terça-feira, 9 de outubro de 2007

Retratos históricos de Belém retratam evidências culturais

Com o objetivo de apresentar aspectos importantes da cidade de Belém expressos em seus monumentos históricos, as Faculdades Integradas do Tapajós realizam hoje a vernissage da exposição fotográficas “Traços da Cidade” constituída de 26 fotografias que retratam o patrimônio arquitetônico da capital paraense.

A exposição que tem a curadoria do professor Mariano Klautau apresenta dados importantes sobre a história de Belém, como a beleza e a originalidade arquitetônica dos monumentos de Belém dos séculos XVIII, XIX e XIX visíveis nas igrejas e praças e denuncia o estado em que se encontram diversos monumentos.

O material fotográfico que compõe a exposição “Traços da Cidade” foi produzido pelos concluintes da primeira turma de Artes Visuais e Tecnologia da Imagem da Universidade da Amazônia, que através de pesquisas e visitas buscaram na subjetividade das obras as evidências culturais de Belém, expressas em seus monumentos.

A coleção de fotografias intitulada “Traços da Cidade” foi produzida no ano de 2004, nas dimensões 40 x 60cm (cada), realizada na técnica Fotografia Preto e Branco e está sob a guarda da Casa da memória da UNAMA. Entre as fotografias que estarão expostas destacam-se: Monumento à Liberdade da Praça Dom Pedro II; Dom Frei Caetano Brandrão da Praça do mesmo nome; Monumento à Lauro Sodré do Lago do São Brás; Monumento ao Índio Guarani; Chafariz da Praça da Sereia (foto) e Busto de Dom Bosco - Largo do Carmo; Monumento à Republica entre outros.

As fotografias que já foram expostas em Belém na Galeria de Arte Graça Landeira da UNAMA desta vez poderão ser visitadas até o dia 03 de novembro, no horário das 8 as 22h, no Espaço de Arte da FIT.