O chefe da Casa Civil, Charles Alcântara, volta a conversar com mototaxistas, na próxima sexta-feira (26), pela parte da manhã. A reunião contará com a participação de representantes de diversos órgãos do Estado. Nesta quarta-feira (24), no Palácio dos Despachos, Alcântara recebeu as reivindicações da categoria, que pedia uma audiência com a governadora Ana Júlia Carepa para tratar da regularização dos serviços de mototáxi.
Este foi o segundo encontro entre os mototaxistas e representantes do governo. De acordo com Alcântara, em apenas 24 dias de mandato algumas medidas foram tomadas com o objetivo de beneficiar a categoria. Uma delas foi a passagem sem veto do projeto que tramita na Assembléia Legislativa que trata da regularização dos serviços de mototaxista. A outra, foi uma audiência marcada por intermédio da governadora com o novo diretor do Detran.
Durante a audiência, Alcântara fez questão de ressaltar que entre as demandas apresentadas, algumas dizem respeito à prefeitura e até comprometeu-se a, se for o caso, reunir-se com o prefeito de Belém, Duciomar Costa.
Na reunião desta quarta-feira, estiveram presentes representantes de mototaxistas de Castanhal, Marabá, Tomé-Açu, Abaetetuba, Moju, Acará, entre outros municípios do Estado. “Queremos das autoridades uma alternativa para que possamos prestar um serviço de qualidade para as pessoas. Hoje qualquer pessoa pinta uma camisa, pilota uma moto e se diz mototaxistas. Isso faz com que haja uma desorganização nos serviços. Não queremos isso”, desabafou José Ronaldo Silva de Nazaré, presidente do Sindicato dos Mototaxistas, motociclistas e motoboys de Benevides.
Depois de apresentar os pedidos da categoria, o presidente da Associação de mototaxistas de Marabá, Raimundo Nonato, aceitou o convite de Charles Alcântara para uma reunião que será realizada próxima sexta-feira (26). O chefe da Casa Militar Coronel Coelho também participou da reunião.
O presidente da Associação de Mototaxistas de Marabá, Raimundo Nonato ficou satisfeito com o resultado da audiência. “Esta é a melhor proposta que recebemos nos últimos dois anos”, disse referindo-se à reunião que irá juntar na mesma mesa de negociação representantes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran); Secretaria de Segurança Pública; Comando da Polícia Militar; Casa Militar e Secretaria de Governo (Segov). “Tomamos essa decisão porque as reivindicações apresentadas aqui não se referem apenas às questões de regularização dos serviços, são mais amplas. Por isso, acredito que devemos envolver nessas negociações com os diversos setores envolvidos”, afirmou Charles Alcântara.
A luta de mototaxistas que já atuam como alternativa de transporte de duas rodas em grandes e pequenas cidades é hoje uma realidade em pelo menos 16 Estados da federação. Segundo dados do Detran, todos os dias são transportadas no Brasil quatro milhões de pessoas por dia em motos de aluguel. Só no Pará são 240 mil por dia. Em folder distribuído pela Comissão estadual dos trabalhadores autônomos dos mototaxistas do Estado do Pará, "A organização, através de treinamento e padronização, é a solução para o profissionalismo e a credibilidade".
Nenhum comentário:
Postar um comentário