sexta-feira, 25 de abril de 2008

Santarém e Itaituba podem ter segundo turno

As próximas eleições municipais poderão ser mais acirradas se o Congresso Federal fizer um esforço concentrado para aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 241/2008, anunciada ontem pelo deputado Zé Geraldo (PT-PA). A PEC muda a legislação atual, permitindo o segundo turno em todos os municípios brasileiros com mais de 60 mil eleitores. Pela legislação atual, apenas nos municípios com mais de 200 mil eleitores pode ocorrer o segundo turno.

No Pará, só Belém, com 951.883 eleitores, e Ananindeua, com 226.937, se enquadram nessa faixa. Com a alteração, este número saltaria para 11 municípios, entrando para esse rol os municípios de Santarém, Marabá, Parauapebas, Bragança, Castanhal, Altamira, Itaituba, Cametá e Breves.

Zé Geraldo não acredita que haverá esforço político para alterar essa regra para as próximas eleições, mas defende que esse é um momento imprescindível para levantar essa discussão.

SAMU

Após dois anúncios de funcionamento frustrados, Emmanuel Silva, promete tirar as ambulâncias da garagem na quinta

Com as proximidades da festividade do Sairé, em setembro de 2007, o titular da SEMSA, Emmanuel Silva, se empolgou quando em uma oportunidade anunciou pela primeira vez o funcionamento do serviço para aquele mês, o que não ocorreu.
Em janeiro desse ano o Secretário Municipal de Saúde, se precipitou novamente, desta vez com a previsão de chegada à cidade de uma equipe de Belém, para capacitar cerca de quarenta pessoas que vão compor a equipe do SAMU em Santarém, anunciando o inicio das atividades do SAMU em no máximo 30 dias, que do mesmo modo não se concretizou.
Agora, pela terceira vez, após dois anúncios frustrados de inauguração do serviço, o assessor de imprensa da SEMSA, Udirley Andrade, nos informou que segundo o Secretário Municipal de Saúde, Emmanuel Silva, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência será apresentado à sociedade santarena na quinta-feira, 1° de maio, durante programação no Terminal Fluvial Turístico do município, a partir das 18hs.

15.000 contribuintes ainda não declararam

Não tem jeito, a tradição se repete todos os anos e no mínimo 15.000 (quinze mil) contribuintes deixaram para os últimos dias do prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2008, com base nas atividades de 2007, que se encerra na próxima quarta-feira, dia 30. Esse número de pendentes representa 33,06% do total de declarações esperadas para este ano.

Segundo o Delegado da Receita Federal do Brasil (DRFB) em Santarém, Moacyr Mondardo Júnior, a Receita espera receber até o final deste mês 45.000 mil, declarações de isento.

Os municípios de Almerim com 1.597, Altamira com 3.650, Itaituba com 3.046, Oriximiná com 2.393, e a cidade de Santarém com 9.907, sede da Delegacia da Receita Federal do Brasil, na região Oeste, são de onde a maioria dos contribuintes já acertaram as contas com o Leão.
Além dos municípios da região Oeste do Pará, dois municípios do Estado do Amapá também fazem parte da jurisdição da DRFB. Laranjal do Jarí e Vitória do Jarí.

quarta-feira, 23 de abril de 2008

UFOPA em 2009

by 5ª Emenda

Deverá começar os trabalhos no início de 2009 o reitor pro tempore da futura Universidade Federal do Oeste do Pará. Com orçamento previsto de R$ 160 milhões para obras, o reitor, que terá um mandato de dois anos, coordenará o processo de contratação de 400 docentes e montará uma universidade com 30 cursos superiores em todas as áreas do conhecimento.

terça-feira, 22 de abril de 2008

Agonia ou Êxtase

Informa "O Impacto", em reportagem de Mauro Torres, que o depósito de lixo de Itaituba poderá ser fechado pelo IBAMA.

A ação só depende de um posicionamento da superintendencia regional de Belém.

Conversa, TAC, sessão na Câmara Municipal. Nada disso conseguiu fazer a prefeitura trabalhar para legalizar ambiental e socialmente o lixão.

O resto é ...nada ou comenda para o prefeito.

Pantera vence Ananindeua

Ontem à tarde após 10 humilhantes derrotas consecutivas o São Raimundo maurcou o seus primeiros pontos no Parazão 2008.

Venceu por 3 a 2 o Ananindeua no Estádio Colosso do Tapajós.