segunda-feira, 19 de maio de 2008

Homem é degolado em Novo Progresso

Fotos Jorge Tadeu
Reginaldo Ribeiro
Jornal O Atual

O agricultor Domingos de Oliveira Brito, 47 anos, presidente da Comunidade Santos Dumont, município de Novo Progresso, extremo Oeste do Estado, foi barbaramente assassinado na madrugada de sexta (16/05) por três homens que armados com uma faca e um revolver calibre 38, tentaram degolar a vítima. Segundo testemunhas a vítima por ser presidente da referida comunidade, estava envolvida nos movimentos sociais e sempre se manifestava a favor da preservação ambiental.

Do outro lado, o maranhense Joaquim Cardoso da Costa, também morador na comunidade Santos Dumont, tentava a todo custo desmatar uma área de terra às proximidades da comunidade e a vítima o alertava que caso Joaquim desmatasse a área, ele o denunciaria. Inclusive no mês passado houve uma audiência pública na cidade de Novo Progresso e Domingos Oliveira Brito conclamou os comunitários e a população presente para preservar o meio ambiente, haja vista que o município de Novo Progresso foi citado como o município onde teve maior área desmatada nos últimos anos.
Seu discurso em defesa do meio ambiente arrancou aplausos dos presentes, mas irritou o agricultor Joaquim Cardoso da Costa. Domingos foi degolado. Na madrugada desta sexta-feira, 16, Domingos de Oliveira Brito estava num bar no centro de Novo Progresso apreciando uma seresta, quando chegaram Joaquim Cardoso, Élson Batista Gomes, e um terceiro homem conhecido apenas por “Bile”. No encontro vitima e acusado iniciaram uma discussão e o acusado deu um soco no rosto da vítima.

Domingos de Oliveira se retirou; logo em seguida, Joaquim e seus amigos também se retiraram. Na rua começou uma luta corporal que culminou com a morte de Domingos Oliveira Brito. Uma pessoa relatou ao delegado Antonio Carlos, titular da Delegacia de Polícia de Novo Progresso, que um dos homens portava uma arma branca, tipo facão e outro um revolver. O homem que estava com o revolver ainda efetuou dois disparos, mas não acertou a vítima. Contudo dois conseguiram derribá-lo e Joaquim Cardoso, desferiu dois cortes na vítima; um no rosto e outro no pescoço.

O corte do pescoço foi tão profundo que quase degolou a vítima. Populares ainda tentaram socorrer a vitima, conduzindo-a ao Hospital Municipal, mas morreu a caminho do hospital. Em campana policiais Civis e Militares saíram em buscar de localizar e prender os acusados, que segundo informações continuavam na cidade e por volta de 14h00min conseguiu localizar Joaquim Cardoso e Élson Batista Gomes. O terceiro homem, conhecido por "Bile" continua foragido; a polícia acredita que deve prendê-lo nas próximas horas. O delegado Antonio Carlos abriu inquérito para apurar os motivos do crime e encaminhou pedido de prisão preventiva a Justiça Local.

Um comentário:

Anônimo disse...

Uma violencia como esta precisa ser trado de modo especial, sendo julgado e tomada as devidas providencias o quanto antes. Pois só contribui para o almento de uma imagem violenta e de terra sem lei,que se tem de nossa cidade e estado.Coisa que antes eu acreditava ser erronia. Além do mais, este homem domingos era um homem de bem e daqueles que só melhoram e contribui para a vida de toda uma sociedade.