terça-feira, 26 de junho de 2007

Falta de professores na UFPA prejudica alunos

Santarém

O problema assusta principalmente os calouros de Direito, que temem não concluírem seus cursos no prazo previsto e a qualidade ser afetada

Hoje é possível dizer que o serviço público federal em Santarém sofre de uma síndrome cancerígena, especialmente no âmbito educacional. O principal sintoma desta síndrome é a falta de professores. Uma comissão de alunos da Universidade Federal do Pará procurou o Jornal de Santarém e Baixo Amazonas (JSBA) para fazer a denúncia. Hoje o problema atinge principalmente os calouros, que ingressam na Instituição ávidos por conhecimentos.

Os estudantes contam que ao entrarem na faculdade, depois do acachapante estresse do vestibular, acreditam que terão muitas matérias e assuntos com que se ocupar e, principalmente, professores para ministrarem as aulas, mas não tarda e recebem um verdadeiro “balde de água fria”.
Na turma de Direito 2006, o problema é mais grave e alarmante, assumindo a dimensão de uma crise: “Temos normalmente cinco disciplinas a cada semestre, mas neste segundo bloco a nossa turma não aceitou ter um único professor, de poucos conhecimentos jurídicos, para ministrar duas disciplinas ao mesmo tempo: Introdução ao Estudo do Direito II e História do Direito. Foi aí que resolvemos em conjunto com a turma de Direito 2007, protocolar abaixo-assinado, pedindo a substituição imediata do professor, que só foi exonerado porque contra ele já corria outro abaixo-assinado, da turma de Direito 2003”, diz um estudante que completa: “Mas a Coordenação do Curso de Direito até agora não conseguiu substituir este professor”.

Nenhum comentário: