sábado, 24 de maio de 2008

Filho de deputado será julgado por homicídio ocorrido há 10 anos

Jeso Carneiro
Dor de cabeça à vista para o deputado estadual Antônio Rocha, o nº 1 do PMDB em Santarém. Seu filho, Antônio Rocha Júnior, senta no banco dos réus no próximo dia 27 de junho. Ele é acusado de matar Roque Fonseca Sarmento há cerca de 10 anos, no Lago Grande do Curuai.
O réu responde por homicídio qualificado. Ou seja, quando, além ter ter intenção de matar, o faz sem dar chances de defesa à vítima.
O advogado belenense Clodomir Araújo, um dos mais caros (e sérios) do Pará, foi contratado para atuar na defesa do acusado.
Detalhe: o julgamento será realizado a poucos dias da convenção do PMDB que vai decidir se o partido lançará candidato a prefeito ou se fará dobradinha, como vice, do PT - ou do DEM, como sonha Lira Maia.

Getúlio Vargas poderá ser mão única

Jota Parente/Itaituba
O novo coordenador da Comtri, Ronaldo Serrão, vai encaminhar à Procuradoria Jurídica do Munícipio, o esboço de um projeto de lei que visa a transformar a Avenida Getulio Vargas em mão única, no sentido do porto da balsa. Também faz parte da idéia incluir o trecho da Travessa Paes de Carvalho, que vai da Hugo de Mendonça até a Getúlio Vargas em mão única, acompanhando o sentido da rua da frente da cidade.

Delinquentes famosos

Bill Gates

Lula

Frank Sinatra

by Caneta sem Fronteira

sexta-feira, 23 de maio de 2008

Morre aos 76 anos Jefferson Péres

Amazonas Em Tempo

O senador Jefferson Péres (PDT-AM) morreu nesta manhã em Manaus (AM). O líder do PDT no Senado tinha 76 anos e sofreu um infarto em sua residência.

De acordo com o integrande dos diretórios amazonense e nacional do PDT e nacional, Stoner Machado, que estava na casa do senador, a morte foi inesperada. "Pegou todos nós de supresa. Estamos todos meio sem saber o que fazer", disse Machado.

O corpo do senador será velado em Manaus ainda nesta sexta-feira, segundo o integrante do diretório do PDT, mas o local ainda não foi definido.

José Jefferson Carpinteiro Péres nasceu em Manaus em março de 1932 e foi professor e político. Considerado uma referência ética, ele cumpria o segundo mandato como senador do PDT pelo Amazonas e era líder da agremiação no Senado. Ele estava no partido desde 1999 e integrou também os quadros do PSDB.

Foi eleito vereador pela primeira vez em 1988. Após dois períodos na Câmara de Vereadores em Manaus, conquistou o primeiro mandato de senador pelo estado do Amazonas em 1994. Foi reeleito em 2002 com 543.158 mil votos, uma votação considerada expressiva.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Unidade de Defesa Ambiental realiza curso sobre legislação

No início desta semana, integrantes da Unidade Integrada de Defesa Ambiental (Unida) de Oriximiná, no oeste paraense, receberam uma capacitação ministrada por servidores da Gerência Executiva do Ibama em Santarém. O curso sobre legislação ambiental foi voltado para o reconhecimento dos crimes ambientais, visando o atendimento das ocorrências na região. A Unida congrega organizações civis e entidades do poder público, buscando otimizar a utilização dos recursos disponíveis para a fiscalização e educação ambiental.

Durante o curso, os participantes foram apresentados à legislação ambiental, com ênfase no capítulo V da Lei 9605/98, que trata dos crimes ambientais, visando o reconhecimento dos ilícitos pelos parceiros, e a produção de relatos detalhados objetivando tornar mais eficiente o atendimento às ocorrências pela fiscalização ambiental.

Participaram além do Ibama, representantes das Secretarias de Educação e de Infra Estrutura do município, com a presença de vários professores, sindicalistas, representantes da UFPA, UFRA e outras organizações da sociedade civil, e a Polícia Militar, que objetivam a difusão dos conhecimentos adquiridos junto à população.

A Unida de Oriximiná já tem personalidade jurídica, é uma das Unidades mais ativas da região do Baixo Amazonas, e vem fortalecendo suas ações em diversas vertentes, especialmente na educação ambiental. Durante as palestras surgiram muitos questionamentos referentes ao licenciamento ambiental de empreendimentos, o que mostra como a população está preocupada com a qualidade do Meio Ambiente e com o modelo e a forma como o município está se desenvolvendo.

Curso de Formação de Soldados começa em junho

No final da semana passada foi publicado no Diário Oficial do Estado a lista de aprovados do concurso de formação de soldados da Polícia Militar.
Agora os candidatos aprovados no concurso serão incorporados no efetivo da corporação e matriculados no Curso de Formação de Soldados PM/2007 (CFSD), na condição de Aluno Soldado PM, mas para serem incorporados e matriculados no curso de formação, os candidatos aprovados deverão apresentar os documentos relacionados a uma equipe de Belém chefiada pelo Major Barroso que está no quartel do 3º BPM na Avenida Cuiabá com Plácido de Castro, no período de 21 a 31 de maio.
O horário de atendimento é segunda a sexta-feria das 8 às 12hs, e das 14 às 18hs. Hoje, quinta, feriado, também tem atendimento até o meio-dia. Sábado e o domingo também haverá atendimento das 8 às 12hs.
Relação de documentos:

1. Certidão de Nascimento ou Casamento;
2. Documento de Identidade;
3. Título de Eleitor e comprovante(s) de votação na última eleição;
4. Comprovante de regularidade de Situação militar: Certificado de Alistamento Militar, Certificado de Dispensa de Incorporação ou documento equivalente;
5. Declaração de conclusão da 1ª Série do Ensino Médio ou equivalente com o respectivo Histórico Escolar, ou Certificado de conclusão do Ensino Médio ou Superior com o respectivo Histórico Escolar o qual suprirá a declaração aqui exigida (todos devidamente assinados pelo concluinte).
6. Atestado de Antecedentes Policiais, expedidos pela Polícia Civil do(s) local(is) de domicílio do candidato nos últimos cinco anos;
7. Atestado de Antecedentes Criminais, expedidos pela Justiça Comum Estadual do(s) local(is) de domicílio do candidato nos últimos cinco anos;
8. Atestado de Antecedentes Criminais, expedidos pela Justiça Militar Estadual do(s) local(is) de domicílio do candidato nos últimos cinco anos;
9. Atestado de Antecedentes Criminais, expedidos pela Justiça Comum Federal do(s) local(is) de domicílio do candidato nos últimos cinco anos;
10. Atestado de Antecedentes Criminais, expedidos pela Justiça Militar Federal do(s) local(is) de domicílio do candidato nos últimos cinco anos;
11. Cadastro de Pessoa Física (CPF).
12. Cartão do PIS (se o candidato for funcionário da iniciativa privada);
13. Cartão do PASEP (se o candidato for funcionário público – civil ou militar);
14. Três fotos 3X4 recentes, iguais, descobertas e coloridas;
15. Comprovante de residência.
16. Firmar declaração de não estar cumprindo sanção em nenhum órgão público e/ou entidade das esferas de governo;
17. Firmar declaração de não ter vínculo funcional em nenhum órgão público e/ou entidade das esferas de governo;
De acordo com o edital do concurso, os documentos abaixo devem deverão ser entregues no Quartel do 3º BPM, em 03 (três) cópias, sendo 01 autenticada em cartório e as demais, cópias da autenticada, acondicionadas em pasta de papelão ou plástico com elástico azul, devendo o candidato portar os documentos originais na ocasião da entrega.

Consta ainda no edital do concurso que “o candidato que não apresentar os documentos relacionados previstos será considerado inabilitado para fins de incorporação e matrícula no CFSD e em conseqüência perderá o direito a vaga, sendo convocado o candidato imediatamente classificado, conforme a ordem rigorosa de classificação.

quarta-feira, 21 de maio de 2008

NOTA OFICIAL À IMPRENSA

A comissão organizadora do Encontro Xingu Vivo para Sempre vem lamentar o episódio ocorrido nesta terça-feira, dia 20 de maio, no Ginásio Poliesportivo de Altamira, quando o representante da Eletrobrás e coordenador dos estudos de inventário da Usina Hidrelétrica de Belo Monte sofreu uma agressão que lhe ocasionou ferimentos. O evento reúne representantes de comunidades indígenas, ribeirinhas, agricultores e movimentos sociais para discutir os projetos hidrelétricos planejados para a Bacia do Rio Xingu. O triste episódio não representa o espírito democrático de diálogo desse encontro, que busca dar voz a todos os atores e segmentos sociais envolvidos e afetados por esses projetos.

Comissão Organizadora do Encontro Xingu Vivo para Sempre

Representante da Eletrobrás é ferido por índios em Altamira

Espaço Aberto
Por Thaís Iervolino
"Índia Tuíra se aproxima do representante governista e mostra o seu facão". Esse famoso episódio ocorrido há quase 20 anos voltou à cena ontem (20), quando grupos de índios presentes no Encontro Xingu Vivo para Sempre manifestaram sua posição contrária aos planos de construção da usina Belo Monte para o representante da Eletrobrás, Paulo Fernando Vieira Souto Rezende.
O incidente aconteceu depois da explanação de Rezende, que defendeu a construção da usina. "Quero esclarecer aqui informações que foram faladas erroneamente pelo palestrante anterior", disse ele apontando Oswaldo Sevá, que momentos antes havia criticado duramente o projeto. "Há 20 anos, o governo não levava em conta os índios e as questões ambientais, agora é diferente", explicou Rezende.
Segundo ele, é preciso que os brasileiros deixem de ser egoístas. "Em 2017 haverá cerca de 204 milhões de pessoas. Todos têm que ter energia. Se a energia da região sudeste acabar, a gente manda a energia [gerada por Belo Monte] para lá", disse. Durante sua apresentação, o público, cerca de mil pessoas, vaiou duramente o representante do governo, que por isso elevou o tom de voz.
Após sua fala, os índios se levantaram e começaram a cantar. Os cerca de 600 índios presentes se aproximaram cantando e empunhando bordunas – espécie de porrete – e terçados – tipo de facão usado para abrir picadas na mata. Formou-se então uma roda de indígenas em torno de Rezende, que só conseguiu sair da área com a intervenção dos organizadores. Na confusão, o representante saiu ferido no braço direito e sem a camisa. Após sua saída, os índios continuaram a dançar e se manifestar.
O bispo do Xingu, Dom Erwin Krautler, que estava ao lado de Rezende no momento que a confusão aconteceu, lamentou o incidente. "Levei um tremendo susto. Sangue derramado, seja de quem for, eu considero sempre uma tragédia", diz. Para Dom Erwin, que está em Altamira há mais de 30 anos e trabalha diretamente com os índios, a reação agressiva deles é resultado de várias experiências ruins com aproveitamentos hidrelétricos que afetam suas terras. "Os índios estão indignados e revoltados porque nunca foram consultados a respeito de hidrelétricas no Xingu", revela.
A mesma avaliação foi feita pelo diretor da International Rivers Network, que acompanha os projetos na bacia do rio, Glenn Switkes. "Os planos são feitos sem a participação dos índios e eles têm os seus próprios planos para a bacia hidrográfica", afirma.
O procurador da República Felício Pontes Jr, responsável pela defesa dos direitos indígenas no Pará, se mostrou preocupado: "Estamos avisando o Governo Federal há dez anos que haverá conflitos por causa da barragem no rio Xingu, já tentamos convencer as autoridades a consultar os povos indígenas e o triste episódio de hoje mostra que eles estão dispostos a resistir até fisicamente para que não seja feito o barramento".
A organização do encontro também lamenta o episódio. Foi divulgada uma nota dizendo que a violência contraria o espírito de diálogo, que é o objetivo do evento.

Incra e UFPA formam 135 assentados

INCRA/Luís Gustavo

O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera), que está completando 10 anos, formou mais 135 jovens e adultos assentados em oito municípios ao longo da Rodovia Transamazônica. Eles tiveram acesso ao curso de Nível Médio na modalidade Magistério da Terra, desenvolvido através de uma parceria entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a Universidade Federal do Pará (UFPA).

As solenidades de colação de grau ocorreram no período de 16 a 18 de maio nos três pólos do curso: Pacajá, Altamira e Medicilândia. Assentados dos municípios de Anapu, Uruará, Brasil Novo, Vitória do Xingu e Senador José Porfírio também foram beneficiados pelo projeto, que iniciou em março de 2005. O investimento no curso, que torna os novos educadores aptos a lecionar de 1ª a 4ª série, foi de R$ 1.385.000. “A educação é um dos pilares centrais do desenvolvimento do projeto de assentamento. O Pronera leva conhecimento a estas áreas, oportunizando acesso à alfabetização, à escolarização e ao ensino superior”, destaca o gestor do programa na Superintendência Regional do Incra em Santarém, Gilvanderson Barros.

O curso abriu novas perspectivas de futuro para os assentados e reforçou o compromisso com suas comunidades. Marleide Alves dos Santos, uma das novas educadoras, já conseguiu emprego e agora irá transmitir os conhecimentos adquiridos com as crianças do assentamento Bom Jardim, em Pacajá, onde também reside.

Outras histórias demonstram a continuidade do aprendizado. Rodrigo Feitosa (foto), do projeto de assentamento Assurini, em Altamira, foi aluno do Pronera de 1ª a 4ª série. “Acredito que agora podemos alcançar o objetivo de ensinar com qualidade. Meu plano é ajudar a comunidade”, planeja o jovem educador de 23 anos. “Se queremos uma sociedade transformada, precisamos incluir pessoas que trabalharam com a questão da preservação do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Investir neste novo profissional, é olhar a Amazônia com responsabilidade”, ressalta a coordenadora do curso de Magistério da Terra, professora Ieda Queiroz.

Diferente dos cursos tradicionais de Magistério, o que foi proporcionado aos assentados trabalha a realidade do campo e enfatiza a troca de experiências, alternando entre o tempo escola e o tempo comunidade.

Audácia: Gangue invade residência de militar e mata esposa

À noite foi violenta na Pérola do Tapajós, tão quanto o final de semana.
O delegado de Polícia Civil Nelson Silva que estava de plantão teve muito trabalho.

As duas ocorrências mais graves foram um estupro de uma garota de 15 anos supostamente ocorrido no bairro do Santarenzinho. Dois suspeitos foram presos.
O outro caso foi do sargento da Polícia Militar Castro Silva que teve sua residência invadida por uma gangue que queria pegar seu filho. Sua esposa foi assassinada dentro de sua própria casa também no Santarenzinho com um tiro de arma caseira quando tentava proteger o rebento dos meliantes.
O acusado de efetuar o disparo tem 18 anos e havia saído da Funcap mês passado após cumprir pena por homicídio.

6ª Vara antecipa Júri Popular

6ª Vara Penal/Jota Ninos

O Tribunal do Júri da 6ª Vara Penal que estava previsto para o dia 28/05, foi antecipado para hoje, quarta-feira, 21/05. Iniciou às 8 horas da manhã, a pedido da Promotoria de Justiça Criminal, a sessão presidida pelo juiz Alessandro Ozanan que vai julgar o réu Luiz Diniz Brito, pescador, acusado de tentar matar o eletricista Edicarlos de Sousa Batista, há quase dois anos no dia 27/08/2006, durante uma discussão em um bar no bairro da Prainha.

Segundo a denúncia do Ministério Público Estadual (MPE), o pescador e o eletricista bebiam juntos no “Bar da Rosi”, na Avenida Santos Dumont, quando começou uma discussão. Luiz avançou com uma faca na mão e atingiu a vítima no braço. O agressor foi preso em flagrante e respondeu a todo o processo na cadeia.

O réu teve seu crime tipificado no artigo 121, caput, combinado com o art. 14, inciso II, do Código Penal Brasileiro (Tentativa de Homicídio Simples) cuja pena pode ficar entre 02 e 07 anos de reclusão. A defesa neste caso estará a cargo do Defensor Público Adleer Calderaro Sirotheau e a acusação será patrocinada pela promotora Janaína Andrade de Sousa, da 5ª Promotoria de Justiça Criminal.

Travesti é denunciado pelo Ministério Público

Lancepress

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) apresentou nesta terça-feira uma denúncia formal contra o travesti André Luiz Albertino, no caso envolvendo o atacante Ronaldo "Fenômeno", do Milan.

Segundo o promotor Alexandre Graça, autor da denúncia, o travesti tentou chantagear o atacante do Milan e, por isso, terá de responder por extorsão (artigo 158 do Código Penal). A punição para este tipo de crime varia de quatro a dez anos de prisão, além de uma multa.

A versão apresentada pelo promotor é a mesma de Ronaldo: o atacante só percebeu que estava com três travestis horas depois de já estar no motel Papillon, na zona oeste do Rio de Janeiro.

Após tentar terminar o programa, o jogador foi alvo de extorsão por parte de Andréia, que teria exigido R$ 50 mil para não revelar o caso à imprensa.

Graça recomendou que Ronaldo e os outros dois travestis sejam intimados para prestarem novos depoimentos. A ação ainda precisa ser aceita pela Justiça para então o processo ser aberto.

terça-feira, 20 de maio de 2008

Enquente

Se nenhum trator acertar uma torre de transmissão qualquer e se São Pedro colaborar, amanhã o blog estará colocando sua enquete no ar.

Esqueceram de combinar com os mestres

No final de semana, uma "propaganda" da Secretaria Estadual de Educação (SEDUC) foi veiculada várias vezes recrutando os alunos da rede estadual a comparecerem às salas de aula ontem, dando-se a entender que a greve dos professores havia terminado.
Só esqueceram de um detallhe: convidar os professores.
Numa assembléia realizada à noite desta segunda-feira (19), na Escola Onésima Pereira de Barros, a convocação dos alunos feita no fim de semana pel SEDUC para o retorno das aulas foi avaliada como irresponsável pelo Sintepp em Santarém.
A pressão do governo suritu efeito. Vários mestres voltaram às salas de aula, porém segundo Márcio Pinto, presidente do Sintepp na "Pérola do Tapajós", a paralisação continua por tempo indeterminado.

Cratera na Alameda 16 destruiu três casas

Darte Vasques
Jornal de Santarém

Que os santarenos encaram buracos e mais buracos todos os dias no sobrecarregado asfalto cheio de remendos em suas ruas e avenidas, todo mundo tem conhecimento. Por isso, falar que há uma grande cratera na cidade pode soar apenas como uma piada. Mas não é, existe de fato um enorme buraco na Alameda 16, com a Avenida Verbena, no bairro Jardim Santarém, capaz de engolir um caminhão inteiro. É tão capaz, que três casas foram engolidas no último temporal que caiu no inicio da semana em Santarém, região Oeste do Estado.

No bairro, além de áreas que estão sendo tomadas pelo mato, contribuindo para a proliferação de insetos nocivos e concentração de ratos que trazem riscos à saúde da população, os moradores clamam por serviços de nivelamento, aterramento e colocação de pavimentação de diversas ruas, além de reparos em buracos existentes nas ruas. Além de que com as chuvas a situação em toda cidade fica crítica, alagando diversas ruas do centro e dos bairros mais afastados, contribuindo para ampliar as erosões que a cidade possui em inúmeros lugares, que até parecem estrategicamente espalhados.

Mas as conseqüências das chuvas foram catastróficas. Dona Mileusa Silveira da Silva conta como tudo aconteceu. “Na segunda-feira por volta das 17 ou 18 horas o pessoal da prefeitura terminou de colocar um aterro aqui. Uma meia-noite começou a chover. Quando foi por volta das 3hs da madrugada às águas da chuva começaram a derrubar tudo aí”, disse a senhora se referindo a casa de sua sogra Rita Monteiro Duarte, que foi completamente destruída. “Não deu para salvar praticamente nada. Foi tudo bem rápido. Cama, fogão, ventiladores se perderam. O que ela ainda salvou foi à geladeira e uma televisão”, lamenta dizendo que tiveram que alugar uma residência nas proximidades para morarem provisoriamente.

O senhor José Gomes também amargou muitos prejuízos. Sua residência qual fica exatamente na esquina da Alameda 16, com a Avenida Verbena, nº 2226, foi interditada pela Defesa Civil em Santarém. Após vistorias juntamente com o Corpo de Bombeiros, sua casa foi isolada por prudência. “Eu não tenho medo da casa cair, mas como foi interditada tive que me mudar para a casa dos fundos”, falou seu José afirmando que a prefeita Maria do Carmo (PT), também compareceu no local prometendo que apenas em junho todo o serviço será feito.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Empresário usa calçada como garagem

Darte Vasques
Jornal de Santarém


Santarém está caótica. Desrespeito às leis de trânsito, vandalismo nas praças públicas, furto de equipamentos que pertencem a todos, lixo nas calçadas, entre outros problemas. Nas ruas da Pérola do Tapajós não é difícil encontrar irregularidades. São carros em cima da calçadas, estacionados na porta de garagens, parados em fila dupla e fechando cruzamentos. Na Avenida Rui Barbosa, no Centro, é possível encontrar carros e motocicletas estacionados irregularmente ao longo de todo o dia.

O Jornal de Santarém & Baixo Amazonas (JSBA) por vezes já bradou essas atitudes de pessoas que ainda acreditam que podem fazer o que bem entender com as calçadas. Nas ruas estreitas do Centro, os moradores reclamam que muitos motoristas estacionam os carros na entrada das garagens das casas, impedindo que os proprietários retirem seus veículos. “Eu já passei por situações de risco. Algumas pessoas tentam agredir, mesmo estando erradas, mesmo parando o carro de forma irregular”, conta seu Caetano Moura, morador da Travessa 15 de Novembro.

A equipe de reportagem do JSBA flagrou quatro veículos estacionados em uma calçada na Travessa Turiano Meira, entre Rui Barbosa e São Sebastião. “São do empresário que mora aí em cima”, disse um vizinho que prefere não se identificar. Ainda na Tv. 15 de Novembro, caixas de papelão são usadas pelos funcionários das lojas para guardar a vaga do carro do patrão. Na Avenida Rui Barbosa, os pedestres também precisam respeitar as leis e atravessar a rua na faixa, mas muitos preferem se arriscar entre os carros.

No Centro de Santarém, a Secretaria Municipal de Transporte Público e Trânsito (SMT) começou, no inicio do mês vários trabalhos de modificação na sinalização, principalmente no que tange o estacionamento. É uma tentativa de reduzir casos como o de um motorista que estacionou o carro sem placas em frente ao Banco Bradesco, local que tem grande movimento o dia todo e é proibido estacionar.

Nããão!

Não é verdade que o ilustríssimo vice-governador do Estado, Odair Garanhão Corrêa, convidou o editor-chefe e pupilo de Heloísa Helena (PSOL), Alailson Muniz, do Jornal de Santarém & Baixo Amazonas, para irem as festividades do Santíssimo Sacramento, nem que o jornalista tenha aceitado o convite de ser assessor de imprensa do vice.

Tire suas dúvidas aqui, aqui e aqui.

Homem é degolado em Novo Progresso

Fotos Jorge Tadeu
Reginaldo Ribeiro
Jornal O Atual

O agricultor Domingos de Oliveira Brito, 47 anos, presidente da Comunidade Santos Dumont, município de Novo Progresso, extremo Oeste do Estado, foi barbaramente assassinado na madrugada de sexta (16/05) por três homens que armados com uma faca e um revolver calibre 38, tentaram degolar a vítima. Segundo testemunhas a vítima por ser presidente da referida comunidade, estava envolvida nos movimentos sociais e sempre se manifestava a favor da preservação ambiental.

Do outro lado, o maranhense Joaquim Cardoso da Costa, também morador na comunidade Santos Dumont, tentava a todo custo desmatar uma área de terra às proximidades da comunidade e a vítima o alertava que caso Joaquim desmatasse a área, ele o denunciaria. Inclusive no mês passado houve uma audiência pública na cidade de Novo Progresso e Domingos Oliveira Brito conclamou os comunitários e a população presente para preservar o meio ambiente, haja vista que o município de Novo Progresso foi citado como o município onde teve maior área desmatada nos últimos anos.
Seu discurso em defesa do meio ambiente arrancou aplausos dos presentes, mas irritou o agricultor Joaquim Cardoso da Costa. Domingos foi degolado. Na madrugada desta sexta-feira, 16, Domingos de Oliveira Brito estava num bar no centro de Novo Progresso apreciando uma seresta, quando chegaram Joaquim Cardoso, Élson Batista Gomes, e um terceiro homem conhecido apenas por “Bile”. No encontro vitima e acusado iniciaram uma discussão e o acusado deu um soco no rosto da vítima.

Domingos de Oliveira se retirou; logo em seguida, Joaquim e seus amigos também se retiraram. Na rua começou uma luta corporal que culminou com a morte de Domingos Oliveira Brito. Uma pessoa relatou ao delegado Antonio Carlos, titular da Delegacia de Polícia de Novo Progresso, que um dos homens portava uma arma branca, tipo facão e outro um revolver. O homem que estava com o revolver ainda efetuou dois disparos, mas não acertou a vítima. Contudo dois conseguiram derribá-lo e Joaquim Cardoso, desferiu dois cortes na vítima; um no rosto e outro no pescoço.

O corte do pescoço foi tão profundo que quase degolou a vítima. Populares ainda tentaram socorrer a vitima, conduzindo-a ao Hospital Municipal, mas morreu a caminho do hospital. Em campana policiais Civis e Militares saíram em buscar de localizar e prender os acusados, que segundo informações continuavam na cidade e por volta de 14h00min conseguiu localizar Joaquim Cardoso e Élson Batista Gomes. O terceiro homem, conhecido por "Bile" continua foragido; a polícia acredita que deve prendê-lo nas próximas horas. O delegado Antonio Carlos abriu inquérito para apurar os motivos do crime e encaminhou pedido de prisão preventiva a Justiça Local.

Só na segunda

Os agentes públicos da ADEPARÁ (Agência de Defesa Agropecuária do Pará), deflagram hoje greve.
Dentre as oito reivindicações alegadas, o principal o motivo são os salários.

Nuvem passageira

Foi só uma nuvem carregada passar hoje, por volta das 11:00hs, em Santarém, região Oeste do Pará, que a cidade se confunde com os Rios Tapajós e Amazonas.
A chuva de aproximademente 30 minutos, foi o suficiente para alagar a Avenida Cuiabá, em frente a sede regional do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).

Empresário apresentará nova embarcação

Jota Parente
O empresário do ramo do transporte aquaviário, Rosinaldo Marinho Alves, proprietário do barco São Bartolomeu, que faz a linha Itaituba-Santarém-Itaituba, vai colocar, em breve, uma nova embarcação nesta linha, provavelmente no lugar da que é usada atualmente.
O nome continuará sendo São Bartolomeu, mas, oferecerá muito mais conforto para os seus passageiros. O novo barco terá casco de ferro, capacidade para 320 passageiros e camarotes confortáveis.
O pensamento de Rosinaldo é inaugurar o novo São Bartolomeu no mês de julho. No momento estão sendo instalados os equipamentos, pois o restante do barco está pronto. Rosinaldo e sua equipe prestam um serviço de boa qualidade aos que se utilizam do seu barco, serviço esse que vai ser aprimorado cada vez mais com as melhores condições da nova embarcação. Quem viaja de barco nesse trecho, agradece.

Transgarimpeira Está Intrafegável

Farol do Tapajós

A estrada que liga a BR - 163 Rodovia Santarém-Cuiabá, a partir do distrito de Moraes Almeida ao garimpo de Creporizão, passando por mais de 10 pequenos garimpos entre eles São Domingos, São Chico e Creporizinho, está intrafegável.
O problema de extensos atoleiros é ocasionado pelo período das chuvas e em função da má qualidade da recuperação. Isso está causando inclusive atraso nas obras de construção feitas pela Prefeitura Municipal de Itaituba de uma escola no Garimpo do Creporizão e o posto de saúde do mesmo garimpo.
Garimpeiros e moradores dos garimpos da área estão revoltados, pois, foi feito um grande alarde pelos deputados Zé Geraldo e Airton Faleiro, ambos do PT, e pela deputada Josefina Carmo do PMDB, quanto a recuperação e estadualização da estrada.
A responsabilidade pelas obras de recuperação ficou por conta de representantes do PT em Itaituba e há suspeita levantada pelo representante da área, senhor Jóia, através de entrevistas, de que parte dos recursos repassados para a compra de combustível não tenha chegado até as máquinas que fizeram o trabalho de recuperação na Transgarimpeira, que tem uma extensão de aproximadamente 220 quilômetros.

5

Total de mortos no final de semana sangrento em Santarém.

domingo, 18 de maio de 2008

Hospital Regional funcionará só em 2009

Darte Vasques
Agência Amazônia

Aconteceu na manhã de ontem, sexta-feira (16), por volta das 10:32 horas, no auditório do Hospital Regional Público do Oeste do Pará (HRPO), uma coletiva da Organização Social Pró-Saúde, e a representante do Governo do Estado, Silvia Cumarú, Coordenadora de Assuntos de Políticas Públicas, na qual foi apresentada a imprensa de Santarém, região Oeste do Estado, oficialmente como entidade que está assumindo a administração HRPO, a Pró-Saúde.

Silvía Cumarú, Coordenadora de Assuntos de Políticas Públicas apresentou o administrador hospitalar Marcelo Durante Bittencourt, como novo diretor geral do Hospital Regional Público do Oeste do Pará, que assumiu o cargo em substituição ao então diretor da unidade hospitalar sob a gestão do Centro Integrado de Apoio Profissional (CIAP), Marcos Fortes, que deixou a direção com a decisão reformada da desembargadora Marneide Merabet que concedia liminarmente a gestão do HR ao CIAP. Foi com a queda da liminar que a Organização Social Pró-Saúde assumiu o Hospital Regional.

Marcelo Bittencourt revelou que há uma semana já estava na unidade e afirmou que a Pró-Saúde tem metas para por em pleno funcionamento o Hospital Regional. Metas para serem cumpridas num espaço de tempo bem dilatado, um ano. “O Tomógrafo e Ressonância Magnética que estão paralisados até o final deste mês estarão em funcionamento. Em 90 dias, teremos a implantação da Quimioterapia e também da Hemodiálise na sua totalidade com as 14 máquinas. Na seqüência teremos Hemodinâmica e a Radioterapia até o final deste ano, para que a gente consiga a totalidade dos serviços implantados neste hospital”.

O novo diretor geral atribui o mau uso e inexperiência na operação de aparelhos de alta tecnologia que o HR dispõe, como conseqüência pelos muitos equipamentos com problemas, além das constantes oscilações de energia elétrica, considerada a maior dificuldade. “Se eu não souber usar um aparelho, até por falta de treinamento vou apertar algum botão que não devia. Se ligar um equipamento de 110 volts numa tomada de 220, por exemplo, vai dar problemas. São falhas que eventualmente acontecem”, completou Marcelo Bittencourt garantindo que em seis meses com exceção da Radioterapia e cirurgias cardíacas, todos os outros serviços estarão em pleno funcionamento. “Esses dois devem acontecer no décimo para o décimo primeiro mês do nosso contrato de gestão”, disparou.

Carteira de Passe Livre: idosos comemoram benefício

Farol do Tapajós

O cadastro do passe livre está sendo realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social – Semdas. Na última quinta feira (15), trezentos idosos associados à Assistência de Apoio ao Idoso - API, começaram a receber a carteira de passe livre. O benefício está garantido no Estatuto desse segmento da melhor idade que dá direito a gratuidade ou 50% de descontos em transportes públicos em qualquer área do território nacional.
‘Estou feliz em receber a minha carteira de passe livre, é com ela que vou à Imperatriz no Maranhão visitar os parentes que há mais de 15 anos não vejo’. A expectativa é do senhor Manoel Barros da Costa, 65 anos de idade e associado da API. Como ele, dona Antonia Sousa, 63 anos de idade também não esconde a felicidade e revela, ‘isso é muito bom, agora vou poder fazer turismo no Piauí enquanto tiver saúde’. Para celebrar a primeira etapa da entrega de carteiras de passe livre, a Semdas presenteou os idosos também com uma festa com música ao vivo.
De acordo com o Estatuto, terão acesso ao benefício, os idosos com idade igual ou superior a 60 anos e com renda mensal de até dois salários mínimos. Os idosos deverão apresentar documento de identificação, além comprovar a renda exigida, o que pode ser feito por meio de contracheque, carteira de trabalho, extrato de pagamento de benefício ou declaração fornecida pelo INSS, entre outros documentos.
As empresas de transporte rodoviário, ferroviário e aquaviário deverão reservar dois assentos para o embarque gratuito de idosos. Se esses lugares já estiverem ocupados por outros idosos, as empresas terão que oferecer um desconto de 50% para o embarque de passageiros com mais de 60 anos e na faixa de renda que esteja no estatuto. Para ter direito ao passe livre, o idoso deve adquirir o bilhete de viagem com uma antecedência mínima de três horas em relação ao horário de embarque.