O parecer do juiz, segundo fonte que jura de pés juntos ter ouvido da boca de Everaldinho, vai ser publicado na capa d’O Estado do Tapajós uma retração que já teria sido definida até a dimensão.
quinta-feira, 6 de setembro de 2007
Retratação na capa
O parecer do juiz, segundo fonte que jura de pés juntos ter ouvido da boca de Everaldinho, vai ser publicado na capa d’O Estado do Tapajós uma retração que já teria sido definida até a dimensão.
Postado por Darte Vasques às 09:37:00 0 comentários
Mais de 10.580 declarações já foram recebidas
Postado por Darte Vasques às 09:16:00 0 comentários
quarta-feira, 5 de setembro de 2007
Nota a sociedade santarena da Asimas
1 – O setor florestal do oeste do Pará vem insistentemente atuando junto aos governos estadual e federal no sentido de garantir matéria-prima de origem legalizada para as indústrias, através de prática de manejo florestal sustentável. Foram centenas de reuniões com órgãos públicos, milhares de documentos assinados e propostas encaminhadas, sempre no sentido de garantir a legalidade do setor.
2 – A Asimas repugna qualquer ilegalidade comprovada na exploração madeireira em áreas de assentamentos ou qualquer outra e apóia as ações dos órgãos competentes contra práticas irregulares, mas não concorda que todo o setor florestal da região seja apontado como culpado por ações isoladas, que devem ser identificadas e punidas na forma da lei. A entidade defende que as atividades legais sejam mantidas.
3 – O uso dos assentamentos para o fornecimento de matéria-prima legalizada para as indústrias da região foi proposto pelo próprio governo federal, como forma legal e lícita de superar a crise do setor florestal, vivida especialmente por causa da falta de regularização fundiária na região. A Asimas apóia as ações dos governos que visam garantir a continuação da atividade florestal de forma legalizada, ordenada e sustentável.
4 – Não se pode condenar as parcerias comerciais líticas feitas entre associações de assentados e empresas legalmente constituídas, que garantem a exploração sustentável das áreas de reserva legal através de planos de manejo. Casos isolados de irregularidades devem ser combatidos, mas as parcerias são perfeitamente viáveis do ponto de vista econômico e social, tanto para os assentados quanto para as empresas madeireiras e seus milhares de empregados em toda a região.
5 – Todo o assentado que recebe um lote de terra do governo tem por dever legal manter 80% da floresta desta área, podendo desmatar por corte raso (cortando todas as árvores) apenas 20%. O uso destes 80% de florestas para o fornecimento de matéria-prima para a indústria madeireira garante ao assentado obter renda com a floresta em pé, incentivando-o, assim, a manter conservado os 80% de sua área, como manda a lei, ou até mais do que isso. E ainda contribui para a diminuição da crise de um setor vital para a economia regional, maior gerador de emprego e renda nos municípios da região.
6 – A retirada de madeira destas áreas é feita com base em um Plano de Manejo Florestal Sustentável (PMFS), que não prevê corte raso, mas sim o corte de apenas algumas árvores de cada espécie, garantindo assim a perenidade da floresta e a sustentabilidade econômica e ambiental tanto da empresa que explora a área como dos assentados. De mais de mil espécies de árvores existentes nestas áreas, menos de 10% são exploradas pelas empresas madeireiras. O setor florestal defende a floresta em pé, pois sem ela não tem como sobreviver.
7 – As empresas não criam nem influenciam a criação de associações de assentados, muito menos decidem quem serão os beneficiados. Os assentados é que decidem ou não pela exploração da área através de plano de manejo, bem como com qual empresa farão o contrato. Cabe ao Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama) e à Secretaria de Meio Ambiente do Estado fiscalizar o comprimento do plano de manejo.
8 – Os assentamentos interditados pela Justiça não foram criados para atender as necessidades do setor florestal, tanto que depois de praticamente dois anos após a sua criação, não foram liberados planos de manejo nestas áreas.
9 – A liberação de planos de manejos em assentamentos é apenas uma medida paliativa, pois as medidas definitivas para acabar com a falta de matéria-prima estão previstas na Lei de Gestão Florestal, que prevê a concessão de áreas de florestas públicas federais e estaduais. Esta lei foi publicada há cerca de dois anos, mas até o momento nenhuma área foi concedida pelo governo. A expectativa do setor é que já partir do próximo ano seja dado início às concessões nas áreas estaduais e federais da região, o que irá garantir o fornecimento de madeira às indústrias do oeste do Pará.
10 – A Asimas defende que sejam adotados os procedimentos legais para a regularização dos assentamentos criados pelo Incra na região, e que os que possuírem viabilidade comprovada possam ser efetivados. E defende que os mesmos, se essa for a vontade dos assentados, possam fornecer, sim, matéria-prima legalizada e lícita para as indústrias madeireiras. O setor ganha, gerando mais empregos e renda. Os assentados ganham, obtendo renda sem derrubar a floresta. E a Amazônia agradece.
Postado por Darte Vasques às 16:37:00 0 comentários
Asfaltamento da Br-163 pode paralisar
Postado por Darte Vasques às 14:21:00 0 comentários
R$50 mil para saúde em Itaituba
Postado por Darte Vasques às 13:25:00 0 comentários
Muito além do mensalão
Postado por Darte Vasques às 08:24:00 0 comentários
Entre tapas e beijos...
Deu no blog do editor-chefe:
Depois que o procurador Felipe Fritz quis saber porque não recebeu convite do show do Leonardo no 8° BEC em Santarém, um clima tenso ronda àquela unidade do Exército brasileiro.
Tomara que não apareça ninguém enforcado em lençóis.
O clima entre soldados e oficiais segue o ritmo da música.
Postado por Darte Vasques às 08:16:00 0 comentários
terça-feira, 4 de setembro de 2007
Projeto “Operação Sorriso Brasil” inclui Santarém
A Câmara Municipal de Santarém foi convidada a fazer parte da comissão que prepara a Operação Sorriso, e o vereador Enderson Pinto, como representante do legislativo, explicou quem poderá ter acesso ao projeto. “As famílias que tem crianças e adolescente com lábios leporinos devem nos procurar para podermos fazer uma triagem e saber quais os que precisam fazer a cirurgia”.
Segundo o vereador, os interessados devem, até hoje, terça-feira (04), buscar mais informações na Casa da Criança, desde às 07:00hs, e concluiu que o projeto conta com várias parcerias para melhor servir a população necessitada.
Postado por Darte Vasques às 11:38:00 0 comentários
Asfalto na Curuá-una é suspenso novamente
Santarém
Os serviços de asfaltamento da PA-370, Santarém/Curuá-Una, foram suspensos novamente. Dessa vez não foi falta de material. O maquinário está sendo usado no asfaltamento da PA – 431, que liga Santarém a comunidade de Mojuí dos Campos. O asfalto passa pela comunidade de São José Operário e Santa Rosa.
Segundo o chefe do núcleo Regional da Secretaria Estadual de Transportes (Setrans), Juca Pimentel, os trabalhos estão acontecendo de acordo com o que já estava planejado pela Setrans. O trabalho de revitalização da PA – 431, acontece a pedido da coordenação da “Caminhada de Fé com Maria”, que todos os anos enfrenta problemas com os buracos e a poeira na estrada.
A previsão para conclusão dos 70 km da Rodovia Curuá-Una continua para dezembro deste ano mesmo com todos os imprevistos. Os moradores da PA – 370 não concordaram com a paralisação.
Darte Vasques
Postado por Darte Vasques às 11:21:00 0 comentários
Suave Veneno por Dayan Serique
Postado por Darte Vasques às 08:52:00 1 comentários
De onde veio?
Postado por Darte Vasques às 08:42:00 0 comentários
Movem-se as Peças
Fonte santarena do 5ª Emenda acaba de ligar e dizer que não só o deputado federal Lira Maia também esteve presente no encontro tucano, como foi o orador mais aplaudido. Teve até parabéns pra você e apagar de velinhas.
Lira Maia deixou algumas mensagens sobre o quadro político local. A primeira é que Lira Maia e Von estarão juntos nas próximas eleições; o segundo é que a dupla só não aceita ou cogita coligação com o PT; terceiro que o grupo político abrigado em dois partidos distintos terá um só candidato; quarto é que, na hipótese de um dos dois sair candidato, não haverá dobradinha em hipótese alguma; e por último, que ainda não é hora de lançamento de candidaturas.
Quem conhece bem o discurso político de Lira Maia interpretou que o deputado federal democrata aproveitou a presença dos tucanos para dizer logo que não aceitará interferência "externa" na escolha do candidato que vai disputar a eleição contra a prefeita Maria "Databrain" do Carmo e que buscará alianças com outras legendas. Inclusive com o PMDB de Antônio Rocha.
Postado por Darte Vasques às 08:30:00 0 comentários
segunda-feira, 3 de setembro de 2007
Associação busca financiamento junto ao Basa
Jornal de Santarém
A cada ano que passa diminui o número de peixes existentes nos rios e lagos do mundo, bem como na região amazônica, porque aumenta a população e consequentemente o consumo. Mas infelizmente, a reprodução dos peixes devido às pescas constantes e desordenadas não conseguem acompanhar o desenvolvimento da população, o que leva a uma tendência de diminuir cada vez mais a abundância deste alimento na região e também no mundo. Visando essa situação, muitas pessoas estão se mobilizando para atuarem na atividade de aqüicultura, que nada mais é a criação de peixes em cativeiro. Roberto Mafra, um dos pioneiros da criação de peixes juntamente com o senhor Edivaldo Lira, deram um passo mais largo ainda, resolveram fundar uma associação de criadores de peixes, a Associação de Aqüicultura do Oeste do Pará. A associação vai congregar todas as pessoas que criam peixes em cativeiro, gaiolas, lagos, e formas semelhantes. Roberto Mafra e Edivaldo Lira têm como principal interesse com a fundação dessa associação de aqüicultura em Santarém, o fomento financeiro que podem ser obtidos. Mafra, que tem sua criação de peixes em Santana do Tapará justifica. “É realmente para agregar as pessoas que estão mexendo nessa área criando peixe de maneira artesanal que criamos a associação. Tentando profissionalizar essas pessoas para que venha produzir e ajudar o município nessa carência que tem época que passamos que é a falta do pescado”, explica. Roberto Mafra, disse ainda que quem se filiar a associação vai receber toda a orientação não só na parte técnica como criar o peixe em cativeiro, como também na parte de financiamento bancário. “As instituições bancárias estão de portas abertas. É preciso para isso que as pessoas procurem a associação para serem indicadas para terem um acompanhamento diário de produção, para que esses criadores sejam beneficiados com recursos federais que estão disponíveis para a área de aqüicultura”, continua. Hoje, às 19h00min, haverá uma reunião dos associados e interessados com a presença da gerência do Banco da Amazônia (Basa) que financia a criação de peixes em cativeiro na sede da Associação de Aqüicultura do Oeste do Pará, que tem sua sede na Avenida Mendonça Furtado, em frente ao Colégio Batista, com reuniões em todas as primeiras segundas-feiras do mês. “O pessoal do Basa confirmou presença e vai explicar a questão de financiamento, além dos procedimentos necessários que devem ser tomados para que o criador tenha acesso a esse financiamento”, completa Mafra, que convida as pessoas interessadas a entrarem no ramo para comparecerem e procurarem para os procedimentos legal de filiação a associação.
Postado por Darte Vasques às 17:14:00 0 comentários
Ambulâncias do SAMU estão paradas há sete meses
Postado por Darte Vasques às 16:51:00 0 comentários
Edir Pires toma rasteira do PSC
Postado por Darte Vasques às 09:20:00 0 comentários
Escola técnica: MEC desclassifica Itaituba
Jeso Carnerio
O MEC (Ministério da Educação) desclassificou Itaituba e criticou "o desinteresse" da prefeitura pela construção de uma escola técnica no município.
O ministro Fernando Haddad não deixou por menos, e passou um sabão no prefeito. "A comunidade não poderá ser penalizada pela falta de compromisso de alguns. A intenção é procurar o poder local para não deixar a sociedade desatendida”, afirmou, em entrevista à Agência Brasil.
O tucano Roselito Soares, visível candidato à reeleição, é quem administra há cerca de 3 anos o município.
Postado por Darte Vasques às 08:40:00 0 comentários
Prá Geral
Deu no 5ª Emenda:
Erra quem acha que a CVRD está preocupada com os R$ 4,5 milhões que investiu em campanhas petistas no ano passado.Sabe muito bem a mineradora que é jogo do partido o apoio a estatização da empresa, através de plebiscito que começou no sábado, e vai até o dia 7.Prova-o a entrada em cena do partido na undécima hora, e assim mesmo contra a vontade de sua direção nacional.
Postado por Darte Vasques às 08:26:00 0 comentários
Socorram o 190
Postado por Darte Vasques às 08:10:00 0 comentários