quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Nota da Assera

Nota Associação dos Servidores da Reforma Agrária do Oeste do Pará sobre os escandâlos recentes envolvendo o Incra.

NOTA À SOCIEDADE

Santarém, 21 de agosto de 2007.

Os servidores da Superintendência Regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - Incra/SR30 vêm perante a sociedade manifestar-se sobre as gravíssimas denúncias veiculadas nos meios de comunicação locais, nacional e internacional e em relação à ação movida pelo Ministério Público Federal que pede dentre outras coisas, o cancelamento de dezenas de assentamentos rurais e a anulação de cláusulas de um Termo de Ajustamento de Conduta firmado entre o Incra e a Secretaria de Meio Ambiente do Pará.
Os servidores defendem veementemente a lisura e a transparência das ações de ordenamento da estrutura fundiária. Esta é uma condição indispensável ao serviço público e à reforma agrária. Portanto, defendemos toda e qualquer investigação que recaia sobre os procedimentos desta casa, ainda mais aquelas executadas por órgãos como o MPF. Esta defesa implica que a maioria dos servidores vem atuando de maneira condizente com o serviço público e não compactua com possíveis irregularidades existentes.
Desde o início do ano de 2007 os servidores vêm reivindicando mudanças na forma de conduzir a reforma agrária no Oeste do Pará, assim como maior transparência na gestão do Incra. As grandiosas metas executadas ao final de 2006 e as péssimas condições de trabalho já nos serviram de alerta para a necessidade de adoção de procedimentos técnicos e administrativos condizentes com os princípios acima defendidos. Solicitamos inúmeras vezes, inclusive com documentos, a realização de um seminário interno para avaliação e correção de atividades e adoção de uma nova forma de gestão, compartilhada com os servidores.
Infelizmente, não fomos atendidos em nosso pleito e nos últimos meses fomos novamente atropelados por decisões verticais e unilaterais na criação e na extinção de assentamentos, na desafetação de áreas, na homologação de beneficiários (muitas pessoas sem perfil foram homologadas), na realização de convênios, na liberação de créditos, etc. Assim sendo, inúmeras decisões técnicas foram e são tomadas com critérios políticos, sem consulta ao corpo de profissionais da instituição e desobedecendo inclusive a legislação agrária, ambiental e até mesmo as normas internas do próprio Incra. Estas decisões verticais foram inclusive alvo de manifesto lançado pelos servidores em greve e em nota lançada para a sociedade santarena há algumas semanas atrás.
Naquela ocasião, também alertamos para a presença permanente de madeireiras inescrupulosas no interior de assentamentos. Contudo, ao invés de fazer-se reintegração nos assentamentos preferiu-se a reintegração de posse contra os grevistas que reivindicam seus direitos, com o envio da tropa de choque da Polícia Militar. Por isto reiteramos a legitimidade do movimento grevista que, muito mais que uma luta meramente salarial, demonstrou a necessidade urgente de melhoria nas condições de trabalho, de mudanças de rumo no Incra e de uma verdadeira Reforma Agrária, pauta exaustivamente manifestada para a sociedade nos últimos três meses. Infelizmente, não é isto que estamos vivenciando. A ação do Incra na nossa região contradiz os reais interesses dos trabalhadores rurais e vai de encontro a um ideal de meio ambiente equilibrado.
Questionamos desde o primeiro momento a proposta de Parceria Público-Privada entre assentados e indústria madeireira, proposta alardeada pela Superintendência do Incra como novo modelo de reforma agrária para a Amazônia.
É preciso dizer ainda que a responsabilidade por qualquer irregularidade deve ser compartilhada com a direção nacional do Incra e do Ministério do Desenvolvimento Agrário, órgãos que empurram para esta SR metas grandiosas de assentamentos em terras públicas, sem um lastro orçamentário correspondente e sem infra-estrutura física e de recursos humanos suficientes. Além disto, estes órgãos são conhecedores dos inúmeros problemas aqui existentes, visto que uma equipe do próprio Incra fez um diagnóstico desta SR. Estranha-nos a nota lançada pelo MDA e declarações do presidente do Incra, onde assumem que em muitos assentamentos recém-criados ainda não existem assentados, ou seja, assumem a virtualidade dos números para o cumprimento do II Plano Nacional de Reforma Agrária, endossando um equívoco.
Por fim, a maioria dos servidores deste órgão se dispõe a contribuir com qualquer ação de investigação dos órgãos públicos: MPF, Polícia Federal, Controladoria Geral da União, Tribunal de Contas, etc., pois nada temos a dever. Alertamos ainda para a possibilidade de perseguição de servidores que não comungam com tais absurdos, em especial os colegas que realizaram vistorias em áreas que hoje estão no rol dos assentamentos da ação do MPF. Por falta de orientação da direção desta casa poderão ter cometido algum equívoco. Ressaltamos a grande quantidade de servidores recém-ingressos e submetidos às mais diversas atividades sem capacitação, com desconhecimento da região e sem orientação jurídica adequada.
Por tudo isto, não aceitamos o nivelamento com quem é responsável pela ingerência política do Incra.

O Supremo e a piada de salão

Deu no blog do Brasiliense:
Prossegue o julgamento dos 40 mensaleiros no Supremo Tribunal Federal. Os advogados dos acusados tentam de todas as formas desqualificar as denúncias do procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza. Cabe aos 10 ministros do STF sepultar, definitivamente, a tese do ex-tesoureiro do PT, Delúbio Soares, um dos idealizadores do esquema corrupto, de que daqui a alguns anos o mensalão vai virar piada de salão. Sepultada a denúncia contra os mensaleiros, é o Supremo que corre o risco de virar piada.

Tragédia anunciada

Os freqüentes apagões de energia elétrica que ocorrem no Hospital Regional, em Santarém, ainda não causaram uma tragédia por milagre. Contar só com a ajuda divina, bem, a gente sabe como isso termina.

Guilherme Augusto, em sua coluna no Diário do Pará.

Incra

Deu na coluna Repórter 70 (O Liberal):
Assentamentos
No meio do debate sobre a suspensão ou não dos assentamentos criados pelo Incra no oeste do Pará, há mais uma pendência jurídica. Vários desses assentamentos foram criados em áreas objeto de contratos administrativos entre empresários e o Serviço Florestal Brasileiro, os chamados 'contratos de transição'.
Trapalhada
Antes de os documentos serem assinados, o próprio Incra emitiu parecer favorável aos contratos, o que colocou em xeque a credibilidade do Serviço Florestal e em risco a própria política florestal para a Amazônia, baseada nas concessões. Com a trapalhada dos órgãos públicos, fica difícil atrair investidores

Belo Monte: Governo quer licenciar usina em 2009

Agência Brasil
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, disse ontem (22) que o governo federal deverá licitar a primeira etapa da Usina Hidrelétrica de Belo Monte em 2009.
Zimmermann participou, no Rio de Janeiro, do 2º Seminário de Energia Elétrica e Crescimento, promovido pela Fundação Getulio Vargas. Em sua avaliação, o governo federal deverá concluir os estudos, elaborar o decreto legislativo e resolver eventuais pendências judiciais em torno do projeto do final deste ano para o início do próximo, concluindo o processo de licenciamento para a construção das usinas até o final de 2009.
O secretário disse que o governo pretende construir Belo Monte, cujo custo é estimado em R$ 7 bilhões, em duas etapas. “A usina terá uma primeira etapa de 5.500 megawatts. Somente na segunda etapa, que acontecerá posteriormente, é que atingiremos os 11 mil megawatts previstos no projeto em sua plenitude. Tucuruí já havia sido feita desta forma”, lembrou.

Governo amoroso

Deu no blgo do Noblat:
Flagrante colhido pelo excepcional fotógrafo Sérgio Dutti, da Agência Estado, e que está sendo reproduzido em sites e blogs pelo país a fora. A ministra de Política para Mulheres, Nilcéa Freire, beija Lula no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, durante solenidade realizada ontem.

Desarranjo amplo e irrestrito

Deu no blog do Jeso:

Não foi um, nem dois.
Foram vários os juízes que foram parar no hospital neste último final de semana em Santarém.
Efeito de comida vencida servida pelo hotel em Alter do Chão onde foi realizado um encontro de magistrados promovido pelo TJ (Tribunal de Justiça) do Pará.

Efemérides

Deu no 5ª Emenda:
Na próxima segunda, 27 de agosto, comemora-se o nascimento de Confúcio, e do vice governador Odair Correa.

quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Trânsito

Deu na coluna Repórter 70 (O Liberal):
Sabe o motorista do vice-governador? Deu no Diário Oficial que ele é alvo de sindicância por ter estacionado em fila dupla para ir a uma loja de conserto de televisores, enquanto outros motoristas indignados buzinavam atrás dele.
Deixando a infração de lado, a pergunta é: de quem era mesmo a televisão?

Marinha realiza exercícios militares em Santarém

Darte Vasques
O Liberal
Um grupo de aproximadamente 200 pessoas, inclusive fuzileiros navais da Marinha, realizou entre os dias 16 a 18, uma simulação de greve geral no Porto da Companhia Docas do Pará em Santarém, usando três navios e embarcações de pequeno porte. O exercí­cio testou os procedimentos adotados pela Marinha na proteção do porto seguindo um conjunto de normas de segurança orquestradas pelo Presidente da Repú­blica.
Segundo o comandante Neves, a Marinha do Brasil juntamente com Exército e Aeronáutica podem ser convocados pelo Presidente da Repú­blica para intervir na questão dos portos. 'Os portos são objetos de segurança nacional. Por prestarem apoio logístico às divisas do Brasil com relação às exportações e importações de material, abastecimento de gê­neros e combustí­veis. Nesse caso, aqui dos portos, a Marinha do Brasil está sendo acionada através de um exercí­cio anual para proteger a infra-estrutura de forma que não comprometa o bom funcionamento', explica o comandante.
Os exercí­cios realizados pelas forças navais brasileiras são os mais recentes de uma sé­rie de manobras realizadas pelos militares em todo o país e demonstraram o poder das forças navais brasileiras em defesa dos portos. De acordo ainda com o comandante Neves, para esta intervenção no porto de Santarém na área do comando do 4º Grupamento Naval, envolveram-se na operação homens do Grupamento de Patrulha Naval do Norte e do Grupamento dos Fuzileiros Navais de Belém. 'As atividades foram desenvolvidas nos dois dias com tudo aquilo que pode ocorrer ficticiamente, mas que poderiam ocorrer em situação real, caso de tumultos situações que podem colocar em risco a operação do porto', continua o comandante. 'A nossa função aqui não é de segurança pú­blica, pois a segurança pú­blica é destinada às policias militares, civil e federal'.
Os exercí­cios militares envolveram a utilização dos navios Patrulha Bocaina, Bracuí, Paraty, lanchas da Capitania dos Portos de pequeno e um efetivo ideal apenas para o adestramento, em torno de 150 a 200, militares com o pessoal dos navios, da delegacia e os fuzileiros, mas segundo Neves dependendo da necessidade esse nú­mero pode ser maior dependendo do grau de intensidade do que estaria ocorrendo.
Para o comandante Neves, o exercí­cio da Marinha vai testar também o limite as instalações e equipamentos de segurança. A Marinha considera que possibilidade de ocorrência de ações de infiltração, agitação ou invasão nos portos exige medidas preventivas. 'Este tipo de exercí­cio faz com que nossa tropa reconheça melhor as dimensões e características da área, garantindo uma maior eficá­cia em situações de defesa', conclui Neves.

Petista rejeita debate sobre separatismo

Dayan Serique
Em palestra na sede da Associação Comercial do Pará (ACP), ontem à noite, o deputado federal Zé Geraldo (PT) afirmou a um grupo de empresários que não é o momento para estabelecer ou acirrar o debate e nem consolidar qualquer discurso sobre a divisão terrritorial do Pará. 'Não é estratégico, não há clima para consolidar a divisão territorial do Estado como está proposto. Ainda não há compreensão suficiente sobre o assunto e nem consenso tanto pelos que defendem a divisão e pelos que são contra', declarou.
Em sua análise sobre a conjuntura política e econômia que o Brasil vive, especialmente o Pará, contemplado com a segunda maior soma de recursos para as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o deputado disse que não há nada que o faça pensar na possibilidade de retalhar o Estado. 'As grandes obras de integração, como os portos, a pavimentação das estradas, as eclusas, a política de integração regional do governo do Pará, com presença nos 143 municípios, a decisão política de integrar definitivamente a Amazônia ao restante do Brasil tornam muito difícil essa pretensão, que até poderá ocorrer, mas em um futuro distante ', afirmou.

Bolívia abate avião com supostos traficantes brasileiros

Jota Parente
A Bolívia abateu ontem um pequeno avião com dois tripulantes brasileiros que provinha do Paraguai, segundo informações divulgadas pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad) do Paraguai nesta terça-feira. Um tripulante morreu e não pode ser identificado.O piloto, que teve 70% de seu corpo queimado e se encontra em tratamento em um hospital de Santa Cruz de la Sierra, foi identificado como Roque Junior Irala Brites, 29, residente em Ponta Porã (MS), cidade que fica na fronteira com a cidade paraguaia de Pedro Juan Caballero. A informação é da Senad.
O jornal boliviano "La Razón" afirma que o hospital para o qual o brasileiro foi transportado é o San Juan de Dios.O órgão paraguaio informou que o outro tripulante declarado da aeronave é Enrique Fleitas. Homens que carregavam a droga em veículos fugiram quando a polícia se aproximou.A Senad informou que o avião continha 123 Kg de cocaína e partiu do aeroporto de Assunção. O órgão não revelou se a aeronave foi diretamente para a Bolívia ou se tomou outro destino.Paraguaio, o avião tem registro "ZP-TSD". e saiu do dia aeroporto internacional Silvio Pettirossi com destino declarado a um aeroporto do Departamento de Amambay, na fronteira com o Brasil.
O jornal "La Razón" afirma que o local do abate é uma fazenda chamada Guadalupe, que fica a cerca de 70 km da cidade de Santa Cruz e que o acidente ocorreu por volta das 10h desta segunda-feira.Segundo a agência Reuters, o avião era um Cessna. O acidente ocorreu quando a polícia interrompeu o transporte da cocaína no leste da Província boliviana de Santa Cruz, segundo declarações do coronel Franz Lea Plaza, do esquadrão antinarcóticos, à Reuters.Plaza afirma que os supostos traficantes atiraram contra a polícia, que revidou o ataque. O avião tentou fugir do local, mas foi atingido na decolagem, caiu e explodiu.

Dinheiro para usinas

Os cofres da Prefeitura de Santarém receberam um aporte de R$ 571.067,26 no último dia 17, repassados pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).
É mais uma parcela do convênio (n° 527197) para construção de 6 micro-usinas hidrelétricas, incluindo rede de distribuição nas comunidade de Moju I e II e Corta Corda.
O valor global do convênio é de R$ 2,4 milhões

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Distância

Deu na cola Reportér 70 (O Liberal)

O vice-governador Odair Corrêa, até pouco tempo presença constante em eventos de entrega de títulos e distinções, está com dificuldades para organizar sua festa de aniversário, no dia 24, no Grêmio Literário Português. Até agora, nenhuma das autoridades convidadas - e não foram poucas, diga-se - confirmou presença no regabofe do separatista.

MPE recomenda banheiros químicos

Deu no blog do Jeso
O MPE (Ministério Público Estadual), através da Promotoria de Justiça e Defesa do meio Ambiente e Patrimônio Histórico-Cultural de Santarém, já expediu documento à Prefeitura de Santarém em que "recomenda" a instalação de banheiros químicos públicos nas praias "mais frequentadas do município".
Na relação, aparecem Maracanã, Pajuçara, Maria José, além de Cajueiro e Ilha do Amor, em Alter-do-Chão.
O promotor Túlio Novaes, que assina a recomendação ( nº 01/2007), pede ainda mais lixeiras públicas para tais balneários.

Leilão

O Impacto
A Justiça do Trabalho de Santarém, através do Juiz Federal do Trabalho Dr. Sérgio Ribeiro, encaminhou oficio SD nº. 99/2007, apresentando relação de todos os bens, com 20 páginas, onde constam vários imóveis e outros bens que vão a leilão no 05.09.2007, às 09horas. A relação está à disposição dos interessados na redação do jornal para conhecimento dos interessados.
Quem desejar adquirir algum bem, vai poder escolher imóveis bem localizados com valor abaixo de mercado. Assim, vai acontecer com as máquinas e equipamentos. É muito interessante consultar a relação.

Helenilson deixa PPS

Gazeta de Santarém
O PPS (Partido Popular Socialista) vai mudar de comando e controle em Santarém. As duas maiores lideranças do partido no município, o advogado Helenilson Pontes e o médico Nélio Aguiar estão de saída da legenda. Todos os militantes ligados aos dois também vão desembarcar do partido nos próximos dias.
HP é o atual presidente do PPS. É quase certo o ingresso dele no PMDB, para onde deve ir a convite do deputado federal Jader Barbalho, que comanda a legenda no Pará. O destino de Nélio Aguiar, ex-presidente do partido, deve ser o PMN (Partido da Mobilização Nacional). O médico e ex-secretário municipal de Saúde é quem vai comandar a legenda na eleição municipal do próximo ano.
A saída de Nélio está relaciona ao fato do presidente no PPS no Pará, Arnaldo Jordy, ser contra o apoio da sigla à provável candidatura a prefeito de Santarém em 2008 de Helenilson Pontes pelo PMDB. Atualmente o PPS estar muito próximo ao PSDB no estado.
Por isso, não se descarta uma dobradinha das duas legendas na disputa pela sucessão da prefeita Maria do Carmo (PT), com o tucano Alexandre Von sendo cabeça de chapa. O DEM do deputado Lira Maia também entraria nessa aliança de oposição ao atual governo.

Teoria na prática

Deu no blog do Jeso
Em entrevista ao Opinião (TV Santarém/Band) hoje, a petista Toninha Pastana revelou por que não aceitou até hoje qualquer cargo no primeiro escalão da Prefeitura de Belterra, administrada por seu marido Geraldo Pastana (PT):
- Por uma questão de princípio, de coerência. Durante toda a minha vida de militante do PT eu sempre critiquei o nepotismo.
Toninha Pastana, por suas credenciais de histórica do partido, foi nomeada coordenadora regional do Banco Cidadão. Desde abril deste ano, ela está no cargo.

Que PV é esse?

Deu no blog do editor-chefe:
O vereador Valdir Matias Júnior (PV) de Santarém disse durante a sessão legislativa de hoje que a matéria jornalística exibida ontem no Programa Fantástico da Rede Globo, não condiz com a realidade da nossa região. Ele criticou o MPF e afirmou que cancelar 99 assentamentos não vai resolver os problemas enfrentados por madeireiros e assentados. Cabe ao Incra, segundo o vereador, lidar com o licenciamento ambiental, e cumprir o que diz a lei. "A matéria mostra o problema, mais não apresenta solução", enfatizou o Edil.
Valdir Matias Júnior também é árduo defensor do avanço da cultura de soja no oeste paraense. Para resumir, tudo que derruba árvore.
Acho que ele nem sabe quem é o presidente do Partido Verde.

Dois

De 40, esse é número de assentados que vai restar no PDS Igarapé do Anta, após denuncia do Jornal de Santarém sobre as irregularidades encontradas pela reportagem.

Beiçola na Mira do MPE

Deu no 5ª Emenda
O Ministério Público Estadual (MPE) requisitou à emissora de TV Ponta Negra cópia da gravação feita pela Polícia Federal, durante a Operação Rêmora, que compromete o secretário de Planejamento do município, Everaldo Martins Filho. O pedido foi feito pelo promotor de Justiça Túlio Novaes, que já está de posse da fita com a matéria levada ao ar pelo programa Rota 5, quinze dias após O Estado do Tapajós ter revelado com exclusividade a existência desse ‘grampo’ telefonônico. Trechos da escuta revelam Everaldinho tentando obrigar a secretária de Finanças Rosilane Evangelista a cometer um crime Administrativo. Enquanto isso, na Câmara Municipal, os vereadores da oposição vão pedir a instalação de uma CPI.

Duas perguntas dificeis de responder

E-mail recebido da colega Luana Brelaz:
Pensem antes de de responder...
1) Se você conhecesse uma mulher grávida, que já tivesse 8 filhos. Dois dos quais surdos, os outros dois cegos e um retardado, e ela tivesse sífilis, você recomendaria que ela fizesse um aborto?
Leia a próxima pergunta antes de responder a esta.
2) Está na hora de eleger um novo líder mundial, e você tem direito a voto. Aqui estão algumas informações sobre os três candidatos:
Candidato A - Está associado à políticos corruptos, e consulta astrólogos. Já teve duas amantes. Fuma como uma chaminé e bebe de 8 a 10 martinis por dia.
Candidato B - Já foi despedido de dois empregos, costuma dormir até o meio-dia, usava ópio na universidade e bebe um quarto de uma garrafa de whisky todas as noites.
Candidato C - Ele é um herói de guerra! Condecorado. É vegetariano, não fuma, bebe uma cerveja ocasionalmente e nunca teve nenhuma relação extra conjugal.
Qual destes candidatos você escolheria?
Qual é sua resposta ?
Pensou bem ?
...O Candidato A é Franklin D. Roosevelt. Candidato B é Winston Churchill. Candidato C é Adolph Hitler.
Ah! E a resposta para a pergunta do aborto: se você disse sim, acabou de matar Beethoven!
"Interessante, né? Faz a gente parar para pensar antes de julgar os outros. Lembre-se: Amadores construíram a Arca de Noé, profissionais, o Titanic!"

Yamada continuou a vender boneca Polly

Rafaela Joseph
A multinacional chinesa Mattel, uma das maiores fabricante de brinquedos do mundo, anunciou na última terça-feira, 14, um recall (troca ou recolhimento) de mais de 18 milhões de brinquedos em todo o mundo, porque foi constatado que os bonecos e carrinhos fabricados pela empresa tinham peças que representam riscos para as crianças. Apesar do anúncio feito pela empresa, brinquedos como bonecos do Batmam, as bonecas Barbie e Polly continuaram sendo comercializados em Santarém. A reportagem flagrou na manhã de quinta-feira,16, bonecos da Mattel em uma prateleira da Yamada, a maior loja de Santarém.
A Yamada possui uma extensa área destinada a brinquedos e quinta-feira restava na prateleira uma única boneca Polly que ainda não tinha sido comercializada. Por causa do anúncio do recall, a boneca não poderia mais estar na prateleira da loja. O gerente do piso de brinquedos Helton Doseide Nogueira disse que houve realmente uma enorme procura pelos brinquedos que estão com os problemas mencionados pelo fabricante, mas garante que todos foram recolhidos após o anúncio da substituição. Mas a boneca à mostra na prateleira demonstra que a empresa não cumpriu com o que disse o gerente e que os brinquedos foram vendidos.

segunda-feira, 20 de agosto de 2007

DIVISA fiscaliza vendedores de açaí

A Divisão de Vigilância Sanitária (DIVISA) está fiscalizando vendedores de açaí em Santarém. A ação consiste em orientações quanto a forma de transporte, acondicionamento e manipulação do produto. Segundo os fiscais da vigilância sanitária, a campanha de orientação com os vendedores de açaí garantirá a qualidade do produto vendido nas feiras de Santarém. Segundo os fiscais, a intenção é visitar feiras e mercados da cidade, mas por enquanto as fiscalizações acontecem a penas em pontos específicos de venda do açaí já que o fluxo de pessoas é maior. Os produtores devem se adequar o quanto antes à forma de transporte e armazenamento do produto.

Justiça cancela sorteios do Tacacá da Sorte

Pará

Atendendo a pedido do Ministério Público Federal, juiz proíbe sorteios da loteria eletrônica que funcionava sem permissão do governo federal, único ente capaz de explorar jogos de azar.

Detran registra mais de 8 mil motos em apenas três meses

Agência Pará
Em apenas três meses, o Pará passou a contar com um pouco mais de 8 mil motocicletas registradas junto ao Departamento de Trânsito do Estado do Pará (Detran). Atualmente, a frota paraense é composta por 185.779 motos, 5% a mais do que o primeiro trimestre deste ano.

CRA deve votar projeto que cria o Estatuto do Produtor Rural

Agência Senado
A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) deve votar, nesta quarta-feira (22), o projeto (PLS 235/06) que cria o Estatuto do Produtor Rural. A matéria, de autoria do senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE), foi debatida em audiência pública no dia 30 de maio e tem voto favorável do relator, senador Jonas Pinheiro (DEM-MT).
O projeto define produtor rural como a "pessoa física ou jurídica que explora a terra, com fins econômicos ou de subsistência, por meio da agricultura, da pecuária, da silvicultura, do extrativismo sustentável, da aqüicultura, além de atividades não agrícolas que contribuam para o desenvolvimento da agricultura e para o progresso do meio rural, respeitada a função social da terra". Parceiros e arrendatários também foram incluídos na definição. Ficam fora os plantadores de plantas psicotrópicas e quem explora mão de obra escrava.

Biopiratas saqueiam riquezas da Amazônia

Agência Amazônia
Biopiratas alemães, norte-americanos, holandeses e de várias regiões da Europa estão entrando clandestinamente na Amazônia para fazer bioprospeção de solo, água e a coleta ilegal de essências de plantas e de microorganismos. Eles ingressam no território brasileiro a partir da cidade colombiana de Las Piedras, localizada nas imediações da Vila Bittencourt, que fica entre as sedes dos municípios de São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, no Amazonas. O Exército mantém um pelotão na região.
Os biopiratas utilizam os rios Putumayo e Caquetá, em território colombiano, para ingressar no Brasil. Após cruzar linha de fronteira da Colômbia com o Brasil, esses grupos usam lanchas voadeiras para navegar e fazer tranqüilamente suas prospecções às margens dos rios Japurá, Iça e Juruá, no médio Solimões.
A ação dos biopiratas foi relatada, ontem, com detalhes à Agência Amazônia, pelo zootecnista José Leland Juvêncio Barroso. Analista ambiental do Ibama cedido ao governo do Amazonas, Leland conta que, nos últimos dois anos, houve um crescimento do tráfego de estrangeiros ao longo dos rios da região. Segundo ele, isso ocorreu após o governo da Colômbia intensificar o abate de aviões suspeitos na fronteira com o Brasil.
“Antes, eles ingressaram no Brasil em hidroaviões, se embrenhavam na selva por vários dias e saiam daqui lavando tudo que o que queriam”, recorda Leland. Hoje, com medo de terem seus aviões abatidos, os biopiratas mudaram de tática. Utilizam os rios e se valem da pouca fiscalização em vários pontos da fronteira brasileira para coletar o que bem entendem.

CPI das ONGs começa a funcionar na quarta-feira

Agência Estado
A Comissão Parlamentar de Inquérito das Organizações Não-Governamentais, conhecida como CPI das ONGs, será instalada na próxima quarta-feira para apurar a liberação pelo governo de recursos públicos para ONGs para as organizações da sociedade civil de interesse público.
A CPI deve investigar também a utilização de recursos vindos do exterior de 1999 a 2006.
O requerimento de criação da comissão foi lido há seis meses, no dia 15 de março de 2007, mas houve um acordo de líderes para que ela fosse instalada apenas no segundo semestre deste ano.