domingo, 29 de julho de 2007

Novas bases do Ibama serão implantadas

Santarém
Santarém é uma das principais rotas de comércio de animais silvestres, exploração e transporte ilegal de madeira, além de apresentar grandes índices de desmatamento. Esse ano o Ibama já prendeu mais de 2 mil metros cúbicos de madeira e realizou outras fiscalizações em diversas áreas de atuação.
As vistorias nas empresas madeireiras realizadas pela divisão de controle e fiscalização da gerencia do órgão em Santarém faz parte do plano de prevenção e combate ao desmatamento da Amazônia. Todas as empresas fiscalizadas até agora apresentam irregularidades.
De acordo com o gerente do Ibama, Daniel Cohenca, algumas empresas em Santarém apresentaram ao órgão licença de operação vencida e protocolo de pedido de renovação fora do prazo legal. “Em uma serraria nós encontramos 6.800 metros³ a mais do que eles poderiam ter legalizado. Madeiras que com certeza saíram de lugares não autorizados e sem os dados corretos para preservação ambiental e sustentabilidade do setor florestal”.
As fiscalizações serão intensificadas em toda região com a instalação de novas bases operativas ao longo das rodovias BR-163 e Transamazônica com foco nos desmatamentos. Essas bases também atuarão na prevenção de crimes ambientais.

Nenhum comentário: