sexta-feira, 1 de junho de 2007

Ações de saúde beneficiam moradores do Aeroporto Velho

Foto: Rozinaldo Garcia

Integrantes do Programa de Agentes Comunitários de Saúde do Aeroporto Velho realizaram na manhã desta 6ª feira, 1º de junho, mais uma etapa do Projeto “Saúde na Rua”.
O projeto disponibilizou diversos serviços como vacinação para crianças e mulheres em idade fértil, vacinação anti-rábica, pesagem, verificação de pressão arterial, coleta de preventivo, corte de cabelo, manicure, vôlei, futebol de campo, consultas de enfermagem, palestras educativas, captação de doadores de sangue, rifa de saúde e teste de glicemia, beneficiando aproximadamente 200 pessoas.
A Divisão de Vigilância em Saúde (DIVISA) disponibilizou ainda, vacinação anti-rábica, vídeos educativos e amostras dos mosquitos transmissores da dengue e da Doença de Chagas. Com o apoio da Assessoria de Esporte e Lazer da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), os moradores participaram de atividades de capoeira e jogos educativos.
“Esse projeto tem como finalidade levar ações de saúde aos moradores do Aeroporto Velho, que moram distantes das unidades de saúde. Nós trouxemos a eles, os serviços mais necessários”, justifica Lauro Corrêa, integrante do PACS/Aeroporto Velho.
Diversas parcerias foram firmadas para levar esses serviços aos moradores do Aeroporto Velho: Hemopa, Programa Esporte e Lazer da Cidade, Farmácia Big Ben, UEPA, FIT, entre outros. Esta etapa do "Saúde na Rua" foi realizada na Avenida Magnólia, entre Bugaville e Alameda Vinte e Seis, perto da Câmara de Vereadores.
Assessorias de Comunicação SEMSA/SEMED/SEMINF

Sancionada Lei que cria PA-192

O projeto de criação da PA-192 de autoria dos deputados Estadual, Alexandre Von (PSDB), e Josefina Carmo (PMDB), foi aprovado dia (30), pela Governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa.
A PA-192, quando for definitivamente implantada, além de fazer a interligação das cidades Itaituba e Juruti dois importantes pólos de produção mineral, irá possibilitar a ligação da rodoviária do município de Juruti ao restante do país, através das rodovias Transamazônica e Santarém-Cuiabá.
Itaituba tem segundo dados do IBGE de 2004, 123 mil e 308 habitantes, é o mais populoso da região Transamazônica e o segundo mais populoso da região Oeste. Já em Juruti de acordo com dados do Instituto, residem no município mais de 47 mil 500 habitantes, o município entrou recentemente no cenário nacional por sediar o projeto de extração de bauxita que ainda está em implantação.
O projeto de Lei dos deputados Alexandre Von e Josefina Carmo sancionado pela governadora Ana Júlia Carepa, foi em decorrência da importância para a integração e o desenvolvimento regional do Oeste do Pará.
Rádio e Tv Guarany

Realidade ou ficção?

O aquecimento global é o tema da campanha promocional da nova coleção da Diesel.

É polêmica.

Tem gente dizendo que é pura ficção e que nunca o descontrole da natureza chegara aos níveis retratados.

Ficção ou não a campanha é sensacional.


Canetasemfronteira

Astutos e resolutos

Do publicitário e poeta gaúcho Luiz Coronel, numa homenagem poética aos homens/mulheres tão em voga neste país.
Os Corruptos
Os corruptos são ininterruptos,
E ostentam-se impolutos.
Torpes ou cultos, são astutos, dissimulados e resolutos.
Os corruptos não são estúpidos, emitem mil reverências a cada minuto.
Os corruptos têm consciência rasa e bolsos abruptos.
Esquemas largos, ou curtos sempre secretos, ocultos.
Flagrados em furtos de vulto num curto circuito o tumulto.
É preciso ser estulto pra esquecer que o indulto,
já faz parte desse culto...
(O cárcere é reduto onde não cabem, faustos e plutos).
Corre tudo por decurso. Um discurso cênico, tênue lágrima e um recurso...
Os corruptos se alastram no reduto das siglas ministérios, togas, batinas e coturnos.
Os corruptos são hábeis, nunca estúpidos,
e aliam-se a cúmplices de vulto na prática do auxilio mútuo.
Os corruptos se apossam dos frutos do alheio trabalho sem nenhum escrúpulo.
Jeso Carneiro

quarta-feira, 30 de maio de 2007

Balsas com madeira são apreendidas no Rio Curuatinga

Foto: Greenpeace

Apreendida duas balsas carregadas com madeira no Rio Curuatinga, 400 metros cúbicos de ipê estavam sendo transportados sem documentação para Bélem.

Após denúncia, o helicóptero do IBAMA em fiscalização conjunta com a Polícia Federal localizou a balsa em situação irregular, sem a documentação necessária para o transporte de 248 toras de Ipê.
Segundo Manoel Costa - Chefe de Fiscalização do Ibama a madeira das duas balsas estava sem acompanhamento do documento hábil para o transporte florestal. A madeira estava dividida em duas balsas.

Uma delas foi trazida para Santarém com 148 toras a segunda balsa contendo 100 toras continua no Rio Curuatinga aguardando transporte. Segundo o chefe de fiscalização 8 balsas já foram apreendidas nesta região até agora.

Manoel Costa informou ainda que vários carregamentos de madeira estão sendo apreendidos desde de dezembro do ano passado e que as últimas apreensões tinhão como destino a Região Metropolitana de Belém.
O comandante da balsa que transportava a madeira e a tripulação foram levados para Sede da Polícia Federal onde prestam depoimento.

A balsa que continua no Rio Curuatinga será trazida para Santarém. Ambas serão descarregadas e a madeira permanecerá no pátio do Ibama aguardando determinação judicial, lá serão tomadas as medidas de cubagem para determinar o valor real da multa a ser aplicada.

Cassielle Rangel /No Tapajós

Banco español la vista

O banco espanhol Santander Banespa procura imóvel para instalar uma agência em Santarém. O Santander é um banco com experiência internacional e em franco crescimento no Brasil. Em 2006, foi eleito "O Melhor Banco da América Latina".

Cucurunã: Presos provisórios enfrentam superlotação

Na Penitenciária Agrícola de Cucurunã continua com superlotação na ala de presos provisórios. A direção já realizou estudo para a ampliação do prédio.
Segundo o vice-diretor da casa penal, João Albuquerque, a Penitenciária tem hoje 414 presos entre temporários e condenados. Um número superior à capacidade. Mas o problema com super-lotação acontece em todo o Estado.
Segundo ele, o espaço físico é pequeno para a acomodação de presos e execução de projetos como o de psicultura e avicultura desenvolvidos na Penitenciária . Essas atividades ajudam na ressocialização e profissionalização dos presos. Além desses projetos existe ainda o apoio da pastoral carcerária e igrejas evangélicas que também ajudam bastante na recuperação.
O vice-diretor informou ainda que um projeto para a ampliação da penitenciária já foi concluído.
Cissa Loyola /No Tapajós

Hiena pega oito


A Polícia Federal prendeu ontem oito pessoas envolvidas em esquema de fraudes contra a Receita Federal e realizou também 24 mandados de busca e apreensão. O trabalho faz parte da Operação Hiena. Entre os detidos estão auditores fiscais, técnicos da Receita Federal, procuradores da Fazenda Nacional e três empresários. Segundo a PF, a quadrilha pode ter desviado cerca de R$ 50 milhões dos cofres públicos.
O esquema consistia na prestação de serviços de consultoria e direcionamento de fiscalizações por servidores da Receita Federal e da Procuradoria da Fazenda Nacional. Segundo investigações, os envolvidos contavam com a utilização de um escritório de advocacia que aparecia como fachada para a realização da empreitada criminosa.
Os servidores públicos agiam contra os interesses da União, favorecendo os contribuintes na fiscalização ou na confecção de recursos e peças jurídicas que tinham como finalidade o não recolhimento de impostos.
Durante a operação, foram presos o auditor fiscal Sandoval Fernando Cardoso de Freitas; a técnica da Secretaria da Receita Federal Jacirene da Costa Freitas; o também técnico da Receita Federal André Fernandes; o procurador da Fazenda Nacional Josias Ferreira Cavalcante; e o também procurador aposentado, advogado e professor, Haroldo Jatahy de Castro. Três empresários também estão entre os presos: Geraldo Ribamar Brandão Paula; Antônio de Pádua Pinheiro Gomes, além de Tocandira Carreira Benaion.
A operação foi denominada ‘Hiena’ por se tratar de um predador concorrente do leão, ora deixando o leão sem sua presa, pois foi caçada por ele; ora caçando para o leão; e ora pegando os restos deixados pelo leão.
Adriano Silva e Vanessa Maia

terça-feira, 29 de maio de 2007

Governo estuda hidrelétrica no Tapajós

O jornal Folha de São Paulo publica reportagem nesta terça-feira, informando que o governo federal já estuda a construção de uma usina hidrelétrica no Rio Tapajós. "Antes mesmo do desfecho do caso rio Madeira, governo e empreiteiros já preparam o terreno para uma nova grande hidrelétrica na Amazônia. O próximo alvo é o Tapajós, um dos últimos grandes rios da região ainda sem represas planejadas", diz o jornal.

Segundo a Folha, a construtora Camargo Corrêa deve concluir ainda neste semestre o levantamento do potencial hidráulico do Tapajós e do Jamanxim, seu afluente, na região de Itaituba, Pará. Para isso, conta com um financiamento de R$ 13,6 milhões da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia. A primeira parcela do empréstimo foi liberada em fevereiro.

Segundo o jornal, a empreiteira informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda não há uma estimativa que possa ser divulgada do potencial de geração de energia dos dois rios. "Mas estudos anteriores da Eletronorte, parceira da Camargo Corrêa no empreendimento, identificaram ali, no local conhecido como cachoeira de São Luís, um potencial de 11 mil megawatts (9.000 no Tapajós e 2.000 no Jamanxim). É quase o dobro da capacidade instalada somada das polêmicas usinas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira (Rondônia). E o equivalente à de Belo Monte, no rio Xingu", destaca.
Paulo Leandro Leal

Maria tenta recuperar dinheiro aplicado por Maia no Banco Santos

A prefeita Maria do Carmo reuniu hoje, em Belém, com o presidente do Banco da Amazônia, Abdias José de Sousa Jr., para tratar do resgate dos recursos do tesouro municipal que foram aplicados pela administração Lira Maia (1996-2004) no Banco Santos, via Basa, e que foram perdidos quando da falência do banco paulista no final de 2004.
Segundo a prefeita, a maior dificuldade para o ressarcimento dos R$ 2 milhões reside no fato de que a aplicação foi autorizada pelo ex-prefeito. Isso, segundo o presidente do Basa, isentaria o banco estatal da responsabilidade na devolução do dinheiro.
“Estamos tentando de todas as formas reaver esses recursos que pertencem ao povo santareno. Mas não vamos esperar exaurir todas as fases do processo que movemos contra o Banco da Amazônia", esclareceu a prefeita."
Agora, seguindo a orientação do próprio presidente do Basa, vamos entrar com uma ação contra a massa falida do Banco Santos, que possui R$ 600 milhões para pagamento dos credores. Sabemos que o problema é gravíssimo do ponto de vista jurídico, mas não vamos desistir de garantir a restituição de todo esse dinheiro ao erário municipal”, concluiu.
Jeso Carneiro

Em quatro anos, PF prendeu quase cem políticos


Desde 2003, pelo menos 95 políticos foram presos pela Polícia Federal em operações ou ações isoladas. Dos detidos, 60 estavam no exercício do mandato quando foram presos. Atualmente, a maioria está livre.
As operações Gafanhoto, Sanguessuga, Dominó e Navalha tiveram maior repercussão pelo envolvimento de políticos de patente mais elevada.

Ação da PF mais recente que envolveu políticos, realizada em maio, a Operação Navalha resultou na prisão de um ex-governador do Maranhão, um ex-deputado federal, um deputado distrital e dois prefeitos. As acusações, porém, atingiram governadores e até um ministro, que acabou deixando o cargo.

Nas 28 operações realizadas desde 2003, foram presos 79 políticos e houve ainda outra 16 detenções em ações isoladas da PF (95, no total). Dentre as 16 detenções em ações isoladas há desde crimes graves, como sonegação de impostos e formação de quadrilha, a casos mais corriqueiros, como desacato e veículo em condição irregular.

Na maioria, as prisões foram temporárias (por cinco dias, prorrogável por mais cinco). Muitos saem antes desse prazo, uma vez que os acusados podem entrar com hábeas corpus de soltura e acabam respondendo em liberdade.

Muitos outros políticos estiveram na mira na PF durante as investigações que culminaram nas operações. Mas o foro privilegiado, no caso dos deputados federais, por exemplo, impediu diversas prisões.

Os membros do Congresso (senadores e deputados federais) só podem ser presos em flagrante de crime inafiançável (tortura, tráfico de drogas, terrorismo e todos os crimes definidos como hediondos, como homicídio, latrocínio, estupro, entre outros).

Foro privilegiado
Na avaliação de Roberto Romano, professor de filosofia política e ética da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o foro privilegiado é “uma arma”.

“É uma espécie de passaporte para a delinqüência, uma excrescência no Estado brasileiro. Que os presidentes dos poderes tenham privilégio de foro, tudo bem. Agora, que um simples deputado ou senador tenha essa prerrogativa, não é próprio do regime democrático. Isso é próprio de um regime oligárquico ou aristocrático. Isso não é república.”

Romano considera grave a invasão de escritórios de advogados pela PF, a falta de respeito ao sigilo no trato de advogados e clientes e o vazamento de informações sigilosas.

“Acho que é sagrado em qualquer condição democrática o direito de defesa. O segundo ponto é que, se você utiliza o instrumento da prisão temporária e preventiva de maneira intempestiva, como em alguns casos, você passa para a população uma mensagem errônea, de que a polícia prende e os juízes soltam, e a Justiça então só serve para abençoar bandidos. Não é bem o caso”, destaca o filósofo.

Atuação da PF

Para Everson Tobaruela, presidente da Comissão de Direito Político e Eleitoral da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), os “direitos e garantias individuais estão sendo feridos” nas operações recentes da PF.

“Entendo que prisão preventiva tem regras, mas está sendo violada. A prisão preventiva só é aceita se há tentativa de esconder provas ou se o indivíduo traz riscos para a sociedade. Uma prisão injusta muitas vezes desfaz a moral. O dano causado pela prisão preventiva é terrível”, avalia Tobaruela.

O advogado afirma que, embora a PF cumpra as ordens, a responsabilidade pela “banalização” das prisões preventivas é também da Justiça. “A PF extrapola porque vai com armamento. Há abuso da PF e os mandados são expedidos de forma genérica. É disso que a OAB reclama muito.”

Isonomia

O cientista político Leonardo Barreto, professor do Instituto de Ciências Políticas da Universidade de Brasília (Unb), não concorda.

“Não vejo excesso nas ações. Tudo o que eles fazem é sob autorização judicial. E, além disso, tem de haver isonomia. A maioria das pessoas não reclama quando a polícia entra com fuzis nas favelas”, completa o cientista.

Mas ele condena o vazamento das informações sigilosas. “Isso tem de ser apurado pelo Ministério da Justiça”, completa.

Estrutura 'viciada'

Professor de Direito Constitucional da Unb, Cristiano Paixão afirma que o direito penal não é a solução para o alto número de políticos envolvidos com corrupção.

“Toda essa criminalidade ocorre porque existe toda uma estrutura viciada na maneira de se fazer licitação, na maneira pela qual o Estado gasta seus recursos. A estrutura toda é muito irracional e propicia esse tipo de formação de organização.”

Segundo o professor, há muito “clientelismo” no meio político. “Muitos deputados federais se comportam como vereadores. Chega na época do orçamento, eles procuram saber ‘o que precisa na minha cidade?’ E, além disso, tem o uso político das emendas, que a gente sabe que existe desde que o Brasil existe, o que é muito sério.”

Rádio e Tv Guarany

Suave Veneno por Dayan Serique

O apresentador Habib Bechara, famoso por suas irreverências em seu programa Descendo a Ripa, tá na maior briga com a Câmara de vereadores, tudo por conta de um comentário depreciativo e irresponsável seu envolvendo o vereador Cardoso. Em sessão da Câmara Cardoso não poupou “adjetivos” a Bechara, sendo acompanhado por vários vereadores. No mesmo dia, em seu programa Habib Bechara disse que alguns dias atrás, quando esteve na Câmara, foi recebido com tapete vermelho, sendo elogiado por todos os vereadores e para sua supressa da noite para o dia se transformou em persona non grata. Essa briga ainda vai render. Bechara anda se achando acima do bem e do mal, qualquer hora poderá ter uma surpresa da justiça, mesmo fazendo referência aos Juízes e promotores da cidade, como se fossem seus amigos. Bechara faz comentários depreciativos e fica arrotando que não dar direito de resposta. É bom lembrar que ninguém estar acima da lei.###Nem tomaram posse na direção do SINTEPP e a briga já é acalorada entre Sueli e Isaac. Pelo o que estamos vendo, isso é apenas o começo, muitas farpas ainda serão trocadas entre eles. ### A Prefeitura de Itaituba e a Secretaria de Educação estarão entregando mais três novas salas de aula na Escola Fernando Guilhon. A entrega das salas será nesta sexta-feira (24-05).###Querem a todo custo criar a possibilidade de dobradinha entre Afábio e Valmir. Isto porém, é conversa pra boi dormir, pois nem Afábio nem Valmir, abrem mão de suas candidaturas.###O BANPARÁ é um banco diurno somente, quem chegar lá depois das 19:00 horas vai bater a cara na porta, pois os caixas eletrônicos estão desligados e tem um aviso dizendo que funciona somente até as 18:00 horas. ### Em reunião com os agentes de trânsito, o prefeito Roselito Soares confirmou a realização do curso de agente de trânsito para os novos agentes concursados e o fardamento. ###O presidente da câmara, vereador Cebola, faltou à sessão de terça-feira, muitos dizem que foi por medo de enfrentar os taxista e motos-taxista. Deixou o abacaxi nas mãos de seu vice-presidente vereador Diniz.### Diniz conduziu com mãos de ferro a sessão, fazendo cumprir a risca o regimento interno da Câmara, irritando o vereador Viana, que queria burlar o regimento para o pronunciamento do presidente da cooperativa de moto-táxi. Diniz foi taxativo e não permitiu, provocando a ira de Viana.###A Polícia de Santarém prendeu 4 pessoas que estavam trazendo cocaína para Itaituba através dos barcos da linha Santarém/Itaituba. Há bastante tempo à polícia vem investigando essa rota do tráfico e através do serviço de inteligência efetuou em flagrante a prisão dos traficantes.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

APCAM realiza “Homenagem às mães Borari”

A Agência de Pesquisa Científica da Amazônia (APCAM) realizará nesta quinta-feira (31/05), uma “Homenagem às mães Borari”.

O evento se prolongará das 8:00h às 12:00h na Escola Municipal Antonio de Sousa Pedroso em Alter-do-Chão.
Durante a programação terá palestras sobre DST/AIDS e Saúde Bocal, além de distribuição de lanche e sorteio de brindes, para as 150 famílias que são esperadas.

A APCAM visa se integrar com a comunidade Borari, com o objetivo de resgatar a cultura e tradição dos indígenas.
A agência conta com o apoio para a realização do evento da:
Distribuidora Triunfo
Nisbel
AABB
Ótica Veneza
Padrão Magazine
Tec Frio
Pridama
Posto Esperança
Consulplan
Chocolate Doçura
Magnífica Representações
Darte Vasques
Agência Amazônia

Mulher faz aborto no banheiro de farmácia

Até sexta-feira, 25 pela manhã a Polícia Civil, sob o comando do delegado Luis Guilherme Feio, ainda não havia identificado a mulher que provocou um aborto em uma drogaria no bairro de Aparecida, na madrugada de quinta-feira, 24. O fato foi registrado na Depol, por funcionários da farmácia.

De acordo com informações obtidas pela Polícia, a mulher chegou por volta das 3 horas no estabelecimento, queixando-se de dores na barriga. Ela pediu para usar o banheiro. Durante o tempo em que ficou trancada no banheiro, a mulher gritava e chorava muito. Ela saiu do estabelecimento sem levar nenhum medicamento. O funcionário disse que percebeu que escorria um liquido de sua perna.

Quando amanheceu, o funcionário puxou a descarga, mas a água não descia. Decidiu chamar um pedreiro para desentupir o vaso, que teve de ser quebrado. Foi quando se percebeu que havia um feto, de cerca de 4 meses, que estava com a cabeça engatada na curva do vaso.
Imediatamente a Polícia foi acionada e o caso registrado também na Delegacia de Polícia Civil, onde o delegado Guilherme Feio instaurou inquérito para apurar as circunstâncias do aborto, sobretudo, para saber se foi natural ou induzido.

O caso atraiu a atenção de populares que foram até a farmácia ver o feto. Na ocasião, a mulher foi bastante amaldiçoada pelo modo como fez o aborto.
O Impacto