terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Apagão em Itaituba


O município de Itaituba ficou sem energia elétrica durante 7 horas e 33 minutos. Eram 9h52 desta manhã quando a energia foi embora.


Inicialmente informou-se que o problema seria na subestação local. Mas, começou a demorar a ser restabelecido o sistema e a pressão sobre o escritório da Rede Celpa foi bastante forte, o que forçou a gerência a colocar um carro de som na rua, comunicando que estava vindo uma equipe de Santarém para ajudar a resolver o problema, que se localizava em algum ponto do trecho da Rodovia Transamazônia, entre Miritituba e Rorópolis.


Às 17 horas e 25 minutos a energia foi restabelecida, para alívio de uma cidade que tinha ouvido as mais variadas informações sobre o problema. Vaticinou-se a volta para as 4 horas da manhã de terça-feira, para dentro de três e até de cinco dias. Felizmente voltou bem antes.


Foi uma correria só de quem ainda tinha seu grupo gerador, que mesmo cheio de teias de aranha passou a ser visto com solução para enfrentar a noite. Os donos de oficinas não tiveram tempo, de tantos chamados que receberam. Jessé Silva disse que recebeu alguns chamados e encontrou motores sem nenhum chance de funcionar imediatamente.


Hoje foi um dia atípico no comércio de Itaituba. Vendeu-se muito pouco. Na parte da tarde, apesar do dia ter sido bastante ventilado, proprietários e funcionários de lojas foram para frente das mesmas, pois os clientes eram poucos e o calor bastante forte.


Itaituba, que sofreu com o racionamento durante tantos anos, até a chegada do Linhão de Tucuruí, lembrou dos velhos e nada agradáveis tempos. Nada saudosos por causa da frequente falta de energia; saudosos por causa do dinheiro fácil que se ganhava.

Nenhum comentário: