quarta-feira, 30 de maio de 2007

Hiena pega oito


A Polícia Federal prendeu ontem oito pessoas envolvidas em esquema de fraudes contra a Receita Federal e realizou também 24 mandados de busca e apreensão. O trabalho faz parte da Operação Hiena. Entre os detidos estão auditores fiscais, técnicos da Receita Federal, procuradores da Fazenda Nacional e três empresários. Segundo a PF, a quadrilha pode ter desviado cerca de R$ 50 milhões dos cofres públicos.
O esquema consistia na prestação de serviços de consultoria e direcionamento de fiscalizações por servidores da Receita Federal e da Procuradoria da Fazenda Nacional. Segundo investigações, os envolvidos contavam com a utilização de um escritório de advocacia que aparecia como fachada para a realização da empreitada criminosa.
Os servidores públicos agiam contra os interesses da União, favorecendo os contribuintes na fiscalização ou na confecção de recursos e peças jurídicas que tinham como finalidade o não recolhimento de impostos.
Durante a operação, foram presos o auditor fiscal Sandoval Fernando Cardoso de Freitas; a técnica da Secretaria da Receita Federal Jacirene da Costa Freitas; o também técnico da Receita Federal André Fernandes; o procurador da Fazenda Nacional Josias Ferreira Cavalcante; e o também procurador aposentado, advogado e professor, Haroldo Jatahy de Castro. Três empresários também estão entre os presos: Geraldo Ribamar Brandão Paula; Antônio de Pádua Pinheiro Gomes, além de Tocandira Carreira Benaion.
A operação foi denominada ‘Hiena’ por se tratar de um predador concorrente do leão, ora deixando o leão sem sua presa, pois foi caçada por ele; ora caçando para o leão; e ora pegando os restos deixados pelo leão.
Adriano Silva e Vanessa Maia

Nenhum comentário: