quinta-feira, 22 de maio de 2008

Unidade de Defesa Ambiental realiza curso sobre legislação

No início desta semana, integrantes da Unidade Integrada de Defesa Ambiental (Unida) de Oriximiná, no oeste paraense, receberam uma capacitação ministrada por servidores da Gerência Executiva do Ibama em Santarém. O curso sobre legislação ambiental foi voltado para o reconhecimento dos crimes ambientais, visando o atendimento das ocorrências na região. A Unida congrega organizações civis e entidades do poder público, buscando otimizar a utilização dos recursos disponíveis para a fiscalização e educação ambiental.

Durante o curso, os participantes foram apresentados à legislação ambiental, com ênfase no capítulo V da Lei 9605/98, que trata dos crimes ambientais, visando o reconhecimento dos ilícitos pelos parceiros, e a produção de relatos detalhados objetivando tornar mais eficiente o atendimento às ocorrências pela fiscalização ambiental.

Participaram além do Ibama, representantes das Secretarias de Educação e de Infra Estrutura do município, com a presença de vários professores, sindicalistas, representantes da UFPA, UFRA e outras organizações da sociedade civil, e a Polícia Militar, que objetivam a difusão dos conhecimentos adquiridos junto à população.

A Unida de Oriximiná já tem personalidade jurídica, é uma das Unidades mais ativas da região do Baixo Amazonas, e vem fortalecendo suas ações em diversas vertentes, especialmente na educação ambiental. Durante as palestras surgiram muitos questionamentos referentes ao licenciamento ambiental de empreendimentos, o que mostra como a população está preocupada com a qualidade do Meio Ambiente e com o modelo e a forma como o município está se desenvolvendo.

Nenhum comentário: