Santarém - Iniciou ontem (13) no quartel do 3º Batalhão de Polícia Militar o cadastramento de profissionais com ensino superior. O cadastro já foi aceito em outras regiões, como Parauapebas, Monte Alegre, Conceição do Araguaia, Marabá e agora em Santarém.
O Instituto de Segurança Pública do Pará, o IESP, pretende estabelecer cursos de capacitação aos policiais militares, agentes de trânsito e soldados do corpo de bombeiros. O cadastramento pode ser feito por professores e instrutores qualificados para auxiliar na formação dos servidores da segurança pública. De acordo co a Sargento Paula Marciel, do 3º Batalhão de Policia Militar, diversos cursos serão oferecidos em Santarém. “Está previsto agora para o segundo semestre um curso de aperfeiçoamento de sargentos. Um curso de capacitação para cabos além do curso de formação de soldados”.
Valdirene Lauande, formada em Direito, diz que o cadastro poderá ser uma oportunidade de emprego. Tanto para ela quando para outros profissionais da área em que atua. “É interessante pra nossa região por que tem muitos profissionais. Tanto na área de direito como na área jurídica que podem estar atuando, prestando esse serviço”.
Estão sendo oferecidas 15 vagas para instrutores, por disciplina, em diversas áreas. Saúde, pedagogia, letras entre outras. Para o profissional que tiver aopto a dar aulas, a remuneração será de acordo com o nível de formação.
De acordo com a Sargento Paula Marciel, com os professores e instrutores selecionados, o quartel do 3º BPM pretende oferecer até o final do ano os cursos profissionalizantes. “Nós precisamos de um leque de instrutores. Precisamos ter pessoas preparadas para dar aulas aos interessados e a função do IESPS é cadastrar, não apenas policiais, mas qualquer pessoa de diversas áreas do conhecimento para dar aula”.
Documentos para cadastramento e recadastramento
1 Curriculum Vitae (Modelo IESP), devidamente comprovado;
2 Requerimento (modelo IESP) contendo os seguintes itens:
2.1 Solicitação para compor o cadastro de Professores e Instrutores do IESP;
2.2 Declaração de disponibilidade de horário para o exercício da docência;
2.3 Declaração de aceitação de pagamento, conforme anexo I da Resolução 001/2002 CONSUP;
2.4 Relação das disciplinas pretendidas; referente ao nível desejado, no máximo de 03 (três);
3 Memorial de interesse;
4 Carteira de identidade;
5 CPF;
6 Comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;
7 Fotografia 3x4 uma (01);
8 PIS/PASEP;
9 Certificados ou Diplomas de escolaridade;
10 Comprovante de residência;
11 Termo declaração de próprio punho que não está respondendo a:
11.1 Processo Criminal;
11.2 Processo Administrativo Disciplinar, no caso de civil;
11.3 Conselho de Disciplina e Justificação, no caso de militar.
O cadastramento termina dia 17 desse mês.
Gleissiane Beckhause
Nenhum comentário:
Postar um comentário