quinta-feira, 6 de setembro de 2007

Retratação na capa

Esse foi o resultado da audiência de conciliação do processo movido pelo secretário de planejamento Everaldo Martins Filho contra Paulo Leandro Leal e Miguel Oliveira d’O Estado do Tapajós, por danos morais.

O parecer do juiz, segundo fonte que jura de pés juntos ter ouvido da boca de Everaldinho, vai ser publicado na capa d’O Estado do Tapajós uma retração que já teria sido definida até a dimensão.

Mais de 10.580 declarações já foram recebidas

De acordo com o Delegado da Receita Federal do Brasil em Santarém, cerca de 380 mil pessoas em toda a Região Oeste devem entregar a Declaração Anual de Isento (DAI 2007), que iniciou na segunda-feira 3 de setembro.
A entrega da DAI 2007 vai até o dia 30 de novembro.
A Receita Federal aguarda 380 mil declarações só na jurisdição da Delegacia da Receita Federal em Santarém. Este número é de 28 mil declarações a mais em relação ao ano passado, quando 352 mil isentos entregaram a declaração na Região Oeste.

quarta-feira, 5 de setembro de 2007

Nota a sociedade santarena da Asimas

Em relação à interdição de 99 assentamentos rurais do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) na região e das denúncias feitas pelo Ministério Público Federal de irregularidades na exploração madeireira em áreas de assentamentos, a Associação das Indústrias Madeireiras de Santarém e Região Oeste do Pará (Asimas) vem a público prestar os seguintes esclarecimentos à sociedade:

1 – O setor florestal do oeste do Pará vem insistentemente atuando junto aos governos estadual e federal no sentido de garantir matéria-prima de origem legalizada para as indústrias, através de prática de manejo florestal sustentável. Foram centenas de reuniões com órgãos públicos, milhares de documentos assinados e propostas encaminhadas, sempre no sentido de garantir a legalidade do setor.

2 – A Asimas repugna qualquer ilegalidade comprovada na exploração madeireira em áreas de assentamentos ou qualquer outra e apóia as ações dos órgãos competentes contra práticas irregulares, mas não concorda que todo o setor florestal da região seja apontado como culpado por ações isoladas, que devem ser identificadas e punidas na forma da lei. A entidade defende que as atividades legais sejam mantidas.

3 – O uso dos assentamentos para o fornecimento de matéria-prima legalizada para as indústrias da região foi proposto pelo próprio governo federal, como forma legal e lícita de superar a crise do setor florestal, vivida especialmente por causa da falta de regularização fundiária na região. A Asimas apóia as ações dos governos que visam garantir a continuação da atividade florestal de forma legalizada, ordenada e sustentável.

4 – Não se pode condenar as parcerias comerciais líticas feitas entre associações de assentados e empresas legalmente constituídas, que garantem a exploração sustentável das áreas de reserva legal através de planos de manejo. Casos isolados de irregularidades devem ser combatidos, mas as parcerias são perfeitamente viáveis do ponto de vista econômico e social, tanto para os assentados quanto para as empresas madeireiras e seus milhares de empregados em toda a região.

5 – Todo o assentado que recebe um lote de terra do governo tem por dever legal manter 80% da floresta desta área, podendo desmatar por corte raso (cortando todas as árvores) apenas 20%. O uso destes 80% de florestas para o fornecimento de matéria-prima para a indústria madeireira garante ao assentado obter renda com a floresta em pé, incentivando-o, assim, a manter conservado os 80% de sua área, como manda a lei, ou até mais do que isso. E ainda contribui para a diminuição da crise de um setor vital para a economia regional, maior gerador de emprego e renda nos municípios da região.

6 – A retirada de madeira destas áreas é feita com base em um Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), que não prevê corte raso, mas sim o corte de apenas algumas árvores de cada espécie, garantindo assim a perenidade da floresta e a sustentabilidade econômica e ambiental tanto da empresa que explora a área como dos assentados. De mais de mil espécies de árvores existentes nestas áreas, menos de 10% são exploradas pelas empresas madeireiras. O setor florestal defende a floresta em pé, pois sem ela não tem como sobreviver.

7 – As empresas não criam nem influenciam a criação de associações de assentados, muito menos decidem quem serão os beneficiados. Os assentados é que decidem ou não pela exploração da área através de plano de manejo, bem como com qual empresa farão o contrato. Cabe ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e à Secretaria de Meio Ambiente do Estado fiscalizar o comprimento do plano de manejo.

8 – Os assentamentos interditados pela Justiça não foram criados para atender as necessidades do setor florestal, tanto que depois de praticamente dois anos após a sua criação, não foram liberados planos de manejo nestas áreas.

9 – A liberação de planos de manejos em assentamentos é apenas uma medida paliativa, pois as medidas definitivas para acabar com a falta de matéria-prima estão previstas na Lei de Gestão Florestal, que prevê a concessão de áreas de florestas públicas federais e estaduais. Esta lei foi publicada há cerca de dois anos, mas até o momento nenhuma área foi concedida pelo governo. A expectativa do setor é que já partir do próximo ano seja dado início às concessões nas áreas estaduais e federais da região, o que irá garantir o fornecimento de madeira às indústrias do oeste do Pará.

10 – A Asimas defende que sejam adotados os procedimentos legais para a regularização dos assentamentos criados pelo Incra na região, e que os que possuírem viabilidade comprovada possam ser efetivados. E defende que os mesmos, se essa for a vontade dos assentados, possam fornecer, sim, matéria-prima legalizada e lícita para as indústrias madeireiras. O setor ganha, gerando mais empregos e renda. Os assentados ganham, obtendo renda sem derrubar a floresta. E a Amazônia agradece.

Asfaltamento da Br-163 pode paralisar

Santarém
A falta de recursos pode paralisar os trabalhos de asfaltamento e conservação da Br-163, que liga Santarém a Cuiabá, no Mato Grosso. Apenas 20 quilômetros da rodovia estão sendo recuperados com verba garantida. Os trabalhos realizados no trecho entre Santarém e Rurópolis são de responsabilidade do 8º Batalhão de Engenharia e Construção.
A previsão era que 20 quilômetros fossem asfaltados simultaneamente, mas até agora o recurso não foi liberado, informou o comandante do 8º BEC, Coronel Jerônimo Dower. “O próximo lote ainda está em fase de término do projeto. Nós devemos esse ano trabalhar ainda a parte de drenagem. De maneira que após o inverno do ano que vem já tenha o trabalho de terraplanagem do segundo lote”, disse o Coronel Dower.
Um outro problema, mais grave, é a falta de recursos para a conservação do trecho. Com a chegada do inverno, o trecho de Santarém a Rurópolis se transforma em um verdadeiro atoleiro. “O batalhão vem trabalhando justamente pra evitar o que aconteceu ano passado. A idéia é manter o tráfego normal na rodovia durante o inverno que vem. Entretanto, o batalhão necessita de recursos para continuar o trabalho e fazer o ‘tapa buracos’ do asfalto que está muito ruim”.
A Associação Empresarial e Comercial de Santarém está mobilizando os seus associados para lutar para que a paralisação das obras não aconteçam, informou o presidente da associação, Olavo Neves. “A Associação Comercial de Santarém está buscando fazer um monitoramento de todas as ações ao longo da BR-163 para que consigamos de imediato manter a trafegabilidade. O que nos deixa muito preocupados é que temos a garantia de apenas 20 quilômetros de asfalto, e se quer temos recursos para a manutenção dessa estrada”.

R$50 mil para saúde em Itaituba

O Ministério da Saúde depositou, semana passada, R$ 50 mil na conta da Prefeitura de Itaituba, leia-se Horenice Cabral.
A verba, fruto do convênio n° 547379, destina-se à aquisição de "unidade móvel de saúde" para o município.

Muito além do mensalão

Levantamento exclusivo do Congresso em Foco revela que um sexto dos 594 parlamentares responde a 195 processos no Supremo.
Só quatro partidos e dois estados não têm representantes sob investigação.
Caneta sem fronteira

Entre tapas e beijos...

Deu no blog do editor-chefe:

Depois que o procurador Felipe Fritz quis saber porque não recebeu convite do show do Leonardo no 8° BEC em Santarém, um clima tenso ronda àquela unidade do Exército brasileiro.

Tomara que não apareça ninguém enforcado em lençóis.

O clima entre soldados e oficiais segue o ritmo da música.

terça-feira, 4 de setembro de 2007

Projeto “Operação Sorriso Brasil” inclui Santarém

O município de Santarém está incluído na rota do projeto social “Operação Sorriso Brasil” que iniciou hoje e será realizado até o domingo (09). O projeto tem a frente o médico Jocivan Pedroso que conseguiu incluir além de Santarém outros municípios localizados na região Oeste do Pará.
A Câmara Municipal de Santarém foi convidada a fazer parte da comissão que prepara a Operação Sorriso, e o vereador Enderson Pinto, como representante do legislativo, explicou quem poderá ter acesso ao projeto. “As famílias que tem crianças e adolescente com lábios leporinos devem nos procurar para podermos fazer uma triagem e saber quais os que precisam fazer a cirurgia”.
Segundo o vereador, os interessados devem, até hoje, terça-feira (04), buscar mais informações na Casa da Criança, desde às 07:00hs, e concluiu que o projeto conta com várias parcerias para melhor servir a população necessitada.

Asfalto na Curuá-una é suspenso novamente

Santarém

Os serviços de asfaltamento da PA-370, Santarém/Curuá-Una, foram suspensos novamente. Dessa vez não foi falta de material. O maquinário está sendo usado no asfaltamento da PA – 431, que liga Santarém a comunidade de Mojuí dos Campos. O asfalto passa pela comunidade de São José Operário e Santa Rosa.

Segundo o chefe do núcleo Regional da Secretaria Estadual de Transportes (Setrans), Juca Pimentel, os trabalhos estão acontecendo de acordo com o que já estava planejado pela Setrans. O trabalho de revitalização da PA – 431, acontece a pedido da coordenação da “Caminhada de Fé com Maria”, que todos os anos enfrenta problemas com os buracos e a poeira na estrada.

A previsão para conclusão dos 70 km da Rodovia Curuá-Una continua para dezembro deste ano mesmo com todos os imprevistos. Os moradores da PA – 370 não concordaram com a paralisação.

Darte Vasques

Suave Veneno por Dayan Serique

O Partido Democrático Trabalhista – PDT está sob novo comando: Dayan Serique, Willian Alves, Adelson Sousa, Danielson Esteves e Mara são os novos membros da Provisória. Mara é remanescente da antiga direção do Partido, manteve-se fiel ao partido e continuou no PDT####Está previsto para o mês de outubro a implantação da Progressão Funcional dos servidores da Educação. Com habilidade e inteligência a Secretária de Educação Eliene Nunes e o Presidente do SINTEPP Isaac Dias, Fizeram a costura necessária para que isso acontecesse###Não dá pra entender porquê um apresentador do telejornal anda tão chateado com o fato dos salários dos servidores públicos municipais está em dias. Acho que ele anda descontente com seu salário ou com um suposto atraso do seu. Já os funcionários andam felizes com seus salários depositados em suas contas até o dia 30 de cada mês. Isso é obrigação e compromisso, coisa que alguns administradores do passado não fizeram.### O candidato do PMDB a cada dia que passa anda cada vez mais isolado e abandonado. Para seu desespero vê a cada dia novas adesões de lideranças políticas migrarem para o lado de Roselito Soares.### Do jeito que Valmir Climaco anda reclamando e deixando transparecer em entrevistas sua desconfiança com o governo Ana Júlia, acredito que até ela vai abandonar ele!!! Você continua falando demais Aderbal!!!####Antonia Suely do SINTEPP não querendo dividir o comando do sindicato com Isaac Dias, entrou na Justiça para tentar ficar só no comando. Por puro desconhecimento acabou entrando na justiça contra ela mesma, ou seja, ela vai ser chamada na justiça pra defender a próprio sindicato e contra ela!!!Este fato gerou gracejos de toda a ordem nos bastidores da educação.### O meu amigo Rozza Paranatinga comprou uma briga que ninguém da imprensa teve coragem de assumir. Rozza quer que seja feito justiça no caso do agricultor agredido por policiais militares. Com isso, comprou uma briga com o Cap. Cordeiro que tem rendido muita lenha durante a apresentação do jornal Eldorado.### O Itaverão teve sua última etapa neste domingo 02/08, com a escolha da garota Itaverão. Muita gente foi prestigiar o evento promovido pela Prefeitura de Itaituba e sob a responsabilidade de Izolino Fernandes e Rui Miranda.### Após o encerramento do Itaverão a Prefeitura de Itaituba fez uma limpeza geral na praia, dando exemplo de respeito para com o meio ambiente.### A semana da Pátria desse ano vai mobilizar um grande número de escola e entidades. A Programação já foi entregue aos meios de comunicação e a população em geral.####Notícias de Itaituba e região você encontra aqui www.dayanserique.blogspot.com – Farol do Tapajós: Luz Sobre os Fatos...

De onde veio?

Essa dúvida a respeito da origem da fita (envolvendo o secretário de planejamento, Everaldo Martins, tentando forçar a secretária de finanças, Rosilane Peloso, a expedir uma certidão de débito negativo ao empresário Ney Imbiriba, que possui uma dívida junto ao tesouro municipal), entre o editor-chefe e Miguel Oliveira (O Estado do Tapajós) está digamos, apimentada!

Movem-se as Peças

Fonte santarena do 5ª Emenda acaba de ligar e dizer que não só o deputado federal Lira Maia também esteve presente no encontro tucano, como foi o orador mais aplaudido. Teve até parabéns pra você e apagar de velinhas.

Lira Maia deixou algumas mensagens sobre o quadro político local. A primeira é que Lira Maia e Von estarão juntos nas próximas eleições; o segundo é que a dupla só não aceita ou cogita coligação com o PT; terceiro que o grupo político abrigado em dois partidos distintos terá um só candidato; quarto é que, na hipótese de um dos dois sair candidato, não haverá dobradinha em hipótese alguma; e por último, que ainda não é hora de lançamento de candidaturas.

Quem conhece bem o discurso político de Lira Maia interpretou que o deputado federal democrata aproveitou a presença dos tucanos para dizer logo que não aceitará interferência "externa" na escolha do candidato que vai disputar a eleição contra a prefeita Maria "Databrain" do Carmo e que buscará alianças com outras legendas. Inclusive com o PMDB de Antônio Rocha.

segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Associação busca financiamento junto ao Basa

Darte Vasques
Jornal de Santarém

A cada ano que passa diminui o número de peixes existentes nos rios e lagos do mundo, bem como na região amazônica, porque aumenta a população e consequentemente o consumo. Mas infelizmente, a reprodução dos peixes devido às pescas constantes e desordenadas não conseguem acompanhar o desenvolvimento da população, o que leva a uma tendência de diminuir cada vez mais a abundância deste alimento na região e também no mundo.
Visando essa situação, muitas pessoas estão se mobilizando para atuarem na atividade de aqüicultura, que nada mais é a criação de peixes em cativeiro. Roberto Mafra, um dos pioneiros da criação de peixes juntamente com o senhor Edivaldo Lira, deram um passo mais largo ainda, resolveram fundar uma associação de criadores de peixes, a Associação de Aqüicultura do Oeste do Pará.
A associação vai congregar todas as pessoas que criam peixes em cativeiro, gaiolas, lagos, e formas semelhantes. Roberto Mafra e Edivaldo Lira têm como principal interesse com a fundação dessa associação de aqüicultura em Santarém, o fomento financeiro que podem ser obtidos. Mafra, que tem sua criação de peixes em Santana do Tapará justifica. “É realmente para agregar as pessoas que estão mexendo nessa área criando peixe de maneira artesanal que criamos a associação. Tentando profissionalizar essas pessoas para que venha produzir e ajudar o município nessa carência que tem época que passamos que é a falta do pescado”, explica.
Roberto Mafra, disse ainda que quem se filiar a associação vai receber toda a orientação não só na parte técnica como criar o peixe em cativeiro, como também na parte de financiamento bancário. “As instituições bancárias estão de portas abertas. É preciso para isso que as pessoas procurem a associação para serem indicadas para terem um acompanhamento diário de produção, para que esses criadores sejam beneficiados com recursos federais que estão disponíveis para a área de aqüicultura”, continua.
Hoje, às 19h00min, haverá uma reunião dos associados e interessados com a presença da gerência do Banco da Amazônia (Basa) que financia a criação de peixes em cativeiro na sede da Associação de Aqüicultura do Oeste do Pará, que tem sua sede na Avenida Mendonça Furtado, em frente ao Colégio Batista, com reuniões em todas as primeiras segundas-feiras do mês. “O pessoal do Basa confirmou presença e vai explicar a questão de financiamento, além dos procedimentos necessários que devem ser tomados para que o criador tenha acesso a esse financiamento”, completa Mafra, que convida as pessoas interessadas a entrarem no ramo para comparecerem e procurarem para os procedimentos legal de filiação a associação.

Ambulâncias do SAMU estão paradas há sete meses


Darte Vasques
Jornal de Santarém
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) continua sem funcionamento. As cinco ambulâncias que deveriam ser utilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), estão paradas no estacionamento do Hospital Municipal. O posto de funcionamento do Samu está pronto e fica anexo ao Hospital Municipal. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço desenvolvido pela Secretaria de Saúde do Estado do Pará, em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde do Estado organizadas macrorregionalmente. O serviço é responsável pela regulação dos atendimentos móveis de urgência e pelas transferências de pacientes graves da região.
Há seis meses, as obras do prédio onde deveria funcionar o Samu foram concluídas. As ambulâncias chegaram ao município em meados de janeiro. Mas mesmo assim, o serviço continua sem ser oferecido. Dentro do prédio, no lugar onde deveria funcionar a central de atendimento, não há nada, somente em uma das salas está guardado um dos equipamentos encaminhados pelo Ministério da Saúde: uma incubadora neonatal que foi encaminhada em agosto de 2006.
Segundo o titular da Semsa, Emmanuel Silva, o Ministério da Saúde ainda não forneceu os equipamentos internos que devem ser instalados, tanto no prédio quanto nas ambulâncias. “Falta o sistema de radiofonia, de rádio-transmissor, e outros equipamentos, como mesa e computadores. E nós ainda aguardamos a vinda de equipamentos que vão ser colocados dentro das ambulâncias”, disse o titular da Semsa.
De acordo com o Emmanuel Silva, o Ministério da Saúde precisou mudar de fornecedores, o que justifica a demora. “Houve um problema no Ministério com um dos fornecedores e eles tiveram que fazer uma nova licitação e contratar novos grupos fornecedores. Não só o Samu de Santarém, mas outras unidades do país estão sem equipamentos”, explica o secretário.
O governo federal para melhor atendimento no município, repassou a Semsa, R$ 100 mil (cem mil reais) para a construção da parte de infra-estrutura. Uma base foi construída ao lado do local onde funciona o serviço 192, para que tão logo que fosse concluída a obra, mais R$ 150 (cento e cinqüenta mil reais) seriam encaminhados para a aquisição de equipamentos e núcleos de educação e urgência, bem como os meios de transportes.
Mas, segundo a assessoria do Ministério da Saúde, foi enviado em setembro de 2006, R$ 100 mil para a construção e reforma da Central de Regulação Médica do Samu de Santarém. Além do incentivo financeiro, o Ministério da Saúde doou à Secretaria de Saúde de Santarém cinco ambulâncias sendo, três de suporte básico (USB), uma de suporte avançado (USA) e uma de reserva técnica a ser utilizada em caso de manutenção das demais ambulâncias. As ambulâncias de suporte básico e suporte avançado foram enviadas à Secretaria Municipal de Saúde em janeiro deste ano. Já a ambulância de reserva técnica foi encaminhada ao município no mês de março, além de um oxímetro e aspiradores que foram enviados em outubro de 2006.
Emmanuel Silva informou que “alguns equipamentos já estão lá, mas você não pode, só com um tipo de equipamento, colocar o sistema pra funcionar”. O secretário destacou também que o grupo que irá trabalhar no Samu será capacitado pelo setor especializado de treinamento da Secretaria de Saúde do Estado. “O Estado vai entrar em parceria e em breve nós vamos trazer esse pessoal para realizar o treinamento do grupo que irá funcionar no Samu”.

Edir Pires toma rasteira do PSC

Itaituba
O médico Edir Pires, que quase elegeu-se pelo PSC deputado estadual nas últimas eleições com 14.206 votos, levou uma senhora rasteira de Hilton Aguiar e da direção do partido.
Edir perdeu o comando do Partido Social Cristão, sem receber sequer um telefonema da cúpula estadual do PSC, num flagrante de total falta de respeito para com alguém que foi muito importante na transferência de grande soma de votos para a sigla.
Enquanto isso, com Hilton Aguiar assumindo o PSC em Itaituba, é mais do que certo que o mesmo estará no palanque do prefeito Roselito Soares na eleição do ano que vem.
Não foi bom para Valmir Climaco (PMDB), que contava com o PSC em sua campanha.

Escola técnica: MEC desclassifica Itaituba

Jeso Carnerio

O MEC (Ministério da Educação) desclassificou Itaituba e criticou "o desinteresse" da prefeitura pela construção de uma escola técnica no município.

O ministro Fernando Haddad não deixou por menos, e passou um sabão no prefeito. "A comunidade não poderá ser penalizada pela falta de compromisso de alguns. A intenção é procurar o poder local para não deixar a sociedade desatendida”, afirmou, em entrevista à Agência Brasil.

O tucano Roselito Soares, visível candidato à reeleição, é quem administra há cerca de 3 anos o município.

Prá Geral

Deu no 5ª Emenda:

Erra quem acha que a CVRD está preocupada com os R$ 4,5 milhões que investiu em campanhas petistas no ano passado.Sabe muito bem a mineradora que é jogo do partido o apoio a estatização da empresa, através de plebiscito que começou no sábado, e vai até o dia 7.Prova-o a entrada em cena do partido na undécima hora, e assim mesmo contra a vontade de sua direção nacional.

Socorram o 190

Santarém
Hoje cedo, logo após presenciar mais uma ocorrência de acidente no trânsito mocoronga em que uma camionete L-200, acertou como num jogo de boliche dois motoqueiros, esse repórter tentou sem sucesso acionar o 190, mas ninguém atendeu!