sábado, 21 de abril de 2007

Fernando Guilhon é uma armadilha para motoristas


Desde 2004, já morreram mais de 90 pessoas no trânsito da cidade de Santarém, que é o segundo mais perigoso do território paraense, conforme estatísticas recentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Mesmo com a carência de estudos e pesquisas que apontem as causas reais e suas respectivas proporções que alimentam este quadro fúnebre, é possível dizer-se intuitiva e empiricamente que um número considerável de acidentes é resultado causal dos inúmeros gargalos de infra-estrutura que o meio urbano santareno coleciona há anos. Dentre esses gargalos estão a falta de pavimentação de ruas, travessas e avenidas, o acúmulo de poeira nas margens das vias públicas, a inexistência de sinalização de trânsito permanente e a deformação e corrosão lateral das pistas de rolamento. A este rol adjungem-se mais um: o atraso na conclusão de obras públicas, como é o caso, por exemplo, do ambicioso projeto urbano-arquitetônico da rodovia Fernando Guilhon, no bairro Santarenzinho.
Em abril de 2002, ainda no governo municipal de Lira Maia e governo federal de Fernando Henrique Cardoso, foi iniciada a 'construção do Anel Viário com elevado no cruzamento da rodovia BR-163/PA com rodovia Fernando Guilhon', com data para conclusão, conforme dados constantes de placa afixada na margem direita da rodovia Cuiabá-Santarém (BR-163), em dezembro de 2006. Como bem aduz o consultor de empresas e coordenador do curso de Administração do Instituto Esperança de Ensino Superior (IESPES) Haroldo de Sousa, a obra foi planejada dentro de um contexto futuro do turismo na região Oeste do Pará, onde Santarém urge na mídia com o frondoso título de 'Pérola do Tapajós'.
Mas ao longo de 57 meses, a obra ainda não foi concluída e os cidadãos-contribuintes santarenos não hesitaram em taxá-la de 'elefante branco', numa clara referência à histórica incompetência do poder público em geral de finalizar tudo aquilo a que se propõe executar. Estrategicamente, antes de expirar o prazo, o governo municipal da prefeita Maria do Carmo iniciou a duplicação de trecho da rodovia Fernando Guilhon paralelamente à conclusão da obra do tão criticado Anel Viário. Ou seja, uma obra sequer estava concluída e outra já estava sendo iniciada. Como já era previsível, foi reacendida a esperança dos moradores do bairro Santarenzinho com as possíveis melhorias infra-estruturais. 'A gente passou a comentar que logo alguém ia construir hotéis por aqui, por causa da proximidade com o Aeroporto, que as ruas iam ganhar um visual mais bonito e que os nossos problemas iam ser resolvidos, inclusive a pavimentação das ruas. A gente sabe que tudo isso leva tempo, mas a gente sabe também que vai levar muito mais tempo se essas duas obras, que parecem ser uma só, sejam de fato concluídas, ou pela empresa licitada ou pela Prefeitura', raciocina Francisco Portela, 56 anos, morador há sete anos da rua Cáritas.
Com as chuvas, os trabalhos de terraplenagem, aterramento e nivelamento da Fernando Guilhon se traduzem em lama; com o estio, em poeira. De fato, até fevereiro de 2007, a Prefeitura tinha que agendar horário para o carro-pipa molhar a rua, de modo a conter a suspensão de partículas de poeira. Mas agora, com a intensificação da freqüência de chuvas, o carro-pipa teve que ser aposentado, pois o desafio não é mais as nuvens de poeira, mas sim a nata lisa de lama. Condutores de motocicletas deslizam, caem e se machucam. Na madrugada do dia 10 de abril, terça-feira, o mototáxista de pré-nome Ricardo caiu de seu veículo e quebrou a perna. A ambulância demorou mais de 50 minutos para chegar. Neste intervalo, foi a vez do estudante Fausto tombar e sujar toda sua roupa de lama, justamente quando se dirigia para o Aeroporto. O jovem não teve nenhum osso de seu corpo fraturado, mas teve que adiar sua viagem para Belém. 'O engraçado é que essas obras têm data certa para começar, mas não têm data certa para terminar. O mais engraçado ainda é ver a Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito e a Polícia de Trânsito (PTRAN) fazerem várias blitz na cidade toda semana. Ou seja, para eles é fácil multar e apreender veículos, mas não garantir um trânsito seguro para todos aqueles que trafegam regularmente', reclama Fausto.
São freqüentes as reclamações dos moradores do bairro Santarenzinho na imprensa santarena. A maioria relacionada à escuridão na rodovia Fernando Guilhon, que estava, inclusive, contribuindo para iniciar uma onda de violência naquele perímetro. Até hoje, o problema da escuridão não foi resolvido e agora se soma com os perigos de tráfego na via pública.'Se a Prefeitura demorou quase quatro meses para fechar aquele buraco da avenida Borges Leal, imagine quanto tempo vai demorar para concluir essas obras', compara a dona-de-casa Maria Jeane da Silva Freire, 29 anos, moradora da rua Joana D'Arc. há quatro anos.

Mário Barbosa

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Programa prentende combater Exploração Sexual na Cidade

A Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República vai desenvolver em Santarém o Programa Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A execução será através do Projeto de enfretamento da violência sexual contra crianças e adolescentes na área de influência da Rodovia BR-163 que vai ser lançado no município numa programação especial que acontece nos dias 17 e 18 maio.
O assunto foi pauta de uma extensa programação de reuniões que aconteceram em Santarém e que contaram com uma comitiva composta pela coordenadora nacional do Programa Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, Cristina Albuquerque, uma representante da Organização Companheiros das Américas (partners of the Américas), Maria das Graças Gadelha, da Organização Internacional do Trabalho, Thaís Faria, do SEST/SENAT, CNT, Solymar Cunha, a oficial de projeto do Unicef de Belém, Ida Pietricovsky e pelo Inspetor Isnard Ferreira, Superintende Polícia Rodoviária do Pará.
Na terça-feira de manhã houve uma reunião no Barão Center Hotel com representantesde organizações governamentais, instituições ligadas à infância da adolescência e movimentos sociais, na qual foi apresentada a proposta. Na parte da tarde, na Secretaria Municipal de Saúde, houve uma primeira reunião com representantes dos movimentos sociais e a partir das 16 horas uma outra reunião de encaminhamentos para a montagem das equipes de trabalho para a programação do mês de maio que começa no dia 17 com um encontro de gestores dos municípios do trecho da BR-163 e com uma blitz de divulgação da campanha de combate à exploração sexual.
Para o dia 18 estão previstas oficinas de capacitação sobre o projeto e o lançamento oficial do Projeto de enfrentamento da violência sexual contra crianças e adolescentes na área de influência da Rodovia BR-163 que envolve as cidades desde Guarantã do Norte, no estado do Mato Grosso, até Santarém.
Na noite de terça-feira à noite, também houve a exibição do filme “Anjos do Sol” no auditório do Fórum de Santarém. O filme relata a história de uma menina que foi comercializada pelo próprio pai para a prostituição.
As articulações para o evento do mês de maio estão sendo feitas pelas Secretarias de Educação, de Assistência Social e de Saúde.
Assessoria de Comunicação da Prefeitura

quinta-feira, 19 de abril de 2007

Peninha é nomeado para o Detran de Itaituba



Saiu ontem no diário oficial do Estado do Pará a nomeação de Luiz Fernando Sadeck dos Santos, o Peninha, para Gerente Regional de Trânsito em substituição a Maria de Fátima Santos da Rosa.

A nomeação de Peninha se deu em função do pedido de Valmir Climaco, virtual candidato a Prefeito em 2008. Valmir Climaco começa a montar sua estrutura política para as eleições municipais de 2008, tanto é que comprova seu prestígio político com a nomeação de Luiz Fernando Sadeck dos Santos - Peninha para o Detran de Itaituba.

Muito se falou na mídia que Peninha não iria ser nomeado em virtude de que Wilmar Freire sempre colocava resistência ao seu nome. Por outro lado, Valmir Climaco, preferiu não falar, mas agir.
O cenário político começa a se desenhar e os possíveis candidatos já estão articulando e montando seus grupos políticos. Roselito Soares recebeu a adesão de Luiz Henrique (Truth), que na eleição passada tinha apoiado Valmir Climaco. Agora, Valmir Climaco, recebe a adesão de Peninha em seu grupo político. Peninha é um político experiente e não vou abriu mão dessa experiência, disse Valmir Climaco.


Leia abaixo as portaria de nomeação de Peninha e de exoneração de Fátima Rosa:

PORTARIA Nº 652/2007-DG/CDRH, DE 16.04.2007

O Diretor Geral do Departamento de Trânsito do Estado do Pará – DETRAN/PA, usando de suas atribuições que lhe são conferidas por lei;
R E S O L V E:

NOMEAR o senhor LUIS FERNANDO SADEK, para exercer o Cargo em Comissão, DAS-04, de Gerente da Regional de Trânsito de Itaituba.

Os efeitos desta Portaria entrarão em vigor a partir de 17.04.2007.
LÍVIO RODRIGUES DE ASSIS

Diretor Geral
PORTARIA Nº 650/2007-DG/CDRH, DE 16.04.2007

O Diretor Geral do Departamento de Trânsito do Estado do Pará – DETRAN/PA, usando de suas atribuições que lhe são conferidas por lei;
R E S O L V E:
EXONERAR a senhora MARIA DE FÁTIMA SANTOS DA ROSA, do Cargo em Comissão, DAS-04, de Gerente da Regional de Trânsito de Itaituba.Os efeitos desta Portaria entrarão em vigor a partir de 17.04.2007.
LÍVIO RODRIGUES DE ASSIS

Diretor Geral

Iespes: MEC aprova dois novos cursos

Foram recomendados para autorização de funcionamento no Iespes (Instituto Esperança de Ensino Superior), os cursos de bacharelado em Farmácia e Enfermagem.
O resultado do relatório, feito após visita de uma equipe do Ministério da Educação, foi divulgado ontem, 17.
Segundo a assessoria de imprensa do Iespes, o projeto pedagógico, instalações, biblioteca e o corpo docente passaram pela avaliação e foram aprovados, considerando os padrões determinados pelo MEC.
O curso de Enfermagem teve nota máxima em todas as dimensões avaliadas.Nos próximos dias, a autorização deve ser divulgada no Diário Oficial da União.
Após a publicação, o Iespes marcará a data do primeiro vestibular para os novos cursos.

Fonte: Blog do Jeso

segunda-feira, 16 de abril de 2007

Viajar de lancha está cada vez pior

Utilizar o transporte fluvial na região do baixo amazonas não é tão fácil quanto se imagina. As balsas que servem de cais de arrimo na cidade de Santarém, não oferecem segurança para as embarcações ancorarem e concomitantemente para os passageiros embarcarem. Constantemente a insensibilidade de alguns proprietários de embarcações dificultam ainda mais a eficácia do sistema de transportes. É que como já é de praxe, os barcos que vão viajar no dia seguinte ficam ancorados nas balsas, fazendo com que as embarcações que cheguem sejam obrigadas a ancorar nesses barcos, tendo os passageiros que praticarem um verdadeiro exercício de contorcionismo para saírem com suas bagagens, submetidos a passarem por até três barcos para chegarem à terra que não está muito firme em virtude da erosão, ou então, se submetem a pagarem valores absurdos aos carregadores que cobram preços cada vez mais elevados em virtude das dificuldades que tem para exercerem seu ofício.

Quem viaja, por exemplo, na Lancha Princesa do Tapajós, no trecho Santarém - Itaituba, além do desconforto nas viagens, os passageiros ainda têm que desfrutar de alguns profissionais que provavelmente por falta de capacitação, esquecem de ter como objetivo principal a satisfação de seus clientes e a busca permanente pela excelência dos seus serviços, mas por não serem todos da embarcação que tratam os funcionários assim, ainda é possível resistir a viajem que dura no mínimo 08 (oito) horas.

O papel dos transportes, tanto em termos de infra-estruturas como de prestação de serviços, é crucial para o desenvolvimento das regiões. A acessibilidade é uma condição para a utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos serviços de transporte. Todas as esferas de governo – nacional, estadual e municipal – devem colaborar para o desenvolvimento da política de transportes, mas que, de acordo com o princípio da subsidiariedade, os órgãos de poder local e regional são o nível de governo mais próximo dos cidadãos, tendo um papel primordial ao nível do planejamento e da aplicação do desenvolvimento regional integrado.

O transporte de mercadorias é um fator vital para alcançar a integração e promover o desenvolvimento econômico e social das regiões, mas é inconcebível que se confundam passageiros com mercadorias, pois com o valor de R$ 58,00 (cinqüenta e oito reais) que é cobrado pela viagem e sem a identificação da veracidade dos custos, é preciso maior respeito aos passageiros, além de mais atuação dos órgãos competentes e a conscientização das pessoas que fazem utilização dos transportes fluviais como alternativa ao transporte rodoviário. Resta a dúvida se o atendimento a população que utiliza desses meios de transporte será o mesmo com o desenvolvimento de outros modos de transporte sustentáveis que ofereçam flexibilidade, versatilidade e rapidez.

O brasileiro é isso aí

55% são a favor da pena de morte
57% são contra a eutanásia, ato que abrevia a vida de um doente incurável

65% são contrários a qualquer mudança na legislação sobre o aborto

52% são contra a adoção de crianças por casais de homossexuais

49% dos entrevistados se dizem contrários à legalização da união homossexual. Já 42% são favoráveis à mudança na lei para permitir a união civil entre pessoas do mesmo sexo, 7% se disseram indiferentes ao assunto, e 2% não souberam opinar. As mulheres são mais tolerantes à união homossexual do que os homens: 46% delas são favoráveis, e 45%, contrárias. Já entre os homens, 54% rejeitam a união, e apenas 37% apóiam.

31% acha que o a violência é o maior problema do país

A pesquisa Datafolha ouviu 5.700 pessoas em 25 unidades da Federação entre os dias 19 e 20 de março.

O que Itaituba precisa é de ônibus

Sou contra o serviço de moto-táxi e isso é um fato. Porém, estou longe de querer ser o dono da verdade. No entanto, vou fazer aqui algumas considerações dos motivos que me levam a ser contra esse serviço, embora reconheça que o clamor popular é muito grande em favor do funcionamento de moto-táxi em Itaituba.
Sou a favor que as pessoas possam ter um serviço público para sua locomoção, porém, não acredito que seja o moto-táxi o meio de transporte ideal para a resolução desse problema, visto que moto não foi inventada para serviço de transporte de passageiro, sem falar dos riscos que o meio oferece.
O clamor que vem das ruas é muito mais pelo serviço insatisfatório oferecido pelos taxistas de Itaituba, do que por mérito dos moto-táxistas. O motorista de táxi tem grande culpa se existe esse clamor hoje nas ruas, pois em outrora, quando reinavam sozinhos, faziam o que queriam com os usuários, muitos até chegavam a verdadeiras extorsões e agora chegou a hora da revanche da população, que cansada dos famigerados por dinheiro, que na chegada dos barcos, assediam e só faltam arrancar os braços dos passageiros. Não são todos, mas a grande maioria age assim.
Se não existe transporte público em nossa cidade, que tem 150 anos, não vai ser uma solução rápida e simples que vai resolver. É preciso ter responsabilidade e serenidade nesta hora. Não adianta querer jogar para a platéia, pois o que está em jogo são vidas. É preciso que de fato a COMTRI funcione, não só na aplicação de multas, mas no planejamento do setor de Engenharia de Tráfego e de Transporte, para que, através deste setor, tenhamos um raio X do problema e possamos instalar aqui em Itaituba o serviço de ônibus.
A população de Itaituba não tem cultura de usar ônibus porque nunca sentiu segurança nesse tipo de transporte, pois anos atrás, quando algumas empresas exploravam o serviço, não havia por parte do setor público qualquer órgão que fizesse a fiscalização do transporte, o que tornava totalmente inviável, pois soltas e sem estudos de engenharia de tráfego as empresas faziam o que queriam do usuário de transporte coletivo, ou seja, as linhas eram muito longas, não cumpriam o itinerário e não faziam o percurso no tempo determinado. Se num dia eu pegava um ônibus em determinada parada às 7:30, no dia seguinte, nesse mesmo horário, o ônibus teria que passar novamente, mas essa regularidade nunca acontecia o que originou o descontentamento da população com esse tipo de transporte.
Hoje, no entanto, acredito que Itaituba já esteja preparada para receber esse tipo de transporte, pois já possui um órgão gestor do trânsito municipal, que é a COMTRI, e percebe-se uma vontade muito grande da administração municipal em ofertar à população um meio de transporte que satisfaça as suas necessidades.
O serviço de Moto-táxi trouxe em vários municípios o aumento da criminalidade, da violência. Além disso, não dá pra falar em serviço de moto-táxi controlado, pois é um tipo de transporte de dificílimo controle, mesmo com órgão de trânsito eficiente. Está comprovado que onde o mesmo se instalou, o serviço clandestino ficou incontrolável e transformou em caos o trânsito das cidades.Por isso afirmo, o que Itaituba precisa é de ônibus. Ônibus novos, seguros, com linhas rápidas, inteligentes, e que cumpram seus horários estabelecidos pelo órgão gerenciador e fiscalizador do trânsito municipal. Se assim ocorrer, Itaituba terá um meio de transporte barato, mas não o barato que sai caro, que mutila e que mata pessoas em grandes quantidades.
por Dayan Serique - Pedagogo e pós-graduado em Administração Educacional

HR: Ministério Público prepara ação

O MPE (Ministério Público Estadual) entrou no caso hospital regional de Santarém. Via Promotoria de Defesa da Cidadania e Direitos Constitucionais.
O promotor público Túlio Novaes dá os retoques finais numa ação cautelar, na qual pede a imediata ativação do HR.
Ana Júlia, é bom lembrar, só quer colocá-lo para funcionar em junho.
A iniciativa do promotor é anterior ao requerimento protocolado pelo PSDB na sexta-feira, 13, pedindo a reabertura do hospital.
É do dia 9, quando Túlio assumiu a Promotoria de Defesa da Cidadania. "Foi o meu primeiro ato", disse ao blog. "Determinei a abertura de um procedimento administrativo, quando pedi informações a todos os atores envolvidos na questão, inclusive a OS Maternidade do Povo".
Agora, ele se debruça sobre o processo final de preparo da ação cautelar, a ser ajuizada nos próximos dias.