Ao se deparar, no meio da rua, com dois cheques assinados, cada um no valor de R$ 642,20, no dia 8 de janeiro, Tiago de Abreu, 17 anos, poderia ter a cobiça despertada. No mesmo dia, sem sequer calcular que a soma deles significava sete vezes o que ganha por mês, devolveu os cheques, em Santa Rosa, no noroeste do Estado.
Tiago é um dos 53 meninos de baixa renda selecionados pelo município para atuarem no estacionamento rotativo nas ruas centrais. A função que desempenha é a de jovem aprendiz orientador, pela qual recebe uma bolsa de meio salário-mínimo. No turno inverso ao da escola, os meninos cobram dos motoristas pelo tempo em que deixarem seus carros estacionados. Na terça-feira, Tiago esteve rodeado de autoridades, na prefeitura. Sua honestidade mereceu uma solenidade em sua homenagem.
- Fui cobrar um veículo e vi, no meio da rua, as duas folhas de cheque juntas. Olhei o nome e fui atrás da dona. Perguntei por ela num prédio em frente e ninguém conhecia. Fiquei quieto e guardei. Só pensei, bá, vou ter que achar logo essa pessoa, deve estar maluca atrás dos cheques - lembrou o garoto.
Ele mora com a mãe, que é faxineira, e duas irmãs pequenas. Com a bolsa, ajuda na alimentação da família. Assim que terminou seu turno no estacionamento, foi até o local onde trabalha e entregou os cheques para seu coordenador. No mesmo dia, as folhas foram devolvidas para a dona, a contabilista Ana Luiza Mattiazzi, que nem chegou a cancelá-las.
Além de estarem assinados, os cheques não eram nominais. Eles foram perdidos por um fornecedor de material de construção que Ana havia pago. Quando soube do extravio e tentou sustar os cheques, foi informada pelo banco que eles já tinham sido encontrados e seriam deixados na Polícia Civil. - Não esperava que fosse mais recuperar. Se tivesse caído em mãos erradas, era só descontar. Um cheque sem estar nominal, preenchido e assinado é praticamente dinheiro. Foi muito honesta a atitude dele - comenta Ana. Fora as brincadeiras que ouve dos amigos mais chegados, Tiago tem recebido elogios nas ruas e ficou famoso. Do prefeito Alcides Vicini (PP) e do secretário de Trânsito do município, Antônio Valmor Góes, ganhou um aparelho de rádio AM/FM.
Nenhum comentário:
Postar um comentário