sexta-feira, 16 de março de 2007

Secretarias divulgam aviso de licitação

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), divulga hoje os Avisos de Licitação nº 005, 006 e 007/2007. O ato administrativo tem como objetos:
A aquisição de Combustível e Lubrificante para atender a Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Municipal de Santarém, CCZ, Centros de Saúde, com abertura no dia 28 de Março às 14:00 hs no Auditório do CIAM. O Edital e outras informações poderão ser obtidos na Secretaria Municpal de Planejamento (SEMPLAN), no horário de 08:00 às 13:00 horas;

Aquisição de Gêneros Alimentícios para atender, a Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Municipal de Santarém, CCZ, CTA, com abertura no dia 02 de Abril às 09:00hs no Auditório do CIAM. O Edital e outras informações também poderão ser obtidos na SEMPLAN, no horário mesmo horário;

Aquisição de Material de Limpeza para atender a Secretaria Municipal de Saúde, Hospital Municipal de Santarém, CCZ, Centros de Saúde, com abertura no dia 04 de Abril às 09:00hs no Auditório do CIAM. O Edital e outras informações também poderão ser obtidos na SEMPLAN, no horário de 08:00 às 13:00 horas.
SEMED
A SEMED, também divulga o Pregão Presencial nº 009/2007 – SEMED com o objeto de aquisição de Kits Esportivos. A Abertura acontecerá no dia 29 de março de 2007 às 09:00 horas. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (93) 2101-5551, 2101-5550, ou pelo e-mail licitacoes@santarem.pa.gov.br. As notas divulgadas no Diário Oficial do Estado é assinada por Antônio Eder John de Sousa Coelho, como pregoeiro.

Hospital Regional funcionará em maio

O secretário de Estado de Saúde, Halmélio Alves Sobral Neto, disse na ontem que o Hospital Regional do Araguaia (HRA) vai começar a funcionar a partir de maio, assim como as demais unidades regionais de saúde construídas em Santarém e Altamira. “A unidade de Redenção vai começar a atender, porém gradativamente”, declarou o secretário, durante visita feita ao HRA, hoje, em Redenção. Segundo ele, a demora é devido ao planejamento estratégico que está sendo feito para colocar o hospital em pleno funcionamento.
De acordo com o secretário, que visitou o hospital acompanhado do prefeito de Redenção, Jorge Paulo da Silva, o “JPC” (PMDB), e de integrantes do governo do Estado e do município, a culpa de a saúde pública ter sido encontrada desorganizada é do governo tucano, que, segundo ele, deixou uma “herança maldita” para o governo.
Segundo Halmélio, o governo anterior inaugurou os hospitais regionais sem condições de funcionar. “Se esse hospital começar suas atividades sem uma atenção básica, os gestores dos mesmos terão dificuldades para organizar a grande demanda”, explicou ele, se referindo a um dos motivos pelo qual o HRA ainda não está funcionando.

Prefeitura vai expropriar terrenos abandonados

A intenção é do prefeito Duciomar Costa de expropriar todos os imóveis de Belém identificados pela Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) como abandonados. A atitude do prefeito provocou reação entre profissionais do ramo imobiliário. O presidente do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis (Creci), Jaci Colares, disse ontem que nem todo imóvel fechado e aparentemente sem proprietário pode ser considerado abandonado. Segundo ele, há muitos casos de imóveis fechados por motivo de viagem, reforma ou até por impedimentos judiciais, como disputas por partilhas, herança, espólio, etc.
Ele disse que é difícil contabilizar quantos dos imóveis fechados em Belém podem ser considerados abandonados, mas disse duvidar que a prefeitura conseguirá mesmo desapropriar todos os imóveis os que considerar abandonados. 'Com todo respeito ao prefeito Duciomar Costa e à sua equipe, mas não é fácil fazer um processo como esse', argumentou.
Colares disse também que o Creci não pretende evitar expropriações, já que essa, segundo ele, não é uma atribuição do órgão, mas manteve a linha de duvidar das promessas do município. 'Não acho que a prefeitura tenha dinheiro para desapropriar tantos imóveis', disse. 'Mesmo assim, desapropriação não se discute. O que se discute é o valor do bem', concluiu.
A prefeitura ainda não anunciou a data para dar início às expropriações anunciadas ontem pelo prefeito Duciomar Costa.

Cargill questiona a Justiça

A direção da empresa Cargill afirmou, por meio de uma nota, que o indeferimento do mandado de segurança impetrado pela multinacional contra o Ministério Público Federal (MPF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é um abuso contra o terminal portuário da empresa, em Santarém. Para a direção da Cargill, o juiz considerou que não há necessidade de um mandado de segurança contra o MPF porque o órgão não tem poderes para fazer o que a empresa temia, ou seja, o embargo do porto da empresa em Santarém. “Em síntese, ao indeferir o pedido, o juiz fundamenta o seu entendimento de que o MPF não pode fechar o terminal, pois não tem poderes para embargar a atividade, e o Ibama não pode fechar o terminal com base em ordem do MPF”, diz a nota divulgada pela empresa.
O juiz Francisco de Assis Garcês Castro Júnior, da Vara da Justiça Federal de Santarém, indeferiu o mandado por observar que a atividade do MPF tem por fim fiscalizar ou não a ocorrência de fatos ou situações que afetem interesses públicos. O resultado pode ter sido considerado favorável à empresa e diminui a tensão causada pela ameaça de ter as atividades do porto paralisadas a partir do dia 26 próximo, data marcada para a vistoria no local.
Na nota, a empresa afirma que a tentativa de interromper as operações do terminal vem sendo feita sem fundamento legal. Diz que a liminar que o MPF alega estar em vigor já foi substituída pela sentença em primeira instância e o objetivo do Ministério, que visa paralisar as atividades, não foi aceito pelo juiz. Destaca ainda que o MPF só tem o poder de investigar, mas não o de executar nenhuma decisão. Quanto ao Ibama, não haveria necessidade de fiscalização, “pois basta o Ibama pedir a apresentação do Eia-Rima ou da Licença”. A Cargill diz ainda que a exigência do Estudo de Impacto Ambiental e do relatório não pode ser discutida em qualquer outro processo judicial, mas apenas naquele em que está a sentença de primeira instância, e que ainda depende de decisão do recurso que se encontra em Brasilia.

Prefeitura recupera trecho do muro que desabou no Estádio Barbalhão

O vento e a forte chuva que caíu em Santarém durante à noite de quarta-feira (14), ocasionaram no desabamento parcial do muro do Estádio Jader Barbalho, mais conhecido como "Barbalhão", localizado na avenida Sérgio Henn esquina com Muiraquitã, no bairro do Aeroporto Velho.
O estádio foi inaugurado há 20 anos pelo Governo do Estado e é administrado pela Prefeitura de Santarém, através da Assessoria de Esporte e Lazer da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), que se responsabiliza pela administração e manutenção daquela praça de esporte.
A área que desabou corresponde a 43 metros, mas outros trechos do muro, próximos ao portão principal do estádio, na Avenida Muiraquitã, também estão comprometidos. Segundo a Assessora de Esporte e Lazer, Rita Peloso, a administração do Estádio já entrou em contato com Belém e informou à Secretária de Esporte e Lazer do Estado, Lúcia Penedo, sobre a situação, já que o estádio é Estadual.
A titular da SEEL já se comprometeu em manter contato com a Secretaria de Obras do Estado para ver que trabalhos poderão ser executados. "No ano passado já havíamos enviado um projeto à SEEL para recuperação do muro do Estádio que ameaçava desabar, mas não obtivemos resposta. Não podemos fazer investimentos na estrutura do Barbalhão porque não teríamos como justificar o emprego de recursos municipais em um logradouro estadual. O que temos feito são pequenos reparos. De imediato, solicitamos aos engenheiros da Secretaria de Infra-estrutura (SEMINF) e da SEMED que nos apresentem um orçamento para reconstruirmos o que desabou. O município vai utilizar recursos próprios para executar esse trabalho emergencial. Também pedimos aos engenheiros que façam um levantamento das obras que são necessárias para enviarmos um projeto à Secretaria Estadual de Esporte e Lazer pedindo uma reforma completa no Barbalhão", disse Rita Peloso, adiantando também que, enquanto as obras estiverem em andamento, as atividades no estádio ficarão suspensas.

Preço da gasolina não sofrerá reajuste esse ano segundo Banco Central

A gasolina e o gás de cozinha não devem sofrer reajustes neste ano. É o que espera o Comitê de Política Monetária (Copom), que divulgou a informação por meio da ata do seu último encontro. Na ocasião, a taxa de juros foi reduzida novamente em 0,25 ponto percentual, para 12,75% ao ano. No caso da telefonia fixa, a estimativa de aumento do BC para este ano permaneceu inalterada em 3,9%.

Entretanto, para a energia elétrica residencial, os diretores do Banco Central estimam um reajuste menor. Antes, esperavam um aumento de 4,6%. Entretanto, agora projetam um reajuste de 3,3% para 2007. Os cortes já efetuados na taxa de juros desde setembro de 2005, que somam sete pontos percentuais, e o fato deles ainda não terem impactado plenamente a economia brasileira foram os argumentos utilizados pelo Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central para justificar o corte de 0,25 ponto percentual na taxa básica de juros na última semana.


G1

Vem aí o Maranhão do Sul

Vem aí o Maranhão do Sul
Para quem acha que um Maranhão está de bom tamanho, que tal dois? Ontem a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou plebiscito para que o eleitor maranhense decida pela criação ou não do Estado do Maranhão do Sul. Agora a proposta precisa ainda ser confirmada no Plenário antes de seguir para a Câmara dos Deputados.
Sempre ele
Sabe quem está por trás da criação do novo Estado vizinho do Pará? Sarney, claro. O projeto é de autoria do senador Edison Lobão (PFL-MA), do grupo político do senador pelo Amapá, que perdeu poder no Maranhão com a derrota de sua filha Roseana, na última eleição para o governo do Estado que agora pode ser fatiado.
Lei da compensação
Em todo caso, para que seu projeto de dividir o Maranhão tenha êxito, Sarney vai precisar combinar com o eleitor maranhense. Terá que explicar essa história de compensar a perda de um Maranhão com a criação de outro.

Caneta sem Fronteira

Senado cria CPI para investigar ONGs

O Senado criou nesta quinta-feira, 15, uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as Organizações Não Governamentais (ONGs) e Organizações da Sociedade Civil (Oscip). O requerimento da criação da CPI das ONGs foi lido pelo 2º vice-presidente da Mesa do Senado, senador Alvaro Dias (PSDB-PR), na presidência dos trabalhos nesta quinta-feira.

A partir de agora, os líderes dos partidos devem fazer a indicação dos parlamentares que irão compor a comissão. O requerimento conta com 77 assinaturas, número superior ao requerido para a criação de uma CPI, que é de 27 assinaturas.

A comissão, conforme consta do requerimento lido por Alvaro Dias, irá investigar a utilização dos recursos destinados a essas entidades pelo governo federal, tanto no Brasil como no exterior, entre o início de 2003 e dezembro de 2006. A CPI contará com R$ 100 mil para a realização dos seus trabalhos.

Em seguida, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI), autor do requerimento, agradeceu ao presidente da Casa, Renan Calheiros, e aos demais parlamentares pela manifestação do desejo de fiscalizar as ONGs e as organizações da sociedade civil, tendo em vista o interesse público.

O senador informou que a base governista pretende estender o período de investigação da comissão, incluindo os repasses feitos às ONGs a partir de 1999. Heráclito disse que concorda com essa mudança. "Faço esse registro na esperança de que os partidos cumpram os acordos e façam as indicações para a instalação da CPI", ponderou o senador.

Paulo Leandro

Três crianças matam irmão caçula

Um crime assustador foi praticado na cidade de Novo Progresso, de quarta para quinta-feira. Tres crianças, a maior delas tendo no máximo oito anos mataram o irmão mais novo, que tinha cerca de três anos de idade.

Segundo as informações passadas por Paulo César, conhecido como Paulo Fotógrafo, o motivo alegado pelos irmãos para tirar a vida do caçula foi que ele era chato e não gostava de brincar com os mais velhos.

As três crianças responsáveis por esse bárbaro acontecimento foram conduzidas para Itaituba, onde a juíza Valdeíse Bastos, da vara da Infância e Juventude encaminhará os procedimentos legais que devem ser tomados.

Novo Progresso tem sofrido com algumas ocorrências que têm chocado a cidade. Há poucos dias um médico fez uma cesariana, na qual provocou a morte da mãe e da criança, cujo pescoço foi cortado pelo bisturi. Esse fato está sendo apurado pelas autoridades. Outros acontecimentos violentos têm ocorrido nessa progressista cidade, que não merece passar por isso.

Jota Parente

quinta-feira, 15 de março de 2007

Anistiado: Perito Criminal tem Processo Administrativo Disciplinar anulado

O Perito Criminal Luiz Fernandes de Oliveira do Instituto de Criminalística vinculado ao Centro de Perícias Científicas "Renato Chaves", foi anistiado. A notícia dada em primeira mão pelo blog ao Perito foi divulgada hoje no Diário Oficial do Estado. A publicação deixa a ficha do Perito "virgem" como antes, sem nenhuma menção ao PAD nº 001/2006, desfazendo-se ainda todos os atos e consequencias jurídicas decorrentes dele, por considerar o Processo "contundente afronta a Constituição Federal".
Luiz Fernandes de Oliveira preferiu não se pronunciar sobre o assunto.

Após queda e mortes, avião é saqueado na Bahia

Após queda, provocando a morte de seus quatro ocupantes, um avião bimotor foi saqueado na tarde desta quarta-feira na zona rural de São Sebastião do Passé, a 61 quilômetros de Salvador (BA). De acordo com a Polícia Militar (PM), foram roubados 5,6 milhões de reais em espécie: cerca de 120 moradores das imediações da fazenda Nossa Senhora das Candeias teriam sido atraídos ao local pelo barulho da explosão. Eles teriam aberto os malotes e levado o dinheiro, segundo a Folha Online.
A aeronave, da Bahia Táxi Aéreo, caiu por volta do meio-dia. Na queda, morreram o piloto piloto José Leão Bezerra de Araújo e os três passageiros: Renildo Moraes dos Santos, Armando Dantas Ferreira e Genésio Barbosa, funcionários da empresa de transporte de valores. Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o avião saiu de Petrolina (PE) com destino a Salvador e caiu após fazer escalas em Juazeiro (BA) e Paulo Afonso (BA). Pelas previsões da Bahia Táxi Aéreo, a aeronave deveria pousar no Aeroporto Internacional Deputado Luís Eduardo Magalhães, em Salvador, às 12h40.
Policiais civis e militares dos municípios de Candeias, São Sebastião, agentes rodoviários e funcionários da Anac estiveram no local para identificar as vítimas do acidente e descobrir os motivos que levaram à queda do avião. Os resultados da perícia deverão ser divulgados nos próximos 30 dias. A Nordeste informou que o dinheiro pertencia a vários bancos que costumam fretar aviões em conjunto para transportar grandes valores.

Prefeitura de Itaituba promove saúde a comunidades

O Programa Saúde Itinerante da administração municipal deu início neste ano de 2007, às suas atividades no interior, com objetivo de atender in loco as demandas públicas na área da saúde. Na agenda da Secretaria Municipal de Saúde, no último sábado (10), mais de cem pessoas da comunidade de Ipiranga na estrada de Pimental foram atendidas pelo programa.
A equipe formada por vinte e dois profissionais entre eles, três médicos (odontologista, clínico geral, pediatra/ginecologista) e enfermeiros atenderam a comunidade com distribuição de medicamentos e preservativos, vacinação em crianças e adultos, verificação de pressão arterial, consultas, extração dentária e encaminhamentos para especialistas.
Além desses procedimentos, técnicos do setor de Zoonose da Semsa, efetuaram vacinação anti-rábica em cães e gatos da comunidade. O Programa Saúde Itinerante foi implantado no município pelo prefeito Roselito Soares no segundo semestre do ano passado e já atendeu as comunidades pólos de Campo Verde, São Luís do Tapajós, Pimental, Santa Rita, Cocalino e agora Ipiranga.
Para o presidente da comunidade Aldemir Felipe da Conceição do Nascimento, o Programa Saúde Itinerante é uma importante ação do governo municipal, porque os agricultores segundo ele, não têm condições de se deslocar até a cidade em busca de tratamento médico. Para o prefeito Roselito Soares, o Programa Saúde Itinerante além de fazer o atendimento básico à população do interior com tratamento e prevenção de doenças, evita também o desconforto do deslocamento dessas pessoas até a cidade, onde as demandas de atendimento da rede pública municipal são muito grandes.


Dayan Serique

Igreja Univeral é condenada a pagar 1 milhão

A Igreja Universal do Reino de Deus foi condenada a pagar uma indenização de R$ 1 milhão aos pais do adolescente Lucas Terra, assassinado por um pastor há seis anos, em Salvador (BA). A esse valor, serão acrescidos juros e correção monetária.O Tribunal de Justiça da Bahia entendeu que a congregação é responsável pela escolha de seus representantes e deve vigiar a conduta de cada um. A Igreja informou que vai recorrer da decisão.Lucas foi queimado vivo pelo pastor Sílvio Roberto Galiza, condenado a 18 anos de prisão. Galiza acusou outros dois pastores pelo crime, mas eles estão foragidos.
Fonte: G1

Novo software melhora a gestão das escolas públicas

Programa apresentado pela Conam demandou três anos de pesquisa

Alunos, professores e diretores de escolas públicas poderão contar, a partir de agora, com um sistema que reúne informações de toda a rede de ensino. O software Gerenciamento de Gestão Escolar (GGE), desenvolvido pela Consultoria em Administração Municipal (Conam), tem por objetivo auxiliar as administrações públicas a melhorar a gestão da rede educacional.

O sistema, que levou três anos para ser desenvolvido, fornece dados da gestão acadêmica, dos estudantes e dos professores. O programa oferece ainda a possibilidade de consulta junto ao acervo das bibliotecas municipais e o controle da merenda escolar.

O GGE tem uma base de dados que permite, entre outras funções, chamada online de alunos na sala de aula, registro profissional dos professores, controle de aulas dadas, ocorrências disciplinares dos estudantes, correção de provas, fornecimento de boletim, histórico escolar, declarações, atestados e diplomas, reserva de matrícula, relatório de desempenho e de freqüência por disciplina. Com isso, os pais ou responsáveis também poderão ter informações sobre a situação de seus filhos na escola.

O sistema serve tanto para os pequenos quanto para os grandes municípios. Com ele, o poder público pode dispor de uma ferramenta que possibilita um controle efetivo da rede de ensino, melhorando a sua política educacional. Outra vantagem é que o programa contém todos os indicadores utilizados pelo Ministério da Educação, o que pode auxiliar as administrações públicas no atendimento às normas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), afirma o diretor da Conam, Walter Penninck Caetano. Segundo ele, o GGE pode servir ainda para o controle cadastral do programa Bolsa Família, por mapear com exatidão a freqüência dos alunos às escolas.

Merenda e Transporte
O GGE permitirá também um melhor gerenciamento da merenda escolar. Para tanto, o sistema fornecerá uma série de dados como o registro do cardápio oferecido na rede de ensino e o controle do estoque, das compras e da quantidade de refeições servidas em cada instituição de ensino. A Conam prepara ainda um sistema que permitirá ter um quadro completo do transporte escolar, nos mesmos moldes do programa de gestão da merenda escolar.

quarta-feira, 14 de março de 2007

Comissão do TJE vai combater grilagem

O Tribunal de Justiça do Estado do Pará instituiu ontem, através da Portaria nº 0271/2007, publicada no Diário da Justiça, a Comissão Permanente de Combate à Grilagem. Constituída por representantes de órgãos governamentais e de instituições da sociedade civil organizada, a Comissão será presidida pelo desembargador Ricardo Ferreira Nunes, contando na vice-presidência com o juiz José Torquato Araújo de Alencar.
Para criar a Comissão, o Judiciário considerou a questão fundiária no Estado do Pará, que tem sido a causa da existência de muitos conflitos, cujo desfecho invariavelmente passa pelo Poder Judiciário. O objetivo da criação da unidade é promover estudos sobre a questão fundiária, propor medidas junto aos poderes constituídos que visem o ordenamento fundiário e inibam as ações fraudulentas para a obtenção da posse e propriedade de grandes áreas rurais. A criação da Comissão também busca a adoção de políticas públicas que sejam capazes de, buscando prevenir as situações litigiosas, minimizar os problemas que envolvam a posse da terra.
Além dos dois membros do Judiciário, integram a Comissão Rogério Arthur Friza Chaves, pela Procuradoria Geral do Estado (PGE); Girolamo Domenico Treccani, pelo Instituto de Terras do Estado do Pará (Iterpa); Sérgio Marcial Tourinho da Cunha, como representante do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra); procurador Felício Pontes Júnior, pelo Ministério Público Federal; promotor Adélio Mendes dos Santos, pelo Ministério Público Estadual; José Mauro de Lima Ó de Almeida, como representante da Advocacia Geral da União (AGU); Mary Cohen, pela Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Pará (OAB/PA); Carlos Augusto Santos Silva, da Federação dos Trabalhadores da Agricultura (Fetagri/PA); Marco Apólo Santana Leão, da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos (SPDDH); Roselene do Socorro Conceição da Silva, da Comissão Pastoral da Terra (CPT); e Diego Naves Sobrinho, da Federação da Agricultura do Estado do Pará (Faepa).


Iniciadas as obras do Mirante Tapajós

A Prefeitura de Santarém, através da Secretaria Municipal de Infra-Estrutura (SEMINF), já iniciou a obra de construção do Mirante Tapajós. Os serviços estão sob a responsabilidade da empresa Saneng. A obra é fruto de uma parceria entre os Governos Federal e Municipal.
A área, localizada atrás do Colégio Frei Ambrósio, será contemplada com a construção de quiosques para vendas de lanches, sanitário público, bancos, jardins, pavimentação e equipamentos para lazer, além do mirante.
Segundo a Secretária de Infra-estrutura, Alba Valéria Lima, a Prefeitura de Santarém quer garantir que este seja mais um logradouro para o lazer e entretenimento da cidade, já que, de lá, os visitantes terão uma visão privilegiada dos rios Tapajós e Amazonas. A obra também resgata e revitaliza um marco histórico da ocupação deSantarém.
Para a execução do serviço, serão investidos R$ 275.000,00. Desse total, R$ 250.000,00 são repasse do Governo Federal e R$ 25.000,00, contrapartida do município.O prazo para a conclusão da obra é de 180 dias.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura

Só para assinantes

O Liberal On line será restrito a assinantes.

A boa notícia: a edição eletrônica, que hoje é atualizada por volta do meio dia estrará no ar assim que edição impressa ficar pronta. Os assinantes da ORM Cabo ganharão descontos e os do Liberal impresso têm acesso livre.

Lixeira do Mundo

A Organização Mundial do Comércio (OMC) anunciou nesta segunda-feira que o Brasil será obrigado a aceitar a importação de pneus usados da União Européia. O processo que foi movido pelo bloco europeu iniciou-se em setembro do ano passado.
Na primeira audiência, a ministra Marina Silva foi pessoalmente a Genebra expor as causas pelas quais o Brasil se recusava a receber 2 milhões de pneus velhos da Europa, citando a falta de lixões adequados para o produto.
Mas parece que os delegados da OMC não ficaram comovidos e pediram que o governo brasileiro altere a resolução Conama que proíbe a importação de pneumáticos.
Até o fim da tarde desta segunda-feira, técnicos da Secretaria de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente estavam no Itamaraty discutindo a melhor forma de recorrer à decisão da OMC.
Diplomatas brasileiros, no entanto, negam que o resultado seja uma derrota. Na pior das hipóteses a alternativa será aumentar a alíquota de importação para os pneus velhos.
O Eco

Aumentam em 52% as exportações de carne bovina brasileira

As exportações brasileiras de carne bovina somaram US$ 690 milhões no primeiro bimestre do ano, resultado 52,8% superior ao obtido no primeiro bimestre de 2006. Em volume, foram exportadas 433,9 mil toneladas, o que representa um aumento de 40,6% em relação ao mesmo período de 2006. Os dados, divulgados na última sexta-feira (9), são da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec).
A Rússia foi o principal país importador de carne in natura brasileira. O país comprou 115,7 mil toneladas (US$ 154,8 milhões), 74% a mais em valor que o adquirido em igual período de 2006 e 66,7% em quantidade. Depois da Rússia, os países que mais compraram foram Egito, com importações de 48,6 mil toneladas (US$ 59,6 milhões) e Países Baixos, com 11,6 mil toneladas (US$ 40,7 milhões).
Em quantidade de toneladas, os países que mais aumentaram suas compras de carne in natura brasileira foram a Argélia, que importou 12,9 mil toneladas, 17.936% a mais ante igual período de 2006, e Irã, com 17,5 mil toneladas, aumento de 544%. Em relação à carne industrializada, os Estados Unidos foram os maiores importadores no período, totalizando 25,9 mil toneladas (US$ 51,7 milhões), o que representa um aumento de 3,7% em valor e queda de 8,4% em quantidade. Em quantidade de toneladas, o país que mais aumentou as compras de carne industrializada brasileira foi a Arábia Saudita, que importou 1,4 mil toneladas, 295,9% a mais que no mesmo período de 2006.
Correio Web

Países terão mecanismo de incentivo à redução do desmatamento

Nos próximos dois a três anos o mundo já deverá ter algum mecanismo de incentivo para os países tropicais reduzirem suas taxas de desmatamento. A estimativa foi feita hoje (11) pelo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) Carlos Nobre.
O Brasil tem uma contribuição importante na emissão dos gases do efeito estufa e nas ameaças à biodiversidade do planeta, em função das mudanças de habitats, disse o especialista. “Isso é muito claro. Tanto é que todos os mapas de áreas de risco ou ameaça à biodiversidade colocam a Mata Atlântica como um lugares onde as espécies estão mais ameaçadas”, disse Nobre.
Nobre informou que o Brasil é um dos países que mais têm projetos de Mecanismo de Desenvolvimento Limpo do Protocolo de Kyoto. Grande parte desses projetos visa evitar a emissão de gases poluentes na atmosfera.
“Na última reunião da Convenção do Clima, em Nairóbi, no ano passado, o Brasil fez uma proposta, que está sendo debatida internacionalmente, de criar um mecanismo de recompensar os países tropicais que conseguirem reduzir as taxas de desmatamento”, disse.
Segundo Nobre, o Brasil é o país que tem a maior taxa de desmatamento do mundo, seguido pela Indonésia. “E esses países e vários outros tropicais, se esse mecanismo for implementado, terão um grande incentivo”, afirmou.
O pesquisador do Inpe destacou que mesmo sem essa ferramenta, o Brasil já está buscando a redução das taxas. Na questão da biodiversidade, porém, ele avaliou que o problema é mais complexo. “O esforço maior tem de ser feito na Mata Atlântica. Ali há o maior número de espécies ameaçadas de extinção”.
Nobre disse que a Mata Atlântica que nos resta, talvez menos de 10% de florestas, se acha muito fragmentada. “Então o esforço enorme tem de ser feito com relação à Mata Atlântica”, defendeu.

Amazônia.org

Meio Desambientado

Voltaram da porta do gabinete do superintendente do IBAMA no Pará, Paulo Diniz, um grupo de lideranças empresariais e de trabalhadores de Marabá, trazidas pelo deputado João Salame (PPS), presidente da Comissão de Meio Ambiente da AL paroara. O encontro foi desmarcado na hora em que entraram no gabinete, deixando os mal tratados visitantes bastante enfurecidos.

5ª Emenda

Deputados defendem racionalidade nos debates sobre divisão do Pará

A divisão territorial do Pará foi destacada pelos deputados estaduais na sessão de ontem. O líder do PT na Assembléia, Carlos Bordalo (PT), pediu a inserção, nos anais da Casa, de reportagem publicada neste caderno, na edição de domingo, sob o título 'Pará perderia com divisão menos do que imagina', de autoria da jornalista Simone Romero.'A divisão territorial do Pará é discussão que deve se dar de forma racional. Não é simplesmente uma campanha pelo sim ou pelo não. É uma discussão que tem como fundo a necessidade urgente de se debater e pôr em prática planos de desenvolvimento sustentável a todas as regiões do Pará ou dos futuros Estados que se formarão a partir dele', analisou o deputado João Salame (PPS).'Essa abordagem nos trouxe uma reflexão nova, mostrando que as perdas do Pará com a separação não irão comprometer sua economia. Acho que o Pará vai é se fortalecer mais ainda, assim como ocorreu com outras regiões', ressaltou Alexandre Von (PSDB). Salame também considera que o Pará sairá ganhando, mas é preciso muita prudência ao analisar a questão. 'Não basta criar Estados, é preciso pensar no desenvolvimento deles, senão teremos Estados pobres, com problemas', alertou.
Dayan Serique

Arquiteto do Pará receberá prêmio da Associação Brasileira de Críticos de Arte

A Associação Brasileira de Críticos de Arte divulga os vencedores do Prêmio ABCA 2006. Do Pará, o arquiteto Emmanuel Nassar receberá o Prêmio Mário Pedroso, na categoria de artista de linguagem contemporânea. A cerimônia de premiação será realizada em 12 de abril no Sesc Paulista, em São Paulo.

A Associação Brasileira de Críticos de Arte acaba de divulgar a lista dos vencedores do ABCA 2006, destinado a críticos, artistas, profissionais, personalidades e instituições que contribuíram para a cultura nacional durante o ano passado. As dez categorias possuem o nome de um crítico de reconhecida contribuição para a cultura e as artes plásticas brasileiras.

Emmanuel Nassar, do Pará, receberá o Prêmio Mário Pedroso (artista de linguagem contemporânea). Natural de Capanema/PA, Emmanuel Nassar graduou-se em arquitetura pela Universidade Federal do Pará, onde foi professor. É auto-didata e sua primeira exposição acontece em 1979, em Belém. A partir daí dedica-se intensamente à sua produção artística. Sua obra trata de uma simbiose entre tradição popular e arte erudita.

Em 12 de abril, a associação promoverá a festa de premiação em cerimônia comandada pela presidente da ABCA, Elvira Vernaschi, no Sesc Paulista. Eles receberão um troféu idealizado pelo escultor Nicolas Vlavianos. Durante a festa, a ABCA vai homenagear os artistas Marcelo Grassmann, Odetto Guersoni e Juarez Paraíso, o crítico Osmar Pisani e a Fundação de Cultura de Itajaí/SC.

Lista de Vencedores

Prêmio Clarival do Prado Valladares (trajetória de um artista) Nelson Leirner/SP
Pintor, desenhista e escultor, nascido em 1932, em São Paulo, numa família de artistas, estudou engenharia nos Estados Unidos, sem concluir o curso. Entre 1956 e 1958, estuda artes plásticas. De volta ao Brasil, faz sua primeira exposição individual, em 1961, em São Paulo. Em 1967 é premiado na IX Bienal de Tóquio. Seu trabalho é um comentário irônico acerca do sistema de arte. É um dos mais expressivos representantes do espírito vanguardista de experimentalismo estético e comportamental, tão característico àqueles tempos de “contracultura” dos anos 60, no Brasil e no mundo. Com preocupação constante em fazer com que a arte, transbordando de seu circuito institucional, atinja as ruas e suscite novas indagações, várias foram as estratégias estéticas e/ou comportamentais experimentadas por ele. (www.itaucultural.org.br)

Prêmio Mário Pedrosa (artista de linguagem contemporânea)Emmanuel Nassar/PA
Natural de Capanema/PA graduou-se em arquitetura pela Universidade Federal do Pará, onde foi professor. É auto-didata e sua primeira exposição acontece em 1979, em Belém. A partir daí dedica-se intensamente à sua produção artística. Sua obra trata de uma simbiose entre tradição popular e arte erudita. Um dos fortes aspectos da obra do artista tem o objetivo de "desmistificar e confundir saudavelmente os elementos que determinam um trabalho como ingênuo ou contemporâneo", segundo ele próprio. Utiliza-se de “fontes primitivas” que são processadas pelo pensamento. Signos e técnicas populares, a recuperação das origens e o uso da imagética popular são fórmulas para que se discuta sua essência pictórica. Em 2006 participa das exposições “L’autre Amérique”, Galerie Passage de Retz/Paris e “Arte Américas”, Centro Cultural dos Correios/RJ. (www.culturapara.com.br) (www.mamam.art.br)
Prêmio Ciccillo Matarazzo (personalidade atuante na área) Emanoel Araújo por sua atuação à frente ao Museu Afro-Brasil
Nascido em 1940 em Santo Amaro da Purificação (BA), reside a longos anos em São Paulo. A par de uma bem sucedida carreira como gravador e escultor, destacou-se como curador e como diretor, sucessivamente, do Museu de Arte da Bahia, da Pinacoteca do Estado de São Paulo. Em junho de 2004, funda o Museu Afro-Brasil, que transformou-se, em abril de 2006, numa Osip (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público). Como seu fundador e principal organizador, Emanoel Araújo vem desenvolvendo importantes ações para torná-lo, segundo suas próprias palavras "um museu contemporâneo, em que o negro possa se reconhecer hoje".
(www.museuafrobrasil.prodam.sp.gov.br)
Prêmio Paulo Mendes de Almeida (melhor exposição) Exposição "Volpi. A Música da Cor" - org. Museu de Arte Moderna/SP (2 abril a 5 julho 2006) (Curadoria Olívio Tavares de Araújo)

A exposição “Volpi a Música da Cor” (realizada pelo MAM/SP, com curadoria de Olívio Tavares de Araújo) enfoca a trajetória de um dos maiores pintores brasileiro, que nasceu em Lucca, na Itália, em 1896. De origem humilde chegou aos mais ovacionados prêmios como o da Bienal de São Paulo, em 1953/54, como melhor pintor. Para esta mostra foram selecionadas obras figurativas e paisagens do início da carreira do artista. Da fase das bandeirinhas encontram-se pinturas que dão a sensação de música da cor, mote para o título da mostra. Com consistência crítica, Olívio Tavares de Araújo documentou a exposição em um catálogo trilingüe indispensável para a compreensão da obra pictórica do artista. (www.mam.org.br)

Prêmio Maria Eugênia Franco (curador pela exposição)Lisbeth Rebollo Gonçalves, pela curadoria da exposição "Aldo Bonadei – Percursos Estéticos" (Museu de Arte Contemporânea USP - Ibirapuera, 2 de outubro de 2006 a 28 de janeiro de 2007)
Lisbeth Rebollo Gonçalves é professora titular da Escola de Comunicações e Artes/USP; diretora pela segunda vez do MAC USP, Presidente da ABCA e Vice Presidente Internacional da AICA. Recebeu os prêmios pela curadoria das exposições: “Modernismo – Paris Anos 20. Vivências e Convivências” (Prêmio APCA, de melhor exposição de 1995) “Jesus Soto” (Prêmio Parangolé, de 1998). A Exposição “Aldo Bonadei - Percursos Estéticos” é comemorativa do centenário de nascimento do pintor e prima pela seleção de obras inéditas. O enfoque está no percurso estético desse artista, grande inovador da arte paulista na década de 40, e também sobre o intelectual aberto a outros experimentos - como a moda. A exposição evidencia a vertente da recepção estética, foco das pesquisas da curadora na França, Itália e Alemanha. (www.macvirtual.usp.br).
Prêmio Gonzaga Duque (crítico filiado pela atuação durante e/ou publicação em 2006)Adalice Araújo, pela atuação e publicação do "Dicionário das Artes Plásticas no Paraná". Curitiba: Edição do Autor, 2006

Crítica e historiadora de arte, professora, artista plástica e poeta nascida em Ponta Grossa (PR), estudou História da Arte em Roma e lecionou essa disciplina na Universidade Federal do Paraná, tendo sido responsável pela formação de duas gerações de críticos de arte paranaenses. Dirigiu o Museu de Arte Contemporânea de Curitiba, e publicou em periódicos do Paraná, do Brasil e do Exterior mais de 2 mil textos críticos. Seu “Dicionário das Artes Plásticas no Paraná” é um trabalho minucioso sobre a história da arte, a produção artística e um exaustivo levantamento da iconografia paranaense, destinada a especialistas e ao leitor comum que desejem iniciar ou desenvolver estudos ou simplesmente conhecer a arte e a produção artística paranaense. (www.paranacidade.org.br)
Prêmio Sérgio Milliet (autor por pesquisa publicada)
Luiz Alberto Ribeiro Freire, pela publicação do livro "A Talha Neoclássica na Bahia". Rio de Janeiro: Versal, 2006
Nascido em 1962 na Bahia, fez estudos em Salvador, e em 2001 doutorou-se em História da Arte pela Universidade do Porto, Portugal. É professor e vice-diretor da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. O livro é resultado de dez anos de pesquisa para sua tese de doutorado defendida na Universidade do Porto. A pesquisa é exaustiva e acompanhada de um dicionário, ao final do livro. De apuradíssimo projeto gráfico e ilustrada com centenas de fotografias dos retábulos, tribunas, tetos e outros elementos compositivos da talha, esta obra complementa os volumes monumentais editados pela Odebrecht e escritos por Clarival do Prado Valladares, nome dado a um Prêmio instituído em 2005, pela empresa e foi a selecionado entre mais de 100 concorrentes. (www.odebrecht.com.br) (www.versal.com.br)
Prêmio Mário de Andrade (trajetória de um crítico, filiado ou não)Walter Zanini, por mais de 50 anos dedicados à pesquisa sobre arte brasileira.
Historiador e crítico de arte, foi docente da Universidade de São Paulo e da Fundação Armando Álvares Penteado (São Paulo). Realizou seus estudos na Europa, e de volta ao Brasil dirige o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo. Foi Curador de duas edições da Bienal de São Paulo, fundador e presidente por vários anos do Comitê Brasileiro de História da Arte. Autor de Tendências da Escultura Moderna (1971), A arte no Brasil nas décadas de 1930-40 (1991) e Vicente do Rego Monteiro (1997). Coordenou uma grande História Geral da Arte no Brasil (1983). No momento, está escrevendo um livro sobre as relações entre arte e tecnologia. É ativo divulgador da arte moderna e das tendências contemporâneas. (www.macvirtual.usp.br)

Prêmio Rodrigo Mello Franco de Andrade (instituição pela programação)Fundação Armando Álvares Penteado/SP
Fundada em 1947, destaca-se pelo investimento constante em cultura, principalmente através do Museu de Arte Brasileira, do Teatro FAAP, do Colégio FAAP, da biblioteca (criada em 1959) e das diversas faculdades. O MAB- Museu de Arte Brasileira abriu ao público em agosto de1961, com a mostra Barroco no Brasil. Seu acervo consta de um núcleo inicial doado por D. Annie Penteado e atualmente conta com cerca de 3.000 peças. Organiza exposições com enfoque na produção artística brasileira e mostras de arte internacional e estendeu suas ações ao MAB-Centro, MAB-São José dos Campos e MAB-Ribeirão Preto. Entre suas exposições recentes, destacam-se: Cobra e Cia, 9 Contemporâneos, Deuses Gregos. Coleção do Museu Pergamon de Berlim e O Olhar Modernista de JK. (www.faap.br)
Prêmio Antonio Bento (difusão das artes visuais na mídia)Programa Paradigmas do Século XX - TV Cultura/SP
O programa Balanço do Século XX, produção da TV Cultura em parceria com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), tem como objetivo trazer para o grande público o pensamento de especialistas na cultura brasileira, difundindo teorias e provocando reflexões. A série pretende estimular e ampliar o conhecimento sobre a história contemporânea com perspectiva para o século XXI. Aborda questões de novas formas de percepção da arte. Dividido em módulos, apresentou temas como: As Artes do Século XX; Grandes Personagens da Literatura Brasileira; Intérpretes do Brasil no Século XX; Os Mitos Literários do Ocidente e a Modernidade; Vivendo Além dos Limites – A Globalização no Cotidiano; Um Balanço das Ciências no Século XX. (www.tvcultura.com.br)

terça-feira, 13 de março de 2007

Ibama ganha novo prazo do MPF para embargar o terminal da Cargill em Santarém

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) tem até o próximo dia 26 de março para cumprimento da requisição de embargo do terminal graneleiro da Cargill em Santarém feita pelo Ministério Público Federal no Pará. A decisão foi comunicada nesta segunda-feira (12) pelo MPF, em atendimento a um pedido de prorrogação do prazo anterior feito pelo próprio Ibama.
Para o MPF, o terminal da Cargill em Santarém é uma obra considerada irregular “por desobedecer às leis brasileiras que exigem realização de Estudo de Impacto Ambiental para empreendimentos desse porte”.
Diz o MPF que uma decisão liminar do ano 2000 lhe foi favorável, suspendendo as licenças existentes e proibindo a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente (Sectam) de conceder qualquer autorização à empresa.
Com base nessa decisão, o MPF solicitou em 26 de fevereiro deste ano que o Ibama realizasse fiscalização ambiental na Cargill. E também recomendou à Sectam que se abstenha de emitir licenças em favor da empresa.
A Cargill ajuizou mandado de segurança na Justiça Federal de Santarém no último dia 7 de março, tentando proibir o MPF de agir ou divulgar qualquer ato para o fechamento do porto e também pedindo que o Ibama seja impedido de realizar fiscalização nas dependências do terminal graneleiro.
Ao ser notificado a respeito, o procurador da República Felipe Fritz Braga, responsável pelo processo, considerou 'aberrantes' as pretensões da Cargill. Ele vai se manifestar ao juiz Francisco de Assis Garcês Castro Júnior, que também notificou o Ibama para que se manifeste sobre os pedidos da empresa.

Estado aperta cerco a madeira ilegal

Fiscalização Fiscais da Sefa vão atuar com Sectam para conter venda de produto florestal

As secretarias estaduais de Meio Ambiente e da Fazenda assinaram ontem a Instrução Normativa que autoriza os cerca de 360 agentes do Fisco estadual dos 'postos de fronteira' a fiscalizar produtos florestais, como madeira em tora, carvão e lenha. Com a medida, o governo quer aumentar a pressão sobre as madeireiras ilegais. Atualmente, a Sefa verifica apenas a Nota Fiscal do produto, mas, a partir de agora, terá como incumbência adicional conferir o Guia Florestal, que substituiu o Documento de Origem Florestal (DOF) e que indica origem da madeira, destino, volume da carga e outros detalhes.
A fiscalização será operacionalizada através do Sistema de Cadastro, Comercialização e Transporte de Produtos Florestais (Sisflora), banco de dados eletrônico que controla via Internet toda a cadeia madeireira. De acordo com dados do Ministério do Meio Ambiente, a ilegalidade na produção de madeira para serraria, carvão e lenha na Amazônia envolve 63% da produção anual. Segundo o secretário de Meio Ambiente do Estado, Valmir Ortega, este é o primeiro passo para o endurecimento da fiscalização nas fronteiras, que futuramente será reforçada pelas polícias Militar e Ambiental.
A Sefa tem seis postos fixos de Coordenação e Controle de Mercadorias em Trânsito no Estado, além de Belém e portos e aeroportos: em Dom Eliseu; Gurupi, na divisa com o Maranhão; Conceição do Araguaia; Serra dos Carajás, em Marabá; Serra do Caximbo, em Castelo dos Sonhos e Base Candiru, em Óbidos. Em abril, será ativada uma nova base, em Curralinho, divisa com o Amapá. 'A Escola Fazendária será a responsável pelo treinamento dos fiscais e técnicos', afirmou o secretário. O titular da Sectam disse que o Sisflora, por ser eletrônico, é simples e a consulta pode ser feita até dos locais onde não há internet, por celular e até orelhão, em contato com outra unidade.
A gestão das florestas estaduais passou a ser responsabilidade do governo do Estado, por meio da Sectam, a partir de outubro do ano passado. O problema é que há só 20 técnicos que atuam em Belém na emissão de autorizações de desmatamento, transporte e comercialização de madeira retirada de áreas estaduais, além da autorização e fiscalização dos planos de manejo. Outros 25 são responsáveis pela fiscalização em campo em 30% do território do Estado, ou seja, cerca de 1,2 milhões de quilômetros quadrados.
A mudança na gestão de florestas brasileiras foi estabelecida pela Lei 11.284, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em março do ano passado e inclui ainda a atribuição de fiscalização contra crimes ambientais. A Sectam ainda não tem estrutura nem pessoal capacitado para assumir totalmente tantas atribuições e por isso, explicou Valmir Ortega, ainda atua em parceria com o Ibama.

Oficina de museu em Itaituba

Itaituba sedia a 1ª Oficina Museu, Memória e Cidadania, promovido pelo município através da Semecd, até o dia 14 deste mês. A oficina foi aberta na manhã de ontem, tendo como palestrante a técnica em Ciências Sociais do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional -, Joana Rigatieri.
Cerca de 50 pessoas se inscreveram para participar, entre estudantes, professores, autônomos que consideraram oportuna a realização da oficina tendo em vista que Itaituba já tem seu museu oficial. A diretora municipal de Cultura, Regina Lucirene, considerou muito importante essa capacitação e ampliação de conhecimentos, contribuindo assim no crescimento científico.

Tecnologia ultrapassada: Celulares vão para o lixo em até 3 anos

Seu telefone celular tem câmera digital com boa resolução? E tocador digital, cartão de memória e recursos de vídeos? Tem design super moderno e dimensões ultra-reduzidas? Por mais que seu aparelho apresente todas essas funções e características que o classificam como um celular completo, é bem provável que ele seja substituído em pouco tempo. Caso tenha sido adquirido recentemente, o produto deve ocupar seu bolso (ou bolsa) por um período inferior a três anos, até que seja trocado por um modelo mais fino, mais bonito e com maior capacidade de armazenamento.
“Respeitadas as corretas formas de uso, o celular tem, em média, pleno funcionamento por até cinco anos. Após três anos, no entanto, a bateria tem redução de 40% em seu desempenho, mas essa peça pode ser substituída, aumentando o tempo de vida do aparelho. Em relação à troca motivada pelos usuários [e não pelas condições do telefone], estima-se que, no Brasil, a média de tempo fique em torno de 18 a 20 meses”, diz André Varga, gerente de produto da área de telecom da Samsung.
Henrique Freitas, gerente de produtos da Motorola, afirma que os fatores determinantes para um consumidor substituir seu telefone são portabilidade, aparência e funções, nessa ordem. Isso significa que, para a maioria dos usuários, o fato de um aparelho ser facilmente carregado é mais importante do que todas as suas funcionalidades, como câmera e tocador digital. “A portabilidade é fundamental, porque o consumidor pode esquecer sua carteira, suas chaves, mas não esquece o telefone”, conta Freitas. Além disso, ele ressalta a importância da aparência: “primeiro o usuário observa o design, depois ele quer saber quais as funções do modelo”, conta.
Pela maior durabilidade dos aparelhos fabricados atualmente, eles não necessariamente vão para o lixo quando descartados por seus usuários. É comum que os telefones sejam repassados para outros membros da família, guardados como aparelhos reserva ou, com menos freqüência, revendidos para outros consumidores.
Promoções
Nesse setor de alta rotatividade, as operadoras de telefonia móvel têm papel fundamental, pois apostam em ofertas agressivas para promover vendas casadas de seus serviços e novos modelos de telefones. Geralmente, é nessa situação que, ao passar em frente à loja, o cliente considera trocar o “tijolo” adquirido há poucos meses por um aparelho mais fino, mais bonito e com mais funções. A estratégia funciona: segundo a consultoria IT Data, em 2006 a venda de replacements (substituições) no Brasil superou pela primeira vez a comercialização de aparelhos para novos assinantes.
Essa tendência está ligada ao fato de o consumidor querer sempre mais, e o produto custar cada vez menos. “O celular está virando um equipamento de entretenimento, que une diversos eletrônicos em um único produto. O usuário vai querer essas novidades: é uma questão de tempo e preço”, acredita Ivair Rodrigues, diretor da IT Data. Com isso, os especialistas acreditam que o tempo de troca dos aparelhos vai diminuir ainda mais, já que, com mais funcionalidades, o apelo da substituição tende a aumentar. “O celular é como um buraco negro: ele absorve as funções de todos os outros eletrônicos portáteis, como câmera e tocador digital”, define Freitas, da Motorola.
Ilimitado
Segundo os especialistas ouvidos pelo G1, a convergência desses equipamentos não tem limite: sempre haverá algo de novo para ser integrado aos telefones portáteis e, conseqüentemente, um novo motivo para trocar de aparelho. Além disso, sua capacidade de armazenamento cresce de maneira exponencial, fazendo com que os usuários contem com eles para arquivar dados, aumentando a relação de dependência que têm com o produto.
Varga, da Samsung, lembra que um dos primeiros modelos comercializados pela fabricante no Brasil tinha memória interna de cerca de 10 KB, destinadas para dados de agenda e mensagens de texto. Atualmente, os modelos mais baratos e simples utilizam memória de 600 KB. Os aparelhos básicos com multimídia vêm com 2 MB, enquanto os mais avançados apresentam 96 MB, além de capacidade de expansão por cartão de memória. “Nos primeiros aparelhos, a memória não era tão importante, pois destinava-se apenas a armazenar dados de agenda. Posteriormente, com o advento de novas funcionalidades, ela passou a fazer diferença, principalmente para suporte a benefícios baseados em funções de multimídia”, explica Vargas.
A tendência é que a capacidade de armazenamento continue aumentando, levando para o setor dos telefones celulares a lei de Moore, aplicada aos processadores -- segundo ela, os chips dobram sua capacidade a cada 18 meses. “Hoje temos cartões de 4 GB, mas acredito que no período de um ano e meio estaremos falando em 10 GB. Esse crescimento não vai parar, porque sempre surgem novas tecnologias de compactação que permitem o armazenamento de mais dados, por um preço menor. Onde antes cabia 1 GB, hoje cabem 10 GB, e assim por diante”, afirma Freitas.
Fonte: G1

Construção Civil desencadeia economia santarena


A procura pelo Sistema Nacional do Emprego é constante pelo povo santareno. São feitos mais de 100 atendimentos por dia, dentre eles cadastros, seguro desemprego e atualizações nos cadastros já efetuados. “Para conseguir ser atendido, precisa ter um pouco de paciência, pois a procura é tamanha e disputada. Afirma a recepcionista. “Atendemos pessoas de todas as faixas etárias, desde jovens à adultos em idade adequada para trabalhar.” Acrescenta.
Neste período a procura dos homens em busca de emprego está superando ás mulheres, já que a oferta de empregos está se direcionando para a construção civil, e portanto a mão-de-obra masculina é mais requisitada para esses casos. Desta forma a tendência é aumentar o número de emprego, já que a construção civil é o ponto chave para desencandear outros setores da economia. Exemplos temos de que, com o aumento do trabalho na construção civil, outros setores como as vendas do comércio e derivados irão aumentar culminar na circulação de dinheiro na cidade.
Segundo estatísticas do SINE foram encaminhadas para o mercado de trabalho cerca de 170 pessoas somente no meses anteriores ocasionando aumento da renda em mais 80 famílias em toda Santarém. Aumento este que irá refletir em toda a região.
Em comparação ao mesmo período do ano passado, as estatísticas revelam que o emprego em Santarém aumentou de forma significativa, e ainda mais no setor do qual já mencionamos, pois com a construção acelerada do Hospital Regional de Santarém e os residenciais das quais o governo do Estado é responsável pela obra, forçaram a admissão de vários trabalhadores de forma imediata. Entretanto, outro setor que poderia está gerando lucros para a região, infelizmente estagnou, e somente está utilizando a mão-de-obra já adquirida antes, isto é, em decorrência das grandes manifestações feitas contra os madereiros e, que ocasionou um certo receio dos empresários em admitir novos funcionários. Outro grande impecilho são as constantes chuvas na região e má conservação das rodovias para a escoação da madeira.


Imagens de Santarém

Chuva, luz e sombra na noite encharcada de Santarém
Jeso Carneiro

Barco explode e fere quatro pessoas

A explosão ocorrida ontem, no porto da Vila Arigó, destruiu a embarcação Comandante Júnior - que transportava líquido inflamável -, deixando ferido Antônio Neuri Pereira Gomes, Edmilsom Lisboa Ferreira (42), Raimundo Lima dos Santos (42) e o menor A. R. S. S (14) todos tripulantes que estavam dentro do barco no momento do acidente.
Uma das vítimas do acidente, Raimundo Lima dos Santos, disse que tudo aconteceu no momento em que haviam ligado a máquina do barco para desatracar do porto. Quando ocorreu a explosão, ele não viu mais nada. Raimundo informou que o proprietário reside em Alenquer e já estaria se encaminhando a Santarém para prestar assistência a eles e aos órgãos de segurança.
Segundo o tenente Fábio Costa, do Corpo de Bombeiros, no barco se achava grande quantidade de combustível, porém a situação ficou controlada e não apresenta mais perigo de explosão. “A embarcação estava carregada com 10 mil litros de gasolina e outros 10 mil de óleo diesel. Depois de controlado, o fogo ficou ainda num tanque de combustível submerso, porém não oferece mais risco de contaminação ao meio ambiente e outras explosões, pois ele está lacrado e posteriormente será guinchado por uma empresa particular sob a supervisão da Capitania dos Portos”, explicou o militar.
O vice-delegado da Capitania dos Portos de Santarém, capitão Ronei, disse que um inquérito será instaurado para investigar as causas do acidente. “Vamos verificar se o barco era adequado para o transporte de combustível e em seguida vamos verificar as causas do acidente e os possíveis responsáveis, sendo que o inquérito será encaminhado para o Tribunal Marítimo, que julgará o caso”, disse.

segunda-feira, 12 de março de 2007

Big Brother Brasília

A Veja desta semana faz uma brincadeira com Lula e seus ministeriáveis, comparando-os aos confinados do Big Brother Brasil 7.
Eis o texto da revista:
Jobim como Íris
Começou abafando, acreditou em tudo o que lhe disseram -- e saiu do jogo
Walfrido como Fani
Adora a estrela do jogo e, de funk em funk, vai-se dando bem
Geddel como Bruna
Fala doce, já chorou todas as mágoas, mas tudo o que quer é um milhão no bolso

Tarso como Aírton
Está sempre articulando nos bastidores -- e sempre dando com os burros n'água

Sarney como Analy
Quase não abre a boca, mas, quando abre, não diz uma palavra que não seja para espalhar sua influência
Renan como Flávia
Acha que é forte, vive rindo e trabalha feliz -- até perceber que está sendo escorraçado do jogo
Marta como o caubói Alberto
Trama contra todo mundo, quer o lugar de todo mundo , mas, se tiver sorte, pode acabar com um premiozinho de consolação

Lula como Alemão
É a estrela do jogo, tem alta popularidade e assiste tudo cheio de certeza de que o final lhe será feliz



Caiu o diploma de jornalista

O Diário Oficial da União do dia (06) deste mês traz a portaria do Ministério do Trabalho, nº 22, de 29 de fevereiro de 2007, revogando a exigência de qualquer diploma de curso superior para o exercício do jornalismo.
No final dos anos 90, a “Folha de S. Paulo” foi o primeiro jornal a se rebelar contra a exigência de diploma para jornalista. Não cabe mais recurso. Mas, nada impede que o STF tenha uma interpretação diferente em outro processo, daqui a 10 ou 20 anos, diz a coluna do Mauro Bonna, no Diário do Pará.
Quem ganha
Com a decisão do STF, muitos jornalistas, que trabalham na informalidade, vão poder se regularizar.
Quem perde
Os cursos superiores de jornalismo, que provavelmente tendem a se esvaziar com o fim da exigência de diploma.

Cerpa em lata


A Cerpa poderá voltar a ser envasada em lata, só que desta vez em Macapá. O empresário amapaense Roberto Rodrigues possui o equipamento e está em negociações com a industria de cerveja paraense.

Caneta sem Fronteira

'Nassau' acusada de integrar cartel do cimento


O Cimento Nassau, do grupo Industrial João Santos, está sendo acusado, junto com outras sete marcas, de integrar um cartel do cimento que atua há décadas no país. O grupo mantém uma fábrica de cimento no município de Itaituba, oeste do Pará. A Itaituba Indústria de Cimentos do Pará S.A (Itacimpasa), já foi autuada por crime ambiental e também é acusada por empresários da região por prática de Dumping interno, com conseqüente eliminação da concorrência.


Na quinta-feira (08/03), a Secretaria de Direito Econômico (SDE) do Ministério da Justiça informou que instaurou um processo investigativo contra oito empresas de cimento e concreto acusadas de formar cartel. Além do Cimento Nassau são apontadas como membros do cartel a Votorantim, Camargo Corrêa, Holcim, Lafarge, Cimpor, Soeicom e Itambé, que representam 90% do mercado nacional.


As investigações foram abertas porque um funcionário da Votorantim denunciou o esquema. "O funcionário descreveu o funcionamento do cartel. Os detalhes subsidiaram a elaboração de uma peça que permitiu a busca e apreensão. O material nos convenceu de que havia evidências suficientes para acusar as empresas de cartel", afirmou a secretária de Direito Econômico, Mariana Tavares. Uma ordem judicial impede a divulgação do teor do material recolhido. A secretária limitou-se a dizer que são documentos com "indícios contundentes" da formação de cartel.


Segundo o depoimento do ex-empregado da Votorantim, os diretores das oito empresas se encontravam com freqüência em hotéis para combinar preços e condições de pagamento para seus clientes. A divisão de mercado era feita por região. Na região Oeste do Pará, por exemplo, o mercado pertence ao Cimento Nassau, que tem a fábrica em Itaituba e praticamente acabou com a concorrência na região.


As empresas se agrupavam também para excluir do mercado concorrentes que não faziam parte do grupo, vendendo material a um preço bem mais alto do que para as associadas. Um valor "impraticável", segundo o ex-funcionário. "Como é muito fácil produzir o concreto, seria possível que outras empresas entrassem em concorrência com elas", comentou a secretária. A prática é uma espécie de Dumping ao contrário.


De acordo com Mariana Tavares, o cartel funciona há muitos anos. "Um dado que nos pareceu curioso foi que a primeira CPI do Congresso, de 1952, já tratava da preocupação com o setor de cimento", disse. A secretária acha possível que, em todos esses anos, as empresas de cimento tenham praticado sobrepreço, prejudicando um dos principais motores da economia, a construção civil. "Este é um cartel que tem impacto em toda a construção civil, em todas as obras que foram realizadas nos últimos anos no mercado brasileiro: pequenas, grandes, públicas e privadas".


A partir da instauração do processo, as empresas terão de fazer sua defesa para contestar a acusação. Caso não convençam, a denúncia será encaminhada ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Se comprovada a denúncia, pagarão multa que varia de 1% a 30% do faturamento de 2005, o ano anterior àquele em que a investigação foi oficializada: 2006.


Itacimpasa - A presença da fábrica da Nassau em Itaituba tem sido incômoda nos últimos anos. A empresa já foi autuada por crime ambiental, por explorar de forma ilegal calcário. Além disso, empresários da região reclamam que a empresa praticou concorrência desleal ao baixar o preço do cimento para afastar a concorrência e depois ter aumentado os preços acima do normal.


Paulo Leandro Leal

Lira Maia visita Itaituba

O deputado federal Lira Maia esteve visitando Itaituba na sexta feira-feira (09/02). Ele chegou às 15h30, seguindo direto do aeroporto para a sede do Sindicato dos Produtores Rurais, onde reuniu com diversas lideranças locais. Maia ouviu o que cada um tinha a dizer e depois falou, respondendo a todos os questionamentos. Disse que sua assessoria está preparando um projeto a respeito da criação da figura do AGENTE DE SAÚDE AGROPECUÁRIA, nos moldes dos Agentes Comunitários de Saúde.
Disse que a iniativa se deve à preocupação, sobretudo, com os pequenos criadores, que muitas vezes, por razões diversas, deixam de vacinar seu pequeno rebanho, colocando em risco todo o esforço feito para erradicar a febre aftosa de uma vez por todas da região e do Estado.
Sobre o Estado do Tapajos, o deputado afirmou que nunca o clima foi tão favorável à criação do mesmo, juntamente com o Estado do Carajás. Disse que está trabalhando em conjunto com seus colegas do sul do Pará, que hoje estão em número muito maior. À noite Maia reuniu com empresários, na Associação Comercial de Itaituba.

Brasil terá safra recorde de cana

O Brasil deverá ter a maior safra de cana-de-açúcar de sua história

Será uma safra de recordes: 415 milhões de toneladas de cana serão colhidas e moídas no Centro-Sul (principal região produtora) ante 372,67 milhões da safra anterior. Ela vai permitir que a produção pule de 16,05 bilhões de litros de álcool para 18,57 bilhões.
Pesquisadores reunidos no 1.º Simpósio Brasileiro de Mudanças Climáticas, ontem, no Rio, vêem com cautela a expansão, por causa das implicações ambientais. O físico Luiz Pinguelli Rosa, ex-presidente da Eletrobrás, alertou para o risco de o País voltar a ser uma “monocultura da cana”. Apesar de emitir menos gases causadores do efeito estufa, o etanol da cana também produz gás carbônico ao ser queimado.
Agência Estado

Escreventes tem 8 anos para cursarem bacharelado em direito

TJE - Edital
Já sintonizado ao projeto de lei do plano de cargos em tramitação na AL, que torna o cargo de escrevente privativo de bacharéis em Direito, o TJE lança edital de concurso na próxima semana para 300 juízes e serventuários. Os escreventes excluídos do plano de cargos entrarão em quadro em extinção, com garantia de oito anos no emprego e, nesse tempo, poderão se habilitar cursando uma faculdade de Direito.
O ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel, entrega ainda este mês, em comunidade extrativista de Santarém, as primeiras 45 casas do programa Habitações Coletivas. O programa habitacional, concebido pelo Incra e financiado com recursos da Caixa Econômica Federal, prevê a construção de oito mil casas para áreas de assentamentos no Pará até o final do governo do presidente Lula.
Repórter 70

Papa tudo

De Gilberto Sant'Anna, o clone paraguaio do Tutty Vasques:
Antônio Rocha jura por tudo quanto é mais sagrado que a indicação do bispo baiano para substituir dom Lino não é sua.
Há quem não acredite no deputado.
jesocarneiro.blogspot

Quanto cada deputado gastou

Veja quanto cada um dos 17 deputados federais do Pará gastou em verbas indenizatórias no mês de fevereiro.

Deputados novos
Lira Maia – R$ 11.686,63
Beto Faro – R$ 3.214,39
Wandenkolk Gonçalves – R$ 1.614,63
Bel Mesquita – R$ 977,89
Lúcio Vale – nenhum centavo
Deputados antigos
Zé Geraldo – R$ 16.674,35
Vice Pires – R$ 15.281,60
Asdrúbal Bentes – R$ 15.000,00
Zequinha Marinho – R$ 14.029,60
Nilson Pinto – R$ 10.292,32
Gerson Peres – R$ 7.806,90
Zenaldo Coutinho – R$ 7.454,48
Giovanni Queiroz – R$ 3.081,76
Elcione Barbalho – R$ 2.085,21
Jader Barbalho – nenhum centavo
Paulo Rocha – nenhum centavo
Wladimir Costa – nenhum centavo

Câmara dos Deputados