A Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA) assinou, nesta segunda-feira (18), um convênio no valor de R$ 4,8 milhões com a Secretaria de Estado de Agricultura do Pará (Sagri). Os recursos serão destinados ao Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural Pública do Estado do Pará (Progater). A previsão é de que até o final de 2007, sejam repassados ao programa R$ 10 milhões. A reunião aconteceu no gabinete da governadora do Estado, Ana Júlia Carepa.
O encontro contou com a presença do secretário de Agricultura Familiar do MDA, Adoniram Peraci, do secretário de Agricultura do Pará, Cássio Pereira, do delegado federal do MDA no Pará, José Abucater, do Superintendente da Comissão Executiva de Planejamento da Lavoura Cacaueira (Ceplac) na região, Arapiraca da Silva, de representantes de movimentos sociais e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O evento foi precedido de uma audiência com a governadora, na qual se discutiu a importância do Progater para o Estado.
O delegado federal do MDA/PA, José Abucater, destacou que o programa vai aumentar a qualidade dos serviços de assistência técnica e extensão rural para os agricultores não assentados pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), como quilombolas, indígenas e ribeirinhos. “Esses treinamentos vão auxiliar na melhoria da produção agrícola. Isso certamente se refletirá nas vendas. Outro benefício é que esses agricultores passarão a ter acesso ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf)”, explicou.
Assessoria de Comunicação MDA
Nenhum comentário:
Postar um comentário