sexta-feira, 10 de agosto de 2007

PF não vai receber recompensa por traficante colombiano

Agência Brasil
A Polícia Federal esclarece, por meio da assessoria de imprensa, em Brasília, que em nenhum momento a instituição cogitou receber a recompensa de US$ 5 milhões oferecida pelo governo norte-americano pela prisão do traficante colombiano Juan Carlos Ramirez Abadia, no último dia 7, em Aldeia da Serra (SP).
A assessoria enfatiza que a Polícia Federal cumpriu com o papel constitucional da corporação e que a "segurança pública é dever do Estado". A PF afirma que a operação não foi isolada e teve a participação de vários órgãos governamentais brasileiros e estrangeiros, incluindo a ajuda da Argentina, Uruguai e Espanha. "Não pleiteamos, não esperamos e não receberemos (a recompensa)", informou a assessoria.
O colombiano Juan Carlos Abadia, acusado de chefiar o cartel de drogas Vale do Norte, é um dos traficantes mais procurados do mundo pela agência antidrogas dos EUA e foi preso no município de Aldeia da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo. Ele é suspeito de ser o mandante de centenas de homicídios na Colômbia e nos EUA, incluindo de policiais e informantes. O patrimônio dele é estimado em mais de US$ 1,8 bilhão.

Nenhum comentário: