sábado, 12 de julho de 2008

Humor by Caneta sem fronteira


Teste oftalmológico moderno. "Uma boa visão é fundamental".

sexta-feira, 11 de julho de 2008

"Sujos" indeferidos em Prainha

Alailzon Muniz
O Ministério Público Estadual (MPE) do município de Prainha indeferiu três registros de candidaturas na cidade. Dois a vereadores e um a prefeito. Dos candidatos a vereador, um não se descompatibilizou do cargo público que exercia em tempo hábil. O outro pedido foi negado porque o pretenso candidato responde a processo na justiça federal por ter se utilizado do seu cargo de funcionário da Caixa Econômica Federal para sacar recurso alheio do Bolsa Família.
O terceiro registro indeferido foi o do atual vice-prefeito Ivan Silva (DEM), o Carará. Ele pretendia concorrer ao cargo majoritário, mas o MPE jogou uma pá de cal em suas pretensões. Ivan Carará aparece na "lista suja" do TCM. Ele teve suas contas reprovadas pelo órgão quando então presidente da Câmara de Vereadores, no ano de 2002.
Com a saída de Carará do páreo, apenas dois candidatos estão na disputa: Sérgio Pingarilho (PMDB) e Patricía Hage (PSDB), esta última filha da atual presidente do TCM Rosa Hage, que já foi prefeita de Prainha, além de seu marido Alfredo Hage e de seu filho Gandor Hage.

Operação da Polícia Federal afeta ações da empresa de Eike Batista

As ações da empresa MMX, de Eike Batista, já caíram 13,57% na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A queda se deve à investigação da Operação Toque de Midas. O anúncio do mandado de busca e apreensão da Polícia Federal às casa e empresa de Eike Batista aconteceu por volta de 13h de hoje. A partir desse momento as ações da empresa registraram forte queda e não pararam até o momento.

Pérola seca

Por causa de uma bomba da Cosanpa que está quebrada no bairro da Nova República, há dois dias, por lá água só da chuva

Depois da Satiagraha

Agentes da Polícia Federal cumpriram três mandados de busca e apreensão na casa do empresário Eike Batista, e no escritório de suas empresas. Segundo a Polícia Federal, a casa de Flávio Godinho, vice-presidente da MMX, também foi 'visitada'.
A operação 'Toque de Midas' foi deflagrada nesta sexta-feira pela polícia no Amapá, Pará e Rio de Janeiro, onde são cumpridos outros 12 mandados de busca e apreensão, e investigada a possibilidade de fraude em licitação e sonegação de impostos.
A investigação partiu da informação de fraudes na licitação por parte do empresário, para realizar a obra da estrada de ferro do Amapá, que liga os municípios de Serra do Navio e Santana, onde acontece o transporte de minério do interior do Estado para o porto de Santana às margens do rio Amazonas.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Canidato!?

Farol do Tapajós
Um candidato a prefeito em Itaituba, após o término de seu discurso em sua convenção, soltou a mais uma de suas pérolas:
"Agora que sou canidato, quero que os pastidos me apóie, e tenho certeza que com minha fé, e com as fezes e os votos de vocês nós vai ganhar essa eleição".
EDUCAÇÃO: Passe adiante!

Mais droga em Monte Alegre

Logo mais às 11hs, a Polícia Federal em Santarém realizará uma coletiva de imprensa para falar sobre a operação realizada ontem à noite no município de Monte Alegre que resultou na apreensão de mais 59kg de entorpecente e três prisões.

Sonhar é de graça

Farol do Tapajós

Quem pensa que o asfaltamento do trecho da BR-230 (Transamazônica) de Miritituba a Campo Verde vai sair ainda esse ano, está redondamente enganado.
Pairam nuvens negras sobre o processo licitatório de Combustível e Lubrificantes Automotivos, que já foram cancelados três vezes, sendo que o último certame estava marcado para o dia 08/07, e para completar não há previsão para nova data.
A informação dada aos licitantes é de que não foi liberado recursos por parte do Governo Federal para a execução da obra. E ainda existe gente por aqui (Itaituba) que acredita nas promessas do Governo Federal para a nossa região.

quarta-feira, 9 de julho de 2008

UFOPA Aprovada na Câmara Federal

5ª Emenda

Foi aprovado por unanimidade e com elogios, agora a pouco, na Comissão de Educação e Cultura, o parecer do deputado federal Lira Maia (DEM-PA) que cria a UFOPA, a mais nova universidade federal brasileira, com sede em Santarém.
Na mesma sessão foi reprovado, também à unanimidade, projeto do bamboleante deputado federal Wladimir Costa (PMDB-PA) que propôs outra universidade federal, em Barcarena.

PRF só tem um bafômetro em Santarém

O jornal O Estado do Tapajós publica reportagem onde mostra que o efetivo da Polícia Rodoviária Federal em Santarém dispõe apenas de um bafômetro para operações de fiscalização.

"Mulher abacaxi"

Com oO sucesso dos apelidos carinhosos das funkeiras “mulher melancia” e “mulher moranguinho” ensejou um novo apelido para a governadora do Pará, Ana Julia Carepa (PT).

Os eleitores, cansados de escândalos e mortes, chamam-na de “mulher abacaxi”.

Ibama desmonta garimpo ilegal em Altamira

O Ibama fechou um garimpo clandestino de cassiterita dentro da Floresta Nacional de Altamira, a 50 quilômetros de Moraes de Almeida, localidade às margens da rodovia BR-163, que liga Santarém a Cuiabá. O resultado da operação foi divulgado nesta terça-feira (8/7). Os três responsáveis foram presos em flagrante e encaminhados à Seccional da Polícia Civil em Itaituba. Os trabalhadores encontrados no local, vivendo em condições muito precárias, prestaram depoimentos e foram liberados.

Os responsáveis pela devastação foram autuados por causar danos a Unidade de Conservação e por fazer funcionar empreendimento potencialmente poluidor, no caso a mineração, sem licença válida. As multas aplicadas totalizam R$ 1.245.000 (um milhão, duzentos e quarenta e cinco mil reais). Na ação, os servidores apreenderam um caminhão e um trator de esteira D-9, além de dois separadores de minérios, bombas d´água, motores e geradores utilizados na exploração mineral, e uma espingarda calibre 12. Também ficaram apreendidas dez toneladas de cassiterita (minério de estanho) e pedras de topázio e quatzo.

A equipe de fiscalização retornou ao garimpo, com o apoio do Exército Brasileiro, para desmontar e retirar os equipamentos apreendidos da área. Os garimpos ilegais provocam danos ambientais de grandes proporções, pois implicam desmatamentos, assoreamento e contaminação dos recursos hídricos por substâncias tóxicas, com grande risco para a saúde tanto das pessoas que trabalham na atividade ilegal, geralmente sem equipamentos de proteção individual, como para as populações que utilizam a água e os recursos pesqueiros dos cursos d´água poluídos, além de dizimar a fauna e a flora aquáticas.

“Os garimpos clandestinos, os desmatamentos e a extração ilegal de madeira em unidades de conservação infelizmente geram grandes lucros no Oeste do Pará, muitas vezes é o crime organizado que os alavanca”, afirmou o gerente regional do Ibama em Santarém, Daniel Cohenca. Os crimes ambientais na região muitas vezes estão ligados a outros ilícitos, como a grilagem de terras, a exploração de trabalhadores em condições análogas à escravidão e a pistolagem, mas “o combate aos ilícitos está cada vez mais severo, pois é a manutenção da saúde ambiental da região que está em questão”, concluiu Cohenca.

A operação Garimpeira age a partir da base operativa em Moraes de Almeida, no município paraense de Itaituba, tem o apoio das polícias Civil e Militar do Pará, e faz parte da Guardiões da Amazônia, do Ibama, cujas ações de combate ao desmatamento e outros crimes ambientais no oeste paraense estão sob coordenação da gerência do órgão em Santarém.

terça-feira, 8 de julho de 2008

Censura: em nota, ANJ repudia decisão da Justiça Eleitoral

Em nota - leia abaixo - emitida há pouco, a ANJ (Associação Nacional dos Jornais) criticou a decisão da juíza eleitoral Betânia de Figueiredo Pessoa, da 20ª ZE (Zona Eleitoral), de censurar o blog do Jeso Carneiro e estender essa proibição ao articulista Nelson Vinencci.
A nota é assinada por Júlio César Mesquita, vice-presidente da entidade.
- Trata-se de absurda interferência, claramente inconstitucional, que configura censura - diz Mesquita.
NOTA À IMPRENSA
A Associação Nacional de Jornais protesta contra a decisão da juíza Betânia de Figueiredo Pessoa Batista, da 20ª Zona Eleitoral de Santarém, no Pará, de proibir o jornalista Jeso Carneiro de comparar em seu blog a administração do ex-prefeito da cidade, Lira Maia (DEM), à atual prefeita Maria do Carmo (PT). “Não há que se admitir comparação do ex-gestor com a atual prefeita, pois aí sim há um indicativo de parcialidade que deve ser evitado na imprensa por questões éticas e por vedação da Lei Eleitoral”, diz a juíza em sua sentença liminar, atendendo a pedido do partido do ex-prefeito, que disputa a eleição com Maria do Carmo.
A ANJ, lamentavelmente, tem vindo a público com grande freqüência para protestar contra atos de censura praticados pelo Poder Judiciário. Agora, com este caso de Santarém, mais do que proibir o exercício do jornalismo e de inibir o exercício do direito de liberdade de expressão e de opinião, o que se pretende é determinar como o jornalismo deve ser feito. Trata-se de absurda interferência, claramente inconstitucional, que configura censura. Caso não respeite a sentença da juíza, o jornalista pagará multa diária de R$ 10 mil. A juíza ainda emitiu outra sentença, estendendo a mesma proibição e punição a Nelson Vinencci, articulista do blog.
A Constituição brasileira é absolutamente clara e definitiva na vedação a qualquer tipo de interferência na liberdade de expressão. Decisões como essa desrespeitam as normas constitucionais e ferem o direito dos cidadãos de serem livremente informados. A ANJ, mais uma vez, espera que as instâncias superiores do Poder Judiciário revoguem a equivocada sentença.
Brasília, 8 de julho de 2008
Júlio César Mesquita
Vice-Presidente da ANJ
Responsável pelo Comitê de Liberdade de Expressão

Candidato do PMDB poderá ser impugnado

Jeso Carneiro
Engatilhada uma representação eleitoral cujo alvo será o candidato do PMDB à Prefeitura de Itaituba, Valmir Climaco. Os autores querem impugnar a candidatura do empresário pelo fato, sustentam, dele ser analfabeto. A legislação, a priori, veta a participação no pleito para esse tipo de pessoa.
É a 2ª vez que Climaco disputa o cargo de nº 1 do executivo itaitubense. Na primeira, em 2004, não foi importunado por ninguém por isso. Nem mesmo pelo Ministério Público Eleitoral. Na época, chegou a apresentar certificado de que teria cursado até a 3ª série primária na escola Gaspar Viana, naquela cidade.
Hoje, depois de investigação feita por seus adversários, descobriu-se que o documento é uma fraude. Remexido os arquivos da escola, não foi encontrado ninguém que tenha passado por lá com nome e sobrenome igual do candidato peemedebista. Nem ao menos um homônimo.O vice na chapa de Climaco é o médico Edir Pires, do PSB.

PF prende Daniel Dantas, Celso Pitta e Naji Nahas

Agência Brasil
Em nota oficial divulgada na manhã de hoje (8), a Polícia Federal confirmou que deu início a uma ação para prender acusadas de envolvimento em crimes de desvio de verbas públicas, corrupção e lavagem de dinheiro. Entre os acusados estão o dono do Grupo Opportunity, Daniel Dantas, e o megainvestidor, Naji Nahas.A operação denominada Satiagraha (o nome significa resistência pacífica e silenciosa) mobiliza 300 agentes para o cumprimento de 24 mandados de prisão e 56 de apreensão de objetos que possam ser arrolados nos processos criminais.
Os mandados foram expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal de São Paulo com base no resultado de investigações iniciadas há quatro anos em torno do caso “mensalão”. Na apuração, conforme a nota, foi possível identificar pessoas e empresas beneficiadas no esquema “ montado pelo empresário Marcos Valério para intermediar e desviar recursos públicos”.
A partir das informações, os investigadores descobriram a existência de uma grande organização criminosa, comandada pelo empresário Daniel Dantas, “envolvida com a prática de diversos crimes”, aponta a nota oficial da PF.
Ainda, segundo o comunicado, para desviar dinheiro público, o grupo tinha várias empresas de fachada. Foi apurado ainda que outro grupo, formado por empresários e doleiros e liderado pelo megainvestidor Naji Nahas, atuava também de forma ilegal no mercado financeiro para “lavar” o dinheiro obtido de forma criminosa.
Nahas se beneficiava do privilégio de informações e além disso, atuava, paralelamente, no mercado de moedas estrangeiras.”Há indícios, inclusive, do recebimento de informações privilegiadas sobre a taxa de juros do Federal Reserve”, diz a nota, em referência ao banco central norte-americano.
As duas organizações articulavam as ações criminosas em conjunto. O informe da PF não cita os nomes dos acusados já presos. Informa apenas que eles deverão ser indiciados pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal e formação de quadrilha. Todos vão permanecer na carceragem da Superintendência Regional do órgão, no bairro da Lapa, zona oeste da capital paulista, onde ficarão à disposição da Justiça.

Casa dos Políticos

No Programa do Amaury Jr., a cantora e ativista Rita Lee teve uma daquelas idéias brilhantes, dignas do seu gênio criativo. Reclamando da inutilidade de programas como o Big Brother, ela deu a seguinte sugestão: colocar todos os pré-candidatos à presidência da República trancados em uma casa, debatendo e discutindo seus respectivos programas de governo.

Sem marqueteiros, sem máscaras e sem discursos ensaiados.

Toda semana o público vota e elimina um. No final do programa o vencedor ganharia o cargo público máximo do país. Além de acabar com o enfadonho e repetitivo horário político, a população conheceria o verdadeiro caráter dos candidatos.

A idéia não é incrivelmente boa?

Se você gostou, faça coro pela campanha: Casa dos Políticos Já!

Vinennci não é servidor municipal

Uma bomba vai acalorar ainda mais a briga nos tribunais que vem sendo travada pelo Democratas em Santarém, representado pelo presidente do diretório municipal, vereador Evaldo Maia, e o articulista do site Jeso Carneiro.

É que diversamente como registrou e enalteceu por duas vezes o advogado José Maria Lima na peça de acusação, Nelson Vinencci, não “recebe salários da prefeitura”.

“Ele não foi honesto com a justiça para obter vantagens na decisão judicial. Eu não sou servidor público municipal temporário”, disse Vinencci ao BlogRepórter, prometendo mover um processo por danos morais que já está nas mãos do seu advogado.

Stand by

A Campanha "Adote um buraco", foi suspensa pela TV Ponta Negra.
Segundo o apresentador do Programa Rota 5, Antônio Júnor, por decisão da emissora, a campanha que alimenta as olheiras da prefeita de Santarém, Maria do Carmo, ficará em stand by, por dois meses a partir de ontem.
Em contrapartida, a prefeitura, via Secretaria de Infra-estrutura (SEMINF), tem que tornar a cidade independente dos buracos, se não, no dia 7 de setembro, a Campanha retornará com todo gás.

Rebelião II

O movimento aconteceu pouco antes das 9 horas da manhã de hoje (08) e se estendeu até as 9:30hs.
Os presos do regime semi-aberto não queriam adentrar para um pavilhão, daí o Grupo Tático Operacional teve que ser chamado para dar uma ajudinha para os presos entrarem no pavilhão.
O Tático logo contornou a situação que ficou normal.

Rebelião

As criancinhas que moram na Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura, o Cucurunã, estão querendo sair de qualquer jeito. Daqui a pouco forneço informações precisas.

Vergonha ou desleixo?

By Farol do Tapajós

O candidato à vice-prefeito de Itaituba, da chapa encabeçada pelo madeireiro Valmir Climaco, parece que está com vergonha da sua coligação, pois os carros do médico Edir Pires não têm nenhum adesivo se quer do candidato a prefeito.

Acidentes com aeronaves são rotina na região


Darte Vasques
Jornal de Santarém

Fica ludibriado quem pensa que acidentes com aviões de pequeno porte típicos da região Amazônica eram peculiares somente na época dos tempos auríferos da região Oeste do Pará. Ainda nos dias de hoje eles continuam a ocorrer e de forma tão sinuosas como outrora. Logo vem a cabeça a irresponsabilidade dos proprietários de aeronaves particulares tendo como justificativa à falta de manutenção dos aparelhos. Outro erro. O arquivo do Jornal de Santarém & Baixo Amazonas tem registro com aviões militares também. E que não fazem muito tempo.

Em agosto do ano passado um avião Bandeirantes da Força Aérea Brasileira (FAB) fez um pouso de emergência no Aeroporto Maestro Wilson Fonseca, em Santarém. Havia quatro pessoas a bordo. Ninguém ficou ferido. Antes de aterrissar, o piloto teve que queimar todo o combustível da aeronave, e assim garantir mais segurança ao pouso que foi feito sem problemas. O Bandeirantes EMD-110 havia decolado do Aeroporto de Ponta Pelada em Manaus, com destino a Belém e em Santarém feito uma escala técnica. Logo após a decolagem, o piloto percebeu um problema mecânico no trem de pouso. E retornou ao aeroporto.

Já este ano diversos acidentes inclusive com mortes também ocorreram. Em Novo Progresso, até o prefeito Tony Fábio Rodrigues afundou. É que o seu monomotor Cessna 210, prefixo PT-KEB, caiu dentro de um rio próximo à sede do município, logo após decolar de uma fazenda. A aeronave particular estaria com seis pessoas a bordo. Ninguém se feriu gravemente. O Cessna 210, modelo Centurion, deu pane no ar. Ivo Gomes, o piloto do avião ainda tentou fazer uma manobra para realizar um pouso forçado no leito do rio, sem sucesso. O prefeito petista, Tony Fábio, teve que quebrar o pára-brisa da aeronave para conseguir sair.

Em Placas, região da Transamazônica, outra aeronave havia se deslocado para o município a fim de buscar um paciente que aguardava no interior de uma ambulância as margens da pista de pouso, já que o local não dispõe de um aeroporto. A pista de pouso fica paralela a Rodovia Transamazônica que também não é asfaltada e o piloto acabou se confundido e pousou na Rodovia vindo a colidir frontalmente com um caminhão destruindo praticamente toda a aeronave. Por sorte o avião também não acertou a ambulância com o paciente dentro.

O caso mais recente de acidente com essas aeronaves havia ocorrido também em Novo Progresso. No início do mês de abril, três traficantes morreram após roubarem um avião monomotor do tipo Skylane, de prefixo PT-IFX. Cinco homens armados, sendo quatro brasileiros e um boliviano, invadiram o aeroporto local, renderam o vigia e roubaram o avião. Três traficantes embarcaram na aeronave e como o piloto boliviano Hector Suarez Basadre não conhecia a região, acabou caindo logo após a decolagem. Os três ocupantes morreram. O piloto boliviano e o mineiro Carmo Estevan de Oliveira, na queda e um terceiro homem foi encontrado dias depois próximo aos destroços do avião.

Cavalos da PM ficarão sob avaliação

Darte Vasques
Jornal de Santarém
Diante da revelação feita pela TV Tapajós, de que os cavalos do 3º Batalhão Tapajós de Polícia Militar estariam passando fome, onde vários animais foram flagrados em visível estado de desnutrição, sendo que até um dos cavalos chegou a morrer, o comandante do 3º BPM, Coronel Jairo Mafra, negou a acusação, e justificou a morte do cavalo como resultado do sofrimento de cólicas gástricas e diarréia, além das conseqüências de uma possível mudança na alimentação.

Como os animais estavam praticamente pele e osso, devido o atraso na compra de ração para os cavalos, por falta de verba, os animais agora estão recebendo um tratamento mais rigoroso em fase de recuperação. Para fazer o acompanhamento médico dos animais, o Comando da Polícia Militar do Pará está disponibilizando a vinda de veterinários da capital do Estado, até que no máximo em 60 dias, todos os quase 30 animais encontrem-se recuperados, saudáveis e em condições de trabalho.

“Nós vamos fazer o acompanhamento veterinário, e a cada dez dias, ficará vindo um veterinário”, disse o Tenente-Coronel Rayol, veterinário da PM, que retornou a Belém nesta sexta-feira (04/07). “No prazo de 30 a 60 dias vamos avaliar a necessidade de continuar ou não essa escala”, continuou Rayol, avaliando que no momento nenhum cavalo apresenta situação de risco, e que os animais estão recebendo uma alimentação reforçada com probabilidade de nesse sábado (05) seis cavalos regressem as ruas para o policiamento ostensivo. “A avaliação é positiva. É tanto que no próximo final de semana já retornam ao policiamento montado”, concluiu o veterinário.

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Império Submerso

By 5ª Emenda
As TVs continuam nos encharcando de Ingrid Betancourt, Farcs etc. Nada sobre a verdadeira face do governo de Álvaro Uribe, o narcotraficante amigo de Pablo Escobar que se tornou o preferido dos Estados Unidos na América Latina.Uribe está em grave conflito com o Judiciário, ante as evidências de que seu grupo continua metido com drogras, terrorismo e assassinatos políticos. Sem falar da tortura de presos políticos, tão institucionalizada nas prisões colombianas quanto nas do Brasil ou da Argentina no tempo das ditaduras.Um primo senador de Uribe e outras dezenas de parlamentares uribistas estão presos neste instante, por ordem judicial, sob acusação de paramilitarismo, tráfico de cocaína e e assassinato de mais de 1.000 (repito: mil) dirigentes sindicais e comunitários opositores do governo.Em que grande jornal, revista ou TV você viu isso com o devido destaque?

domingo, 6 de julho de 2008

Motorista quase colide com avião

Darte Vasques
Jornal de Santarém

O motorista Hosannan Oliveira Lima quase foi protagonista de uma cena cinematográfica ocorrida na Rodovia Santarém-Cuiabá (BR-163). Ele havia saído do município de Rurópolis em seu automóvel, um Fiat Uno, com destino a Itaituba. No interior do carro, sua esposa, seus dois filhos, um de 7 e o outro de apenas 3 anos de idade, além de um primo que gentilmente nos cedeu às fotos tiradas por um aparelho de celular, foram surpreendidos pouco mais das seis horas da manhã com um avião pousando em frente ao veículo.

De acordo com relatos de Rogério Portela, que tirou as primeiras fotos após o acidente com o avião, o susto foi grande. “A aeronave passou bem perto de chocar-se com o Fiat. Aproximadamente meio metro somente. Este carro era o que eu estava, o do meu primo Hosanan. Após tocar o trem de pouso ao chão andou poucos metros na estrada até bater a asa direita em um poste de madeira. Isto por que o piloto percebeu que vinha uma mulher na BR caminhando com uma criança no colo e foi neste momento que direcionou a aeronave para o lado esquerdo”.

Segundo o piloto do Cessna 208A Caravan, conhecido por “Barriga de aluguel”, prefixo PT-MEE, da Taxi Aéreo Marília, subsidiária da TAM Linhas Aéreas, Comandante Reginaldo Vieira Rodrigues, só estava ele e o co-piloto Augusto Mineiro dos Santos. O “Barriga de aluguel” é um monomotor turbohélice de asa alta muito utilizado principalmente como utilitário, para o transporte de pessoas e de pequenas cargas. Como no caso da aeronave que caiu, que servia para transportar malotes dos Correios.

O Cmt. Reginaldo, em entrevista ao radialista Anderson Pantoja, da Rádio Clube AM de Itaituba, disse que havia saído de Belém e feito escala em Altamira. Quando estava a poucos minutos do aeroporto de Itaituba, o avião caiu ao tentar realizar um pouso de emergência na comunidade de Divinópolis (Km 70), que não obteve, pois no momento vinham um veículo e uma mulher andando. “Ao perceber que a pressão do óleo estava caindo tentei um pouso de emergência, mas o motor em seguida parou de funcionar e ao avistar uma clareira as margens da Rodovia Santarém-Cuiabá tentei o pouso, mas não consegui”, lembra o piloto que ao pousar perdeu o trem de pouso da aeronave que deslizou só parando em uns troncos de árvores. O caso está sob investigação. Os malotes que tinham destinados para Itaituba e Novo Progresso foram transportados em um caminhão da empresa de transportadora itaitubense. Os pilotos foram levados de volta à capital.