quarta-feira, 21 de março de 2007

Site lança Dez Mandamentos da Economia de Água

A partir do próximo dia 22 de março, dia internacional da água, a H2C, empresa de consultoria especializada em Uso racional da Água, disponibilizará em seu site, uma lista com os Dez Mandamentos da Economia de Água para residências e outra para imóveis comerciais. Os dez mandamentos poderão ser colocados em murais, geladeiras, quadros e até mesmo como tela de proteção do micro. Em pesquisa recente da consultoria, notou-se que o brasileiro gasta , em média, cinco vezes mais água do que o volume indicado como suficiente pela Organização Mundial da Saúde – a organização recomenda o consumo diário de 40 litros diários por pessoa, enquanto no Brasil são consumidos 200 litros dia/pessoa, em média.

O problema da falta água vem se agravando ano a ano nas principais metrópoles brasileiras, apesar de vivermos no território mais rico em água doce do mundo, detentor de 12% das reservas do planeta. O sentimento de ter água em abundância dá, à maioria dos brasileiros, uma sensação de que a água doce nunca vai acabar. “A cultura do desperdício levou o país a uma condição preocupante. Faltará água nas torneiras se a população não tomar consciência”, afirma o engenheiro Carlos Lemos da Costa, consultor especialista em Uso Racional da Água.

Tecnologia e Atitude
De acordo com o consultor, existem basicamente duas formas de economizar água: com tecnologia e atitude. A atitude não custa nada, ao contrário, permite economizar recursos que podem pagar a adoção de tecnologia, que aumenta a economia. “O que pretendemos com esta ação é conscientizar o maior número de pessoas com informações do quanto uma mudança de atitudes no seu cotidiano pode colaborar com a economia de água”, diz Costa.

Calcule seu potencial
O site também disponibiliza uma ferramenta que possibilita a qualquer pessoa checar se ela está gastando muita água. “Constatamos que cerca de 90% dos usuários dessa ferramenta descobrem que podem economizar até 60% na conta de água”. O site da H2C é www.h2c.com.br
O grande vilão
Um dos principais vilões do desperdício é a bacia sanitária. Uma residência com quatro pessoas aciona a descarga sanitária em média 16 vezes ao dia. A conta revela uma economia de 11.560 por mês, ou o equivalente à redução de 80% no consumo de água nas descargas sanitárias.
Carlos Costa lembra ainda que a água utilizada para a descarga nos vasos sanitários é a mesma água tratada e potável, proveniente da rede pública de abastecimento, e cuja destinação deveria servir a finalidades mais nobres, para as quais é imprescindível o uso de água tratada e dentro dos padrões internacionalmente estabelecidos.
Por isso, a H2C entende que, além de ganhos econômico-financeiros, as empresas, as pessoas e a sociedade como um todo obtêm essenciais lucros ambientais, com a diminuição da necessidade de implantação de novos reservatórios, cujas obras e lagos acabam desmatando florestas nativas, além de preservar a água, um bem cada vez mais escasso e de elevado custo.
Veja como coisas simples podem ajudá-lo a reduzir o consumo:
· Feche a torneira quando for escovar os dentes ou fazer a barba e economize até mil litros de água por mês;
· Tente tomar banhos de 5 minutos e, se possível, feche a torneira enquanto se ensaboa. A cada minuto, mais 20 litros de água vão embora pelo ralo;
· Reduza o seu tempo de banho em 1 ou 2 minutos e você economizará até 540 litros de água por mês; se o seu chuveiro enche um vasilhame de 5 litros em menos de 15 segundos, troque o seu aparelho por um mais eficiente;
· Deixe os talheres e pratos de molho dentro da pia antes de lavar. E não deixe a torneira aberta enquanto os ensaboa. Você estará economizando 100 litros de água!
· Coloque a funcionar sua máquina de lavar louças ou roupas quando estiverem cheias. Você pode economizar 3.600 litros de água por mês.
· Use balde em vez de mangueira para lavar o carro.
· Jamais use água para varrer a calçada! Saber utilizá-la com moderação é uma questão de educação.
· Não regue as plantas nas horas quentes do dia. A água evapora antes mesmo de atingir as raízes.
· Esteja atento a vazamentos! Uma torneira pingando consome 46 litros de água por dia e, num mês, 1.380 litros! Canos furados e vazamentos em vasos sanitários também são grandes prejuízos.

Nenhum comentário: