terça-feira, 4 de dezembro de 2007

Belém sedia o 1º Encontro de Governadores da Frente Norte do Mercosul

Agência Pará
O 1º Encontro de Governadores da Frente Norte do Mercosul, que começa hoje (04), em Belém, terá a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O Encontro é uma promoção do governo do Estado do Pará, via Coordenadoria de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento Sustentável (CIDS) e Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. O encontro será no Hangar – Centro de Convenções & Feiras da Amazônia e vai até quinta-feira (06).
O principal objetivo do evento é acelerar a integração e a cooperação entre as doze nações sul-americanas participantes. O foco especial é com os países amazônicos. Três eixos temáticos nortearão as discussões dos participantes:
- Desenvolvimento regional sustentável;
- Cooperação técnico–científica, cultural e universitária; e
- Políticas sociais amazônicas.
Cerca de 15 instituições supranacionais e 50 representações estrangeiras, entre governos estaduais, federais, organizações não-governamentais e instituições de pesquisa, estarão em Belém para discutir o processo de integração e cooperação na América do Sul. O evento da capital paraense será o segundo encontro de Governadores do Mercosul. O primeiro ocorreu na província de Tucumán, Argentina, nos dias 18 e 19 de maio deste ano, e envolveu principalmente as províncias do noroeste argentino e os Estados do nordeste brasileiro. "O evento de Belém representa, na prática, o primeiro passo para a participação efetiva dos governos estaduais dos países amazônicos no processo de integração regional”, observou Nazaré Imbiriba, Secretária de Cooperação Internacional do Governo do Pará.
Duas reuniões preparatórias ao Encontro foram realizadas em agosto - uma em Belém, no dia 10, e outra em Manaus, no dia 28 - com representantes dos governos estaduais da Amazônia brasileira e da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República. Após cada Estado considerar suas principais demandas, foram definidos os temas para as discussões no Encontro.
Programação
Nos dias 4 e 5, terça e quarta-feira, grupos de trabalho (GTs) compostos por organismos internacionais, Ongs, empresas públicas, instituições de pesquisa e governos estaduais e federais, serão formados para definir propostas de cooperação e integração em cada um dos temas. No terceiro e último dia, 6, com a presença do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, os governadores estaduais dos países amazônicos debaterão as propostas para os três temas. As propostas serão reunidas por uma relatoria em uma agenda de cooperação, a Agenda do Pará.

Nenhum comentário: