sexta-feira, 20 de julho de 2007

Morre aos 79 anos Antônio Carlos Magalhães

ACM havia sido hospitalizado em quatro oportunidades neste ano. O político baiano era diabético e tinha problemas renais e cardíacos. Uma das principais lideranças da política nacional, o senador Antonio Carlos Magalhães (DEM-BA) morreu nesta sexta (20), aos 79 anos, no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor), em São Paulo.

A saúde do político baiano, diabético e com problemas renais e cardíacos, agravou-se em 2007. Debilitado, ACM foi hospitalizado quatro vezes neste ano. Em março, foi internado no Incor com quadro de pneumonia e disfunção renal. Depois, voltou a ser hospitalizado em 17 de abril, 29 de maio e 13 de junho.
Os problemas cardíacos do senador baiano vinham de longa data. Em 1989, ele sofreu um infarto e colocou quatro pontes, duas safenas e duas mamárias. No início da década de 90, também passou por cirurgia para retirada de três cálculos renais. Formado em medicina, ACM era casado com Arlete Maron de Magalhães, com quem teve quatro filhos: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães Júnior, Teresa Helena Magalhães Mata Pires, Luís Eduardo Magalhães e Ana Lúcia Maron de Magalhães.

Amado e odiado, ACM sempre esteve próximo do poder federal. Foi aliado do regime militar pós-1964 e do tucano de Fernando Henrique Cardoso e apoiou Lula na eleição de 2002. O senador começou a carreira política em 1954, quando se elegeu deputado estadual na Bahia pela antiga UDN (União Democrática Nacional). Também foi três vezes deputado federal, três vezes governador da Bahia, prefeito de Salvador, além ter sido eleito senador em 1994 e 2002.

Após a morte do filho Luís Eduardo Magalhães em abril de 1998, Antonio Carlos Magalhães Neto se tornou o principal herdeiro político de ACM. Um dos mais jovens parlamentares do Congresso Nacional, ACM Neto, 28 anos, está em seu segundo mandato na Câmara.

Avião da TAM tinha defeito mecânico

Brasil/Diário do Pará
O avião da TAM que se chocou contra o prédio da empresa em Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, na terça-feira (17), tinha um defeito no reversor da turbina direita desde a sexta-feira passada, dia 13.
O problema havia sido detectado pelo sistema eletrônico de checagem do próprio avião. Mas a aeronave da TAM, um Airbus A320, continuou a voar nos dias seguintes, com o reversor direito desligado. O jornalista William Bonner, do Jornal Nacional da Rede Globo, conversou, por telefone, com o presidente da TAM, Marco Antônio Bologna, e com o vice-presidente técnico da empresa, Ruy Amparo. Eles confirmaram as informações. E afirmaram que o fabricante do avião, a Airbus, em seus manuais de manutenção, para casos como este, recomenda que uma revisão no dispositivo seja feita até dez dias depois da apresentação do defeito.
Os executivos da TAM também afirmaram que a Airbus consideram que esse problema no reversor não é impeditivo de vôo. E que o avião A320 pode operar normalmente até que o problema seja verificado dentro do prazo de dez dias.
NO LIMITE
O “Jornal Nacional” apurou que o avião da TAM prefixo MBK, destruído na tragédia de terça-feira, teve problemas para aterrissar no dia anterior no mesmo Aeroporto de Congonhas. Como informado na quarta-feira (18), o vôo 3215 da TAM, entre Confins (MG) e São Paulo, na segunda-feira (16), às 13h48, teve dificuldades para frear. E só parou no limite da pista de Congonhas.
Segundo apuração do “Jornal Nacional”, o comandante daquela aeronave teria dito à torre que a pista estava “muito escorregadia”, sem fazer menção ao problema técnico. De acordo com fontes, o comentário foi registrado pelos órgãos oficiais.
TAM diz que pane não era grave
O vice-presidente da TAM disse reconhecer o incidente de segunda-feira. Ele afirmou a Bonner que o livro de bordo da aeronave, que registra todos os problemas apresentados durante um vôo, não registrava nenhuma pane séria no dia 16. Quando perguntado se não houve nenhum registro de problemas na segunda-feira, ele respondeu: “O que eu disse é que não há nenhum registro de pane séria no dia 16”.
A confirmação de que o avião prefixo MBK, destruído na terça-feira, foi o mesmo que quase se acidentou na véspera reforça a hipótese de que a tragédia tenha sido conseqüência de falha mecânica. As autoridades agora terão de investigar se os procedimentos de manutenção do Airbus da TAM estavam corretos e se o avião poderia continuar a voar mesmo com o defeito apresentado.
DESASTRE
O avião da TAM com 186 pessoas a bordo não conseguiu pousar na pista do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, atravessou a Avenida Washington Luís e bateu no prédio da companhia de cargas da companhia aérea, a TAM Express, onde entre 50 e 60 pessoas trabalhavam no horário do acidente. A aeronave, um Airbus A320, vôo JJ 3054, partiu de Porto Alegre, às 17h16 desta terça-feira (17), e acidentou-se em São Paulo, às 18h50. Até agora, foram confirmadas 188 mortes na tragédia, mas o resgate de corpos continua.

ONGs e MPF lançam nova ofensiva contra Cargill

Santarém/Paulo Leandro
A organização não governamental (ong) Greenpeace publicou nota ontem, dando conta de uma nova ofensiva contra o terminal graneleiro da Cargill instalado no porto de Santarém. Segundo a nota, organizações ambientalistas de Santarém querem agora poder de decisão no Termo de Referência que será feito pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) com vistas à realização, pela empresa, dos estudos de impactos ambientais do porto.
As entidades enviaram carta à Sema solicitando a participação na discussão do documento que orientará o (Eia/Rima). A Cargill foi condenada pela Justiça a fazer os estudos, mas não precisa fechar o terminal para a sua realização. A decisão foi contestada pela empresa na Justiça.

Licitação

A Semab (Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento) emitiu aviso de licitação no Diário Oficial do Estado, Pregão Presencial nº 002/2007, tendo como objeto locação de equipamentos pesados. A abertura do pregão será dia 31/07.

Caixas automatizados

A gerência da Caixa Econômica Federal em Santarém está procurando um ponto comercial para montar uma agência automatizada, ou seja, apenas com caixas eletrônicos.
O banco, no entanto, vem encontrando dificuldades para emplacar o negócio, porque a turma quando sabe que é para um banco que vai ser utilizado, levanta logo o preço do imóvel, não condizendo nunca com o que a Caixa se dispõe a pagar.

Hora da Lei: Justiça do Mato Grosso intima pilotos do Legacy

Juliana Michaela
A Justiça federal de Mato Grosso intimou, na quarta-feira, os pilotos americanos Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, que comandavam o jato Legacy que se colidiu com o Boeing da Gol, no dia 29 de setembro do ano passado, provocando a morte de 154 pessoas no Estado. O documento pede que eles compareçam ao interrogatório que será realizado no dia 27 de agosto, em Sinop (MT).
A carta de citação e intimação chegou hoje ao Ministério da Justiça, que encaminhará o documento para as autoridades centrais dos Estados Unidos, responsáveis em comunicar os pilotos sobre o processo. O caso foi investigado pela Polícia Federal (PF) e denunciado pelo Ministério Publico Federal.
O Ministério Público Federal de Mato Grosso denunciou, no mês de maio, os dois pilotos americanos por crime culposo de atentado contra a segurança de aeronaves. Na segunda feira, foi encaminhada uma carta de citação e intimação para os controladores de vôo do Cindacta 1 que fizeram os contatos com o Jato Legacy. O sargento da Aeronáutica do Cindacta-1 Jomarcelo Fernandes dos Santos foi denunciado juntamente com os pilotos americanos pelo Ministério Público Federal por crime doloso de atentado contra a segurança de aeronaves.
Os controladores Lucivaldo Tibúrcio de Alencar, Leandro José Santos de Barros e Felipe Santos dos Reis foram denunciados culposamente pelo mesmo crime. O interrogatório dos controladores está marcado para ocorrer no dia 28 de agosto, na Justiça Federal em Sinop (MT).

Caminhão esmaga criança no Jardim das Araras

Itaituba/Província do Tapajós
O cidadão Evilázio Veras, condutor do caminhão Ford-4000, tipo baú, de propriedade da empresa Cerealista Paraíba, atropelou a menina Milena Amanda Leite da Silva, 3 anos, na 5ª rua nº 1946, Jardim das Araras, por volta de 16:30h de ontem.
Segundo depoimento da avó da criança, a menina ia saindo para atravessar a rua, quando o caminhão passou, ela disse que escutou um barulho, como se o caminhão tivesse passado por cima de alguma coisa, quando viu sua netinha estava esmagada em baixo do caminhão.
Ainda segundo Maria Silva, avó da criança, no momento do acidente ela chamou o condutor do veículo, mas o mesmo se evadiu, sem prestar socorro a vítima.
A mãe, que não estava em casa no momento do acidente, desesperada, gritava pedindo socorro. Apesar do socorro ter sido imediato a criança morreu no local. Milena foi praticamente esmagada pelas rodas traseiras, do lado esquerdo do caminhão.
De acordo com depoimento do policial militar que acompanhou o caso, após o acidente o condutor do veículo fugiu e ninguém sabe o seu paradeiro.
Dr. Tiago Rabelo, disse que o motorista será indiciado e deverá responder pelo crime. Até porque ele não socorreu a vítima.

Ônibus com 54 pessoas vira na PA-150

Diário do Pará
Um ônibus intermunicipal, que transportava 54 pessoas, tombou na noite da última quarta-feira na PA-150. O coletivo da empresa Açailândia, de placas HOY 0922, saiu de Belém com destino a Parauapebas. Não houve vítimas fatais, mas seis passageiros tiveram escoriações, a maioria na cabeça.
As vítimas foram levadas para socorro médico em Marabá. De acordo com os passageiros, o veículo seguiu viagem às 21h30, após uma parada em Marabá, quando, 40 minutos depois, no quilômetro 458 da PA-150, um caminhão que transportava bois tentou ultrapassar um outro caminhão do mesmo tipo próximo a uma curva. "Para não bater neles, o motorista tentou acostar ao máximo, mas não tem acostamento e o ônibus virou no barranco", contou Manoel Soares Rocha, 51.
O ônibus tombou em um barranco de aproximadamente dois metros de altura. Muitas crianças, algumas de colo, estavam no veículo, mas nenhuma sofreu ferimentos. "Foi um desespero. Agarrei com força minha filha e graças a Deus não ficamos feridas", disse Maria de Fátima Silva, 22, que estava com a filha de 4 meses, Ana Carolina Silva Silveira. "Vimos a morte de perto. Sorte que estávamos em baixa velocidade", relatou João Oliveira, cabo do Corpo de Bombeiros, que ficou lesionado na cabeça.
O motorista do ônibus também ficou ferido e foi o primeiro a pegar uma carona para voltar a Marabá para solicitar socorro médico. Agentes da Polícia Rodoviária Estadual chegaram rapidamente e isolaram o local. Motoristas que passavam pela estrada levaram os passageiros para o Posto Avançado da Polícia Rodoviária Estadual, a dez minutos do local do acidente. Lá, os passageiros foram atendidos em unidades do Serviço Ambulatorial e Urgência (Samu) e embarcaram em outro ônibus da empresa.

A fritura de Marina Silva

A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, sustenta-se no cargo por teimosia. Há meses que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus ministros mais chegados, como Dilma Rousseff, da Casa Civil, têm adotado postura contrária à política ambiental defendida pela ministra acreana.
Depois de anunciar a retomada da usina nuclear de Angra III, o presidente Lula decidiu bancar a construção das hidrelétrica de Jirau e Santo Antônio, no rio Madeira, em Rondônia, atropelando o Ibama, praticamente forçado a conceder a licença ambiental, e brecou a implantação de novas unidades de conservação para não comprar briga com a bancada ruralista do Congresso Nacional.
Entre as realizações de Marina Silva, a maior, sem dúvida, foi criar nos últimos quatro anos mais de 20 milhões de hectares de áreas preservadas, principalmente na Amazônia. Agora, pressionado pelos congressistas, o presidente da República já admite a possibilidade de tirar do Poder Executivo o poder de editar decretos para a criação de unidades de conservação ou editar medida provisória, como a que criou o polêmico o Instituto Chico Mendes. Para se ter idéia do isolamento de Marina Silva, este ano não foi criado um único hectare de área protegida pelo presidente Lula e até mesmo 18 novas unidades que seriam criadas por ocasião do Dia do Meio Ambiente, em 5 de junho, foram engavetadas pela Casa Civil da Presidência. Entre os assessores de Marina Silva, já cogita-se a hipótese de que ela voltará ao Senado da República, abrindo espaço para que um outro acreano petista, o ex-governador Jorge Vianna, assuma o ministério.
Brasil/Dayan Serique

Raio X

Santarém/Jeso Carneiro
É o laboratório de análises clínicas Ciesca, de Santarém, quem vai realizar os serviços de diagnóstico por imagem no Hospital Regional implantado na cidade.
A empresa foi contratada, com dispensa de licitação, é óbvio, pela Sespa em Belém.
Vai faturar R$ 286.600,00.

Saudades do Dico

Jota Parente/Itaituba
Até mesmo alguns vereadores que votaram no atual presidente da Câmara andam pouco satisfeitos com o vereador João Bastos Rodrigues, o Cebola. Há descontentamento porque segundo foi informado ao blog, Cebola só bate o pé contra o prefeito quando é assunto de seu interesse. Um dos vereadores confessou ao blog que está morrendo de saudades do ex-presidente Raimundo Santos Pimentel, garantido que Dico era muito mais companheiro, que se preocupava com os colegas. Em suma, tem muita gente morrendo de saudades do Dico e arrependida por não ter votado nele para continuar na presidência. Pelos comentários de bastidores da Prefeitura, até Roselito tem saudades do Dico.

quinta-feira, 19 de julho de 2007

Frase do dia


Não tenho nada a dizer.
Ministra do Turismo, Marta Suplicy, em referência ao acidente com o Airbus 320 da TAM, ocorrido na noite de terça-feira (17/07). No mês passado, ela declarou, em meio à crise aérea, que os turistas retidos por atrasos nos aeroportos deveriam relaxar e gozar.

Vândalos destroem telefones públicos e prejudicam moradores

Santarém
Alessandra Branches
Agência Amazônia

Os gastos das empresas prestadoras de serviço de telefonia pú­blica com a reposição de orelhões nos quatro cantos de Santarém são significativos. Em todo o municí­pio, estão instalados cerca de 1.811 telefones pú­blicos que necessariamente deveriam receber reparos após 2 anos e meio de uso ou apenas quando estivessem enferrujando. Infelizmente, diante do nú­mero absurdo de destruições, atualmente, estima-se que a vida útil de um aparelho completo não ultrapasse seis meses, causando transtornos e prejuí­zos para as empresas bem como para a população. Segundo o supervisor de telefonia pú­blica de Santarém, Francisco Élson Teixeira, os bairros com maior incidência da ação de vândalos são a Nova Repú­blica, Diamantino, Santarenzinho e Maicá, todos na periferia. Todos os dias são trocados cerca de dois aparelhos danificados que resultam na reposição de 60 aparelhos por mês.

O Liberal

Estado do Tapajós

Jota Parente/Itaituba
Em Itaituba a campanha das 500 mil assinaturas ainda está longe de alcançar a meta das 40 mil. Hoje, o total é de aproximadamente 13 mil assinaturas. Com a prorrogação do prazo a campanha será intensificada. No segundo semestre, tão logo sejam reiniciadas as aulas, as escolas serão visitadas e os alunos serão convidados a assinar na própria escolar na qual estudarem.

Suave Veneno

por Dayan Serique
Alguns políticos das cidades vizinhas de Itaituba em contato com o blog, disseram não estarem nada safisteitos com a interferência do PMDB de Itaituba em suas cidades. Afirmam que cada cidade tem suas lideranças e não permitirão a intromissão de alguém que nunca se elegeu a nada dar pitacos em suas cidades. Pelo jeito, a suposta liderança regional que está sendo arrotada por aqui, não condiz com a verdade dos fatos. ### O Projeto "Quem Ama Cuida" tem sido muito bem recebido pela população dos bairros contemplados pelo projeto. É visível à transformação que acontece nos bairros e principalmente na conscientização da população quanto à necessidade de cuidar do local onde vive. ### O Prefeito Roselito Soares enviou para a Câmara Municipal o Projeto de Lei que cria o Serviço de Moto-táxi em Itaituba, cabe agora aos vereadores votarem o projeto e posteriormente devolver o projeto para a sanção do Executivo Municipal. ### O Prefeito Carlos Veiga de Jacareacanga em entrevista aos meios de comunicação de Itaituba, disse que vai processar o professor e sindicalista Isaac Dias pelas denúncias feitas sob possíveis irregularidades na administração das verbas da educação daquele município. Isaac Dias por sua vez disse não temer pois tem certeza de sua denúncias. ### O Prefeito de Itaituba Roselito Soares assumiu a presidência da diretoria Executiva do consórcio da BR-163. Roselito foi escolhido devido sua liderança e pelo excelente trabalho que vem fazendo a frente da administração de Itaituba. ### Membros da Executiva Estadual do PDT estarão em Itaituba neste sábado com o objetivo de nomear a nova Comissão Provisória de Itaituba. Osmando Figueiredo diz que só não senta com Valmir Climaco do PMDB, pois na sua avaliação o mesmo não tem preparo para ser político, muito menos para ser prefeito. Osmando Figueiredo aposta suas fichas em Lira do Posto Mimoso, como pretenso candidato nas eleições de 2008. ### Outro nome que se revela nos bastidores políticos é de Dudimar Paxiúba, que teve uma expressiva votação nas eleições proporcionais do ano passado, quando concorreu para Deputado Federal. ### Valmir por sua vez ofereceu almoço para as pessoas que deixaram o PDT e foram se aninhar debaixo de suas asas. ### O Promoter Bat Girl confirmou para 26 de agosto a vinda do cantor sertanejo Leonardo, que trará toda a estrutura para fazer um grande show em Itaituba. ### Jean Galego, âncora do Programa Adrenalina na TV, no embalo da vinda do cantor Leonardo está realizando um super promoção para as fãs do cantor. Aquelas fãs que se mostrarem serem tietes e que acompanham a carreira do cantor terão a grande oportunidade de conhecê-lo e tirar fotos com ele no camarim. Três fãs serão escolhidas. Para isso as fãs terão que enviar carta, com endereço e telefone ou deixar um comentário no blog www.dayanserique.blogspot.com ou www.dartevasques.blogspot.com com seus dados e Jean Galego irá até a casa para comprovar se de fato a pessoa é fã.

Leonardo dia 26/08 em Itaituba City

O apresentador do Programa Adrenalina na TV, Jean Galego está com uma superpromoção para as fãs do cantor sertanejo Leonardo.
Você que é fã de Leonardo inscreva-se aqui ou no blog do Dayan Serique, fazendo um comentário nesta notícia, colocando seu endereço e telefone, ou escreva um carta e deixe na secretaria da TV Eldorado.
Você receberá a vista de Jean Galego na sua residência e ele comprovorá se você é mesmo fã de Leonardo.
As três melhores serão agraciadas com visita ao camarim e fotos tirados com o cantor no dia do super show que será realizado em Itaituba City, no dia 26/08.
Não perca tempo e faça logo o seu comentário...

Foto do dia

Foto: DSVasques
SMT revitaliza sinalização horizontal no Centro
TRÂNSITO
A Secretaria Municipal de Transporte (SMT) está fazendo desde ontem, a pintura da sinalização horizontal no cruzamento das avenidas Rui Barbosa com Barão do Rio Branco. A equipe de sinalização da SMT vai procedeu também com a revitalização da faixa de pedestres em frente ao Banco do Brasil.

quarta-feira, 18 de julho de 2007

Carajás

Na Coluna Bacana, de Marcelo Marques (Diário do Pará):

Na Expoama de Marabá, foi montado um estande de uma tal comissão Brandão para a emancipação do estado do Carajás. Conseguiram colocar 5.500 adesivos de carro, distribuir 20 mil panfletos e colher mil assinaturas para um manifesto de apoio à criação do estado, que tem por objetivo juntar 500 mil assinaturas. Olho vivo, Pará!

Embaraço

JURUTI
Na coluna Repórter 70 (Diário do Pará):
Pegou fogo, mesmo, recente reunião no gabinete do ministro do Desenvolvimento Agrário, Guilherme Cassel. A cúpula da multinacional Alcoa e dirigentes do Incra tentavam resolver o impasse que cerca o projeto mineral de Juruti, quando o chefe do Incra em Santarém, Pedro Aquino, propôs a criação de um assentamento de 2.500 famílias numa área de 31 mil hectares próximo das jazidas. A Alcoa, pela proposta de Aquino, bancaria tudo e ainda daria pagamento mensal para os futuros assentados. 'Assentamento é para produzir ', bradou o ministro Cassel

Instituto Butantan instala base em Belterra

Belterra
Darte Vasques
Agência Amazônia
O Instituto Butantan instalou uma base no municí­pio de Belterra, Oeste do estado. O Butantan é um centro de pesquisa biomé­dica, vinculado à Secretaria de Estado da Saú­de de São Paulo, responsá­vel pela produção de mais de 80% do total de soros e vacinas consumidas no Brasil. Sua missão é desenvolver estudos e pesquisa bá­sica na área de Biologia e de Biomedicina, relacionadas direta ou indiretamente à saú­de pú­blica.
De acordo com o prefeito Geraldo Pastana, para Belterra isso representa um marco de fundamental importância pela dimensão do projeto e com isso espera que o municí­pio seja realmente referência. 'Essa referência que nós queremos é principalmente na gestão participativa, mas também nesse modelo novo de desenvolvimento que é o desenvolvimento sustentá­vel', ressaltando que todas essas diretrizes correspondem ao anseio de trabalho do Instituto Butantan.
'Ficou muito claro durante o convê­nio de que o Instituto não quer, apesar de ser um projeto especí­fico a implantação do Butantan na Amazô­nia, desenvolver o projeto de forma isolada. Eles querem sim que haja uma integração daquilo que pretende o Butantan com aquilo que pretende o nosso projeto polí­tico no governo do nosso municí­pio', concluiu Pastana.
O Liberal

Acusações de corrupção derrubou chefe da Casa Militar

Alailson Muniz
O ex-chefe da Casa Militar, Henrique Coelho de Souza Araújo, deixou o cargo porque o governo Ana Júlia descobriu uma enxurrada de processos contra ele.
Acusações, que estão estampadas em processos na corregedoria da Polícia Militar e no Ministério Público de Marabá, são graves e envolvem desde o recebimento de propina a fornecimento de Policiais Militares para proteger fazendeiros.
Hoje, o O LIBERAL vai soltar uma matéria completa sobre o caso.

TAM divulga nomes dos passageiros do Airbus

A companhia aérea TAM informou há pouco os nomes dos passageiros do vôo 3054, que partiu de Porto Alegre e explodiu ao tentar pousar em Congonhas. A lista também pode ser conferida no site da companhia aérea, no endereço: http://www.taminforma.com.br/noticia.aspx?id=1418
Os nomes:

Adelaide Moura, Alanis Andrade, Alejandro Camozzi, Alexandre Goes, Ana Carolina Cunha, Anderson Cassel, Andre Dona, Andrea Seiczkowski, Angela Haensel, Antonio Carlos Araujo de Souza, Arnaldo Batista Ramos, Arthur Queiroz, Atilio Sassa Bilibio, Bruna de Villi Chaccur, Bruno Ferraz, Bruno Nascimento, Caio Felipe Cunha, Carla Fioratti, Carlos Alberto Andriotti, Carlos Rockemback, Carmen Luisa Victoria Fonseca, Catilene Oliveira, Christine Souza, Ciro Numada, Claudemir Arriero, Decio Tevola, Demetrio Travessa, Denilson Lopes Costa, Deolinda Magaly Victor Fonseca, Douglas Teixeira, Edmundo Smith, Eduardo Mancia, Elcita Ramos, Elenilze Ferraz, Eliane Dornelles, Elida Dembinski, Emerson Freitag, Enrico Shiohara, Esio Freitas, Fabiana Amaral, Fabiane Ruzante, Fabiano Rosito Matos, Fabio Balsells, Fabio Marques, Fabio Velloza, Fatima Santiago, Felipe Fratezi, Fernando Antonio Laro Oliveira, Fernando Marques, Fernando Pessoa, Gabriel Correia Pedrosa, Gilmar Tenorio Rocha, Gottfried Tagloehner, Guilherme Moraes, Guilherme Pereira, Gustavo Martins, Heloiza Helena Lopes, Heurico Tomita, Ines Maria Kleinowski, Ivalino Bonato, Ivanaldo Cunha, Jamille Leao, Janus Silva, Jaqueline Dias, Joao Brito, Joao Caltabiano, Joao Valmir, Jose a Flores Amaral, José Lima Luz, José Pinto, Julia Camargo, Julia Elizabete Gomes, Julio Cesar Redecker, Katia Escobar, Katiane Lima, Jose Carlos Pierucetti, Larissa Ferraz, Leila Maria Oliveira dos Santos, Levi Leão, Lina Barbosa Cassol, Lisiane Schubert, Lucas Palomino Mattedi, Luciana Siqueira Lana Angelis, Luis Schneider, Luiz Baruffaldi, Luiz Luz, Marcelo Marthe, Marcelo Palmieri, Marcelo Pedreira, Marcelo Stelzer, Marcio Alexandre de Moraes, Marco Antonio da Silva, Maria Elizabete Caballero, Maria Isabel Gomes, Mariana Pereira, Mariana Sell, Mario Gomes, Marli Pedro Santos, Marta Almeida, Melissa Andrade, Mery Vieira, Mirtes Suda, Nadia Moyses, Nadja Soczeck, Nelly Priebe, Paulo Cassiano Feliza Oliveira, Paulo Pavi, Paulo Rogerio Amoretty Souza, Paulo Silveira, Pedro Abreu, Pedro Augusto Caltabiano, Jose Carlos de Oliveira, Priscila Bertoldi Silva, Raquel Warmiling, Rebeca Haddad, Remy Moller, Renan Klug Ribeiro, Renato Ribeiro, Renato Soares, Richard Salles Canfield, Roberto Gavioli, Rodrigo Benachio, Rodrigo Prado, Rodrigo Souza Moreale, Rogerio Laurentis, Rogerio Sato, Rosangela Maria de Avil Severo, Rospierre Vilhena, Sandro Schubert, Sergio Freitas, Silvan Stumpf, Silvania Regina de Avila Alves, Silvano Almeida, Silvia Grunewald, Sonia Machado, Soraya Charara, Sueli Fleck, Suely Fonseca, Thais Scott, Valdemarina Souza, Valdir Cordeiro de Moraes, Vanda Ueda, Vilma Klug, Vitacir Paludo, Zenilda Santos, Caio Augusto Bueno Dal Prata, Rafaela Bueno Dal Prata, Ricardo Almeida, Marcio Andrade, Cassio Vieira Servulo da Cunha, Akio Iwasaki, Andrei Melo, Clove Mendonça Junior, Janus Silva, Roberto Wilson Weiss Junior, Simone Wetrupp, Nelson Wiebbelling, Rubem Wiethaeuper, Paula Masseran de Arruda Xavier, Luiz Zacchini, Carlos Zanotto

Vôo 3054 levava 186 pessoas quando explodiu, diz TAM

Companhia reviu para cima a lista de passageiros e tripulantes. Parentes das vítimas embarcaram em avião em Porto Alegre rumo a São Paulo.
Os bombeiros já retiraram 90 corpos dos escombros.
Doze horas após explosão de avião da TAM em depósito de cargas o aeroporto foi reaberto para decolagens.

terça-feira, 17 de julho de 2007

Pesar

Faleceu neste fim de semana em Itaituba o empresário conhecido carinhosamente por Manoel Caçador, em referência a um antigo empreendimento seu no município na Estrada do BIS, o Balnerário Caçador. Além do Balneário ele foi proprietário da churrascaria Boi na Brasa.
Manoel Caçador, há algum tempo vinha sofrendo com dificuldades de mobilidade, sequela de um derrame cerebral qual foi acometido cerca de dois anos atrás.
No domingo, Manoel Caçador, foi se arrumar para assistir ao jogo da seleção. A família deu conta da demora e foram procurá-lo: estava caído no quarto. Encaminhado às pressas ao Hospital, não resistiu e faleceu.
Seu corpo foi enterrado a pouco às 9:00hs.

Lira para prefeito

Dayan Serique
O vice-presidente do PDT Osmando Figueiredo e o secretário da executiva estadual estarão em Itaituba para confirmar as mudanças que ocorreram no PDT de Itaituba.
Osmando Figueiredo vem transmitir aos filiados do PDT de Itaituba a orientação do Deputado Federal Giovanni Queiroz de que no próximo pleito a legenda poderá ter candidatura própria para prefeito, pois possui bons nomes em seus quadros, entre eles está o empresário Blackie Pereira, conhecido por Lira do Posto Mimoso.
Segundo informações, o novo PDT de Itaituba sentará com todos os partidos a fim de buscar construir uma ampla frente política, só não sentará com o PMDB local, pois não negocia com pessoas que acham que já ganharam à eleição.

Prefeitura de Aveiro e Projeto Saúde e Alegria realizam mutirão da saúde

Província do Tapajós
O navio "Abaré" é uma unidade móvel de saúde que integra o Projeto Saúde e Alegria e visa o atendimento médico e odontológico; educativo e preventivo nas comunidades ribeirinhas do Rio Tapajós. Uma experiência inédita, que vem revolucionando o sistema de atendimento à saúde dos ribeirinhos dos municípios de Aveiro, Belterra e Santarém.
O projeto iniciou e se desenvolveu nas comunidades dos municípios de Santarém e Belterra. No entanto recentemente o projeto se estendeu para as comunidades do município de Aveiro.
A prefeita Maria Gorete Dantas Xavier assinou convênio parceria com a organização e o Projeto Saúde e Alegria (PSA) passou a atender os ribeirinhos do município de Aveiro. A cada viagem do navio hospital, "Abaré", a prefeitura disponibiliza enfermeiros, médico e odontólogo, bem como, medicamentos e combustível para o atendimento a população ribeirinha.
O projeto atende a saúde básica, como pré-natal, onde as grávidas necessitam de acompanhamento durante os nove meses de gestação com realização de exames de rotina, consultas médicas e odontológicas para prevenir possíveis problemas e garantir que as crianças possam nascer saudáveis.
Outro exame realizado é PCCU, um exame muito importante que previne muitas doenças. As mulheres devem fazer o exame uma vez por ano evitando doenças como câncer do colo do útero e outras.
O projeto tem atenção voltada para o planejamento familiar, que fornece aos comunitários, informações sobre métodos anticoncepcionais, prevenção das DST (Doenças sexualmente transmissíveis) e do controle de natalidade prevenindo assim a gravidez indesejada.
Pessoas que sofrem de doenças como diabete, hipertensão tem atenção especial no projeto e são acompanhadas cotidianamente com apoio dos técnicos da prefeitura municipal de Aveiro.
Já o atendimento odontológico é feito de maneira preventiva, com aplicação de flúor, escovação e atividades educativas sobre higiene bucal. De acordo com o Drº José Serra, odontólogo do município, "a nossa preocupação é com a prevenção, por isso, orientamos, fazemos recuperação quando é necessário e a extração de um dente, só ocorre quando não há alternativa".
Quanto as crianças, o projeto vem acompanhando o crescimento e desenvolvimento das crianças de 0 à 5 anos com consultas, exames, vacinações e informações sobre os cuidados na infância. Atividades de acompanhamento também nas demais idades.
Naturalmente que com o navio ancorado na comunidade, surgem atendimentos de emergência; e para esses pacientes tem uma equipe preparada. Cortes, quedas, mordidas de cobra, sempre aparece alguém. E a equipe está sempre pronta para atendê-los.
Os programas de atenção básica requerem alguns exames complementares. Para isso conta com equipamentos e pessoal do laboratório para realizar os exames quando necessário, a fim de ajudar no diagnóstico e no acompanhamento das questões de saúde.
E a noite, a equipe de profissionais se reúne com a comunidade para ministrar palestras educativas e apresentar peças teatrais que orientam para manter-se saudável.
Nessa última viagem do navio "Abaré" no município de Aveiro, dez comunidades receberam a visita dos profissionais em saúde e cerca de mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos foram atendidos: Paraíso, Jutuarana, Sumaúma, Escrivão, Itapuama, Pinhel, Comunidades do Rio Cupari, Cametá e Anduru. Foram cinco dias de muito trabalho e alegria, tanto para os profissionais quanto para os comunitários.
Para a irmã Francisca de Paiva Pires, enfermeira e diretora do Hospital Municipal de Aveiro, foram dias de muito trabalho, porém, de muita experiência, pois a gente pode ver de perto as necessidades das pessoas e ao mesmo, através da administração municipal conseguimos amenizar o sofrimento desse povo".
O líder comunitário João Marcio dos Santos, presidente da Associação de Moradores Extrativistas de Cametá e Anduru - AMECA, destacou à nossa reportagem que o atendimento proporcionado pela Prefeitura de Aveiro em parceira com o projeto Saúde e Alegria, é um trabalho que veio trazer assistência médica mais próxima do ribeirinho, de maneira descontraída orienta os moradores. "O atendimento, o circo, o teatro, tudo isso é muito válido para nós". João acrescentou que durante o dia é feito o atendimento à saúde e a noite a diversão; "através do circo e teatro, todos de cunho educativo na área de saúde, a comunidade absorve e aceita muito bem. Somente em Cametá, noventa pessoas foram atendidas em um só dia".
Prefeita Maria GoreteA prefeita Maria Gorete Dantas Xavier, disse que se sentia feliz e realizada com o trabalho, porque "eu conheço muito bem o sofrimento desse povo, e quero ver eles bem, gozando de boa saúde". Até porque esse é um dos compromissos que assumi na campanha para melhorar a qualidade de vida da população. Portanto, "valeu a pena realizar o convênio entre a administração municipal e o projeto Abaré; que é uma das várias ações do atual administração na área de saúde. Assim a população não precisa se deslocar de sua moradia para outros locais, evitando despesas com transporte, alimentação, e perca de tempo, garantido com isso, maior comodidade para a população ribeirinha. Tenho certeza que as comunidades estão sendo bem servidas com esse trabalho".
Ainda segundo a prefeita Maria Gorete, dia 11 de agosto o navio hospital estará em Aveiro e já está agendado para os profissionais realizarem mais de 100 cirurgias.
João Marcio dos Santos, presidente da Associação de Moradores Extrativistas de Cametá e Anduru - AMECA. Destacou que o projeto veio trazer a assistência médica mais próxima do ribeirinho, "essa parceria foi muito válida, porque assim todas as comunidades estão recebendo atenção especial na saúde. Além disso, a noite, após o atendimento médico e odontológico, a noite vem a diversão, através do circo e teatro, todos de cunho educativo a gente recebe orientação para cuidar bem da saúde.

Ameaças de morte acabam em tentativa de homicídio

Santarém
Foi registrada na Seccional de Polícia Civil uma tentativa de homicídio. O crime aconteceu ontem na Vila do Cucurunã, na região do Eixo Forte.
O Sargento Orlando da Polícia Militar estava seguindo para a penitencia Agrícola Silvio Hall de Moura, no Cucurunã, quando ouviu gritos de socorro. “Eu ia na direção da Penitenciária e ele vinha correndo. Procurei saber que estava acontecendo e ele disse ‘eu acabei de matar um cidadão ali’. Então eu disse “então você tá preso”.
Manoel Monteiro foi levado para a delegacia para lavrar o flagrante. Manoel usava um terçado para tentar matar Guilherme Monteiro, 84 anos. A vítima ainda tentou resistir e cortou a mão do acusado com uma peixeira. Segundo o soldado, o motivo da tentativa eram ameaças antigas que Manoel Monteiro vinha sofrendo da vítima.
“Ele só fala que a vítima estava prometendo matar ele”. Manoel Monteiro confirma que a vítima já tinha ameaçado-o de morte. “Esse velho tava prometendo de me matar já tinha um bocado de tempo”. As filhas da vítima informaram que Guilherme foi atendido no Hospital Municipal de Santarém.
Cissa Loyola

Católicos pagarão R$ 1,2 bi a vítimas de abuso nos EUA

Agencia Estado
Após um turbulento fim de semana, foram concluídas hoje as negociações que chegaram à marca de US$ 660 milhões (R$ 1,2 bilhão) de indenizações que deverão ser pagas pela Arquidiocese da Igreja Católica Romana a 508 vítimas de abusos sexuais praticados por religiosos. O juiz Haley Fromholtz aprovou o acordo fechado entre os advogados das vítimas e os da Igreja. Na hora do anúncio, foi feito um momento de silêncio em memória das vítimas que morreram enquanto o processo estava em andamento - foram anos de negociações. "Este é o resultado certo", comentou o magistrado.
O acordo marca o fim de mais de cinco anos de negociações e é, de longe, o maior montante pago por qualquer diocese desde que o escândalo sobre abusos sexuais em igrejas estourou nos Estados Unidos, na diocese de Boston, em 2002. Ray Bouchet, chefe dos advogados das vítimas, agradeceu os seus clientes pela coragem. "Eu sei que tudo foi muito difícil para a maioria das vítimas, cujas marcas são muito profundas", afirmou.
O cardeal Roger Mahony, líder da Arquidiocese de Los Angeles, a maior do país, pediu desculpas ontem às centenas de vítimas de abusos sexuais que receberão indenização. "Não há como voltar atrás e dar a eles a inocência que lhes foi retirada. Isto é o que eu gostaria de devolver às vítimas... e não posso", afirmou o cardeal. "Mais uma vez, peço desculpas a todos os que foram ofendidos e abusados. Isto não deveria ter acontecido e não deve acontecer nunca mais.
Do lado de fora do tribunal, entretanto, alguns pleiteantes não estavam prontos para aceitar as palavras do cardeal. Ali, o pleiteante Lee Bashforth segurava uma foto que o mostrava quando criança ao lado do padre que o abusou. Ele classificou como "dissimuladas" as desculpas do cardeal e afirmou que "o acordo só serviu para livrar a Igreja de responder perante um júri às acusações". Outro pleiteante, Steve Sanchez, afirmou que espera agora não ser mais considerado apenas uma "suposta" vítima. "Se pagam US$ 660 milhões, é porque não tem nada de suposto."
O cardeal disse ainda que o acordo não terá impacto na parte mais importante da diocese, mas revelou que a Igreja terá que vender edifícios, emprestar dinheiro e sacar alguns de seus fundos para pagar as indenizações. Os atuais acordos elevam para mais de US$ 2 bilhões o montante pago desde 1950 pela Igreja Católica dos EUA a vítimas de abusos - cerca de 25% desse total referem-se a casos ocorridos na arquidiocese de Los Angeles.

Fatiamento

Jeso Carneiro
Do publicitário Juvêncio de Arruda, de Belém:
Vou encaminhar uma proposta de divisão... do estado do Tapajós. Em vários estados.
O de Santarém seria governado pelo Celivaldo Carneiro.
O de Belterra pela Nuranda.
O de Terra Santa pelo Beiçola.
O de Oriximiná pelo padre Edilberto.
O de Juruti pelo Jota Ninos.
O de Monte Alegre pelo Lira Maia.
O de Faro pelo Alexandre Von.
O de Altamira pelo Alaílson Muniz.
O de Aveiro pelo Anderson Dezincourt.
O de Itaituba pelo Jota Parente.
O de Jacareacanga pelo Jubal Cabral.
O de Novo Progresso pelo Paulo Leandro Leal.
O de Faro pelo Pixilinga.
O de Óbidos pelo Dudu Dourado.
O de Alenquer pelo Odair Correa.
O de Placas pelo Ruy Correa.
E voce Jeso, seria o Ministro da Integração Regional.
Faltou algum? Tirem no pisão!
Tá bom assim, meus amigos?

Tá explicado

Jeso Carneiro
Na coluna Informe JB (Jornal do Brasil), hoje:
Campo minado
Do deputado Sarney Filho (PV-MA) sobre as vaias a Lula:
- Era evidente que ocorreriam. O público era de classe média, quem pagou os R$ 250 do ingresso. Não é a base do eleitorado do Lula

Paratur faz inventário em Itaituba

Agência Pará
A Paratur vai realizar a atualização do inventário da oferta turística do município de Itaituba, no pólo Tapajós, no período de 17 a 20 de julho.
Estarão presentes na cidade duas técnicas da Diretoria de Fomento (Difom) da Paratur: a turismóloga Adriana Maués e a geógrafa Michelle Sena, que irão levantar informações acerca dos pontos, equipamentos e atrativos turísticos.
"Com base nessas informações vamos fazer uma hierarquização dos aspectos mais relevantes e importantes dos atrativos deste município. E assim estabelecer um cenário relativo a infra-estrutura, transportes, meios de hospedagem, equipamentos do local", explica a turismóloga, Adriana Maués.

segunda-feira, 16 de julho de 2007

ITERPA vai avaliar terras em Santarém

Santarém/Rádio e Tv Guarany
O Instituto de Terras do Pará (ITERPA), em parceria com o Incra, promete colocar em prática, até o final deste mês, o processo de avaliação das condições fundiárias da Gleba Nova Olinda, aqui em Santarém. A ação conjunta visa à regularização da área, garantindo os direitos dos moradores.
O trabalho contará com o apoio do (Ibama), Ministério Público Estadual, Ministério Público Federal e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, além de movimentos sociais. A Gleba Nova Olinda tem sido palco de conflitos violentos, conforme relato de trabalhadores rurais, seja pela grilagem de terra ou pela exploração madeireira.
De acordo com presidente do ITERPA, José Heder Benatti, o trabalho deverá durar 30 dias. Ao final será possível definir as áreas de assentamentos e identificar quem tem direito à ocupação. Será feito o levantamento da situação socioeconômica das comunidades e da documentação de cartório. Posteriormente, o georreferênciamento das áreas. José Benatti informou que o Pará tem 25 milhões de hectares de terra sob a administração do ITERPA, sendo que apenas 4.100 milhões estão titulados.

Quilombolas: Governo não gastou metade do previsto

Agência Brasil

Metade do recurso destinado para políticas públicas nas comunidades quilombolas não foi efetivamente utilizado nos últimos três anos. É o que aponta levantamento do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos). De acordo com o estudo recém-concluído, entre 2004 e 2006, o governo federal deixou de investir cerca de R$ 100,62 milhões na promoção dos direitos das comunidades quilombolas e afrodescendentes. Estavam autorizados no orçamento R$ 202,5 milhões.

Na avaliação do Inesc, a tendência de baixa execução orçamentária deve se repetir este ano. Até 13 de junho, o governo havia gasto apenas 6,39% do orçamento de 2007 para ações em favor dos moradores de comunidades remanescentes de quilombo.

Os recursos para essa área são divididos em cinco grupos: gestão da política de promoção da igualdade racial, cultura afro-brasileira, Programa Brasil Quilombola, gestão da política de desenvolvimento agrário e comunidades tradicionais.

O gargalo maior está no principal destino dos recursos: o Programa Brasil Quilombola, que teve uma execução orçamentária ainda menor que a média geral. Dos R$ 101,4 milhões previstos para as ações do programa entre 2004 e 2006, apenas 32,3% (R$ 32,84 milhões) foram realmente utilizados.

A análise do Inesc foi baseada nos programas e ações da Seppir (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), do Ministério da Cultura, do MDS (Ministério do Desenvolvimento Social), do Ministério da Saúde, MEC (Ministério da Educação), MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e MMA (Ministério do Meio Ambiente).

De acordo com o assessor de Política Indígena e Socioambiental do Inesc, Ricardo Verdum, há uma série de problemas como conflitos indígenas e articulações políticas do governo que 'dificultam' a execução dos orçamento. 'No Nordeste, por exemplo, é muito visível o não interesse da regularização das terras. Os grandes fazendeiros e donos de terra não querem que as terras sejam reconhecidas e tituladas', afirma Verdum.

'Quando existe mobilização de equipes do Incra [Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária] para identificação dos territórios, há muita pressão [dos fazendeiros e latifundiários] para que nada seja feito. As pessoas que tem interesses econômicos nos territórios tentam pressionar os orgãos públicos para que nada seja feito'.

Segundo o estudo do Inesc, dentro do Programa Brasil Quilombola, o MDA responsável pela regularização fundiária de terras para comunidades quilombolas, executou 20,93% dos R$ 71,70 milhões disponíveis de 2004 a 2006. Deixaram de receber investimentos integrais as atividades de reconhecimento, demarcação de terras, titulação e indenização de ocupantes da terras demarcadas ou tituladas.

Ainda no âmbito do Programa Brasil Quilombola, o Ministério da Saúde repassou apenas 36,83% dos recursos previstos de 2004 a 2006 para a atenção à saúde das populações quilombolas. O Ministério da Educação repassou 62% do orçamento, ou seja, R$ 4,2 milhões para ampliação da rede escolar, distribuição de material didático e capacitação de professores.

No Brasil Quilombola, a área onde houve maior execução orçamentária foi a que estava sob coordenação direta da Seppir, que repassou 58% dos R$ 23,6 milhões previstos para capacitação de agentes representativos das comunidades quilombolas e fomento ao desenvolvimento local.

Nas outras áreas de investimento do governo, os repasses foram maiores. Na gestão da política de promoção da igualdade racial, foram empregados R$ 36,8 milhões entre 2004 e 2006 - 74,2% do previsto inicialmente. Na rubrica de cultura afro-brasileira, que inclui programas de promoção e intercâmbio de eventos, foram R$ 26,4 milhões - 58,43% dos orçado.

Para gestão da política de desenvolvimento agrário, o governo repassou os R$ 4 milhões previstos. Na área de comunidade tradicionais, em gestão ambiental das terras quilombolas, 79,7% dos recursos (R$ 1,7 milhões) chegaram a ser utilizados.

Estrutura do viaduto desaba

Amazonas
Um grave acidente paralisou ontem, por volta das 9h, o canteiro de obras do viaduto em construção na Bola do Coroado, com o desmoronamento da alça de um de um dos pilares da obra que estava sendo concretada. Nove operários saíram feridos levemente. “Estamos perplexos e não sabemos dizer o que aconteceu porque um acidente desse é muito difícil de acontecer”, resumiu ainda assustado o engenheiro de Segurança da empreiteira Camargo Corrêa, responsável pelas obras.
“A gente trabalhava normalmente quando houve um estalo na estrutura e ela já foi ruindo”, disse Francisco Silva, que trabalhava no chão e viu a estrutura de ferro e concreto desabar a um metro de sua cabeça. Esse ruído é que permitiu ao secretário de Obras, Paulo Faria, muito nervoso no local, a afirmar que o desabamento ocorreu por alguma falha na estrutura de sustentação.

Lotérica

Itaituba

Ainda essa semana, Itaituba volta a ter duas casas lotéricas.

Desta vez a 2ª lotérica que já está devidamente liberada pela Caixa Econômica Federal, não é de propriedade da pioneira no ramo em Itb City, Célia Serique, e sim do empresário João Santiago.

A Lotérica São José que abrirá suas portas inclusive aos domingos, funcionará na Avenida João Pessoa - Cidade Alta, nº 174.

PM cadastra profissionais de ensino superior

Santarém - Iniciou ontem (13) no quartel do 3º Batalhão de Polícia Militar o cadastramento de profissionais com ensino superior. O cadastro já foi aceito em outras regiões, como Parauapebas, Monte Alegre, Conceição do Araguaia, Marabá e agora em Santarém.
O Instituto de Segurança Pública do Pará, o IESP, pretende estabelecer cursos de capacitação aos policiais militares, agentes de trânsito e soldados do corpo de bombeiros. O cadastramento pode ser feito por professores e instrutores qualificados para auxiliar na formação dos servidores da segurança pública. De acordo co a Sargento Paula Marciel, do 3º Batalhão de Policia Militar, diversos cursos serão oferecidos em Santarém. “Está previsto agora para o segundo semestre um curso de aperfeiçoamento de sargentos. Um curso de capacitação para cabos além do curso de formação de soldados”.
Valdirene Lauande, formada em Direito, diz que o cadastro poderá ser uma oportunidade de emprego. Tanto para ela quando para outros profissionais da área em que atua. “É interessante pra nossa região por que tem muitos profissionais. Tanto na área de direito como na área jurídica que podem estar atuando, prestando esse serviço”.
Estão sendo oferecidas 15 vagas para instrutores, por disciplina, em diversas áreas. Saúde, pedagogia, letras entre outras. Para o profissional que tiver aopto a dar aulas, a remuneração será de acordo com o nível de formação.
De acordo com a Sargento Paula Marciel, com os professores e instrutores selecionados, o quartel do 3º BPM pretende oferecer até o final do ano os cursos profissionalizantes. “Nós precisamos de um leque de instrutores. Precisamos ter pessoas preparadas para dar aulas aos interessados e a função do IESPS é cadastrar, não apenas policiais, mas qualquer pessoa de diversas áreas do conhecimento para dar aula”.
Documentos para cadastramento e recadastramento
1 Curriculum Vitae (Modelo IESP), devidamente comprovado;
2 Requerimento (modelo IESP) contendo os seguintes itens:
2.1 Solicitação para compor o cadastro de Professores e Instrutores do IESP;
2.2 Declaração de disponibilidade de horário para o exercício da docência;
2.3 Declaração de aceitação de pagamento, conforme anexo I da Resolução 001/2002 CONSUP;
2.4 Relação das disciplinas pretendidas; referente ao nível desejado, no máximo de 03 (três);
3 Memorial de interesse;
4 Carteira de identidade;
5 CPF;
6 Comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;
7 Fotografia 3x4 uma (01);
8 PIS/PASEP;
9 Certificados ou Diplomas de escolaridade;
10 Comprovante de residência;
11 Termo declaração de próprio punho que não está respondendo a:
11.1 Processo Criminal;
11.2 Processo Administrativo Disciplinar, no caso de civil;
11.3 Conselho de Disciplina e Justificação, no caso de militar.
O cadastramento termina dia 17 desse mês.
Gleissiane Beckhause

ZPE em Santarém aprovada no Senado

Santarém

Aprovado semana passada na CDR (Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo) do Senado o projeto-lei que cria em Santarém uma ZPE (Zona de Processamento de Exportação).

A matéria, de autoria do senador paraense Flexa Ribeiro (PSDB), segue agora para a CAE (Comissão de Assuntos Econômicos) da Casa, onde será submetida à nova apreciação.

ZPE é uma área geográfica onde se estabelecem indústrias voltadas para o mercado de exportação e que operam com vantagens especiais, como incentivos tributários e cambiais. Nessa área, poderão se instalar indústrias diversas dos setores eletro-eletrônico, metal-mecânico, brinquedos, minerais não metálicos, entre outras.

Na CDR, o projeto obteve parecer favorável do senador Cícero Lucena (PSDB-PB). Ele começou a tramitar no Senado há pouco mais de um mês. Possui apenas três artigos, e até agora não recebeu nenhuma emenda. Ainda não foi definido que será o relator da matéria na CAE.

Como tem caráter terminativo, ou seja, com valor de decisão do Senado, se aprovada nesta comissão, a matéria não irá à plenário. Seguirá diretamente à Câmara dos Deputados, para nova apreciação.

Jeso Carneiro

Mário Couto marcado para morrer

O senador Mário Couto (PSDB-PA), a deputada estadual Elza Miranda (PSDB) e o coronel Rubens Lameira Barros, da Polícia Militar do Pará, estariam marcados para morrer. O plano para assassinar os três foi revelado em depoimento prestado pelo ex-PM Ricardo Carlos Souza no dia 5 de maio passado, na sala da Promotoria de Justiça Militar, perante o promotor militar Armando Brasil Teixeira.
No depoimento, o ex-PM Ricardo Souza revelou que tomou conhecimento através de uma conversa com um detento e um policial de nome Deraci, no presídio Anastácio das Neves, em Marabá, que havia um plano para assassinar Mário Couto, Elza Miranda e o coronel Lameira.
Os três estariam arrolados como testemunhas de acusação em processo onde figura como denunciado o policial Deraci, que seria irmão do motorista de Elza Miranda.
O ex-PM Ricardo Souza contou, também, que os hábitos cotidianos do coronel Lameira já estavam sendo monitorados pelos supostos executores e deu detalhes sobre a morte de um outro oficial da PM em Marabá.
Como o seguro morreu de velho, por medida de precaução, o senador Mário Couto comunicou o fato à segurança do Senado, em Brasília, e reforçou sua segurança pessoal nas viagens a Belém e ao interior do Estado.
Ronaldo Brasiliense

Uma pesquisa mais que suspeita

Santarém/O Estado do Tapajós
A edição desta semana de O Estado do Tapajós fala da pesquisa divulgada na última semana do Instituto Databrain na revista IstoÉ, que coloca o governo de Maria do Carmo com aprovação da população santarena.
Os resultados foram amplamente divulgados na região em emissoras de televisão e em blogs, segundo Paulo Leandro quem assina a matéria, só porque funcionam graças à publicidade oficial.
Segundo ainda O Estado do Tapajós o instituto que publicou a pesquisa é figurinha carimbada nos tribunais, respondendo a vários processos por divulgar pesquisas falsas, encomendadas especialmente para levantar a moral de prefeitos que não conseguem cair na graça do povo.

Contribuinte já pode sacar restituição do Imposto de Renda

Santarém
O segundo lote de restituição do Imposto de Renda já está disponível para saque na rede bancária a partir de hoje segunda-feira (16). A Receita Federal liberou neste lote R$ 1.952.300,50 para 1.345 pessoas que tiveram direito a receber. Outras 185 pessoas tiveram saldo de imposto a pagar.
A restituição foi corrigida em 2,94%, correspondentes a taxa básica de juros, a Selic, de maio e junho e de 1% de julho. Segundo a Receita Federal, quem não solicitou crédito em conta deve procurar uma agência do Banco do Brasil para pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que tenha conta corrente ou poupança.
Para saber se teve a restituição liberada, o contribuinte pode acessar a página da da Receita na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou ligar para 0300-789-0300.

Santarém recebe primeira Casa Brasil

Foi inaugurada no último sábado, 14, a primeira unidade da Casa Brasil no município, um projeto do Governo Federal executado em parceria com a Prefeitura de Santarém. A Casa Brasil em Santarém possuiu um laboratório de acesso à internet com 20 computadores, auditório, laboratório de meta reciclagem, espaço multimídia e biblioteca. Durante a semana, serão ministrados cursos técnicos de informática e aos sábados, as turmas terão um público especial formado por crianças e idosos.