quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Parque zoobotânico só a partir de setembro

Santarém

Zôofit, primeiro parque zoobotânico da Região Oeste do Pará, será implantado em Santarém e aberto para visitação a partir do dia 22 de setembro. De acordo com o gerente do zoológico, professor Sidcley Matos, são mais de 400 animais, divididos em 30 espécies, que vivem em uma área de floresta com 146 hectares, há 15 quilômetros do centro da cidade. Dentre as atrações estão gaviões-reais, macacos, cutias, araras e jabutis.
Para o professor Sidcley Matos, a iniciativa segue a tendência mundial, voltada para a educação ambiental. Segundo ele, alguns animais foram capturados para serem ajudados “e acabam se domesticando. O zoológico vai ser um local mais apropriado para morar com tratamentos biólogos e muito mais”.
O professor informou ainda que os animais consomem, diariamente, de 500 a 600 quilos de alimentos, sob a supervisão de 22 profissionais, entre tratadores, veterinários e biólogos. Ele explicou que estão sendo realizadas algumas obras que privilegiam a qualidade e a segurança dos animais com o objetivo de oferecer um tratamento mais adequado.
A área já possui licença de operação do IBAMA e um espaço será destinado ao órgão para triagem e reabilitação dos animais oriundos do resgate de residências e da biopirataria.

Nenhum comentário: