quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Juiz desafoga Vara da Família

Santarém
Alessandra Branches
Agência Amazônia
O jovem magistrado paranaense de 30 anos, Gabriel Veloso de Araú­jo, conseguiu um feito iné­dito na 5ª Vara Cí­vel da Comarca de Santarém. Em menos de seis meses, o magistrado conseguiu zerar o nú­mero processos acumulados, que somados chegavam a mais de seis mil. Segundo ele, o trabalho foi árduo e cansativo, mas ressalta que a façanha só foi possí­vel graças a ajuda de vá­rios colaboradores.

Para alcançar o feito, foi criada uma 'força tarefa', na qual todos os estagiá­rios, e colaboradores do cartó­rio foram treinados e capacitados para juntos trabalharem e colocarem em dias os processos. De acordo com a secretaria da Vara, mais de 300 processos subiam diariamente do cartó­rio para serem analisados e posteriormente sentenciados pelo juiz. Com isso, aumentou a rotatividade dos trabalhos e os lití­gios eram resolvidos em curto prazo. 'É esse o nosso objetivo, fazer com as partes tenham seus lití­gios resolvidos em pouco tempo, evitando que esperem por uma solução e conseqüentemente tomem decisões drásticas e compliquem ainda mais o problema', explica Gabriel de Araú­jo, lembrando dos tempos em que atuou na advocacia, e esperou longos meses para resolver situações tão pequenas. 'Entendo perfeitamente a situação de quem espera por uma decisão cé­lere. Atuei como advogado e ficava horrorizado com a morosidade de algumas varas. Por isso, como juiz tenho levado adiante todos os ensinamentos que aprendi e que são rigorosamente fiscalizados pelo Conselho Nacional de Justiça, que preza pela celeridade dos processos e dar ênfase a conciliação, haja vista que a 5ª Vara responde pelos Direitos de Famí­lia e recebe casos de conciliação, divórcio, reconhecimento de paternidade, pensão e outros', lembra.
Além disso, Gabriel Veloso também atua como Juiz Agrá­rio e Eleitoral nesta comarca e ainda é titular do Juizado Criminal do CEULS/ ULBRA. 'Como tive que atuar em mais duas varas a rotatividade dos processos baixou um pouco, entretanto continuam atualizados', explicou, ressaltando que chegam aproximadamente 50 processos diariamente e ainda realiza cerca de 7 audiências diá­rias.Incansá­veis, ele acredita que as comarcas de Santarém e de todo o Pará sejam consideradas as mais cé­leres do país. 'Acredito que em menos de 5 anos, as comarcas do Pará serão eleitas as melhores do Brasil, uma vez que, com a renovação e a inserção de novos magistrados, os trabalhos estão cada vez mais acelerados', observa Araú­jo. Ele acrescenta ainda que é necessá­rio a realização de mais concursos tanto para juí­zes quanto para as demais funções desempenhadas nos fó­runs, assim como a concretização de melhorias na estrutura logística de trabalho, fazendo com que os serviços sejam mais eficientes. Entretanto, garante que não falta é força de vontade para os novos juizes.
Gabriel Veloso é formado há dez anos e atuou como advogado durante 8 anos no Estado do Paraná. Em 2006, foi aprovado no concurso para Juiz e trabalhou no municí­pio de Marituba. Há cerca de 1 ano, ele foi transferido para a Comarca de Santarém.
Em virtude de muito trabalho, desempenhando funções nas 5ª, 7ª e 8ª varas, além do Juizado Criminal da CEULS/ULBRA, Gabriel será substituí­do pela também jovem magistrada, Suayden Sampaio, que vem diretamente da cidade de São Caetano e que será responsá­vel pela 5ª Vara Cí­vel de Santarém.

Nenhum comentário: