quinta-feira, 29 de março de 2007

ProJovem abre inscrições para mais 80 mil alunos

Estão abertas as inscrições do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (ProJovem) em várias cidades do país. O ProJovem já contempla mais de 164 mil jovens e está presente em todas as capitais e em mais 34 municípios das regiões metropolitanas com mais de 200 mil habitantes. O processo de inscrição foi aberto em 45 municípios e será encerrado em 13 de abril. Para participar, o jovem deve ter entre 18 e 24 anos, ter cursado a 4ª série e não ter completado a 8ª série e não ter vínculo empregatício. As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo telefone 0800 722 7777.

O Programa oferece aos jovens a chance de voltar a estudar e de aprender uma profissão. Durante doze meses eles têm aulas de todas as disciplinas do Ensino Fundamental e de informática. Além disso, recebem qualificação profissional adequada às oportunidades de trabalho de sua cidade. Nesse período, também desenvolvem ações comunitárias e recebem um incentivo mensal de R$ 100,00, desde que cumpram 75% de freqüência às aulas e das atividades previstas. Ao fim do curso, após serem submetidos a uma avaliação nacional, os jovens recebem certificados de conclusão do Ensino Fundamental e de formação profissional inicial.

Gestão
O ProJovem foi criado em fevereiro de 2005, com o objetivo de elevar a escolaridade e garantir a qualificação profissional de jovens que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social. No âmbito do Governo Federal, o ProJovem é executado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, por meio da Secretaria Nacional de Juventude, em parceria com os Ministérios da Educação, Trabalho e Emprego e Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Em cada cidade, o ProJovem é implementado em conjunto com as prefeituras municipais.

O Governo Federal é responsável pelo pagamento do incentivo aos alunos, pelo salário dos professores, assistentes sociais, orientadores, educadores profissionais e gestores; pela produção e distribuição do material didático; pela aquisição dos computadores e impressoras para os laboratórios de informática, pela formação inicial e continuada dos profissionais envolvidos com o programa e pelo lanche fornecido aos alunos. As prefeituras entram com o espaço físico para o funcionamento integral do programa, material de consumo, acervo para bibliotecas e equipamentos multimídia para as estações juventude, e são responsáveis pela gestão do programa no plano municipal.
Santarém está de fora.
Confira a relação dos municípios que serão atendidos pelo ProJovem:

Capitais: Belém (PA), Cuiabá (MT), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio Branco (AC), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).
São Paulo: Embu das Artes, Diadema, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba, Guarulhos, Santo André, Carapicuíba, Mauá, Suzano e Osasco.
Rio de Janeiro: Niterói, São Gonçalo, Nova Iguaçu, Belford Roxo, Duque de Caxias, Magé e São João do Meriti.
Minas Gerais: Contagem, Betim e Ribeirão das Neves.
Espírito Santo: Vila Velha, Cariacica e Serra.
Rio Grande do Sul: Canoas, Viamão, Novo Hamburgo e Gravataí.
Pernambuco: Paulista, Olinda e Jaboatão dos Guararapes.
Ceará: Caucaia.
Pará: Ananindeua.
Goiás: Aparecida de Goiânia.

Nenhum comentário: