domingo, 17 de junho de 2007

Comércio fechas as portas em Itaituba

Empresários e comerciantes fecharam as portas de seus estabelecimentos comerciais por uma hora, hoje nesta sexta feira pela manhã em protesto as ações da Secretaria Estadual da Fazenda - SEFA em Itaituba. O protesto contou com a participação de comerciários e populares que se concentraram em frente ao Fórum e em seguida marcharam até a sede da SEFA em Itaituba.
A origem do protesto se deu em função da exigência da aquisição de uma máquina que emite cupom fiscal, tendo um custo de R$ 7.000,00 (sete mil reais) o que é bastante questionado pelos comerciantes que alegam não ter condições de adquirir de imediato tal equipamento em virtude do preço e do custo de manutenção do referido equipamento e por isso pedem um novo prazo para se adequar a esta exigência.
Uma equipa da SEFA está no município, juntamente com integrantes do PROCON, fazendo contato com entidades e ministrando palestras para estudantes sobre os direitos do consumidor. O rigor com relação à aquisição da máquina será mantido, reiteram os representantes da SEFA, acrescentando que os comerciantes não podem alegar desconhecimento de uma lei existente há mais de dez anos.
Alguns empresários dizem que não se negam em pagar seus impostos, no entanto, questionam que o Estado só se faz presente na hora de cobrar e de arrecadar, mas não se vê o Estado presente na melhoria da cidade, como é o caso das ações que dependem do Governo do Estado demoram a ser concluídas, como é o caso da orla e do descaso com a segurança pública, onde vai ser realizado o concurso público e não estão reservadas vagas para Itaituba.
Dayan Serique

Nenhum comentário: