sábado, 1 de dezembro de 2007

Municípios do Oeste do Pará também sentiram o tremor

Darte Vasques
Agência Amazônia
Vários municípios do oeste paraense também sentiram na tarde de quinta-feira (29), o abalo sísmico provocado por um terremoto de 7,4 graus na escala Richter, que ocorreu na região de Martinica, no Caribe, América Central, e atingiu vários estados e municípios do Brasil. Em Santarém, o Corpo de Bombeiros teve de atender a várias chamadas de moradores de edifícios que ficaram assustados com os tremores. Os moradores do edifício Nossa Senhora da Conceição, no centro da cidade, esvaziaram os prédio sem saber o que estava acontecendo. “Pesei que o prédio fosse cair”, disse uma moradora. O corpo de Bombeiros esteve no local e fez uma pequena avaliação da estrutura do edifício e constatou que não houve danos graves que fossem provocar a interdição do imóvel. O tremor de terra foi sentido por aproximadamente cinco minutos com bem menos intensidade, mas foi o suficiente para fazer a estrutura dos poucos prédios altos da cidade tremerem. Os moradores desses edifícios como o Nossa Senhora da Conceição e Barão do Rio Branco saíram de seus apartamentos e foram parar na rua olhando para o alto sem saberem o que estava acontecendo.
De acordo com o oficial dos bombeiros, Fábio Costa, que atendeu diversas ocorrências, a região mais afetada da cidade foi nas proximidades do Edifício Dário Coimbra, na Travessa Dom Amando, região central. “Por volta das 15hs (horário local) o Corpo de Bombeiros começou a receber diversas chamadas sobre tremores nos prédios”, disse o tenente, informando que estavam trabalhando com a possibilidade de se tratar de um abalo sísmico. Durante a vistoria realizada pelos bombeiros no Edifício Nossa Senhora da Conceição, que tem vários ilustres moradores, entre eles o Deputado Estadual Alexandre Wanghon, o tenente Fábio Costa, falou ainda que nada de anormal foi encontrado. “Nós tivemos acesso ao prédio, os moradores nos receberam em seus apartamentos, deixaram que nós verificássemos a estrutura, fomos até a parte superior do prédio verificar se alguma parte física do prédio estava abalada, mas até agora nada foi encontrado”, conta o tenente, ressaltando que não houve nenhuma vítima, nem feridos com o abalo sísmico. O vereador Henderson Pinto, recebeu várias ligações de moradores da região da várzea de Santarém, que também sentiram o tremor e ligaram desesperados a procura de informações.
As regiões mais afetadas foram as comunidades rurais e do interior dos municípios. Na comunidade de Piracãera, em Santarém, moradores disseram que o tremor durou cerca de 30 minutos. As regiões são longe e de difícil acesso, mas o Corpo de Bombeiros acredita que não tenha provocados estragos consideráveis ou ferido alguma pessoa. Até o final da noite nenhum caso de acidente em decorrência do tremor foi registrado na delegacia de Polícia ou no Hospital Municipal. Em Óbidos, o tremor também foi sentido com baixa intensidade. Em uma, indústria chamada Pascarelli, haviam cerca de setenta funcionários trabalhando no prédio quando o tremor de terra foi sentido e todos saíram correndo das dependências em desespero, mas também não houve confirmação de vitimas. No município de Oriximiná, o prédio da Rádio Nova Cidade FM estremeceu. Ele fica localizado na parte alta da cidade, local onde foi mais afetado. “O tremor foi fraco aqui. A sensação foi a mesma que sentimos quando passa um rolo compressor pela ou um caminhão bastante pesado”, informou Salete Marinho. Os municípios de Monte Alegre, Alenquer e Prainha também sentiram os abalos.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Arame farpado tem uso restrito em Itb City

Foi aprovado por unanimidade ontem (28/11) pelo Plenário da Câmara Municipal de Vereadores de Itaituba, o Projeto de Lei de autoria do vereador Chico Dentista que proibi a utilização de arame farpado para cercar terrenos na área urbana da cidade.
O vereador e médico Manoel Diniz, disse que muitos são os casos de pessoas feridas por esse tipo de arame que dão entrada no hospital municipal e destacou que embora o projeto seja de natureza simples é de grande importância para o dia-a-dia da população.

Só pra contrariar


terça-feira, 27 de novembro de 2007

Telefonia celular deve cobrir todo o Brasil até o final de 2009

Os sinais de telefonia móvel deverão cobrir todo o país até o final de 2009, de acordo com informações da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Atualmente, apenas as cidades com mais de 30 mil habitantes recebem o serviço. Segundo a assessoria da Anatel, a agência vai realizar ainda este ano uma licitação para que as operadoras levem o sinal de celular a localidades menores.
Agência Brasil

De volta

Por decisão judicial, Pedro Aquino, que estava afastado do cargo de superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Santarém voltou hoje a labuta diária.

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Belo Centro Tapajós completa seu 1º

Ontem fez um ano que o projeto do Belo Centro Tapajós foi concluído pela empresa Saneng do engenheiro Carlos Eduardo Mendonça.
A construção da área de 2.126,14m² custou R$ 250 mil aos cofres públicos.

Meio dia em ponto

Moradores da comunidade de Tipizal, no quilômetro vinte e dois da Rodovia Santarém/Curuá-Una não aguentam mais a poeira e por isso, marcaram para o meio dia a interdição da rodovia caso não vejam as máquinas de asfaltamento pintarem por lá.
É que as máquinas estão nas proximidade do distrito de Mojuí dos Campos terminando o serviço de pavimentação do trecho que a Caminhada de Fé com Maria vai passar no próximo domingo.

Marias

É uma mulher, Flávia Verônica, a delegada que enfiou a adolescente dentro da cela com 20 homens em Abaeté.

É uma mulher, Vera Tavares, a secretária de Segurança Pública, que não consegue comandar a puliça.


É uma mulher, Socorro Gomes, a secretária de Direitos Humanos, que silencia sobre os fatos.

É uma mulher, Ana Julia, a governadora que diz à imprensa que não pode garantir que não existam casos iguais no estado.

by
Caneta sem fronteira

Altíssimo


by Caneta sem fronteira