terça-feira, 20 de maio de 2008

Cratera na Alameda 16 destruiu três casas

Darte Vasques
Jornal de Santarém

Que os santarenos encaram buracos e mais buracos todos os dias no sobrecarregado asfalto cheio de remendos em suas ruas e avenidas, todo mundo tem conhecimento. Por isso, falar que há uma grande cratera na cidade pode soar apenas como uma piada. Mas não é, existe de fato um enorme buraco na Alameda 16, com a Avenida Verbena, no bairro Jardim Santarém, capaz de engolir um caminhão inteiro. É tão capaz, que três casas foram engolidas no último temporal que caiu no inicio da semana em Santarém, região Oeste do Estado.

No bairro, além de áreas que estão sendo tomadas pelo mato, contribuindo para a proliferação de insetos nocivos e concentração de ratos que trazem riscos à saúde da população, os moradores clamam por serviços de nivelamento, aterramento e colocação de pavimentação de diversas ruas, além de reparos em buracos existentes nas ruas. Além de que com as chuvas a situação em toda cidade fica crítica, alagando diversas ruas do centro e dos bairros mais afastados, contribuindo para ampliar as erosões que a cidade possui em inúmeros lugares, que até parecem estrategicamente espalhados.

Mas as conseqüências das chuvas foram catastróficas. Dona Mileusa Silveira da Silva conta como tudo aconteceu. “Na segunda-feira por volta das 17 ou 18 horas o pessoal da prefeitura terminou de colocar um aterro aqui. Uma meia-noite começou a chover. Quando foi por volta das 3hs da madrugada às águas da chuva começaram a derrubar tudo aí”, disse a senhora se referindo a casa de sua sogra Rita Monteiro Duarte, que foi completamente destruída. “Não deu para salvar praticamente nada. Foi tudo bem rápido. Cama, fogão, ventiladores se perderam. O que ela ainda salvou foi à geladeira e uma televisão”, lamenta dizendo que tiveram que alugar uma residência nas proximidades para morarem provisoriamente.

O senhor José Gomes também amargou muitos prejuízos. Sua residência qual fica exatamente na esquina da Alameda 16, com a Avenida Verbena, nº 2226, foi interditada pela Defesa Civil em Santarém. Após vistorias juntamente com o Corpo de Bombeiros, sua casa foi isolada por prudência. “Eu não tenho medo da casa cair, mas como foi interditada tive que me mudar para a casa dos fundos”, falou seu José afirmando que a prefeita Maria do Carmo (PT), também compareceu no local prometendo que apenas em junho todo o serviço será feito.

Nenhum comentário: