terça-feira, 17 de julho de 2007

Prefeitura de Aveiro e Projeto Saúde e Alegria realizam mutirão da saúde

Província do Tapajós
O navio "Abaré" é uma unidade móvel de saúde que integra o Projeto Saúde e Alegria e visa o atendimento médico e odontológico; educativo e preventivo nas comunidades ribeirinhas do Rio Tapajós. Uma experiência inédita, que vem revolucionando o sistema de atendimento à saúde dos ribeirinhos dos municípios de Aveiro, Belterra e Santarém.
O projeto iniciou e se desenvolveu nas comunidades dos municípios de Santarém e Belterra. No entanto recentemente o projeto se estendeu para as comunidades do município de Aveiro.
A prefeita Maria Gorete Dantas Xavier assinou convênio parceria com a organização e o Projeto Saúde e Alegria (PSA) passou a atender os ribeirinhos do município de Aveiro. A cada viagem do navio hospital, "Abaré", a prefeitura disponibiliza enfermeiros, médico e odontólogo, bem como, medicamentos e combustível para o atendimento a população ribeirinha.
O projeto atende a saúde básica, como pré-natal, onde as grávidas necessitam de acompanhamento durante os nove meses de gestação com realização de exames de rotina, consultas médicas e odontológicas para prevenir possíveis problemas e garantir que as crianças possam nascer saudáveis.
Outro exame realizado é PCCU, um exame muito importante que previne muitas doenças. As mulheres devem fazer o exame uma vez por ano evitando doenças como câncer do colo do útero e outras.
O projeto tem atenção voltada para o planejamento familiar, que fornece aos comunitários, informações sobre métodos anticoncepcionais, prevenção das DST (Doenças sexualmente transmissíveis) e do controle de natalidade prevenindo assim a gravidez indesejada.
Pessoas que sofrem de doenças como diabete, hipertensão tem atenção especial no projeto e são acompanhadas cotidianamente com apoio dos técnicos da prefeitura municipal de Aveiro.
Já o atendimento odontológico é feito de maneira preventiva, com aplicação de flúor, escovação e atividades educativas sobre higiene bucal. De acordo com o Drº José Serra, odontólogo do município, "a nossa preocupação é com a prevenção, por isso, orientamos, fazemos recuperação quando é necessário e a extração de um dente, só ocorre quando não há alternativa".
Quanto as crianças, o projeto vem acompanhando o crescimento e desenvolvimento das crianças de 0 à 5 anos com consultas, exames, vacinações e informações sobre os cuidados na infância. Atividades de acompanhamento também nas demais idades.
Naturalmente que com o navio ancorado na comunidade, surgem atendimentos de emergência; e para esses pacientes tem uma equipe preparada. Cortes, quedas, mordidas de cobra, sempre aparece alguém. E a equipe está sempre pronta para atendê-los.
Os programas de atenção básica requerem alguns exames complementares. Para isso conta com equipamentos e pessoal do laboratório para realizar os exames quando necessário, a fim de ajudar no diagnóstico e no acompanhamento das questões de saúde.
E a noite, a equipe de profissionais se reúne com a comunidade para ministrar palestras educativas e apresentar peças teatrais que orientam para manter-se saudável.
Nessa última viagem do navio "Abaré" no município de Aveiro, dez comunidades receberam a visita dos profissionais em saúde e cerca de mil pessoas, entre crianças, jovens e adultos foram atendidos: Paraíso, Jutuarana, Sumaúma, Escrivão, Itapuama, Pinhel, Comunidades do Rio Cupari, Cametá e Anduru. Foram cinco dias de muito trabalho e alegria, tanto para os profissionais quanto para os comunitários.
Para a irmã Francisca de Paiva Pires, enfermeira e diretora do Hospital Municipal de Aveiro, foram dias de muito trabalho, porém, de muita experiência, pois a gente pode ver de perto as necessidades das pessoas e ao mesmo, através da administração municipal conseguimos amenizar o sofrimento desse povo".
O líder comunitário João Marcio dos Santos, presidente da Associação de Moradores Extrativistas de Cametá e Anduru - AMECA, destacou à nossa reportagem que o atendimento proporcionado pela Prefeitura de Aveiro em parceira com o projeto Saúde e Alegria, é um trabalho que veio trazer assistência médica mais próxima do ribeirinho, de maneira descontraída orienta os moradores. "O atendimento, o circo, o teatro, tudo isso é muito válido para nós". João acrescentou que durante o dia é feito o atendimento à saúde e a noite a diversão; "através do circo e teatro, todos de cunho educativo na área de saúde, a comunidade absorve e aceita muito bem. Somente em Cametá, noventa pessoas foram atendidas em um só dia".
Prefeita Maria GoreteA prefeita Maria Gorete Dantas Xavier, disse que se sentia feliz e realizada com o trabalho, porque "eu conheço muito bem o sofrimento desse povo, e quero ver eles bem, gozando de boa saúde". Até porque esse é um dos compromissos que assumi na campanha para melhorar a qualidade de vida da população. Portanto, "valeu a pena realizar o convênio entre a administração municipal e o projeto Abaré; que é uma das várias ações do atual administração na área de saúde. Assim a população não precisa se deslocar de sua moradia para outros locais, evitando despesas com transporte, alimentação, e perca de tempo, garantido com isso, maior comodidade para a população ribeirinha. Tenho certeza que as comunidades estão sendo bem servidas com esse trabalho".
Ainda segundo a prefeita Maria Gorete, dia 11 de agosto o navio hospital estará em Aveiro e já está agendado para os profissionais realizarem mais de 100 cirurgias.
João Marcio dos Santos, presidente da Associação de Moradores Extrativistas de Cametá e Anduru - AMECA. Destacou que o projeto veio trazer a assistência médica mais próxima do ribeirinho, "essa parceria foi muito válida, porque assim todas as comunidades estão recebendo atenção especial na saúde. Além disso, a noite, após o atendimento médico e odontológico, a noite vem a diversão, através do circo e teatro, todos de cunho educativo a gente recebe orientação para cuidar bem da saúde.

Nenhum comentário: