sábado, 17 de novembro de 2007

Baleia Minke é novamente vista

Segundo informações da rádio Guarany FM, a baleia da espécie Minke que foi desencalhada no Rio Tapajós no final da tarde de quinta-feira (15) voltou a ser vista na manhã de hoje, sábado (17), ainda mais próxima de Santarém, no Oeste do Estado.
De acordo com informações de populares, a baleia estaria novamente encalhada, dessa vez próxima da comunidade de Jauarituba, ainda no Rio Tapajós e dentro do Distrito de Boim, no município de Santarém. O local é bem próximo de onde a baleia foi desencalhada e não tinha sido mais vista pelos fiscais do Ibama e pescadores da região que acompanham a tentativa da baleia em voltar para o oceano.
O animal que foi encontrado inicialmente nas proximidades da comunidade de Piquiatuba, sob os cuidados de cerca de 74 famílias ribeirinhas, segundo os biólogos, pode ter errado a rota, por isso se distanciou tanto do oceano. Ele encalhou na parte rasa da praia e recebeu assistência de uma equipe do Ibama, formada por três biólogos e dois veterinários.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Baleia desaparece no Rio Tapajos

A Baleia da espécie Minke que estava encalhada na comunidade de Piquiatuba, em Belterra, a 100 Km de Santarém, desapareceu nas águas do Rio Tapajós. Segundo informações do secretário de meio ambiente do município de Belterra, Alaércio Paes, ela sumiu durante a noite, depois de mais 48 horas que estava encalhada.
Um helicóptero do Ibama sobrevoa a área conhecida como ponta do paté naquela região. Pelo rio, comunitários e biólogos também se mobilizam para encontrar a baleia. A preocupação dos biólogos é grande, já que o nível do rio está muito abaixo do normal e ela pode encalhar em outros trechos, por estar bastante debilitada e distante de seu hábitat natural, o oceano. Não há registro de que outra baleia tenha encalhado no Rio Tapjós, seria o primeiro caso na região. Especialistas em desencalhe de baleia da Bahia foram chamados para salvar o animal e ainda estão sendo esperados.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Baleia é encontrada no Rio Tapajós

Uma baleia foi encontrada na região da Floresta Nacional do Tapajós (Flona), ontem à noite, quarta-feira (14), no Rio Tapajós, próximo a Santarém, região Oeste do Pará. A baleia que chegou a ser confundida com uma cobra-grande está localizada nas proximidades da Comunidade de Piquiatuba.
Segundo Jonival, comunitário da área, o animal está ferido nas costas.
O Ibama já foi informado e está aguardando um especialista que vem da Bahia para ajudar no desencalhe da baleia de cerca de quatro toneladas e cinco metros.
Daniel Cohenca, gerente executivo do Ibama, acredita que o animal possa ser da espécie Mink. “Ela está em perigo de vida porque ainda está encalhada. O grande trabalho hoje vai ser colocar ela de novo no Tapajós”, informou o gerente.
Informações ainda não oficiais indicam que o animal pode ter entrado no Rio Tapajós pelo Rio Amazonas, depois de ter perdido a rota do mar.
O Ibama em Santarém disponibilizou dois carros e um helicóptero para atuarem na operação de resgate. O instituto conta ainda com o apoio da Marinha do Brasil e do Corpo de Bombeiros.

PRF terá prova em Santarém

Aos cerca de 4000 mil candidatos inscritos na região Oeste para a prova da Polícia Rodoviária Federal, o blog informa, está confirmado que haverá prova no dia 09/12 em Santarém e será no período da tarde. O Deputado mocoronga Federal Lira Maia (DEM) que arrancou isso do inspetor do órgão em Brasília. Há ainda a possibilidade da prova ocorrer em Itaituba, Altamira e Marabá.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Na calada da noite

Ontem à noite por volta das 00:00hs, três viaturas da Polícia Federal poderiam ser vistas de longe com agentes armados até os dentes pra-lá-e-pra-cá na 17ª Seccional de Polícia Civil, localizada na Avenida Borges Leal com Travessa Silvino Pinto.
Na surdina, os agentes faziam a transferência para a Penitenciária Agrícola Silvio Hall de Moura de traficantes que se encontravam no Setor de Triagem que fica anexo a Seccional.