicinais, em ramais, na manutenção e conservação das rodovias”, explicou.Na audiência, o secretário estadual de Transportes, Valdir Ganzer, apresentou ao ministro projeto para a construção de terminais hidroviários, que contemplariam cidades estratégicas com grande fluxo de passageiros e cargas, como Belém e Santarém. O ministro autorizou sua equipe técnica a avaliar os projetos.Crescimento com democraciaBRASÍLIA-DF (AE) - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu ontem, ao lançar o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que não vai enveredar pelo caminho do populismo econômico nem sacrificar a estabilidade, o esforço fiscal e a democracia para promover o desenvolvimento no País. Na cerimônia em que anunciou o pacote tratado como plano diretor de seu segundo mandato, Lula fez questão de marcar as diferenças entre o programa brasileiro e os modelos estatizantes adotados na América Latina. Mesmo sem citar diretamente seus colegas da Venezuela, Hugo Chávez, e da Bolívia, Evo Morales, o presidente fez seis referências à necessidade de crescer com democracia. “Pouco me interessaria um aumento expressivo do PIB se isso implicasse, o mínimo que fosse, redução das liberdades democráticas, assim como não adianta crescer sem distribuir, não adianta crescer sem democratizar”, afirmou Lula. Três dias depois da Cúpula do Mercosul, que expôs divergências entre os vizinhos, o presidente fez discurso para aplacar a apreensão do mercado financeiro. Mais: pediu trégua na disputa política e apoio dos partidos para a aprovação de medidas que passarão pelo crivo do Congresso, criticando os “porta-vozes do óbvio”, expressão usada por ele para se referir à oposição, que só enxergam falhas no programa. “Aqui não se cresce sacrificando a democracia, aqui não se fortalece a economia enfraquecendo o social, aqui não se criam ilusões de distribuir o que não se tem, nem de gastar o que não se pode pagar”, insistiu Lula.
Desoneração soma R$ 6,6 bi em 2007

Para estimular o investimento privado, o governo pretendia reduzir a carga tributária sobre os novos projetos em até R$ 12 bilhões. No entanto, os cortes nos impostos tiveram de ficar mais modestos. As medidas de desoneração somarão R$ 6,6 bilhões este ano. “Bondades” novas, efetivamente, somam apenas R$ 1,4 bilhão para atender novos projetos e incentivar a área de TV Digital e de semicondutores. Além de desonerar pouco, o pacote contém apenas uma medida de contenção do gasto público: brecar o crescimento dos gastos com o funcionalismo de Executivo Legislativo e Judiciário. O maior problema das contas públicas brasileiras, o déficit da Previdência Social, será atacado com medidas para melhorar a administração e combater fraudes. A reforma constitucional da Previdência será discutida no Fórum Nacional da Previdência Social, pelo prazo de seis meses, entre representantes do governo e da sociedade civil. Mantega exibiu números para provar que as medidas não comprometem as contas públicas e enfatizou que não se tratava de um programa de corte de gastos. Mantega explicou que o objetivo do governo de promover o crescimento será alcançado com as seguintes medidas: o incremento dos investimentos públicos e privados, a partir das desonerações e o aumento na oferta de crédito.União banca pavimentação da BR-163BRASÍLIA-DF (AE) - O ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, disse ontem que as obras de pavimentação da BR-163 entre os Estados de Mato Grosso e Pará serão feitas apenas com recursos públicos, e não por meio de Parceria Público-Privada (PPP). A obra, incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado ontem, deverá custar cerca de R$ 1,5 bilhão. A idéia é pavimentar 1.024 quilômetros de rodovia entre Guarantã do Norte (MT) e Santarém (PA). Segundo o ministro, houve interesse de empresas privadas na obra, mas as estimativas de custos apresentadas “não eram compatíveis com o que o governo achava que era razoável fazer.” Passos disse que, além disso, o governo avalia que a instalação de pedágios nessa rodovia não seria interessante. “Essa rodovia fica em uma região que está em desenvolvimento”, justificou.

segunda-feira, 22 de janeiro de 2007

Sandra Leite participa da posse da nova diretoria do Sintepa

A nova diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Estaduais de Previdência e Assistência do Pará (Sintepa) tomou posse na manhã deste sábado (20), na sede campestre da entidade, no bairro do Tenoné, em Icoaraci. O servidor da Procuradoria Geral do Estado (PGE) Florentino José Neves dos Santos assumiu a presidência do sindicato, em mandato para o próximo triênio. A cerimônia contou com a presença da presidente do Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Estado (Iasep), Sandra Leite, que saudou os sindicalistas e reforçou o compromisso do governo de manter um diálogo constante com os servidores.
O Sintepa, fundado em 1992, tem hoje 498 filiados, servidores que atuam nas áreas previdenciária e de assistência social do Estado. A nova direção tem como diretriz básica o fortalecimento do setor e o resgate dos direitos de que, outrora, o funcionalismo público estadual dispunha, como plano odontológico e programas de crédito e habitação. “Já tivemos reuniões com a Sandra Leite e a secretária de Administração, Maria Aparecida Cavalcante, e sentimos que com esse governo vamos poder negociar”, avaliou Florentino.
A presidente do Iasep disse aos diretores do Sintepa que o governo está reestruturando o tripé da seguridade social do servidor, que inclui as áreas de previdência, saúde e assistência social – as duas últimas esquecidas pelos governos antecessores. Os servidores estaduais, disse ainda, terão papel importante na formulação do planejamento estratégico do Iasep. A tarefa, lembrou Sandra Leite, não será fácil, mas com a ajuda dos trabalhadores, poderá ser cumprida.
“Assumimos o governo e com ele uma dívida previdenciária, por exemplo, de R$ 3 bilhões, sem contar as dívidas na assistência à saúde, que chegam a R$ 50 milhões”, informou Sandra Leite, anunciando a implantação de ações emergenciais para retomar o relacionamento com o servidor e os prestadores de serviço, não somente em Belém, mas, sobretudo, no interior.
A Coordenadoria da Comissão de Trabalho também já foi instalada, para elaborar a política de seguridade social do servidor. As ações serão feitas de forma integrada entre o Iasep, a Escola de Governo do Pará (EGPA) e a Secretaria Estadual de Administração (Sead). “Uma das diretrizes do programa de governo de Ana Júlia é justamente a valorização do servidor, e para isso estamos unindo esforços”, comentou Sandra Leite, diante da nova diretoria do Sintepa.
Segundo Florentino, muitas das reivindicações da categoria já estão sendo atendidas, mas ainda falta discutir a questão da defasagem salarial, acumulada em 80% em doze anos, segundo o Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese).
Para o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos do Pará (Sepub), Orlando Ferreira Gonçalves, as medidas anunciadas pelo governo e a forma como os servidores vêm sendo recebidos demonstram uma nova forma de relacionamento com o funcionalismo. “Não podíamos nem imaginar autoridades do Estado participando de um evento como esse. É realmente a demonstração de que com este governo teremos mais chances de negociação”, considerou.

Período chuvoso é motivo de preocupação

A falta de pavimentação na BR 163 é motivo de preocupação para quem precisa trafegar pela rodovia. Quatro municípios da região Oeste do Pará são dependentes diretos da rodovia BR-163. A rodovia é a principal ligação entre essas cidades, que sofrem uma série de dificuldades durante o inverno.Os problemas começam pelo isolamento. O comércio fica desabastecido e os preços disparam. Outra conseqüência das chuvas é na área de saúde. O deslocamento de pacientes que precisam de tratamento mais complexo, que chega a durar semanas por causa da precariedade da rodovia.Entre Rurópolis e Santarém, a viagem que normalmente dura três horas, pode durar até quinze dias, dependendo das condições da estrada.A única alternativa para a prefeitura é buscar apoio do governo federal, o que só é possível através do 8º Batalhão de engenharia de construçao, responsável pela manutenção de um dos trechos da rodovia.Segundo o prefeito de Rurópolis, Aparecido Florentino, os prejuízos sao incalculáveis.