quarta-feira, 8 de agosto de 2007

Adeus a Dom Lino

Santarém
Depois de mais de 24 horas de velório foi enterrado ontem na Igreja de Nossa Senhora da Conceição o corpo de Dom Lino Vombommel. Desde segunda-feira quando o corpo de Dom Lino foi trasladado para a Igreja da Matriz centenas de fiéis compareceram no local. Segundo o Corpo de Bombeiros cerca de 10 mil pessoas passaram pela Igreja e participaram das homenagens e orações.
No final da tarde de ontem os fiéis relataram fatos que foram compartilhados com o Bispo Emérito. Padres e bispos da região vieram dar o último adeus a Dom Lino. “ Dom Lino era um pastor, dedicado, abnegado, generoso, cordial, fraterno todos esses títulos e ao mesmo tempo humilde e humano”, disse Dom Erwin Krautler, Bispo da Prelazia do Xingú.
Dom Orani Tempesta, Arcebispo Metropolitano de Belém lamentou a perda do amigo. “Esse momento é muito importante que nos coloquemos, de agradecer a Deus pela vida dele, pedir a Deus que o acolha na eternidade e ver os sinais que existem para que nos possamos cumprir a nossa missão também”.
Para eles este é o momento de esperança e de dar seqüência aos trabalhos desenvolvidos pelo Bispo. “É um momento de tomar consciência que Deus levou. O mesmo Deus que sustentou a vida de Dom Lino vai com certeza agora continuar animando e sustentando a vida de todo esse povo e dessa igreja”, disse Dom Esmeraldo Barreto, Bispo da Diocese de Santarém.
Os familiares do bispo emérito receberam o conforto dos fiéis católicos que compartilharam com eles a mesma dor. “Vamos ter muita fé em Deus e deixar ele por toda a vida dentro do coração ele fica, e aqui ele fica em Santarém como conosco lá em Santa Catarina”, falou a irmã de Dom Lino, Rilda Vombommel. “Ele vai deixar muita saudade. Ele foi muito querido tanto para a gente como para o pessoal de Santarém”, disse a outra irmã, Ana Maria Vombommel.
Às 17:00 horas um dos momentos mais emocionantes. Encerram as homenagens e o corpo de Dom Lino foi conduzido ao elevado na Praça da Matriz. Era a despedida de amigos e parentes.
A missa foi presidida por Dom Orani Tempesta que destacou o trabalho de Dom Lino em cuidar do rebanho católico. “Feliz a diocese, feliz os seus conhecidos que podem oferecer ao senhor o retorno desse irmão.” Depois dos agradecimentos de Dom Lino o corpo retornou para a Igreja Matriz. A orquestra sinfônica Maestro Wilson Fonseca prestou as últimas homenagens.
Em uma cerimônia reservada a amigos e parentes Dom Lino foi sepultado ao lado de Dom Amando Bahlmam e Dom Tiago Rian. Depois do sepultamento a Igreja foi aberta a visitação pública. Todos queriam visitar o túmulo do Bispo Emérito de Santarém.

Nenhum comentário: