segunda-feira, 16 de abril de 2007

O que Itaituba precisa é de ônibus

Sou contra o serviço de moto-táxi e isso é um fato. Porém, estou longe de querer ser o dono da verdade. No entanto, vou fazer aqui algumas considerações dos motivos que me levam a ser contra esse serviço, embora reconheça que o clamor popular é muito grande em favor do funcionamento de moto-táxi em Itaituba.
Sou a favor que as pessoas possam ter um serviço público para sua locomoção, porém, não acredito que seja o moto-táxi o meio de transporte ideal para a resolução desse problema, visto que moto não foi inventada para serviço de transporte de passageiro, sem falar dos riscos que o meio oferece.
O clamor que vem das ruas é muito mais pelo serviço insatisfatório oferecido pelos taxistas de Itaituba, do que por mérito dos moto-táxistas. O motorista de táxi tem grande culpa se existe esse clamor hoje nas ruas, pois em outrora, quando reinavam sozinhos, faziam o que queriam com os usuários, muitos até chegavam a verdadeiras extorsões e agora chegou a hora da revanche da população, que cansada dos famigerados por dinheiro, que na chegada dos barcos, assediam e só faltam arrancar os braços dos passageiros. Não são todos, mas a grande maioria age assim.
Se não existe transporte público em nossa cidade, que tem 150 anos, não vai ser uma solução rápida e simples que vai resolver. É preciso ter responsabilidade e serenidade nesta hora. Não adianta querer jogar para a platéia, pois o que está em jogo são vidas. É preciso que de fato a COMTRI funcione, não só na aplicação de multas, mas no planejamento do setor de Engenharia de Tráfego e de Transporte, para que, através deste setor, tenhamos um raio X do problema e possamos instalar aqui em Itaituba o serviço de ônibus.
A população de Itaituba não tem cultura de usar ônibus porque nunca sentiu segurança nesse tipo de transporte, pois anos atrás, quando algumas empresas exploravam o serviço, não havia por parte do setor público qualquer órgão que fizesse a fiscalização do transporte, o que tornava totalmente inviável, pois soltas e sem estudos de engenharia de tráfego as empresas faziam o que queriam do usuário de transporte coletivo, ou seja, as linhas eram muito longas, não cumpriam o itinerário e não faziam o percurso no tempo determinado. Se num dia eu pegava um ônibus em determinada parada às 7:30, no dia seguinte, nesse mesmo horário, o ônibus teria que passar novamente, mas essa regularidade nunca acontecia o que originou o descontentamento da população com esse tipo de transporte.
Hoje, no entanto, acredito que Itaituba já esteja preparada para receber esse tipo de transporte, pois já possui um órgão gestor do trânsito municipal, que é a COMTRI, e percebe-se uma vontade muito grande da administração municipal em ofertar à população um meio de transporte que satisfaça as suas necessidades.
O serviço de Moto-táxi trouxe em vários municípios o aumento da criminalidade, da violência. Além disso, não dá pra falar em serviço de moto-táxi controlado, pois é um tipo de transporte de dificílimo controle, mesmo com órgão de trânsito eficiente. Está comprovado que onde o mesmo se instalou, o serviço clandestino ficou incontrolável e transformou em caos o trânsito das cidades.Por isso afirmo, o que Itaituba precisa é de ônibus. Ônibus novos, seguros, com linhas rápidas, inteligentes, e que cumpram seus horários estabelecidos pelo órgão gerenciador e fiscalizador do trânsito municipal. Se assim ocorrer, Itaituba terá um meio de transporte barato, mas não o barato que sai caro, que mutila e que mata pessoas em grandes quantidades.
por Dayan Serique - Pedagogo e pós-graduado em Administração Educacional

Nenhum comentário: