segunda-feira, 19 de maio de 2008

Empresário usa calçada como garagem

Darte Vasques
Jornal de Santarém


Santarém está caótica. Desrespeito às leis de trânsito, vandalismo nas praças públicas, furto de equipamentos que pertencem a todos, lixo nas calçadas, entre outros problemas. Nas ruas da Pérola do Tapajós não é difícil encontrar irregularidades. São carros em cima da calçadas, estacionados na porta de garagens, parados em fila dupla e fechando cruzamentos. Na Avenida Rui Barbosa, no Centro, é possível encontrar carros e motocicletas estacionados irregularmente ao longo de todo o dia.

O Jornal de Santarém & Baixo Amazonas (JSBA) por vezes já bradou essas atitudes de pessoas que ainda acreditam que podem fazer o que bem entender com as calçadas. Nas ruas estreitas do Centro, os moradores reclamam que muitos motoristas estacionam os carros na entrada das garagens das casas, impedindo que os proprietários retirem seus veículos. “Eu já passei por situações de risco. Algumas pessoas tentam agredir, mesmo estando erradas, mesmo parando o carro de forma irregular”, conta seu Caetano Moura, morador da Travessa 15 de Novembro.

A equipe de reportagem do JSBA flagrou quatro veículos estacionados em uma calçada na Travessa Turiano Meira, entre Rui Barbosa e São Sebastião. “São do empresário que mora aí em cima”, disse um vizinho que prefere não se identificar. Ainda na Tv. 15 de Novembro, caixas de papelão são usadas pelos funcionários das lojas para guardar a vaga do carro do patrão. Na Avenida Rui Barbosa, os pedestres também precisam respeitar as leis e atravessar a rua na faixa, mas muitos preferem se arriscar entre os carros.

No Centro de Santarém, a Secretaria Municipal de Transporte Público e Trânsito (SMT) começou, no inicio do mês vários trabalhos de modificação na sinalização, principalmente no que tange o estacionamento. É uma tentativa de reduzir casos como o de um motorista que estacionou o carro sem placas em frente ao Banco Bradesco, local que tem grande movimento o dia todo e é proibido estacionar.

Nenhum comentário: