quarta-feira, 11 de julho de 2007

PM de Santarém recebe lancha para patrulhamento naval

Foto: DSVasques
O comando da Policia Militar de Santarém recebeu na última quinta-feira (5) do governo do estado uma Lancha de Ação Rá­pida (LAR). A embarcação foi entregue pelo comandante da PM no estado, coronel Luiz Cláudio Ruffeil Rodrigues, ao tenente coronel Osmar Vieira da Costa Jú­nior, que responde pelo Comando do Policiamento Regional I (CPR I). A lancha será empregada no patrulhamento fluvial na região do Mé­dio e Baixo Amazonas e, em aproximadamente trinta dias, que é o tempo em que termina o treinamento para operacionalização, ela estará em pleno funcionamento nas águas doces do Tapajós e barrentas do Amazonas.

Segundo o cel. Luiz Cláudio Ruffeil a LAR, batizada de tenente PM Peterson, vai trabalhar principalmente na repressão trafico de drogas por embarcações e ao contrabando de mercadorias. 'É mais um serviço que o governo do Estado está trazendo para Santarém. Essa Lancha de Ação Rá­pida vai possibilitar a ação da Polí­cia Militar nos rios. Faremos fiscalização e repressão a qualquer tipo de infração que seja cometida utilizando embarcações principalmente o trá­fico de drogas', disse o coronel, frisando que a LAR trabalhará não só na fiscalização através do patrulhamento como também na abordagem e revista de embarcações que por ventura possa vir a levantar qualquer tipo de suspeita.

A embarcação é construí­da com chapa de alumí­nio, tem 7,6 metros de cumprimento, capacidade má­xima de transporte para doze pessoas, com potência de 230HPs, equipada com painel de comando e controle do motor, sirene policial, holofote de busca com alcance de 500 metros, duas chaves de ignição, GPS, bússola magné­tica e outros acessó­rios complementares. Ruffeil trouxe ainda na bagagem de visita a Santarém o helicóptero Gavião 01 do Grupamento Aé­reo (GRAER) da PM. O Gavião 01, modelo Esquilo, aeronave ágil, foi brilhantemente apresentado solo e juntamente com a LAR. Durante a solenidade de entrega, pé­talas de rosa foram jogadas sobre a lancha e o Gavião 01. De acordo com o comandante Ruffeil, o Gavião 01 foi trazido somente para 'encher os olhos dos santarenos', mas não veio para ficar. 'Já existe todo um planejamento feito. Nós instalaremos três bases do Grupamento Aé­reo em todo o Estado: Santarém, Marabá e Belém'. Em Marabá, a base do GRAER já foi instalada e está dependendo somente do helicóptero ser repassado, onde já existe o compromisso de que tão logo encerre os jogos do Pan uma das aeronaves irá para Marabá e a outra virá para Santarém. 'Em futuro bem pró­ximo será instalada uma base do GRAER em Santarém', concluiu.
Agência Amazônia

Nenhum comentário: